Seguidores

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS - LIÇAO 03 COM SUBSIDIOS



LIÇÕES BÍBLICAS CPAD   -  ADULTOS

4º Trimestre de 2018


Título: As parábolas de Jesus — As verdades e princípios divinos para uma vida abundante

Comentarista: Wagner Tadeu dos Santos Gaby



Lição 3: O crescimento do Reino de Deus

Data: 21 de Outubro de 2018



TEXTO ÁUREO

“[...] Porque eis que o Reino de Deus está entre vós” (Lc 17.21).



VERDADE PRÁTICA

Reino de Deus cresce e continuará crescendo até a consumação dos séculos.



LEITURA DIÁRIA

Segunda — Jo 3.3-6  Só pode ver o Reino de Deus quem experimenta o novo nascimento
Terça — Mc 4.26-29  O Reino de Deus é semelhante a uma plantação
Quarta — Lc 13.18,19 O Reino de Deus comparado a uma semente de mostarda
Quinta — Lc 13.20,21 O Reino de Deus comparado a um fermento
Sexta — 1Co 6.9-11  A lista dos que não herdarão o Reino de Deus
Sábado — Gl 5.19-21


Os que praticam as obras maléficas da carne não herdarão o Reino de Deus



LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Marcos 4.30-32; Mateus 13.31-33; Lucas 13.18,19.

 Marcos 4

30 — E dizia: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos?

31 — É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra;

32 — Mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra.



Mateus 13

31 — Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;

32 — O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.

33 — Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.



Lucas 13

18 — E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei?

19 — É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.



HINOS SUGERIDOS


42, 242 e 259 da Harpa Cristã.



OBJETIVO GERAL


Evidenciar que o propósito de muitas parábolas é revelar o Reino de Deus.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

 I. Interpretar as parábolas acerca do Reino de Deus;
II. Demonstrar a singeleza do início do crescimento do Reino de Deus;
III. Narrar o perfil dos participantes do Reino de Deus.


INTERAGINDO COM O PROFESSOR

Esta lição, a partir de duas pequenas parábolas, trata do tema principal da mensagem de Jesus Cristo, o Reino de Deus (Mc 1.14,15). Na verdade, ambas as parábolas tratam do crescimento e da expansão do Reino de Deus, vistos a partir da singeleza e da aparente simplicidade de uma semente ou de uma pequena porção de fermento, cujos efeitos podem ser subestimados pela aparência de ambas. Não obstante tais elementos não aparentarem grande coisa, ambos provocam um efeito totalmente desproporcional à sua aparência, pois a primeira depois de plantada e germinada, cresce e torna-se uma árvore que abriga muitas aves; o segundo, o fermento, basta uma pequena quantidade aplicada a uma porção de massa milhares de vezes maior, provoca nesta uma transformação incrível, tornando-a maior ainda. Essas duas figuras foram tomadas por Jesus para exemplificar o início despretensioso do Reino de Deus.

COMENTÁRIO


INTRODUÇÃO

 Podemos dizer que, de alguma forma, todas as parábolas de Jesus pressupõem o Reino de Deus. Na verdade, em praticamente cada parábola encontramos algum elemento dele. Algumas, contudo, tratam especificamente do desenvolvimento e do crescimento do Reino de Deus sobre a terra. Os textos abordados nesta lição trazem as parábolas que Jesus contou para ensinar a respeito do crescimento do Reino de Deus. Elas enfatizam a presença do Reino, mostrando que este está presente, ainda que não possamos distinguir exatamente onde ele está de forma concreta. Um dia tudo será consumado e todos os discípulos autênticos de Cristo farão parte do Reino de Deus naquele Grande Dia.


 PONTO CENTRAL

 O Reino de Deus iniciou-se de forma simples, mas vem se expandindo a cada dia.


 I. INTERPRETAÇÃO DAS PARÁBOLAS SOBRE O REINO DE DEUS

 Essas parábolas enquadram-se bem na categoria de similitude. A similitude nada mais é que uma comparação expandida. Ela quer pintar um quadro que se repete e, para isso, usa predominantemente o tempo presente em função de uma analogia. Portanto, a parábola não apresenta um enredo totalmente desenvolvido. Aqui Jesus se volta para o mundo da botânica. O Mestre utiliza-se da figura de um grão de mostarda a fim de ilustrar o Reino de Deus.


1. A semente de mostarda. A semente de mostarda simboliza de forma proverbial aquilo que é pequeno e insignificante. Essa semente é muito pequena; mas, quando plantada, cresce e se torna uma hortaliça muito grande. Essa mostarda é de origem egípcia (sinapis) e a encontramos mencionada nos Evangelhos Sinóticos por cinco vezes (Mt 13.31; 17.20; Mc 4.31; Lc 13.19; 17.6). Nosso Senhor utiliza aqui a “mostarda negra” conhecida como sinapis nigra. Uma semente pequena que produz um grande arbusto.


2. Os contrastes. A parábola do grão de mostarda é uma história dos contrastes entre um começo aparentemente insignificante e uma coroação surpreendente; entre o oculto hoje e o revelado no futuro. O Reino de Deus é como tal semente. O tamanho atual do Reino de Deus possui um aspecto insignificante; mas isso não indica, de modo algum, o que ele, em sua consumação, abrangerá, ou seja, o Universo inteiro (Mc 13.24-27; Ap 5.9-13; 7.9; Dn 2.33,34).


3. As aparências enganam. O Senhor nos ensina aqui a não nos deixarmos levar pelas aparências. Muitas vezes julgamos as coisas pelo aspecto exterior. O ensino de Cristo apresenta o poder misterioso da fé que dá início ao Reino de Deus. Jesus começou seu ministério com alguns discípulos. Ao longo da história a Igreja alcançou milhares de pessoas. Hoje a Igreja de Cristo compõe-se de bilhões de crentes espalhados pelo planeta (Mt 8.11).


SÍNTESE DO TÓPICO (I)
O princípio aparentemente insignificante do Reino de Deus não retrata o que ele será na consumação de todas as coisas.


SUBSÍDIO EXEGÉTICO


“Jesus aqui continuou com o seu esforço para ajudar os discípulos a entender a verdadeira natureza do Reino de Deus (30). (E como eram lentos para aprender! Cf. At 1.6) Ele perguntou: A que assemelharemos o Reino de Deus?, graciosamente incluindo os ouvintes no projeto. De forma incidental, podemos notar a importância do pensamento ilustrado nos assuntos espirituais. Com que parábola o representaremos? As ideias abstratas precisam ser revestidas de histórias e imagens para que possam atingir o coração e a mente.

O tema da parábola é que, embora o Reino possa ter tido o menor começo possível, algum dia crescerá e chegará a um tamanho fenomenal. Um grão de mostarda (31) foi usado proverbialmente para representar alguma coisa muito pequena (veja Mt 17.20). Apesar do seu tamanho, a semente de mostarda produz uma planta ou arbusto maior do que qualquer outra hortaliça do jardim, com cerca de três metros de altura, ou mais. Os galhos da planta têm tamanho suficiente para permitir que as aves do céu façam os seus ninhos e possam se abrigar debaixo da sua sombra. (Os pássaros gostam da semente de mostarda)” (SANNER, A. Elwood. Comentário Bíblico Beacon. Volume 6. lª Edição. RJ: CPAD, 2006, p.250).



II. A EXPANSÃO DO REINO DE DEUS
1. O campo de semeadura. Nos textos sinóticos que lemos — Mateus, Marcos e Lucas — existe um pequeno detalhe que chama a atenção. Mateus descreve o homem semeando na terra, Marcos, no campo, enquanto Lucas fala de horta. Esses detalhes, por se tratar de uma parábola, não devem nos prender. Muitas pessoas têm se perdido aos detalhes na interpretação de parábolas. O “campo”, sem dúvida alguma, trata-se do mundo e o mesmo exemplifica as parábolas similares. O Evangelho vem sendo pregado ao redor do mundo desde o dia de Pentecostes, pois esta é uma ordem do Senhor (At 1.8).


2. Um lugar debaixo da sombra. O arbusto de mostarda aqui retratado tem cerca de três metros de altura, ou pouco mais. Seus galhos possuem tamanho suficiente para permitir que pássaros construam seus ninhos e consigam abrigar-se debaixo da sua sombra. Essa imagem de uma grande árvore, onde pássaros habitam seus galhos e animais descansam à sua sombra, é uma reminiscência do ensino veterotestamentário a respeito do destino dos grandes impérios, bem como sobre a ascensão do Reino de Deus (Ez 17.22-24; Dn 4.10-14).


3. Não despreze os pequenos começos. A certeza que Cristo dá ao ensinar essa parábola certamente provocou uma forte conscientização e um enorme encorajamento para a igreja nascente, na época dos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas. Uma igreja que estava enfrentando diversas lutas neste mundo. A parábola escatológica lembra o que disse o soberano Senhor a respeito do cedro no qual os pássaros encontrarão abrigo “à sombra dos seus ramos” (Ez 17.23 cf. 31.6). Também nos desperta para a pergunta levantada pelo profeta Zacarias: “[...] quem despreza o dia das coisas pequenas?” (Zc 4.10).


SÍNTESE DO TÓPICO (II)
À medida que o Evangelho é pregado e mais pessoas o aceitam, o Reino de Deus avança e cresce mais e mais.


SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
 “Jesus diz que a semente de mostarda ‘é realmente a menor de todas as sementes’. Trata-se de hipérbole, designada a enfatizar a natureza minúscula da semente. Entre os rabinos esta semente era usada proverbialmente por sua pequenez (M. Nidá 5.2). O que Jesus quer dizer é que se torna um arbusto de tamanho significativo e até proporciona abrigo para pássaros. Assim também o Reino dos Céus tem começo modesto não observado por muitos, mas eventualmente tem grande efeito. O avanço da igreja primitiva desde seu começo desanimador à transformação do império Romano fornece comentário apropriado para o significado da passagem. A referência à árvore indica um império em expansão (e.g., Ez 17.23; 31.1-9; Dn 4.10-12); os pássaros representam as nações do império (Dn 4.20-22 [...]).

A Parábola do Fermento reforça o começo da semente de mostarda. O fermento tem imagem negativa ou má na Bíblia, como em Mateus 16.6,11: ‘Adverti e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus’. Também é usado negativamente no Antigo Testamento (e.g., Êx 12.15; Lv 2.11), embora também tenha imagem positiva (e.g., Lv 7.13; 23.15-18). Aqui Jesus usa o fermento para mostrar como um item pequeno não observado pode penetrar o todo. Muitos não reconhecem que o Reino esteja em ação, porque está escondido e é considerado insignificante por muitos. Mas não devemos menosprezar o dia das coisas pequenas. O fruto segue a fidelidade (Gl 6.9). O trabalho do discípulo mais humilde pode ter efeitos de longo alcance” (SHELTON, James in ARRINGTON, French L.; STRONDAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2003, p.90).


III. QUEM PARTICIPA DO REINO DE DEUS?


Todos os autênticos discípulos de Cristo participam do Reino de Deus. Não basta apenas ser frequentador de Igreja. É preciso ser discípulo de Cristo (Mc 8.34-38). Ao questionarmos quem participa do Reino de Deus nos surge a ideia do discipulado. O tema do discipulado tem sido esquecido em muitos arraiais evangélicos na atualidade. Contudo, se prestarmos atenção à chamada Grande Comissão, temos o mandamento de “fazer discípulos” (Mt 28.19,20). O crescimento do Reino de Deus é, de fato, surpreendente. Mas Deus escolheu que isso aconteça através da prática do discipulado. Afinal, somente os discípulos de Cristo, na consumação dos séculos, entrarão no Reino de Deus.


1. Quem tomou uma decisão. Para que possamos participar do Reino de Deus é preciso atender ao convite de Cristo (Mc 8.34). Ser discípulo de Cristo significa muito mais que atender a um convite de “vir à frente”. O texto de Marcos diz que o convite é dirigido a quem “quiser”. Isso significa que a soberania divina não violenta a liberdade humana. Depois de receber o chamado do Espírito, é preciso que haja uma decisão pessoal e essa decisão envolve renúncia.


2. Quem tem uma relação pessoal com Jesus. Um discípulo de Cristo não é um “admirador”, mas um seguidor. Jesus nos chama a segui-lo. Um verdadeiro discípulo segue as pegadas de Cristo (1Pe 2.21). Aquele que participa do Reino de Deus é uma pessoa obediente (Jo 15.14). Nós devemos obedecer ao seu comando por Ele ser Senhor e também por gratidão à grandiosa salvação que Ele nos deu.


3. Quem tem uma caminhada dinâmica com Cristo. O discípulo de Cristo tem uma caminhada dinâmica com Ele. Trata-se de um desafio diário. Todas as nossas escolhas, propósitos, nossos sonhos e realizações devem ser pautados na vontade do Senhor. O discípulo de Cristo é alguém que vive em um mundo cujos valores estão invertidos (Mc 8.35), por isso, entende que no âmbito do Reino de Deus “ganhar” é perder, e “perder” é ganhar. Somos chamados para assegurar os interesses do Reino e, para isso, muitas vezes, temos de deixar de lado os interesses egoístas e a aparente segurança terrena.



SÍNTESE DO TÓPICO (III)
Somente os discípulos de Cristo farão parte do Reino de Deus.



SUBSÍDIO DIDÁTICO—ECLESIOLÓGICO
 Em seu Manual do Discipulador Cristão (CPAD), o pastor Cyro Mello elenca quatro requisitos para que alguém seja considerado um discípulo de Cristo: Decisão Voluntária; Determinação; Consciência e Disposição para o Trabalho. Cada um desses requisitos possui desdobramentos e são fundamentados em textos bíblicos. Procure este conteúdo nas páginas 23 a 51 do referido livro e enriqueça a abordagem deste terceiro tópico.


CONCLUSÃO
É interessante notar que nem todas as parábolas possuem uma aplicação direta e marcante. Em muitas delas, o crente precisa contentar-se em deixar que a parábola cumpra seu objetivo sem que haja uma hermenêutica forçada. A parábola do grão de mostarda nos apresenta a realidade de que o Reino de Deus teve um início insignificante e, desde então, cresce assustadoramente. Ao final dos tempos, ele atingirá todo o Universo. Que todos nós possamos fazer parte desse glorioso Reino, que não terá fim.

PARA REFLETIR


A respeito de “O Crescimento do Reino de Deus”, responda:

As parábolas do Reino encaixam-se em qual categoria?

Essas parábolas enquadram-se bem na categoria de similitude.

Por que a parábola do grão de mostarda é considerada uma história dos contrastes?

Por ser uma história dos contrastes entre um começo aparentemente insignificante e uma coroação surpreendente; entre o oculto hoje e o revelado no futuro.

Qual o detalhe que chama a atenção nessa parábola contada por todos os Sinóticos?

O fato de que Mateus descreve o homem semeando na terra, Marcos, no campo, enquanto Lucas fala de horta.

O que é um discípulo de Cristo?

Um discípulo de Cristo não é um “admirador”, mas um seguidor.

Por viver em um mundo de valores invertidos, o que o discípulo de Cristo entende no âmbito do Reino de Deus?

O discípulo de Cristo é alguém que vive em um mundo cujos valores estão invertidos (Mc 8.35), por isso, entende que no âmbito do Reino de Deus “ganhar” é perder, e “perder” é ganhar.



SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO


O crescimento do Reino de Deus



O que é o Reino de Deus? Você pode iniciar a aula desta semana com essa pergunta. A fim de ajudá-lo a respondê-la, leve em conta a estrutura da presente lição, pois se encontra assim organizada: (1) Interpretação das parábolas sobre o Reino de Deus; (2) A expansão do Reino de Deus; (3) Quem participa do Reino de Deus? Logo, a estrutura da lição mostra-nos claramente que o Reino de Deus é eixo do estudo, e (2) sua expansão e (3) quem participa dele são os corolários naturais do assunto. Então, uma boa obra de Teologia Bíblica do Novo Testamento pode ajudá-lo no estudo do conceito do Reino de Deus.



Explicando um pouco sobre o recurso linguístico usado por Jesus — o Símile

A arte de comparar coisas que tenham similitude, ou semelhança entre si, que seja análogo entre si, denominamos símile. É uma figura de linguagem importantíssima para extrair um sentido no exercício de comparação entre dois termos ou expressões. Ou seja, o símile é uma figura de linguagem que estabelece a comparação das coisas que tenham semelhança entre si.

Na Parábola do Grão de Mostarda, o símile pode ser representado nesta comparação:

 Reino de Deus → Grão de Mostarda


A comparação ou o contraste na parábola está assim explicitado: assim como o grão de mostarda, quando semeado na terra, é a menor de todas as sementes, e uma vez semeado, cresce, desenvolve-se, dá muitas hortaliças e muitos se abrigam nelas; também assim ocorre com o Reino de Deus. Este se iniciou pequenino, humanamente insignificante, mas ao longo dos tempos alcançou mentes e corações nos quatro cantos do mundo.

 Aplicação da Parábola

O Reino de Deus cresceu e, por intermédio de seu crescimento, ele deve servir de sombra e descanso às almas cansadas. O crescimento do Reino de Deus não tem outro objetivo que levar descanso às almas cansadas e áridas no caminho da vida. Por isso, apóstolo Paulo afirma: “porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17).

Não se pode, porém, desprezar a simplicidade do Reino de Deus. Se há algo marcante no Evangelho é a valorização da simplicidade. Isso é tão valorizado que o apóstolo chegou a declarar enfaticamente: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (1Co 11.3).


SUBSIDIOS COMPLEMENTARES.
EXTRAIDO DO BLOG DO LUCIANO DE PAULA LOURENÇO.


AULA 03 – O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS - ESBOÇO

TEXTO BASE: MARCOS 4:30-32; MT.13:31-33; LUCAS 13:18,19; MARCOS 4:30-32.

"[...] PORQUE EIS QUE O REINO DE DEUS ESTÁ ENTRE VÓS" (LC.17:21).
INTRODUÇÃO
DANDO CONTINUIDADE AO ESTUDO DAS PARÁBOLAS DE JESUS, TRATAREMOS NESTA AULA DA PARÁBOLA DA SEMENTE DE MOSTARDA E DA PARÁBOLA DO FERMENTO.
ESTAS PARÁBOLAS NÃO FORAM INTERPRETADAS POR JESUS, AO CONTRÁRIO DA PARÁBOLA DO SEMEADOR, NÃO SE TENDO, PORTANTO, A TRANQUILIDADE NESTE ASPECTO.

O OBJETIVO DE JESUS, NESTAS DUAS PARÁBOLAS, É FAZER UMA ILUSTRAÇÃO DO CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS.
NA PARÁBOLA DO SEMEADOR, JESUS FALOU A RESPEITO DA BOA TERRA, QUE ERA O QUE FOI SEMEADO PELA PALAVRA DE DEUS, OUVIU E COMPREENDEU A PALAVRA, DEU FRUTO E PRODUZIU (MT.13:23).
NESTAS DUAS PARÁBOLAS, JESUS DÁ UMA IDEIA DO QUE É O REINO DE DEUS, O SEU CRESCIMENTO E EXPANSÃO.

I. INTERPRETAÇÃO DAS PARÁBOLAS SOBRE O REINO DE DEUS
1. A PARÁBOLA DA SEMENTE DE MOSTARDA (LC.13:18,19).
“E DIZIA: A QUE É SEMELHANTE O REINO DE DEUS, E A QUE O COMPARAREI? É SEMELHANTE AO GRÃO DE MOSTARDA QUE UM HOMEM, TOMANDO-O, LANÇOU NA SUA HORTA; E CRESCEU E FEZ-SE GRANDE ÁRVORE, E EM SEUS RAMOS SE ANINHARAM AS AVES DO CÉU”.
EXISTE UM CONSENSO SOBRE A VERDADE CENTRAL DESTA PARÁBOLA: ELA DIZ RESPEITO AO CRESCIMENTO DA IGREJA QUE FOI FUNDADA NO CALVÁRIO, INAUGURADA NO PENTECOSTES, E QUE, HOJE, ESTÁ EM TODA A TERRA, MAS QUE, EM BREVE ESTARÁ NO CÉU.
NÃO RESTA DÚVIDA DE QUE A ILUSTRAÇÃO FEITA POR JESUS PEGOU A TODOS DE SURPRESA.
AO FALAR NO REINO DOS CÉUS (OU REINO DE DEUS, NOS EVANGELHOS SEGUNDO ESCREVERAM MARCOS E LUCAS), SERIA NATURAL QUE OS OUVINTES DO MESTRE JESUS SE VOLTASSEM AOS TEMPOS GLORIOSOS DO REINADO DE SALOMÃO, OU, QUEM SABE, AO PERÍODO DE GRANDES VITÓRIAS MILITARES DE DAVI.
ALGUÉM PODERIA ESPERAR QUE JESUS FOSSE COMPARAR O REINO DE DEUS À GLÓRIA DE ROMA, A SENHORA DO MUNDO DE ENTÃO, OU AOS ESPLENDORES PASSADOS DOS IMPÉRIOS BABILÔNIO, PERSA OU GREGO.
TALVEZ SE ESPERASSE QUE A MELHOR IMAGEM DO REINO DE DEUS FOSSE O LEÃO, ANIMAL MAJESTOSO QUE, ATÉ HOJE, É DENOMINADO DE “O REI DOS ANIMAIS”. ALIÁS, NÃO ERA O LEÃO O SÍMBOLO DA TRIBO DE JUDÁ, A TRIBO REAL, A DESCENDÊNCIA DE DAVI, DE ONDE PROVIRIA O MESSIAS (GN.49:9)?
E SE FOSSE ESCOLHIDA UMA IMAGEM NO REINO VEGETAL, NÃO SERIA O REINO DE DEUS APROPRIADAMENTE REPRESENTADO PELA OLIVEIRA, OU PELA FIGUEIRA, OU PELA VIDEIRA, ÁRVORES EXCELENTES, QUE TANTO BEM TRAZIAM AO SER HUMANO E CUJOS FRUTOS ERAM ASSAZ BENÉFICOS E DESEJÁVEIS?
NO ENTANTO, JESUS PREFERIU APRESENTAR COMO FIGURA DO REINO DE DEUS A SEMENTE DE MOSTARDA.
JESUS QUERIA QUE OS DISCÍPULOS ENTENDESSEM QUE MESMO UMA SEMENTE TÃO PEQUENA É CAPAZ DE PRODUZIR UM GRANDE RESULTADO.

A) A LIÇÃO DOS CONTRASTES.
JESUS COMPAROU O REINO DE DEUS À SEMENTE DE MOSTARDA, ALGO COMUM, ALGO INSIGNIFICANTE, POIS A SEMENTE DE MOSTARDA É UMA DAS MENORES SEMENTES DE HORTALIÇAS.
É O MAIS ELOQUENTE EXEMPLO DE CRESCIMENTO QUE EXISTE, POIS, SENDO A SUA SEMENTE UMA DAS MENORES QUE EXISTE, É A MAIOR DAS HORTALIÇAS, ALCANÇANDO, NO SEU ANO DE VIDA, UM CRESCIMENTO VERTIGINOSO.
EMBORA SEJA INSIGNIFICANTE EM SEU INÍCIO, NÃO TENHA QUALQUER PARECER OU FORMOSURA, UMA VEZ PLANTADA, TEM UM CRESCIMENTO RÁPIDO E ESPANTOSO, CRESCIMENTO ESTE QUE, TAMBÉM, AO CONTRÁRIO DAS ÁRVORES PERENES, QUE PERDURAM POR ANOS (ALGUMAS ATÉ POR SÉCULOS, COMO É O CASO DAS SEQUOIAS E DOS CARVALHOS), RAPIDAMENTE O SEU FRUTO É COLHIDO ASSIM QUE ESTIVER PRONTO PARA SER CONSUMIDO.
ASSIM, TAMBÉM, É O REINO DE DEUS, QUE NÃO TEM NENHUM PARECER OU FORMOSURA, A EXEMPLO DO SEU INTRODUTOR, JESUS (IS.53:2), RAPIDAMENTE SERÁ RECOLHIDO, LOGO QUE O SEU FRUTO ESTIVER PRONTO.
A OBRA DE DEUS NÃO VIVE DE APARÊNCIA. OS TESTEMUNHOS, ATRAVÉS DOS SÉCULOS DA HISTÓRIA DA IGREJA, SEMPRE FORAM OS MESMOS: O TRABALHAR DE DEUS COMEÇOU DE MODO INSIGNIFICANTE, TOTALMENTE DESPERCEBIDO DOS HOMENS, MAS TEVE SEMPRE UM CRESCIMENTO VERTIGINOSO, RÁPIDO E INIMAGINÁVEL.
QUEM PODERIA ACHAR QUE UMA PEQUENA REUNIÃO, COMO A QUE FOI REALIZADA NA FAMOSA RUA AZUZA, NOS ESTADOS UNIDOS, IRIA REDUNDAR NO MAIOR MOVIMENTO PENTECOSTAL DA HISTÓRIA DA IGREJA E QUE ESTÁ EM TODO O MUNDO?
QUEM PODERIA ENXERGAR EM DOIS SIMPLES ESTRANGEIROS, DESEMBARCADOS EM BELÉM DO PARÁ, SEM NENHUMA APARÊNCIA QUE CHAMASSE ATENÇÃO, PODERIAM INICIAR UM MOVIMENTO TÃO MARAVILHOSO COMO É O MOVIMENTO PENTECOSTAL DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS, QUE REDUNDARIA NA MAIOR IGREJA PENTECOSTAL NO BRASIL, E QUE EXISTE HÁ MAIS DE 105 ANOS?
ESTE É O TRABALHAR DO REINO DE DEUS, E JESUS NOS ENSINA QUE ASSIM HÁ DE SER ATÉ O DIA EM QUE SE DER O FINAL DA DISPENSAÇÃO DA GRAÇA.

B) O CAMPO DE SEMEADURA.
“O REINO DOS CÉUS É SEMELHANTE A UM GRÃO DE MOSTARDA QUE UM HOMEM, PEGANDO DELE, SEMEOU NO SEU CAMPO”(MT.13:31).
AQUI, O CAMPO É O MUNDO, NÃO O MUNDO NO SENTIDO ESPIRITUAL, AQUELE QUE “ESTÁ NO MALIGNO”, E SIM NO SENTIDO FÍSICO, AQUELE QUE TEM COMO SUA BASE TERRITORIAL A TERRA.
ESTA IGREJA, QUE SE INICIOU COMO UMA SEMENTE DE MOSTARDA, UM DIA ELA SERÁ UMA “IGREJA GLORIOSA, SEM MÁCULA, NEM RUGA, NEM COISA SEMELHANTE, MAS SANTA E IRREPREENSÍVEL”(EF.5:27).
SE LÁ NO PRINCÍPIO, ELA FOI FUNDADA SEM QUALQUER “APARÊNCIA EXTERIOR”, COMO UMA SEMENTE DE MOSTARDA, AQUI ELA É DESCRITA POR PAULO COMO SENDO UMA IGREJA GLORIOSA.
SE LÁ NO PRINCÍPIO, ESTAVAM REUNIDOS NO CENÁCULO APENAS “QUASE CENTO E VINTE PESSOAS”(ATOS 1:15), NO FUTURO, LÁ NO CÉU, O APÓSTOLO JOÃO QUE HAVIA DADO O NÚMERO DOS ANJOS COMO SENDO DE “MILHÕES DE MILHÕES E MILHARES DE MILHARES”(AP.5:11), NÃO ARRISCOU UM NÚMERO PARA CALCULAR A MULTIDÃO QUE COMPUNHA A IGREJA, LIMITANDO-SE A DIZER:
“DEPOIS DESTAS COISAS, OLHEI, E EIS AQUI UMA MULTIDÃO, A QUAL NINGUÉM PODIA CONTAR, DE TODAS AS NAÇÕES, TRIBOS, E POVOS, E LÍNGUAS, ESTAVAM DIANTE DO TRONO E PERANTE O CORDEIRO, TRAJANDO VESTES BRANCAS E COM PALMAS NAS SUAS MÃOS”(AP.7:9).
E PENSAR QUE TUDO COMEÇOU À SEMELHANÇA DE “UMA SEMENTE DE MOSTARDA”.

C) A FORMA DE CRESCIMENTO.
“... CRESCENDO, É A MAIOR DAS PLANTAS”.
COMO A VERDADE CENTRAL DESTA PARÁBOLA ERA A DE ENSINAR SOBRE O RÁPIDO CRESCIMENTO DA IGREJA, EMBORA COMEÇANDO SEM QUALQUER APARÊNCIA EXTERIOR, É CLARO QUE O SENHOR JESUS NÃO IRIA USAR A FIGURA DE UMA ÁRVORE, COMO A FIGUEIRA, OU A OLIVEIRA, OU QUALQUER OUTRA QUE DEMORASSE MUITOS ANOS PARA SE DESENVOLVER, E DAR FRUTOS.
JESUS USOU A FIGURA DA SEMENTE DE MOSTARDA PORQUE ELA É UMA DAS HORTALIÇAS, E AS HORTALIÇAS CRESCEM DE UMA MANEIRA MUITO MAIS RÁPIDA QUE AS ÁRVORES DE OUTRAS ESPÉCIES.
COM EFEITO, A IGREJA QUE COMEÇOU COM “O SEMEADOR” QUE “SAIU A SEMEAR”, QUE FOI INAUGURADA NO PENTECOSTES, QUANDO ALI NO CENÁCULO ESTAVAM REUNIDOS “QUASE CENTO E VINTE PESSOAS”(ATOS 1:15), COMEÇOU A CRESCER TAL COMO CRESCE UMA HORTALIÇA, CONFORME PODEMOS CONSTATAR PELO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS.
- LOGO NO DIA DA INAUGURAÇÃO, APÓS A PREGAÇÃO DE PEDRO, “O PÉ DE MOSTARDA” TEVE UM CONSIDERÁVEL CRESCIMENTO: “...AGREGARAM-SE QUASE TRÊS MIL ALMAS”(ATOS 2:41). A PARTIR DAÍ O “PÉ DE MOSTARDA” NÃO PAROU MAIS DE CRESCER.
- EM ATOS 4:4 LEMOS QUE “MUITOS DOS QUE OUVIRAM A PALAVRA CRERAM, E CHEGOU O NÚMERO DESSES HOMENS A “QUASE CINCO MIL”.
- O NÚMERO AGORA JÁ NÃO DAVA PARA CONTAR, FALAVA-SE EM MULTIDÃO – “E A MULTIDÃO DOS QUE CRIAM NO SENHOR, TANTO HOMENS COMO MULHERES, CRESCIA CADA VEZ MAIS”(ATOS 5:14).
- DEPOIS PASSOU A FALAR-SE EM MULTIPLICAÇÃO: “E CRESCIA A PALAVRA DE DEUS, E EM JERUSALÉM SE MULTIPLICAVA MUITO O NÚMERO DOS DISCÍPULOS E GRANDE PARTE DOS SACERDOTES OBEDECIA A FÉ “(ATOS 6:7).
- EM SEU CRESCIMENTO, “O PÉ DE MOSTARDA” COMEÇOU A ESTENDER “SEUS RAMOS” PARA FORA DE JERUSALÉM – FORMARAM-SE AS IGREJAS LOCAIS; COMO PROJEÇÃO DOS “RAMOS”, “...AS IGREJAS EM TODA A JUDÉIA, E GALILEIA, E SAMARIA ERAM EDIFICADAS, E SE MULTIPLICAVAM”(ATOS 9:31).
A IGREJA CRESCEU TAL COMO CRESCE UMA HORTALIÇA, NO CASO, A MOSTARDA.
POUCO MAIS DE TRINTA ANOS DEPOIS DE SUA FUNDAÇÃO, A IGREJA JÁ HAVIA ALCANÇADO TODO O IMPÉRIO ROMANO, O QUE SIGNIFICA DIZER QUE A IGREJA HAVIA CHEGADO “...AOS CONFINS DA TERRA”(ATOS 1:8), CONFORME DECLARAÇÃO DE PAULO, QUANDO FALOU DO “EVANGELHO QUE JÁ CHEGOU A VÓS, COMO TAMBÉM ESTÁ EM TODO O MUNDO”(CL.1:5,6).
CONTINUANDO A CRESCER... CHEGOU ATÉ NÓS!

D) AS AMEAÇAS AO CRESCIMENTO: OS NINHOS DAS AVES.
 “DE SORTE QUE VÊM AS AVES DO CÉU E SE ANINHAM NOS SEUS RAMOS” (MT.13:32).
O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS SEMPRE TEM GERADO O SURGIMENTO DE “NINHOS DE AVES DOS CÉUS” NO MEIO DO POVO DE DEUS, COM GRANDES MALEFÍCIOS PARA A OBRA DE DEUS.
OBSERVANDO AS IGREJAS LOCAIS NO BRASIL, NÃO PODEMOS DEIXAR DE VER A REPETIÇÃO DO QUE ACONTECEU NOS DIAS DE CONSTANTINO.
HOJE, O POVO DE DEUS NO BRASIL JÁ NÃO É MAIS TÃO PERSEGUIDO COMO ANTIGAMENTE. A ARMA DO INIMIGO NÃO TEM SIDO MAIS O USO DE FOGUEIRAS DE BÍBLIAS OU AS PEDRAS QUE, DÉCADAS ATRÁS, ERAM ATIRADAS NOS PEQUENOS SALÕEZINHOS OU NOS HUMILDES TEMPLOS DOS NOSSOS IRMÃOS.
HOJE, O ADVERSÁRIO NÃO MAIS PRECISA FAZER USO DESTES EXPEDIENTES, PORQUE JÁ TEM GRANDES “NINHOS” NA MOSTARDA ADULTA, “NINHOS” COMO OS INTERESSES POLÍTICO-PARTIDÁRIOS DE ALGUNS, O MERCANTILISMO DE OUTROS, A VIDA FÁCIL E LUXUOSA DE MUITOS.
PARA MUITOS, AS IGREJAS LOCAIS PASSARAM A SER MEIO DE VIDA, FONTE DE SOBREVIVÊNCIA, CAUSA DE LUCRO, CURRAIS ELEITORAIS, ASSIM COMO FORA PREDITO NAS SANTAS ESCRITURAS (2PD.2:1-3).
E TAMBÉM HOUVE ENTRE O POVO FALSOS PROFETAS, COMO ENTRE VÓS HAVERÁ TAMBÉM FALSOS DOUTORES, QUE INTRODUZIRÃO ENCOBERTAMENTE HERESIAS DE PERDIÇÃO E NEGARÃO O SENHOR QUE OS RESGATOU, TRAZENDO SOBRE SI MESMOS REPENTINA PERDIÇÃO.
E MUITOS SEGUIRÃO AS SUAS DISSOLUÇÕES, PELOS QUAIS SERÁ BLASFEMADO O CAMINHO DA VERDADE;
E, POR AVAREZA, FARÃO DE VÓS NEGÓCIO COM PALAVRAS FINGIDAS; SOBRE OS QUAIS JÁ DE LARGO TEMPO NÃO SERÁ TARDIA A SENTENÇA, E A SUA PERDIÇÃO NÃO DORMITA.
O RESULTADO DESTE ESTADO DE COISAS É O PREJUÍZO PARA A OBRA DE DEUS, A PERDA DE ESPLENDOR DA “MOSTARDA” ADULTA, QUE, COM TANTAS AVES, JÁ NÃO PODERÁ MAIS SE MOSTRAR CLARAMENTE PARA AQUELES QUE TÊM DE ILUMINAR E DE SALGAR.

