Seguidores

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ESTUDO SOBRE A SALVAÇAO - 01

ESTUDO SOBRE SALVAÇÃO - MUITO EDIFICANTE

Texto: Tito 3.3-7

Em primeiro lugar vejamos algumas informações sobre salvação:
1-      A salvação não é coletiva, ela é individual – Ap 2.18-29 (Igreja de Tiatira), Lc 15.8-10 (Dracma perdida dentro da casa)
2-      É preciso se tornar um discípulo de Jesus: Lc 9.23 – Jesus nos diz para segui-lo(persistir em seus passos), e o interessante é que ele não fala vir a mim, mas vir APÓS MIM = SEGUI-LO.

O QUE NÃO É SALVAÇÃO
 
·         Apenas ter uma religião com o nome cristã
·         Apenas freqüentar ou tornar-se membro de uma igreja local
·         Apenas ter e ler a Bíblia
·         Apenas professar um credo religioso. Ser salvo é muito mais que adotar, seguir, abraçar dogmas.
·         Apenas praticar boas obras
·         Ter sido aspergido com água benta quando criança
·         Ser batizado (até quando adulto) Mc 16.16
·         Apenas “confirmar” adepto de sua confissão religiosa
·         Apenas participar da Santa Ceia
·         Entre outras coisas

O QUE É SALVAÇÃO?
Dependendo da concepção que temos a respeito do que é salvação, poderemos ter uma vida espiritual descuidada e negligente, faltando aquele amor ardente e total por Jesus e a busca constante de sua comunhão.
            Salvação é uma milagrosa transformação espiritual, operada na alma e na vida (no caráter) de toda pessoa que, pela fé, recebe Jesus Cristo como seu único Salvador pessoal - Efésios 2.8-9. Em 2Cor 5.17 vemos a afirmativa: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. NOVA CRIATURA= CONVERSÃO; TUDO SE FEZ NOVO= NOVA VIDA, NOVO E ÍNTEGRO CARÁTER
            A Salvação não se trata apenas de livramento da ira vindoura e da condenação do inferno, a salvação nos traz todos os processos redentores e transformadores da parte de Deus (Rm 13.11-14)
           
             A salvação abrange:         
1- Regeneração do crente, aqui e agora (Tt 3.5, 2Co 3.18)
2- A redenção do corpo do crente no futuro (Rm 8.23, 1Co 15.44)
3- Glorificação integral do crente (Col 3.1-6; Ef 5.27)
           
Salvação é tudo o que Jesus realizou e ensinou para levar uma raça pecadora à comunhão com um Deus Santo. É a redenção do ser humano do poder do pecado (1Pe 1.18-19). É ainda libertação do cativeiro espiritual (Rm 8.2) É a saída do pecador dentre o poder das trevas e do pecado (Cl 1.13) e por fim é o retorno do exílio(expatriação) espiritual do pecador para Deus (Ef 2.13).
            O homem não pode efetuar sua própria salvação, nem a menos ajudar nisso (Ef 2.8-9; Tito 2.11; Jn 2.9b; Sl 3.8)

COMO RECEBER A SALVAÇÃO?
            Existem três passos necessários para um pecador receber a gloriosa salvação em Cristo:
1º- Reconhecer mediante o evangelho que é pecador (Rm 3.23)
2º- Confiar em Jesus como seu salvador (At 16.31)
3º- Confessar que Jesus Cristo é o seu Salvador pessoal (Rm 10.10)

            Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Hb 2.3
            A salvação nos traz riquezas espirituais, bênçãos de salvação, eternidade na presença de Deus, entre tantas outras coisas, que se todos os crentes tivessem uma plena visão da salvação, pudessem ver ao longe, teriam atitudes diferentes no seu dia-a-dia. Teríamos regozijo, motivação, entusiasmo, convicção, anseio pelo céu, que não haveria na terra nenhum salvo descontente, descuidado, negligente, maldizente, murmurador, amante das coisas deste mundo. Ao contrário, teríamos uma tão profunda compreensão do que é o céu, que teríamos um desejo de ir para lá, e o diabo não teria na igreja um só fã, um só admirador de suas coisas, nenhum aliado, ao contrário não iríamos cair na investidas do tentador.

