Seguidores

sábado, 1 de junho de 2013

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO - PRIMEIRA PARTE.

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO.

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito.  Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. João 14:2-3.

Não há fato mais claramente estabelecido na história do que a “primeira vinda” de Cristo. Mas sua “primeira vinda” não cumpriu todas as profecias associadas com sua “vinda”, e é evidente que deve haver outra “vinda” para cumpri-las totalmente. Foi porque os líderes religiosos do tempo de Cristo falharam em
distinguir entre as profecias que relatavam sua “primeira vinda” e aquelas que relatavam a sua “segunda vinda” que eles o rejeitaram. Pedro nos diz isso (I

Pedro 1:10,11), que os profetas não perceberam claramente a diferença entre os “sofrimentos” e a “glória” de Cristo. Isto é, eles não viram a existência de um “ESPAÇO DE TEMPO” entre a “cruz” e a “coroa”, e que a “cruz” precederia a “coroa”. Mas nós não temos essa desculpa. Nós vivemos neste lado da “cruz” e
podemos sem dificuldade pegar todas as profecias que se cumpriram na “Primeira Vinda” de Cristo e aplicar o restante à sua "Segunda Vinda". É claro então que a “Primeira Vinda” de Cristo importante como era, não é a “doutrina central” das Escrituras, isto é, a “Primeira Vinda” de Cristo não era o centro de
um círculo que contém toda a doutrina, mas foi um dos focos de uma elipse da qual a outra é a “SEGUNDA VINDA”.


Ele resume toda a obra mediadora de Cristo: profética, sacerdotal e real. Isso está incluído em uma elipse, o foco do qual estão a “Primeira” e a “Segunda” vindas de Cristo. A “Cruz” representa Sua “primeira vinda” e a “Coroa” Sua “Segunda Vinda”. Entre a “QUEDA” e a
“Primeira Vinda” temos o “ALTAR”, que aponta para trás, para a “Queda” e remete para a “Cruz”. Entre as “Vindas” temos a “MESA”, que aponta para trás, para a “Cruz” e remete para a “Segunda Vinda”. Entre a “Segunda Vinda” e a entrega do “Reino” temos o “TRONO”, que aponta para trás, para a “Segunda
Vinda” e remete para a entrega do “Reino”. O apóstolo Paulo claramente em suas epístolas faz distinção entre as “Vindas” e seu significado doutrinário. Em sua carta aos Hebreus ele classifica as “aparições” de Cristo como “manifestado”

(Hebreus 9:26), “agora comparece” (Hebreus 9:24), e “aparecerá” (Hebreus 9 : 28). Em sua carta a Tito (Tito 2: 11, 12), ele traz à tona a importância doutrinária dessas “aparições”. Como Profeta Ele morreu para nossa “JUSTIFICAÇÃO”, como um sacerdote Ele vive à destra de Deus não só como nosso advogado, mas como nosso “SANTIFICADOR”, e quando Ele voltar como um Rei, será para a nossa “GLORIFICAÇÃO”.

Nas Escrituras, vemos como os profetas do Antigo Testamento falharam em distinguir entre a “Primeira” e “Segunda” Vindas. Do “ponto de vista” dos profetas, eles viram o nascimento de Jesus, a crucificação, o derramamento do Espírito Santo, o Anticristo, o Sol da Justiça, o Reino Milenar, o Templo de Ezequiel e os Novos Céus e a Nova Terra, como “picos” de uma grande montanha, mas nós, estando do lado de fora dessa cena vemos esses picos como pertencentes a duas montanhas diferentes, com o “Vale da Igreja” no meio. E mais, vemos que existem outros dois vales, um, o “Vale do Milênio”, que separa a “Segunda Vinda” da “Renovação da Terra pelo Fogo” (II Pedro 3: 7-13), e o
outro é Vale da “Era Perfeita”.

Enquanto a Primeira e a Segunda vinda de Cristo são separadas por esta Dispensação, elas não são, no entanto, completas em si mesmas, a Segunda exigiu a primeira, e a Primeira exige a Segunda. Ambas são necessárias para completar o Plano de Salvação. A Primeira Vinda foi para a salvação da minha
“ALMA”; a segunda é para a salvação do meu “CORPO”, pois não pode haver ressurreição do corpo até que Cristo volte.

A SEGUNDA VINDA

I.QUANTO AO FATO
1. O TESTEMUNHO DO PRÓPRIO SENHOR JESUS: Mateus 16:27 – “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras”. Mateus 25:31,32 – “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes asovelhas”. João 14: 2,3 – “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. João 21:22 – “Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu”.

2. O TESTEMUNHO DOS ENTES CELESTIAIS:
Atos 1:10,11 – “E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? ESSE JESUS, que dentre vós foi recebido em cima no céu, HÁ DE VIR ASSIM como para o céu o vistes ir”.

Esta passagem declara que o MESMO JESUS voltará da MESMA MANEIRA como Ele foi, isto é, que seu retorno será visível e pessoal. Os “dois homens” que estavam “junto deles” provavelmente eram Moisés e Elias. Eles apareceram com Jesus no Monte da Transfiguração; eles foram sem dúvida os “dois homens” que testemunharam para as mulheres no sepulcro que Jesus tinha ressuscitado (Lucas 24: 4, 5), e eles serão as “Duas Testemunhas” que devem testemunhar durante a Tribulação. Apocalipse 11: 3-12.

3. O TESTEMUNHO DOS APÓSTOLOS
PAULO- “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas”. Filipenses 3:20-21.

“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande
Deus e nosso Salvador Jesus Cristo”. Tito 2:13.

“Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação”. Hebreus 9:28.

TIAGO- “Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor”. Tiago 5:7.

PEDRO- “Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade”.

II Pedro 1:16.
Pedro se refere à transfiguração de Cristo no monte (Mateus 17: 1-5), que foi um tipo de Sua Segunda Vinda. Moisés foi um tipo da “ressurreição dos santos”, e Elias dos que devem ser levados para o céu sem morrer. Pedro, Tiago e João foram um tipo do remanescente judeu que deverá vê-Lo quando Ele vier, e os discípulos restantes no sopé do monte, incapazes de expulsar o demônio do menino, aqueles professos seguidores de Jesus que serão deixados para trás no arrebatamento, e que serão incapazes de expulsar os demônios das pessoas possessas durante esse período.

JUDAS- “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que
ímpios pecadores disseram contra ele”.Judas14:15.

JOÃO- “E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda”. IJoão 2:28.

 “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o
traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém”.
Apocalipse1: 7.

4. O TESTEMUNHO DA CEIA DO SENHOR
“Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a
morte do Senhor, até que venha”. I Coríntios 11: 26.

A Ceia do Senhor não é uma ordenança permanente. Ela será interrompida quando o Senhor voltar. É um memorial. Ela remete para a “Cruz” e aponta para a “Vinda”.  Um anel de noivado não se destina a ser permanente. É simplesmente uma promessa de amor mútuo e lealdade, e dá lugar ao anel de casamento. Então, a Mesa do Senhor pode ser vista como um compromisso de noivado deixado para a Igreja durante a ausência de seu noivo. Paulo em todas as suas epístolas refere-se 13 vezes ao batismo, enquanto que a
volta do Senhor 50 vezes. Um verso em cada 30 no Novo Testamento refere-se a Segunda Vinda de Cristo. Há 20 vezes mais referências no Antigo Testamento para a Segunda Vinda de Cristo do que Sua Primeira Vinda.

AS CINCO TEORIAS
Enquanto a maioria dos cristãos professos admite o fato da Segunda Vinda de Cristo, eles não concordam quanto à “forma” ou o “tempo” dela. Existem cinco teorias sobre a Segunda Vinda.

1. Que a Segunda Vinda é “espiritual” e foi completada no Pentecostes Não foi Cristo, mas o Espírito Santo que veio em Pentecostes, e sua vinda foi condicionada à partida de Cristo, pois Ele disse: “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador (o Espírito Santo) não virá a vós; mas, quando EU FOR, vo-lo ENVIAREI”. João 16: 7. Se o Espírito Santo é apenas outra manifestação de Cristo, então eles são idênticos, o que anula a TRINDADE. O fato é que todo o Novo Testamento foi escrito depois de Pentecostes, e ele declara mais de 150 vezes que a Segunda Vinda de Cristo é para o futuro. E mais, nenhum dos eventos previstos como acompanhando a Segunda Vinda ocorreu no dia de Pentecostes, como a ressurreição dos “Mortos em Cristo”, o arrebatamento dos “santos vivos”, o “aprisionamento de Satanás”, etc.

2. Que a “CONVERSÃO DO PECADOR” é a vinda do Senhor. Isto não pode ser, pois na conversão o pecador vem a Cristo e não o contrário; e a conversão do pecador é obra do Espírito Santo e não de Cristo. É verdade que há uma coisa tal como a habitação espiritual de Cristo no crente, mas Sua Segunda Vinda como a primeira é para ser uma vinda externa, visível e pessoal.

3.Que a “MORTE” é a vinda do Senhor. O texto mais usado do que qualquer outro para sermões em funerais é: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir”. Mateus 25: 13. O contexto mostra que esse versículo se refere a futura vinda de Cristo. Ele não poderia vir a Terra toda vez que uma pessoa morre por duas razões:

(1) As almas passam para a eternidade a todo instante, e isto tornaria necessário que Cristo permanecesse continuamente na Terra.

(2) Cristo está exercendo o ofício de Sumo Sacerdote no céu e não poderia deixá-lo para vir a Terra pelas almas que partem. O fato é que na morte o crente vai para Cristo; Cristo não vem para o crente. A morte é sempre descrita como uma partida. “enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor”. IICoríntios 5:6-8. Se Jesus quis dizer que o significado de Sua Segunda Vinda seria a “morte” Ele teria dito aos seus discípulos - “E quando eu for, e vos preparar lugar, enviarei a ‘morte’ para trazê-los para mim mesmo”, mas Ele não disse. O que Ele disse foi – “virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo”. O último capítulo do
Evangelho de João define claramente a questão. Pedro disse a Jesus – “Senhor, e deste (se referindo a João) que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de MORRER”. João 21:21-23. Disto vemos que os discípulos não consideravam que a “Segunda Vinda do Senhor” significava a “morte”. Havia uma grande diferença entre essas duas coisas em suas mentes. A morte é um inimigo (I Coríntios 15: 26, 55), é o que nos mantém no túmulo, é o que rouba do corpo a sua atratividade, é o “salário do pecado” (Romanos 6: 23), e é o resultado da ira de Deus, enquanto que a Segunda Vinda de Cristo é a manifestação de Seu amor. Cristo é o “Príncipe da Vida”. Não pode haver morte onde Ele estiver. A morte foge dEle. Quando Ele estava na terra nada podia permanecer morto em Sua presença. Sua Vinda não significa morte, mas ressurreição. Ele é a “Ressurreição” e a “Vida”, e quando Ele vier transformará nosso corpo abatido para ser conforme Seu “Corpo Glorioso”. Filipenses 3:20-21.

4. Que a “DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM” no ano 70 d.C pelos romanos foi a Segunda Vinda do Senhor. O Senhor não estava presente na destruição de Jerusalém. Ela foi destruída pelos romanos e nenhum dos eventos que são para ocorrer na “Segunda Vinda” aconteceram na destruição de Jerusalém, tais como a ressurreição dos mortos, o translado para o céu dos santos vivos e as mudanças físicas que são para ocorrer em Jerusalém e na terra da Palestina na volta de Cristo. Zacarias 14:4-11. Ezequiel 47:1-12. O propósito da Volta de Cristo não é destruir Jerusalém, mas RESTAURÁ-LA. Ela deve ser pisada pelos gentios até o tempo deles ser completado, “então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e
grande glória”. Lucas 21: 24-28. O livro de Apocalipse, escrito 26 anos depois da destruição de Jerusalém, fala da Segunda Vinda de Cristo como um evento futuro.

5. Que a “DIFUSÃO DO CRISTIANISMO” é a Segunda Vinda do Senhor Isto não pode ser verdade, pois a “difusão do cristianismo” é gradual, considerando que as Escrituras declaram que o “Retorno do Senhor” será SÚBITO e INESPERADO, como “ladrão de noite”. Mateus 24: 27, 36, 42, 44. I Tessalonicenses 5: 2. Apocalipse 3: 3. Novamente, a “difusão do cristianismo” é um processo, ao passo que as Escrituras invariavelmente falam do “Retorno do Senhor” com um EVENTO. A difusão do cristianismo traz salvação ao ímpio, enquanto que o “Retorno do Senhor” é dito não trazer salvação, mas
REPENTINA DESTRUIÇÃO: I Tessalonicenses 5: 2, 3; II Tessalonicenses 1: 7- 10.

II. QUANTO AO TEMPO
Do tempo exato não podemos ter certeza. Quando Jesus estava na terra Ele disse – “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho (ainda), senão o Pai”. Marcos 13: 32. Depois de Sua ressurreição e antes de Sua ascensão, Ele recusou satisfazer a curiosidade de Seus discípulos, dizendo –“Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder”. Atos 1:7. Jesus conhecia a profecia de Daniel das “setenta semanas” (Daniel 9:20-27), mas Ele não fixou datas para o seu cumprimento. O estudante das profecias não deve ser um “marcador de
datas”, mas um vigilante. “Sinais” são para os judeus. Não existe nada que revele a data da volta de Cristo para Suagreja.

Enquanto não sabemos o dia nem a hora da Vinda de Cristo nós sabemos que ela será: PRÉ-MILENAR. Por pré-milenar queremos dizer antes do Milênio. Isto é, antes do período de “mil anos” descrito em Apocalipse 20:1-6. Este período é citado em outras Escrituras como o “Reino”, e é descrito em termos entusiasmados pelos profetas como um tempo em que a terra será abençoada com um sistema universal de honradez. A passagem de Apocalipse 20: 1-6 nos diz simplesmente que a extensão do período deve ser de 1000 anos. Toda a estrutura do Novo Testamento exige que Cristo deve voltar antes do Milênio. Aqui estão algumas razões:

1. Quando Cristo voltar Ele vai RESSUSCITAR OS MORTOS, mas os justos mortos devem ser ressuscitados ANTES do Milênio, para que possam reinar com Cristo durante os mil anos, uma vez que não pode haver Milênio antes de Cristo voltar. Apocalipse 20:5.

2. Quando Cristo vier, Ele vai SEPARAR O “JOIO” DO “TRIGO”, mas como o Milênio é um período de JUSTIÇA UNIVERSAL, a separação do “joio” e do “trigo” deve ocorrer ANTES do milênio, portanto, não pode haver milênio antes de Cristo vir. Mateus13:40-43.

3. Quando Cristo voltar, Satanás DEVE SER AMARRADO, e como ele deve permanecer preso durante o Milênio, não pode haver Milênio até Cristo voltar. Apocalipse 20:1-3.

4. Quando Cristo voltar, o Anticristo será DESTRUÍDO, mas como esse evento é para ocorrer antes do Milênio, não pode haver Milênio até Cristo voltar. II Tessalonicenses 2:8; Apocalipse19:20.

5. Quando Cristo voltar os judeus serão RESTAURADOS NA SUA PRÓPRIA TERRA, mas como isso ocorrerá ANTES do Milênio, não pode haver Milênio até Cristo voltar. Ezequiel 36:24-28; Apocalipse 1:7 (Zacarias
12:10).

6. Quando Cristo vier será algo inesperado, e somos instruídos a vigiar para que Ele não nos pegue de surpresa. Agora, se não é para Ele vir DEPOIS do Milênio, e o Milênio ainda não começou, por que somos ordenados a esperar por um evento que ocorrerá depois de 1000 anos?

III. QUANTO AO MODO
Ele irá voltar do MESMO MODO que foi. Atos 1:11. Ele foi CORPORALMENTE e VISIVELMENTE e voltará da mesma maneira. Ele foi em uma nuvem e vai retornar em uma nuvem. “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele”. Apocalipse 1:7. A única diferença é que Ele foi sozinho e voltará como um Rei (Lucas 19:12) seguido pelas comitivas de hostes angelicais. “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras”. Mateus 16: 27. Esse “retorno”, porém, será em

DOIS ESTÁGIOS
Ele virá primeiro para a região de nossa atmosfera, e os “mortos em Cristo” e os “santos vivos” deverão ser “apanhados” para se encontrarem com Ele “NOS ARES”. Então, depois, os ressuscitados e os arrebatados vivos serão julgados e recompensados por suas obras, e eles, como a Igreja, a Noiva de Cristo, se
casarão com Ele, vindo para a terra juntos, para o Monte das Oliveiras, o lugar de onde Ele ascendeu aos céus.

“E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está  defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul”.
Zacarias 14:4.

O primeiro estágio de Seu retorno é chamado de “ARREBATAMENTO”; o segundo estágio de “MANIFESTAÇÃO”. O tempo entre os dois estágios não é menos do que sete anos e é ocupado nos céus pelo “JULGAMENTO DOS CRENTES PELAS OBRAS” e na terra pela “GRANDE TRIBULAÇÃO”.

Extraído do livro:
A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Traduzido e adaptado por Edimilson de Deus Teixeira
Fonte: Livro Second Coming of Christ de Clarence Larkin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário