Seguidores

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

COMENTARIO EXPOSITIVO - MATEUS CAPITULO 7

Juízo Errado e Proibido. 7:1-6.
Julgar (v.1) as vezes significa condenar. A palavra "julgar" aqui sugere a idéia de julgar severamente, injustamente, grosseiramente, cruelmente, insensivelmente, duramente, à crítica rigorosa ou de maneira de pouco amor. É este tipo de juízo que Jesus proibiu. É o tipo de juízo dos fariseus. Jesus não proibiu formar opinião acerca da conduta e doutrina dos outros baseada na verdade e santidade da Palavra de Deus (João 7:24. Mateus 7:15-20), mas sim Ele deu para nós a responsabilidade de fazer isto fielmente. Mas, Jesus falou para não fazer juízo injusto, grosseiro, não estabelecido, sem razão, e duro demais. Podemos julgar as ações das pessoas, mas não seus motivos. Estas coisas devemos deixar para Deus julgar. O perigo em julgar os outros é julgar injusta e incorretamente.
Para julgar (v.2) os outros, temos que nos julgar primeiramente com toda franqueza. Muitos estão ocupados em achar os pecados e falhas nos outros enquanto estão passando por cima dos seus pecados e infidelidades com muita negligência. Devemos nos julgar severamente, e julgar os outros suavemente. É bom também procurar as boas qualidades na vida dos outros, e não só as falhas.
O hipócrita (v. 3-5) faz exatamente o contrário; ele fica procurando a coisa mínima errada (argueiro) nos outros, e deixa na sua própria vida uma falha bem grande (trave). O hipócrita inquieta-se sobre as coisas mínimas, e nem liga com as coisas importantes mesmas (como os fariseus). Deus nos ajude nos julgar primeiro e depois os outros com amor.

Os santos (salvos) não devem julgar injustamente, nem devem ser bobos (v. 6). Cachorros e porcos eram considerados animais sujos e mal-educados pelos judeus. Aqui significam as pessoas que ficam do mesmo jeito a respeito da Palavra de Deus. Não faz bom senso para dar a Palavra de Deus para as pessoas que ficam como os cachorros e porcos a respeito de ouvir a Palavra de Deus. Porque eles já mostraram para nós que só tem desprezo e ódio para a Palavra de Deus durante algum tempo. A sabedoria de fazer isto vem de Deus e pelo conhecimento da Palavra de Deus.

A Exortação para Orar. 7:7-12.
Jesus Cristo exortou seus discípulos a orar a Deus pedindo as suas necessidades. Mas, temos que lembrar de que tem que ser feito com um motivo certo e segundo a vontade de Deus (Tiago 4:3. I João 5:14). O pai bom não recusa o seu filho quando  pede certamente para a coisa boa. Mas, o pai dá para seu filho a coisa certa na hora certa. Não dá uma coisa inútil (pedra), nem coisa prejudicial (serpente). O nosso Pai celestial é sábio demais para errar assim e ser insensível e desamável.
Esta regra (v. 12) foi dada aos salvos. Devemos tratar os outros como queríamos ser tratados por eles, ou como queríamos  para nosso Pai celestial nos tratar. Isto acabaria com todo tipo de mal-tratamento.

Os Dois Caminhos. 7:13-14.
Jesus falou de dois caminhos: um conduz à vida eterna, e o outro à perdição. A porta do caminho de perdição é larga e seu caminho espaçoso. Este caminho é viajado pela maioria das pessoas porque é o caminho do mundo. Para entrar por esta porta e andar neste caminho, não tem que deixar nada lá fora, porque a porta é larga e o caminho espaçoso. Neste caminho pode levar todas as coisas da vida e andar com muita gente. Por isso, parece ser o caminho certo, mas o fim dele é perdição. O caminho apertado tem uma porta bem estreita. Não dá para levar todas as coisas da vida velha, porque a porta é estreita, só dá para a pessoa passar por ela mesma. A pessoa que vai seguir Cristo tem que deixar a vida velha (arrependimento) e entrar pela porta (fé em Cristo como o Salvador). O andar neste caminho com Cristo é apertado, quer dizer que o crente anda com Cristo aqui neste mundo cumprindo a sua vontade (que é estreita e cuidadosa) na vida, não a vontade do mundo que é liberal demais. Mas, o fim dele é vida eterna. Sabemos como achamos a porta deste caminho, o Senhor a mostrou para nós pela graça.

Aviso Contra Os Falsos Profetas. 7:15-20.
Os falsos profetas fazem difícil achar a porta estreita e o caminho apertado. Porque seu ensino tem uma "semelhança à verdade". É por isso que eles enganam muita gente, mas seu ensino é essencialmente uma mentira. Eles vem com sua mentira da sua própria conta para enganar, não são enviados por Deus. Parecem ovelhas por fora com seu ensino enganoso, mas são lobos (a natureza rebelde) de verdade com desejo para destruir todos com sua mentira maligna. Eles são ainda os presos de Satanás e da sua natureza pecaminosa. O lobo é o pior inimigo da ovelha, porque ele vem para devorar e espalhar as ovelhas. É isto que eles fazem no meio do povo de Deus. Os falsos profetas são conhecidos pelos seus frutos. Como podemos saber qual tipo de árvore é pelo fruto que ela produz. Podemos conhecer os falsos profetas por suas doutrinas e obras. A árvore que não produz bom fruto é cortado e lançado no fogo, da mesma forma o falso profeta será lançado no inferno. A doutrina falsa (v. 20) produz uma moralidade pervertida.

A Profissão Falsa. 7:21-23.
Nem todos que professam Jesus Cristo como seu Senhor e dizem que Deus é seu Pai celestial vão entrar no céu. Muitos dizem o nome de Cristo e proclamam que Jesus é deles. Muitos fazem boas obras no seu nome e até sinais e milagres. Outros que tem mesmo demônios neles, expulsam os demônios dos outros no nome de Jesus (como Judas Iscariotes). Eles dizem as palavras certas com a boca, mas no cumprir da vontade dEle na vida eles mostram que não tem arrependimento dos  seus pecados nem fé em Cristo como o seu Salvador. Chamar Jesus o Senhor e ignorar a vontade dEle é negar Cristo. A pessoa salva não somente reconhece Cristo como o seu Salvador, mas também como o seu Senhor de verdade. Jesus Cristo vai responder a eles no dia do seu juízo; "Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade". O que eles chamaram boas obras, Jesus chamou iniquidade. Nem fazer algumas coisas boas nem aceitar mentalmente uma crença certa conseguem a salvação, mas só pela graça de Deus é que somos salvos!

O Homem Prudente e O Homem Insensato. 7:24-29.
O homem prudente é aquele que edifica a sua casa sobre a rocha. Este é o homem que ouve de verdade a Palavra de Deus e pratica o que ouve da Palavra de Deus. É por isto que edifica a sua casa sobre a rocha. A rocha é o único alicerce para uma casa que é seguro, judicioso e sábio. O alicerce edificado sobre a rocha custa mas do que o alicerce de areia. Mas, a casa edificada sobre a rocha não cai quando a chuva e a tempestade vem. Este é o homem que baseia a sua salvação em Jesus Cristo, o único alicerce seguro, judicioso e sábio da salvação eterna (I Coríntios 3:11). Quando a ira de Deus sobre os homens vem (ou qualquer tipo de tribulação, dificuldade, angústia, aflição, ou problema de vida), a sua salvação fica, porque é baseada em Jesus Cristo, o perfeito Salvador. A salvação deste homem fica firme, sólida e segura porque está ancorada em Jesus Cristo.

O homem insensato edifica a sua casa sobre a areia. Ele é um tolo porque "trabalhou muito" para fazer a sua casa, mas fez sobre o alicerce de areia que para nada aproveita. Ele não ouve a instrução da Palavra de Deus, nem pratica-a. Mas, ele baseia a sua salvação nos seus próprios pensamentos, idéias e doutrinas. É por isso que ele não tem o alicerce para a sua casa que agüenta a tempestade da ira de Deus nem dos problemas de vida. Porque quando tudo isto vem (e com certeza vem um dia) a sua casa cai e a sua queda é grande. Só Jesus Cristo presta para ser o Salvador que segura a salvação do pecador eternamente.

Algumas observações: Jesus Cristo era um pregador doutrinal; Todos os homens estão baseando a sua vida sobre alguma coisa; Nem toda base de uma vida presta; A única base para uma vida que presta é Jesus Cristo. A multidão ficou admirada com a Palavra de Cristo; porque Ele falou com a autoridade divina da Palavra de Deus.

Alguns Milagres Do Senhor Jesus, O Messias-Rei. 8:1-34. (O Messias tem poder sobre a Sua criação).


Nenhum comentário:

Postar um comentário