UM BREVE ESTUDO SOBRE PECADO
            Antes de falarmos um pouco sobre a graça de Deus, falaremos sobre o pecado, pois depois de tomarmos conhecimento disso que passamos a valorizar a graça de deus em toda a sua extensão. Romanos 5.20 nos diz: “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.”
            O veredicto: Todos pecaram (Rm 3.23)
                                   Não há um justo, nem um sequer (Rm 3.10)
                                   Não há homem que não peque (1Rs 8.46)

Todos os seres humanos foram nivelados a condição de pecadores, segundo a reta justiça do Senhor.
Antes de atingir os homens, mediante a desobediência de Adão, o pecado teve origem no mundo espiritual, na corte angelical (Isa 14.12-17; Ez 28.15)
·         No ser humano, o pecado, sediado na alma, domina sua vontade e tem como instrumento orgânico o corpo humano. O homem não é pecador primeiramente por que peca, mas peca porque é pecador. Ou seja, cada indivíduo é um pecador por natureza. Por isso em Israel quando uma mulher dava a luz, tinha de apresentar a Deus uma oferta pelo pecado (Lv 12.6; Lc 2.24). Vejamos o que Davi nos fala no Salmo 51.5: “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” Vejamos também Romanos 5.12: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”.

 Definição para pecado: Pecado é a causa da perdição do homem. Uma das palavras que significa “pecado” (gr.hamartia) denota tudo aquilo que não se conforma com a lei divina(do bem, da ordem e da decência) ; não se alinha com ela.
      Outro termo para pecado é iniqüidade, isto é: fora do prumo, fora de nível, do lado de fora, erro, afastar-se do certo, errar o alvo. O termo iniqüidade refere-se principalmente ao pecado do crente, pois este não pode errar o alvo traçado por Deus para o ser humano.
      No Salmo 41.4, o pecado é definido como uma doença espiritual que faz enfermar a alma
      Resumindo, pecado é o ser humano desviar-se de sua finalidade moral, que é exaltar a Deus, e somente a Ele.
      Outros termos usados na Bíblia para pecado são: desobediência, rebeldia, má vontade para com Deus, incredulidade, falta de confiança em Deus e de dependência dEle, ilegalidade, oposição às ordens divinas e afastamento das mesmas.
Conseqüências para o pecado: Qualquer pecado mesmo perdoado, não exime dos seus maus efeitos, das suas conseqüências e do seu castigo aqui.
Como Triunfar sobre o pecado:
1-      Amar a palavra de Deus, a ponto de escondê-la no seu coração (Sl 119.11)
2-      Crer no poder do sangue de Jesus Cristo (1Jo 1.9)
3-      Confiar no poder do Espírito Santo, e deixar que ele conduza nossas vidas (Rm 8.2)
4-      Crer que Cristo venceu todas as coisas e se estivermos nele também venceremos o pecado (Hb 4.15,16)
5-      A nossa fé em Cristo também nos faz triunfar sobre o pecado (Fp 3.9)
6-      Nossa total submissão a Deus (Rm 6.14). E submissão implica em ser obediente a sua vontade e também agradar-lhe por amor.
Evite o pecado! A palavra de Deus nos admoesta: “Filinhos... Não pequeis...” (1Jo 2.1). Lembre-se: “Obedecer é melhor do que sacrificar (1Sm 15.22)

Nos próximos estudos falaremos sobre a graça de Deus sobre o pecado, sobre justificação, expiação e santificação...

                                                           Deus Abençoe
                                                                                              Pr. Fabiano Alvarenga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário