Seguidores

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A NOSSA VIDA É FEITA POR ETAPA(TEMPO PARA TODAS AS COISAS)

Tempo para todas as coisas.

Por Daniel Dourado.
Muitas vezes nos pegamos apreensivos sobre o que fazer, quando fazer, ou como fazer.

Quando voltamos a esse texto de Eclesiastes em que diz: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. Percebemos que as nossas vidas são feitas por etapas, pois para se morrer, é necessário nascer, para colher, é necessário plantar, e assim por diante.

Etapas são feitas para serem vencidas. Tudo tem o seu tempo na vida das pessoas, e quando acreditamos em um Deus que controla todas as coisas, devemos crer também que ele tem um plano para cada um de nós. Dentro dessa visão, não tema pelo dia de amanha, como fazer, quando fazer, ou o que fazer. Devemos ter como prioridade nas nossas vidas o que diz o Evangelho segundo Mateus no capítulo 6 e no versículo 33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”.

Se traçarmos um paralelo entre essa passagem de Eclesiastes 3:1 e a passagem em que Eliseu acompanha Elias, até que esse seja levado ao céu (2 Reis 2. 1 a 11), podemos identificar nessa caminha de Eliseu e Elias algumas etapas que encontramos em nossas vidas, vejamos:

1 – Etapa Gilgal  (versículo 1) –  Elias partiu com Eliseu de Gilgal – Gilgal representa uma nova vida, a saída do Egito e acampamento na terra prometida, além de uma nova aliança com Deus. Foi em Gilgal que o povo constitui um memorial (Josué 4:20)  para se lembrar dos feitos e maravilhas que Deus tinha operado a seu favor. Gilgal trata-se de uma verdadeira entrega nossa a Deus, quando deixamos o mundo e nos rendemos ao nosso salvador.

2 – Etapa Betel  (versículo 2) – E assim foram a Betel – Betel significa a casa de Deus, é em Betel que encontramos a revelação de Deus pra nossas vidas. Foi em Betel que Deus apareceu a Jacó, quando esse fugia de Esaul, e lhe fez promessas, e lhe demonstrou todo o proposito que tinha para com a sua vida como vemos em Gênesis 28. 15:  “E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado”. Portanto é em Betel, na Casa de Deus, que entenderemos e descobriremos os propósitos de Deus para nossas vidas.

3 – Etapa Jericó (versículo 4) – E assim vieram a Jericó – Jericó representa um lugar de batalhar, foi em Jericó a primeira grande batalha do povo de Israel quando eles adentraram na terra prometida. Quando falamos em batalha temos que ter em mente que a nossa batalha tem um nível muito mais alto como o apóstolo Paulo disse em Efésios 6. 11 a 12: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.

Portanto temos que estar atentos e dispostos à luta. Se quisermos prosseguir nessa caminhada temos que nos revestir da armadura de Deus, e ficarmos firmes, para que possamos escapar das astutas ciladas do diabo.

4 – Etapa Jordão  (versículo 7) – E ambos pararam juntos ao Jordão – O Jordão simboliza a Jesus, o rio da vida. Por onde ele passa há mudanças, transformação de vidas, purificação para os pecados, entre outras coisas, como vemos em todo ministério terreno de nosso Senhor Jesus (Ler também Jeremias 47).

Chegou o fim do ciclo, é hora de tomar a posse daquilo que Deus tem para a sua vida.  Eliseu foi escolhido por Deus para receber a capa de Elias, ou seja, prosseguir o seu ministério profético, a capa representa o propósito de Deus para nossas vidas.  Deus tem um propósito único e maravilhoso para cada um de nós, portanto seja um mordomo fiel daquilo que Deus preparou para você.

E lembre-se que ha um tempo estipulado por Deus para todas as coisas. “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Coríntios 15. 58).
Na fé e em Cristo.....
        BLOG SEMENTES DO EVANGELHO

Um comentário:

  1. A paz do Senhor.

    Meu nome é alexfábio Custódio e sou o editor do blog Sementes do Evangelho.

    Fico feliz com a atitude do irmão de publicar nossos artigos e citar a fonte. Só dou uma dica: Ao indicar a fonte coloque a URL do blog citado, assim você gera visitas ao blog parceiro.

    No mais, fique na paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir