COMENTÁRIO BIBLICO ELABORADO PELO EVANGELISTA:
NATALINO ALVES DOS ANJOS.
COM PESQUISAS DE COMENTÁRIOS BIBLICOS.
EXODO CAPITULO 7
Êx 7:1 Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te
tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
7.1 Disse o Senhor. A Palavra de Deus era o fundamento
da comissão de Moisés, a fonte cie onde sua coragem emanou. Como Deus sobre Faraó (7.1). Pela
autoridade de sua pessoa e pelo poder de seus atos, Moisés representaria,
perante Faraó, a autoridade e o poder do verdadeiro Deus. Teu profeta (1).
Conf. 4.16. Essa foi a resposta de Deus à objeção de Moisés, em 6.12.
Êx 7:2 Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão,
teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra.
7.2 Tu falarás tudo que eu te ordenar. Este é o dever
de cada servo de Deus. Ninguém deve guardar silêncio na espera de oportunidades
maiores (2 Tm 4.2). Temos de declarar todo o conselho de Deus (At 20.27), nada
retendo, nem mesmo as coisas que podem ofender, para não sermos profetas de
coisas aprazíveis e de ilusões (Is 30.10). Não devemos pregar nossas próprias
opiniões e teorias, mas seguir o exemplo do próprio Jesus Cristo que só
anunciava a mensagem prescrita por seu Pai (Jo 12.49). Isto quer dizer que nos
devemos cingir fielmente da verdade bíblica (Ef 6.14).
Êx 7:3 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e
multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.
7.3 Endurecerei. Os corações dos homens estão debaixo
da autoridade soberana de Deus (Rm 9.18). A resistência de Faraó era a causa
dos sinais e das maravilhas pelas quais Deus se revelou de maneira inesquecível
ao seu povo. O endurecimento é um salário do pecado da rebelião contra a
mensagem de Deus, lentamente tirando do incrédulo a capacidade de se converter.
É por isso que cada pessoa que escuta o convite do evangelho nunca deve
protelar a sua aceitação da salvação que Cristo oferece a todo aquele que crer.
Êx 7:4 Faraó, pois, não vos ouvirá; e eu porei
minha mão sobre o Egito, e tirarei meus exércitos, meu povo, os filhos de
Israel, da terra do Egito, com grandes juízos.
Êx 7:5 Então os egípcios saberão que eu sou o
SENHOR, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel
do meio deles.
7.5 Saberão. A resistência do Faraó era a oportunidade
para sua nação inteira perceber que Deus existe em soberania e poder, amor e
compaixão para proteger os que apelam para Ele. Israel devia saber (6: 7) pela
redenção, o Egito pelo juízo, que Eu sou
o Senhor. Deus age em favor de Israel por todo o decurso de sua história
com uma finalidade em vista, demonstrar a um mundo que seguiu após outros
deuses a natureza de Jeová, o único verdadeiro Deus.
Êx 7:6 Assim fizeram Moisés e Arão; como o SENHOR
lhes ordenara, assim fizeram.
Êx 7:7 E Moisés era da idade de oitenta anos, e
Arão da idade de oitenta e três anos quando falaram a Faraó.
7.7 Oitenta anos (7). Deus pode prolongar a vida de um
homem até qualquer idade, mas é digno de nota que os registros egípcios mostram
que a prestação de serviços, depois dos 100 anos de idade, não era incomum.
Êx 7:8 E o SENHOR falou a Moisés e a Arão, dizendo:
Êx 7:9 Quando Faraó vos falar, dizendo: Fazei vós
um milagre, dirás a Arão: Toma a tua vara, e lança-a diante de Faraó; e se
tornará em serpente.
7.9 Fazei vós algum milagre (9). Provai vossas
reivindicações mediante algum ato sobrenatural.
Êx 7:10 Então Moisés e Arão foram a Faraó, e
fizeram assim como o SENHOR ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó,
e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente.
Êx 7:11 E Faraó também chamou os sábios e
encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus
encantamentos.
7.11. Os sábios e encantadores. Não eram simples
mágicos, mas altamente educados líderes sacerdotais do Egito, homens de vasta
influência e capacidade. Se eles realizaram sua façanha por meio de algum
truque com répteis treinados, ou por meio de "milagres mentirosos"
com o poder de Satanás, não pode ser determinado. Em qualquer um dos casos a
supremacia de Jeová ficou demonstrada quando suas serpentes foram devoradas.
Êx 7:12 Porque cada um lançou sua vara, e
tornaram-se em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles.
Êx 7:13 Porém o coração de Faraó se endureceu, e
não os ouviu, como o SENHOR tinha falado.
7.13 — Muitas vezes o coração do faraó se endureceu, o
que indica que ele permanecia insensível e impassível diante da demonstração do
poder de Deus (Êx 7.14,22,23; 8.15,19,32; 9.7,12,34,35; 10.1,20,27; 11.10;
14.4,5,8). E isto se deu como o Senhor tinha dito — da forma que Deus planejara
desde o começo (Êx 3.19; 4.21; 7.3,4). O rei do Egito era teimoso (Êx 5.1-9),
mas também era prisioneiro do efetivo trabalho do Espírito de Deus (ver Isaías
6.10, em relação ao povo de Judá).
Êx 7:14 Então disse o SENHOR a Moisés: O coração de
Faraó está endurecido, recusa deixar ir o povo.
7.14 — Em outros trechos (Êx 4.21; 7.13,22; 8.19),
o termo endurecido é traduzido da palavra (hb. hazaq) que significa
fortalecer-se, com a ideia de ser obstinado. Aqui, o verbo hebraico kabed passa
o conceito de ser pesado, firme, insensível, inflexível.
Êx 7:15 Vai pela manhã a Faraó; eis que ele sairá
às águas; põe-te em frente dele na beira do rio, e tomarás em tua mão a vara
que se tornou em cobra.
7.15. Ele sairá às águas. Um ato devocional? Se o
propósito da visita de Faraó era adoração, ele iria descobrir que justamente o
seu deus tornou-se abominável através de um poder maior. O milagre foi
anunciado com antecedência (17) a fim de que Faraó pudesse perceber que não se
tratava de uma maravilha desconexa, mas uma prova que o Senhor tem o poder de
cumprir Seus desígnios e decretos.
Êx 7:16 E lhe dirás: O SENHOR Deus dos hebreus me
tem enviado a ti, dizendo: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto;
porém eis que até agora não tens ouvido.
7.16 — O Senhor, o Deus dos hebreus. Uma identificação
similar do Senhor é usada no primeiro e desastroso encontro de Moisés com faraó
(Êx 5.1,3)- Desta vez, o rei do Egito veria uma amostra do poder divino, e não
apenas ouviria falar de Seu nome (Êx 2.23—3.15; 6.2-8; 9.1). Deixa ir o meu
povo, para que me sirva no deserto. O verbo servir (hb. ' ãbad) aqui passa a ideia
de adoração sagrada (Êx 8.20; 9.1,13). Há
uma crítica implícita ao Egito, pois sua forma de prestar
culto e de idolatria a vários deuses eram impróprias (Êx 3.18; 8.26,27).
Êx 7:17 Assim diz o SENHOR: Nisto saberás que eu
sou o SENHOR: Eis que eu com esta vara, que tenho em minha mão, ferirei as
águas que estão no rio, e tornar-se-ão em sangue.
7.17. Nisto saberás. Agora Faraó teria a resposta ao seu
desdenhoso, "Quem é o Senhor?" (5:2). E se tornarão em sangue. Todos
os anos, lá pelos fins de junho, quando as águas do Nilo começavam a subir,
elas ficam de um vermelho escuro por causa dos sedimentos que descem das
cabeceiras do rio. Isto continua assim durante três meses, até que as águas
começam a descer, mas a água, durante esse tempo, é potável. O milagre de
7:17-21 envolveu três elementos que o diferenciaram do fenômeno costumeiro: as
águas foram transformadas pelo golpe da vara de Moisés; as águas não podiam ser
bebidas; e a condição durou exatamente sete dias (v. 25).
Êx 7:18 E os peixes, que estão no rio, morrerão, e
o rio cheirará mal; e os egípcios terão nojo de beber da água do rio.
Êx 7:19 Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão:
Toma tua vara, e estende a tua mão sobre as águas do Egito, sobre as suas
correntes, sobre os seus rios, e sobre os seus tanques, e sobre todo o
ajuntamento das suas águas, para que se tornem em sangue; e haja sangue em toda
a terra do Egito, assim nos vasos de madeira como nos de pedra.
7.19 — As águas do Egito vinham do Nilo e de sua cheia
anual. A praga afetou todo o sistema de irrigação e distribuição de água da
nação, até mesmo os reservatórios de madeira e pedra, que armazenavam quantidades
extras de água para o consumo.
Êx 7:20 E Moisés e Arão fizeram assim como o SENHOR
tinha mandado; e Arão levantou a vara, e feriu as águas que estavam no rio,
diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas
do rio se tornaram em sangue,
7.20 Fizeram. A praga foi ameaçada (17), pronunciada
(19) e só agora posta em execução segundo a ordem divina. À vista. O motivo do
milagre era ensinar os líderes civis do Egito a respeitarem mais a Deus do que
aos homens.
Êx 7:21 E os peixes, que estavam no rio, morreram,
e o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber a água do rio; e houve
sangue por toda a terra do Egito.
7.21— Moisés e Arão obedeceram aos comandos de Deus e
invocaram a praga ferindo
as águas com a vara (Êx 4.1-8,20; 7.9; 8.5,16; 9.23;
10.13,22; 14.16; 17.5,9). Mais tarde, os israelitas celebrariam este grande
acontecimento em um salmo (SI 78.44; 105.29,30).
Êx 7:22 Porém os magos do Egito também fizeram o
mesmo com os seus encantamentos; de modo que o coração de Faraó se endureceu, e
não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.
Êx 7:23 E virou-se Faraó, e foi para sua casa; nem
ainda nisto pôs seu coração.
7.22,23. Os magos . . . fizeram também o mesmo. Por
algum meio os mágicos mudaram a aparência de alguma água fazendo-a parecer
sangue, e o coração de Faraó, continuou endurecido (American), ou, não ligou
nem para isto (Moffatt ).
Êx 7:24 E todos os egípcios cavaram poços junto ao
rio, para beberem água; porquanto não podiam beber da água do rio.
7.24 Cavaram... para beberem água (24). O versículo
19 indica que toda água derivada do rio Nilo se transformara em sangue. Mas
água obtida de outras fontes continuava pura.
Êx 7:25 Assim se cumpriram sete dias, depois que o
SENHOR ferira o rio.
7.25 Sete dias (25). Depois disso Deus permitiu que
fluísse água pura do alto rio para limpar o baixo curso do rio. O faraó mostrou
o seu total desdém à demonstração do poder de Deus no Nilo quando deu-lhes as
costas e voltou para o palácio (nvi). Ele também revelou ser indiferente ao
sofrimento de seu povo.
EXODO CAPITULO 8
Êx 8:1 Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó e
dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.
Êx 8:2 E se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs
todos os teus termos.
8.1,2 — As rãs,
que normalmente eram consideradas um sinal de vida, renovação e felicidade, agora
se tomariam pragas. Assim como um pecado abre o caminho para outro, também um
castigo (o de inutilizar as águas do Nilo), acumula outro (as rãs que já não
podem mais viver no Nilo).
Êx 8:3 E o rio criará rãs, que subirão e virão à tua casa, e
ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e as casas dos teus servos, e sobre o
teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras.
Êx 8:4 E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre
todos os teus servos.
Êx 8:5 Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Estende a
tua mão com tua vara sobre as correntes, e sobre os rios, e sobre os tanques, e
faze subir rãs sobre a terra do Egito.
8.3 Sobre a tua
cama (3). Fato especialmente lamentável para os egípcios, que eram tão
cuidadosos em sua higiene e limpeza. Avara de Arão (Êx7.19) não era um
cajado mágico, mas sim um poderoso símbolo do poder de Deus
na mão de Seu servo (Ex 4.1-8,20; 7.9,20; 8.16; 9.23; 10.13,22; 14.16; 17.5,9).
Não está muito claro nesta passagem, mas é bastante provável que, com base nas
palavras em Êxodo 8.22; 9.4,26; 10.23; 11.7, os hebreus tenham sido poupados
dos efeitos desta praga na terra do Egito.
Apenas a poluição do Nilo (Êx 7.14-25) teria afetado
diretamente o povo hebreu.
Êx 8:6 E Arão estendeu a sua mão sobre as águas do Egito, e
subiram rãs, e cobriram a terra do Egito.
Êx 8:7 Então os magos fizeram o mesmo com os seus
encantamentos, e fizeram subir rãs sobre a terra do Egito.
8.6,7 — Os magos
[...] com os seus encantamentos. Novamente, não sabemos como e em que quantidade
os magos (Êx 7.11) produziram as rãs. Mas, ao fazer isso, acabaram por
contribuir com a situação. Os magos
fizeram o mesmo (7). Evidentemente não tiveram o poder de remover as rãs
enviadas por Deus.
Êx 8:8 E Faraó chamou a Moisés e a Arão, e disse: Rogai ao
SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo; depois deixarei ir o povo, para
que sacrifiquem ao SENHOR.
8.8 — Note que
faraó não falou a seus magos para libertarem a terra das rãs. Ele mandou
chamar Moisés e Arão para rogar ao Senhor (traduzido como orar no versículo 9)
a seu favor. Faraó ficou tão transtornado com esta situação repulsiva que
estava pronto a prometer qualquer coisa. Ele já fora forçado a reconhecer o
Deus que desdenhara.
Êx 8:9 E disse Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que
hei de rogar por ti, e pelos teus servos, e por teu povo, para tirar as rãs de
ti, e das tuas casas, e fiquem somente no rio?
8.9 — E Moisés
disse a Faraó:Tu tenhas glórias. Moisés aceitou o pedido do faraó e até deixou
que este escolhesse quando ele deveria orar para libertá- lo das rãs. Desta
forma, o rei do Egito não poderia dizer depois que foi apenas uma coincidência e
que os anfíbios começaram a sumir sozinhos.
Êx 8:10 E ele disse: Amanhã. E Moisés disse: Seja conforme à
tua palavra, para que saibas que ninguém há como o SENHOR nosso Deus.
Êx 8:11 E as rãs apartar-se-ão de ti, das tuas casas, dos
teus servos, e do teu povo; somente ficarão no rio.
8.10,11 — Na
Bíblia, especialmente nos livros proféticos, muitas vezes é dito que ninguém há
como o Senhor. Aqui, o Deus vivo estava sendo diferenciado dos falsos deuses do
Egito (Êx 9.14; 15.11; Is 40.25). O fato de Deus ser incomparável (Êx
9.14; 15.11; Is 40.25) é um dos principais ensinamentos dos
profetas do Antigo Testamento. No mundo antigo, em que era comum os povos
cultuarem inúmeras divindades, o Deus vivo, Yahweh, não podia ser comparado a
nenhuma delas, porque
Ele próprio é diferente de tudo que está em Sua criação (SI
113.4-6). Para a questão quem é como o Senhor?, a resposta é: Ninguém! (Mq
7.18). Para que saibas (10). A remoção das
rãs, na hora exata nomeada pelo rei, seria prova de que nenhum outro poder além
do poder do Senhor fizera aquilo. Faraó disse "amanhã" na esperança
que as rãs desaparecessem por si mesmas e que assim ficaria desobrigado da
necessidade de reconhecer a mão de Deus.
Êx 8:12 Então saíram Moisés e Arão da presença de Faraó; e
Moisés clamou ao SENHOR por causa das rãs que tinha posto sobre Faraó.
8.12 Moisés
clamou ao Senhor (12). Moisés estava convencido em sua mente de
que Deus faria aquilo, mas era necessário rogar fervorosamente ao Senhor. Eis
aqui uma ilustração do lugar da oração intercessória. Senhor. O verbo hebraico traduzido
como clamar aponta para uma necessidade urgente do suplicante e sugere que, por
Sua
boa vontade, Deus responde a esse pedido (Êx 22.27; SI 40.1).
O mesmo tipo de oração fez com que o Senhor resgatasse Seu povo (Êx 2.23; 14.10,15;
15.25; 17.4; 22.23,27).
Êx 8:13 E o SENHOR fez conforme a palavra de Moisés; e as rãs
morreram nas casas, nos pátios, e nos campos.
Êx 8:14 E ajuntaram-se em montões, e a terra cheirou mal.
8.13,14 — Havia
muitas rãs mortas nos pátios e nos campos. A natureza miraculosa desta praga está
no perfeito ajuste de tempo e na magnitude da invasão. Deus não as mandara sem
planejamento. Ele fez com que as rãs aparecessem aos milhões de uma forma
sobrenatural no momento exato, e também fez com que elas morressem na hora
certa (Êx 8.30,31; 9.33; 10.18,19).
Êx 8:15 Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o
seu coração, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.
8.15 descanso(Alívio).
Passando o perigo, e com ele o medo, passam muitas promessas religiosas, feitas
em tais condições. Deus quer converter totalmente o coração do homem, e não
aceita a obediência forçada, mas sim, a adoração em espírito e em verdade. Uma
angústia temporária tinha forçado Faraó a reconhecer a realidade de Deus, o
poder da oração, e as reivindicações de Seu povo (8), mas a atitude de seu
coração para com Deus permanecia inalterada e naturalmente, suas convicções e
suas promessas desapareceram juntamente com as rãs.
Êx 8:16 Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Estende a
tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra
do Egito.
Êx 8:17 E fizeram assim; e Arão estendeu a sua mão com a sua
vara, e feriu o pó da terra, e havia muitos piolhos nos homens e no gado; todo
o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egito.
8.16,17 Disse
mais o Senhor (16). Esta praga foi mandada sem aviso. Tendo endurecido o
coração, dessa vez não foi dado prazo para Faraó submeter-se antes do
julgamento sobrevir. Também não está claro nesta passagem, mas, provavelmente,
com base em Êxodo 8.22; 9.4,26; 10.23; 11.7, os hebreus não sofreram os efeitos
dessa praga. Todo o pó da terra do Egito transformou-se em piolho (nvi) é uma
hipérbole
que indica um problema sem precedentes envolvendo minúsculos
insetos multiplicados em um número incontável.
Êx 8:18 E os magos fizeram também assim com os seus
encantamentos para produzir piolhos, mas não puderam; e havia piolhos nos
homens e no gado.
8.18 Mas não
puderam (18). Isso ficava fora do alcance de suas experiências
ou habilidades de conjuração. Mas se, por outro lado, considerarmos suas
imitações prévias como milagres verdadeiros e não como ilusões, podemos
aprender por este versículo que Deus permite que o diabo vá até certo ponto,
mas não mais que isso, na reprodução de sinais e maravilhas. Conf. Mt 24.24. A
revelação de Deus já estava desmascarando a fraqueza humana. Isto quer dizer
que agora Faraó ouviria da boca dos próprios profissionais que ensinavam o
paganismo, a confissão que se trata de uma intervenção de Deus (19).
Êx 8:19 Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de
Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o SENHOR
tinha dito.
8.19 É o dedo de
Deus (19). Reconheceram algum poder divino, mas não ainda o nome de Jeová.
Conf. Lc 11.20. Faraó... não os ouvia
(19). Esta praga não apresentou tantos inconvenientes pessoais para ele
como as outras.
Êx 8:20 Disse mais o SENHOR a Moisés: Levanta-te pela manhã
cedo e põe-te diante de Faraó; eis que ele sairá às águas; e dize-lhe: Assim
diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.
Êx 8:21 Porque se não deixares ir o meu povo, eis que
enviarei enxames de moscas sobre ti, e sobre os teus servos, e sobre o teu
povo, e às tuas casas; e as casas dos egípcios se encherão destes enxames, e
também a terra em que eles estiverem.
Êx 8:22 E naquele dia eu separarei a terra de Gósen, em que
meu povo habita, que nela não haja enxames de moscas, para que saibas que eu
sou o SENHOR no meio desta terra.
8.20-22 — A
pressão sobre o faraó foi intensificada com esta praga. Pela primeira vez (leia Êx
9.4,26; 10.23; 11.7), Deus prometeu separar a terra de Gósen, a fim de proteger
Seu povo das pragas egípcias. As moscas invadiriam todos os lugares, exceto o
local onde estavam os hebreus. Assim, o Senhor faria com que Seu objetivo fosse
compreendido por todas as pessoas do Egito. De certa forma, essa separação é o
aspecto
mais notável das pragas, especialmente na última (Êx 11.7;
12). Eu separarei (22). Um novo
milagre que demonstrava vividamente a realidade e a providência do Senhor. Por
causa do fato de Israel ser protegida de todas as futuras pragas, ficaria claro
cujo Deus estava no poder.
Êx 8:23 E porei separação entre o meu povo e o teu povo;
amanhã se fará este sinal.
8.23 — Na
promessa porei separação entre o meu povo e o teu povo, está implícita a ideia
de estabelecer um resgate, mas o significado não está claro neste contexto. A
tradução separação decorre do fato de ter sido usado como documento
original a Septuaginta (lxx) e a Vulgata, versões que visam a
uma melhor interpretação (e seguem o significado do verbo-chave em Êxodo 8.22).
Êx 8:24 E o SENHOR fez assim; e vieram grandes enxames de
moscas à casa de Faraó e às casas dos seus servos, e sobre toda a terra do
Egito; a terra foi corrompida destes enxames.
8.24 A terra foi
corrompida (24). Melhor tradução ainda: "A terra foi destruída".
Esta praga foi de pior caráter que as anteriores; pois causava mais que
incômodo; as moscas ou vespas destruíam propriedades pessoais. Corrompida; destruída. As pragas continuavam
aumentando em gravidade; já não eram um simples contratempo, mas um perigo. O
povo sofria, o trabalho era prejudicado e toda a economia estava transtornada.
Êx 8:25 Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e
sacrificai ao vosso Deus nesta terra.
8.25 Chamou
Faraó (25). Sendo pessoalmente afetado por aquela visitação, ele
imediatamente solicitou alívio, mas ofereceu uma transigência - "nesta
terra" - o que era inaceitável para o homem de Deus. Faraó se vê em
dificuldades, mas pensa que pode "pechinchar" com Deus. Vai obedecer
à ordem divina mas tem que ser ele quem vai ditar os termos exatos da
obediência.
Êx 8:26 E Moisés disse: Não convém que façamos assim, porque
sacrificaríamos ao SENHOR nosso Deus a abominação dos egípcios; eis que se
sacrificássemos a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos
apedrejariam eles?
8.26.
Abomináveis aos egípcios. Quer Moisés tenha se referido à maneira do
sacrifício ou à vitima, que os egípcios consideravam sagradas, o povo do Egito
considerada o ato "como uma manifestação de desrespeito contra eles e seus
deuses" (Calvin's Commentaries). Os sacrifícios de animais em Israel
incluíam as ovelhas, que eram detestáveis para os egípcios. A raiva que geraria
nos egípcios poderia fazer com que eles apedrejassem os hebreus até a morte.
Êx 8:27 Deixa-nos ir caminho de três dias ao deserto, para
que sacrifiquemos ao SENHOR nosso Deus, como ele nos disser.
8.27 Como ele
nos dirá (27). Conf. 10.26. A forma exata do sacrifício ainda não era clara, mas
de qualquer maneira não poderia haver transigência a respeito dos mandamentos
de Deus claramente definidos.
Êx 8:28 Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que
sacrifiqueis ao SENHOR vosso Deus no deserto; somente que, indo, não vades
longe; orai também por mim.
8.28. Pela
segunda vez Faraó deu a sua permissão para os israelitas partirem; mas
removida a praga, apesar da advertência de Moisés (v. 29), e banido o medo, ele
tornou a negar o pedido. Não vades longe
(28). Evidência que o arrependimento de Faraó era superficial. Seu pecado é
que desejava que os israelitas estivessem dentro de sua possibilidade de mandar
chamá-los de volta tão facilmente como ele queria.
Êx 8:29 E Moisés disse: Eis que saio de ti, e orarei ao
SENHOR, que estes enxames de moscas se retirem amanhã de Faraó, dos seus
servos, e do seu povo; somente que Faraó não mais me engane, não deixando ir a
este povo para sacrificar ao SENHOR.
8.29 — Moisés
prometeu orar para que os enxames de moscas deixassem o povo egípcio, mas
pediu a faraó que, desta vez, mantivesse a sua palavra: somente que Faraó não
mais me engane, não deixando ir a este povo para sacrificar ao Senhor. (Veja
também Êx 7.22; 8.15,19.)
Êx 8:30 Então saiu Moisés da presença de Faraó, e orou ao
SENHOR.
Êx 8:31 E fez o SENHOR conforme a palavra de Moisés, e os
enxames de moscas se retiraram de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; não
ficou uma só.
8.31 Os enxames
de moscas se retiraram (31). Os corpos mortos das rãs tinham sido
deixados no Egito como aflição adicional; mas as moscas foram miraculosamente
removidas como uma evidência do poder de Deus em mostrar misericórdia.
Êx 8:32 Mas endureceu Faraó ainda esta vez seu coração, e não
deixou ir o povo.
8.32 Endureceu
Faraó ainda esta vez seu coração (32). Seu arrependimento parcial serviu
novamente apenas para tornar seu coração mais empedernido quando veio o alívio.
Não deixou ir. Não somente não quis
abrir mão da vantagem de ter uma nação como sua escrava, como também quis levar
ao extremo, seu desafio anterior: "Quem é o Senhor?"
(5.2).
EXODO CAPITULO 9
Êx 9:1 Depois o SENHOR disse a Moisés: Vai a Faraó,
e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que
me sirva.
Êx 9:2 Porque se recusares deixá-los ir, e ainda
por força os detiveres,
9.1 Assim diz o Senhor. Se o crente desejar falar com
autoridade e com poder, antes de mais nada tem que possuir a certeza de que
Deus lhe deu uma mensagem para transmitir aos seus semelhantes. Só aqueles que
crêem que a Bíblia é a Palavra de Deus, e que a ela submetem sua vida, têm
autoridade para falar ao povo em nome de Deus. Para que me sirva. A finalidade da nossa redenção é salvar-nos da
escravidão do pecado, para servirmos a Deus, com alegria aqui na terra, como
nos céus.
Êx 9:3 Eis que a mão do SENHOR será sobre teu gado,
que está no campo, sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre
os bois, e sobre as ovelhas, com pestilência gravíssima.
9.3 — Uma pestilência gravíssima recairia sobre os
rebanhos egípcios e arruinaria a economia, bem como o suprimento militar
daquela nação.
Êx 9:4 E o SENHOR fará separação entre o gado dos
israelitas e o gado dos egípcios, para que nada morra de tudo o que for dos
filhos de Israel.
9.4 — E o Senhor fará separação. O mesmo verbo separar
é usado em Êxodo 8.22 (Êx 11.7). Dos hebreus, nenhum animal morreria. Os
milagres do Senhor nas primeiras nove pragas acontecem no tempo exato, com a
intensidade necessária, e afetam somente pessoas, animais e bens egípcios. O
rebanho destes morreria, enquanto o dos hebreus continuaria a viver. Mais uma
vez, veio uma prova definida que não se trata de acontecimentos naturais; o
próprio Faraó teria verificado que a pestilência não atingiu o gado dos
israelitas (7).
Êx 9:5 E o SENHOR assinalou certo tempo, dizendo:
Amanhã fará o SENHOR esta coisa na terra.
9.5 Certo tempo (5). A peste dos animais até certo
ponto não era fenômeno desconhecido no Egito. A prova da mão de Deus, neste
caso, foi dada pelo fato que veio no tempo assinalado, que os israelitas estiveram
isentos da peste em seus animais, e que a praga afetou somente o gado exposto
nos campos. Amanhã (5). Foi dado
prazo para qualquer egípcio crente tirar seu gado do campo aberto.
Êx 9:6 E o SENHOR fez isso no dia seguinte, e todo
o gado dos egípcios morreu; porém do gado dos filhos de Israel não morreu
nenhum.
Êx 9:7 E Faraó enviou a ver, e eis que do gado de
Israel não morrera nenhum; porém o coração de Faraó se agravou, e não deixou ir
o povo.
9.6,7 Todo (6), isto é, literalmente todo o gado que
ficara no campo. — E o Senhor fez esta coisa no dia seguinte. Com a quarta
praga (Êx 8.24), o Senhor fez acontecer o que prometera. O faraó enviou homens para
confirmar que os animais dos hebreus haviam sido poupados desta catástrofe.
Mesmo assim, o coração do rei do Egito se endureceu (Êx 3.19; 4.21; 5.2;
7.3,13,14). O processo de rebelião contra Deus se desenvolveu de tal maneira
que Faraó nem mais precisou de motivos, nem de desculpas para recusar deixar ir
o povo de Deus. Assim também cada parábola de Jesus dava mais sabedoria para
aqueles que quisessem ouvir, e confundia cada vez mais aqueles que apenas
presenciassem suas pregações por curiosidade.
Êx 9:8 Então disse o SENHOR a Moisés e a Arão:
Tomai vossas mãos cheias de cinza do forno, e Moisés a espalhe para o céu diante
dos olhos de Faraó;
9.8 — Então, disse o Senhor a Moisés e a Arão. Esta
é a segunda praga que se abateu sobre o povo egípcio sem nenhum tipo de aviso
prévio (Êx 7.15). Tomai os punhos cheios da cinza do forno, e Moisés a espalhe
para o céu diante dos olhos de Faraó. O ato
simbólico de Moisés de espalhar cinzas diante dos olhos do
faraó indicaria que a deflagração da sarna e as úlceras produzidas não eram
mera coincidência. De fato, a praga seria enviada pelo Senhor.
Êx 9:9 E tornar-se-á em pó miúdo sobre toda a terra
do Egito, e se tornará em sarna, que arrebente em úlceras, nos homens e no
gado, por toda a terra do Egito.
9.9. Tumores que se arrebentem em úlceras. Um
doloroso tumor inflamado ou abscesso, resultando em uma ferida supurada,
excessivamente dolorosa e deprimente mas não fatal. Se os homens não atentam para a perda dos seus
bens, então a disciplina se estende até a própria carne (Jó 2.4-7).
Êx 9:10 E eles tomaram a cinza do forno, e
puseram-se diante de Faraó, e Moisés a espalhou para o céu; e tornou-se em
sarna, que arrebentava em úlceras nos homens e no gado;
9.10. Diante de Faraó. Ele tomou posição diante
do rei para que não houvesse dúvida quanto à fonte desta nova praga.
Êx 9:11 De maneira que os magos não podiam parar
diante de Moisés, por causa da sarna; porque havia sarna nos magos, e em todos
os egípcios.
9.11 Os magos não podiam parar (11). Agora não só foram incapazes de imitar o milagre, mas também foram vítimas do
julgamento; ver 2Tm 3.8-9. Longe de remover a praga, os magos são vitimas dela,
e nunca mais aparecem nesta história como conselheiros de Faraó. Assim também o
ser humano que pensa ser um livre-pensador, já é vítima da situação que tenta
analisar.
Êx 9:12 Porém o SENHOR endureceu o coração de
Faraó, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito a Moisés.
9.12. Quando a última tríade de juízos estava para
vir, Deus endureceu o coração de Faraó para que ele não se submetesse apenas
por causa de mera fraqueza humana antes que Deus realizasse toda a Sua vontade.
O Senhor endureceu (12). O endurecimento
voluntário começou agora a ser punido com endurecimento judicial.
Êx 9:13 Então disse o SENHOR a Moisés: Levanta-te
pela manhã cedo, e põe-te diante de Faraó, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus
dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva;
9.13,14 — A frase sobre o teu coração sugere uma
intensidade crescente nas pragas (capítulos 11 e 12), as quais tinham um
objetivo claro: para que saibas que não há outro como eu em toda a terra. Deus
está além de toda e qualquer comparação (Êx 8.10). Ele é diferente de todos os
supostos deuses do Egito, os quais estavam agora sob Seu ataque pessoal.
Êx 9:14 Porque esta vez enviarei todas as minhas
pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para
que saibas que não há outro como eu em toda a terra.
9.14 Para que saibas. A praga da chuva de pedras é
especificamente descrita como sendo um sinal da autoridade soberana de Deus, e
é justamente na história desta praga que sabemos que um grupo de oficiais
egípcios temia à palavra do Senhor (20). A misericórdia de Deus sempre está ao
alcance dos homens.
Êx 9:15 Porque agora tenho estendido minha mão,
para te ferir a ti e ao teu povo com pestilência, e para que sejas destruído da
terra;
9.15 — Porque agora tenho estendido a mão, para te ferir a
ti e ao teu povo com pestilência e para que sejas destruído da terra. O Senhor
aponta para o fato de que Ele já poderia ter destruído o obstinado faraó desde
o começo, mas deu-lhe tempo
para ele se arrepender e evitar a destruição.
Êx 9:16 Mas, deveras, para isto te mantive, para
mostrar meu poder em ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
9.16 — Mas deveras para isto te mantive, para mostrar o
meu poder em ti e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. O Senhor
usou a obstinação do faraó (Êx 4.21) para: (1) demonstrar o Seu poder e (2)
fazer com que Seu nome fosse proclamado em toda a terra (Êx 10.2; Rm 9.17,18).
O rei do Egito não era apenas um perverso
ditador que controlava uma nação poderosa. Ele era um homem
maligno, impiedoso, injusto que ousou contrariar Deus e autoproclamar-se um
deus. O julgamento do Senhor sobre ele era uma resposta apropriada para
desmascarar esta fraude.
Êx 9:17 Tu ainda te exaltas contra o meu povo, para
não o deixar ir?
9.17 — A frase tu ainda te levantas contra meu povo alude à soberba do faraó. Aqui, o governante egípcio estava agindo de
maneira similar ao rei de Tiro (Ez 28.1-10) e a Satanás, a quem o rei de Tiro
foi igualado (Ez 28.11-19). "Uma palavra peculiar só encontrada aqui... te
levantas como uma barragem ou um obstáculo contra o meu povo" (Cambridge
Bible).
Êx 9:18 Eis que amanhã por este tempo farei chover
saraiva mui grave, qual nunca houve no Egito, desde o dia em que foi fundado
até agora.
9.18 — Eis que amanhã, por este tempo. Um grande ponto
na narrativa das dez pragas é sua inserção e cessação no tempo certo (Êx 7.20;
9.5).
Êx 9:19 Agora, pois, envia, recolhe o teu gado, e
tudo o que tens no campo; todo o homem e animal, que for achado no campo, e não
for recolhido à casa, a saraiva cairá sobre
eles, e morrerão.
9.19 Recolhe o teu gado (19). Deus não é um bárbaro. Foi
dada oportunidade até mesmo aos egípcios para que demonstrassem, por esse ato
exterior, que acreditavam no Senhor e respeitavam Sua palavra. Ver versículo
20. Agora se oferecia uma oportunidade àqueles egípcios que vieram a crer na palavra
de Jeová para se diferenciarem daqueles que não criam.
Êx 9:20 Quem dos servos de Faraó temia a palavra do
SENHOR, fez fugir os seus servos e o seu gado para as casas;
9.20 Assim como antes houvera uma distinção entre o
povo de Israel e os egípcios, agora a distinção não é mais de nacionalidade,
mas entre aqueles que aceitam a Palavra de Deus e os que a rejeitam (21). O
novo Israel de Deus é composto dos que têm fé (Rm 4.11).
Êx 9:21 Mas aquele que não tinha considerado a
palavra do SENHOR deixou os seus servos e o seu gado no campo.
9.19-21 — Deus estava julgando faraó, mas isso não
quer dizer que Ele fosse impiedoso. O Senhor poderia ter destruído o rei do Egito
e os egípcios desde o primeiro momento (v. 15), porém, Ele não o fez. Deus
também poderia ter enviado cada uma das pragas sem qualquer tipo de aviso;
entretanto, na maioria dos casos, Ele notificou o futuro acontecimento às
pessoas (Êx 7.16). Antecipando a catástrofe iminente, Ele
permitiu aos egípcios que recolhessem seus rebanhos, a fim de
poupá-los da destruição. Até mesmo alguns membros da corte egípcia agora temiam
o Senhor.
Êx 9:22 Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a
tua mão para o céu, e haverá saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens
e sobre o gado, e sobre toda a erva do campo, na terra do Egito.
Êx 9:23 E Moisés estendeu a sua vara para o céu, e
o SENHOR deu trovões e saraiva, e fogo corria pela terra; e o SENHOR fez chover
saraiva sobre a terra do Egito.
Êx 9:24 E havia saraiva, e fogo misturado entre a
saraiva, tão grave, qual nunca houve em toda a terra do Egito desde que veio a
ser uma nação.
Êx 9:25 E a saraiva feriu, em toda a terra do
Egito, tudo quanto havia no campo, desde os homens até aos animais; também a
saraiva feriu toda a erva do campo, e quebrou todas as árvores do campo.
9.22-25 — A linguagem neste trecho é detalhada, repetida
e completamente amedrontadora. Ouvimos, de tempos em tempos, histórias a
respeito de chuvas de granizo com pedras do tamanho de bolas de tênis que caíram
do céu. Pelo que
é dito aqui, nunca houve uma chuva tão terrível como a
descrita neste trecho. A vara usada aqui é a mesma que foi mencionada pela
primeira vez em Êxodo 4.1-8 (Êx 4.20; 7.9; 8.5,16; 10.13,22; 14.16; 17.5,9). A
saraiva, aludida nesta passagem, era os raios (Lv 10.2; 1 Rs 18.38; SI 78.48). Esta
chuva produziu uma destruição geral das plantas, dos animais e homens, mas não
tocou em nada dos israelitas (26) e ainda houve possibilidade para outras
pessoas tomarem suas providências contra esta anormalidade, aceitando o aviso
dado por Moisés.
Êx 9:26 Somente na terra de Gósen, onde estavam os
filhos de Israel, não havia saraiva.
9.26 — A exclusão da terra de Gósen das pragas fazia
parte do milagre (Êx 8.22; 11.7).
Êx 9:27 Então Faraó mandou chamar a Moisés e a
Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o SENHOR é justo, mas eu e o meu povo
ímpios.
9.27 De tudo o que aconteceu, Faraó tinha aprendido
algumas verdades religiosas: seu próprio pecado em face da justiça divina, e a
impiedade das organizações meramente humanas. Mas aprender assim é fácil; é o
arrependimento que põe o ser humano em contato com a graça de Deus. Sem isto,
todo o conhecimento religioso serve para condenar ainda mais o homem. Com que
freqüência uma catástrofe natural leva o mais incrédulo dos homens a gritar de
medo e desamparo! Tais confissões não são o resultado de verdadeira convicção
íntima de pecado, mas brotam apenas por causa do terror das circunstâncias.
Êx 9:28 Orai ao SENHOR (pois que basta) para que
não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis
mais aqui.
9.28 Já bastam. Faraó se declara convencido
pelos sinais, ou então se trata de um caso de dupla personalidade, que carece
de firmeza de caráter, pois mudava de atitude quando o perigo desaparecia (34).
Êx 9:29 Então lhe disse Moisés: Em saindo da cidade
estenderei minhas mãos ao SENHOR; os trovões cessarão, e não haverá mais
saraiva; para que saibas que a terra é do SENHOR.
9.29 Estenderei. Imediata é a resposta do crente aos
pedidos de oração, e imediata é a resposta divina às orações do crente que
intercede por outrem segundo a vontade do próprio Cristo (33; cf. Tg 5.16).
Êx 9:30 Todavia, quanto a ti e aos teus servos, eu
sei que ainda não temereis diante do SENHOR Deus.
9.30 Não temeis. Moisés não ignorava a malícia do
coração humano, mas nem por isso deixou de interceder por Faraó. Ele enxerga
além da superficialidade do faraó. O arrependimento deste não era sincero.
Êx 9:31 E o linho e a cevada foram feridos, porque
a cevada já estava na espiga, e o linho na haste.
9.31. O linho e a cevada. Uma vez que estes
amadurecem em fevereiro, sabemos qual a estação do ano fixada para esta praga.
Êx 9:32 Mas o trigo e o centeio não foram feridos,
porque estavam cobertos.
9.32 Não sofreram dano. Um parêntese que nos ensina
sobre a misericórdias de Deus - ainda haveria comida para o povo simples do
Egito, que recebera uma última trégua (cf. 10-15).
Êx 9:33 Saiu, pois, Moisés da presença de Faraó, da
cidade, e estendeu as suas mãos ao SENHOR; e cessaram os trovões e a saraiva, e
a chuva não caiu mais sobre a terra.
Êx 9:34 Vendo Faraó que cessou a chuva, e a
saraiva, e os trovões, pecou ainda mais; e endureceu o seu coração, ele e os
seus servos.
Êx 9:35 Assim o coração de Faraó se endureceu, e
não deixou ir os filhos de Israel, como o SENHOR tinha dito por Moisés.
9.33-35 — Foi preciso uma intervenção divina para que
a praga começasse e também para que cessasse (Êx 8.10-14,30,31; 10.18,19).
Infelizmente, a resignação (v. 27) do faraó durou pouco tempo. Ele, novamente,
endureceu seu coração (Êx 9.34; 3.19; 4.21; 5.2; 7.3,13,14).
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