E) AS AVES DO CÉU.
 “...DE SORTE QUE VÊM AS AVES DO CÉU E SE ANINHAM NOS SEUS RAMOS”(MT.13:32).
JESUS INFORMA QUE, POR CAUSA DA APARÊNCIA DO REINO DE DEUS, QUE É A MOSTARDA ADULTA, O ARBUSTO MAIOR, A MAIOR DAS HORTALIÇAS, A ELA VEM AS “AVES DOS CÉUS”, BUSCANDO ALI ABRIGAR-SE OU ANINHAR-SE (MT.13:32; MC.4:32; LC.13:19).
GRANDE DISCUSSÃO TEM SURGIDO COM RELAÇÃO À IDENTIFICAÇÃO DESTAS “AVES DO CÉU” QUE “SE ANINHAM” NOS “RAMOS” DO “PÉ DE MOSTARDA”.
·        ALGUNS ENTENDEM QUE ESSAS “AVES” REPRESENTAM “SATANÁS E SEUS DEMÔNIOS”, O QUE NOS CAUSA ESTRANHEZA.
OBSERVE QUE AS AVES NÃO FAZEM SEUS NINHOS ENTRE OS RAMOS, MAS, NOS RAMOS. ASSIM, TEMOS DIFICULDADE PARA ACEITAR SATANÁS E SEUS DEMÔNIOS “ANINHADOS” NA IGREJA, QUE É A NOIVA DO CORDEIRO. PORTANTO, NÃO HÁ RESPALDO PARA ACEITAR ESTA INTERPRETAÇÃO.
·        OUTROS AFIRMAM QUE ESSAS “AVES DO CÉU” REPRESENTAM OS PECADORES, OS INCRÉDULOS NA PESSOA DE POLÍTICOS E OUTROS OPORTUNISTAS QUE PROCURAM SE INFILTRAR NA IGREJA, COM APARÊNCIA DE CRENTE, PARA DELA TIRAR ALGUM TIPO DE VANTAGENS PESSOAIS E MATERIAIS.
PORÉM, A MAIORIA DOS ESTUDIOSOS DISCORDA, TAMBÉM, QUE ESSAS “AVES DO CÉU” SEJAM ESSES “OPORTUNISTAS”, EMBORA ACREDITEMOS QUE ELES, DE FATO, ESTEJAM INFILTRADOS NO MEIO DO POVO DE DEUS, MAS, NA CONDIÇÃO DE “JOIO”, CONFORME O SENHOR JESUS SE REFERIU NA PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO.
·        OUTROS IDENTIFICAM “AS AVES DO CÉU” COMO SENDO OS GENTIOS, QUE DESDE O CENTURIÃO CORNÉLIO, SUA FAMÍLIA E SEUS AMIGOS, CONTINUAM ENCONTRANDO NOS “RAMOS DO PÉ DE MOSTARDA”, UM LUGAR SEGURO ONDE PODEM DESCANSAR, APÓS ACEITAREM O CONVITE DE JESUS (MT.11:28).
OS QUE ASSIM PENSAM, ENTENDEM QUE, EM OUTRAS PASSAGENS BÍBLICAS EM QUE ÁRVORES FORAM CONSIDERADAS COMO REINOS, AS AVES SEMPRE FORAM IDENTIFICADAS COM OS POVOS DA TERRA.
- NO SONHO DE NABUCODONOSOR, O REI FOI COMPARADO A UMA ÁRVORE, E AS AVES DOS CÉUS E OS ANIMAIS DO CAMPO QUE ESTAVAM SOB ESTA ÁRVORE FORAM INTERPRETADOS POR DANIEL COMO SENDO OS POVOS QUE ESTAVAM SOB O DOMÍNIO BABILÔNICO (DN.4:22).
- EM EZEQUIEL 31, A ASSÍRIA É COMPARADA A UM CEDRO E AS AVES DO CAMPO QUE SE ANINHAVAM NELE AOS POVOS QUE ESTAVAM SOB SEU DOMÍNIO (EZ.31:6,12).
POR ISSO, ENTENDEM ESTES QUE, COM RELAÇÃO “ÀS AVES DO CÉU” DA PARÁBOLA, MUI PROVAVELMENTE, ISSO SIGNIFICA, DO PONTO DE VISTA SIMBÓLICO, QUE OS GENTIOS SERÃO RECOLHIDOS DENTRO DO REINO.
ESTA É UMA INTERPRETAÇÃO PARTICULARMENTE VALIOSA AOS SEGMENTOS QUE CREEM QUE O MUNDO TODO SE CONVERTERÁ E SÓ ENTÃO VIRÁ O FIM, COMO É O CASO DOS AMILENISTAS E DOS PÓS-MILENISTAS NA ESCATOLOGIA.
PORÉM, ISTO VAI DE ENCONTRO AOS ENSINOS DAS ESCRITURAS SAGRADAS. UM ESTUDO SUPERFICIAL DAS ESCRITURAS REFUTA ESSE FALSO ENTENDIMENTO.
·        PARA NÓS, ENTENDEMOS QUE AS “AVES DO CÉU”, QUE SÃO ABUTRES OU AVES DE RAPINA, SIMBOLIZAM O MAL E RETRATAM O FATO DE QUE A GRANDE BABILÔNIA, REPRESENTANDO A IGREJA APÓSTATA, TORNAR-SE-IA UM LUGAR DE DESCANSO DE TODAS AS FORMAS DE CORRUPÇÃO.
NÃO FOI ISSO QUE ACONTECEU A PARTIR DE CONSTANTINO, E QUE AINDA PERMEIA O CRISTIANISMO APÓSTATA?
EM AP.18:2, O APÓSTOLO JOÃO NARRA QUE A “GRANDE BABILÔNIA”, REPRESENTANDO A IGREJA APÓSTATA, TORNA-SE MORADA DE DEMÔNIOS E ESCONDERIJO “DE TODA AVE IMUNDA E ABORRECÍVEL”.
TODAVIA, CHEGARÁ O DIA DA CEIFA, E TODOS AQUELES QUE NÃO TIVEREM DADO FRUTO, PORQUE SE DESLIGARAM DA PLANTA E SE RECOLHERAM AO CONFORTO E MORDOMIA DOS NINHOS, NÃO SERÃO COLHIDOS, NÃO SERÃO ALOJADOS NO CELEIRO, MAS, JUNTAMENTE COM AS “AVES”, A QUEM ESTÁ DESTINADO O LAGO DE FOGO E ENXOFRE (MT.25:41), SOFRERÃO ETERNAMENTE (MT.13:42).
ENQUANTO A “CEIFA” NÃO É REALIZADA, O REINO DE DEUS ACEITARÁ, NOS SEUS “RAMOS”, ISTO É, NA SUA COMUNIDADE, AS “AVES DO CÉU”, ISTO É, OS AGENTES DO MAL QUE REMOVEM AS SEMENTES DA VERDADE (VER MT.13:4,19).

2. A PARÁBOLA DO FERMENTO (LC.13:20,21).
“DISSE MAIS: A QUE COMPARAREI O REINO DE DEUS? É SEMELHANTE AO FERMENTO QUE UMA MULHER TOMOU E ESCONDEU EM TRÊS MEDIDAS DE FARINHA, ATÉ FICAR TUDO LEVEDADO”.
SE A PARÁBOLA DA SEMENTE DA MOSTARDA FALA SOBRE A EXPANSÃO DO REINO, A PARÁBOLA DO FERMENTO FALA SOBRE SUA INFLUÊNCIA INCISIVA E INTERNA NO REINO DE DEUS.
OBSERVE QUE A “MULHER” TRAZ CONSIGO O FERMENTO, MAS NÃO A FARINHA. SUA MERCADORIA É O FERMENTO, SIMBOLO DO PECADO.
JESUS DIZ QUE A “MULHER” TOMA O “FERMENTO” E O INTRODUZ EM “TRÊS MEDIDAS DE FARINHA”.
TRÊS MEDIDA DE FARINHA INDICA COMPLETUDE, DÁ A IDEIA DE TOTALIDADE E DESNECESSIDADE DE ACRÉSCIMO DE FERMENTO PARA QUE HOUVESSE CRESCIMENTO QUANTITATIVO.
OBSERVAÇÃO: NO RITUAL DA PÁSCOA JUDAICA, OS PÃES ASMOS SÃO DIVIDIDOS EM TRÊS FILEIRAS, QUE REPRESENTAM TODO O POVO DE ISRAEL: UM, REPRESENTANDO AS TRIBOS DE ISRAEL; OUTRO, OS LEVITAS, QUE NÃO TIVERAM HERANÇA NO MEIO DO POVO; E UMA TERCEIRA FILEIRA, REPRESENTANDO A FAMÍLIA DE ARÃO, OU SEJA, OS SACERDOTES.
PORTANTO, AS “TRÊS MEDIDAS DE FARINHA” REPRESENTAM A TOTALIDADE DO POVO DE DEUS, DE MODO QUE NÃO HAVERIA O QUE ACRESCENTAR.
COMO JÁ ESTAVA TODA A FARINHA QUANDO CHEGOU A MULHER, VEMOS, PORTANTO, QUE O FERMENTO REPRESENTA QUALQUER CRESCIMENTO NÃO QUALITATIVO.
NAS ESCRITURAS SAGRADAS, O FERMENTO É CONSIDERADO TIPO DA PRESENÇA DO MAL OU DA IMPUREZA. ELE FERMENTA, DESINTEGRA OU CORROMPE.
O FERMENTO REPRESENTAVA O FALSO ENSINO E AS DOUTRINAS MALIGNAS DOS FARISEUS, DO SADUCEUS (MT.16:6,12), E DOS HERODIANOS (MC.8:15).
EM 1CO.5:6-8, ELE REPRESENTA A “MALDADE E MALICIA”, EM CONTRASTE COM A “SINCERIDADE E VERDADE” (GL.5:9).
POR ISSO, MUITOS ENTENDEM QUE O FERMENTO NESTA PARÁBOLA REFERE-SE A DOUTRINAS FALSAS E MALIGNAS E A INJUSTIÇA, QUE SE ALOJAM NO ATUAL REINO VISÍVEL DE DEUS.
CONFORME LUCAS 13:21, JESUS DIZ QUE A MULHER TOMOU O FERMENTO E O “ESCONDEU”, OU SEJA, MISTUROU DE MODO A NÃO SER NOTADO.
PERCEBE-SE, PORTANTO, QUE ESTE FERMENTO REPRESENTA A FURTIVA ENTRADA DO MALIGNO, E SUA FALSA DOUTRINA, NO MEIO DO POVO DE DEUS.
O FERMENTO NÃO PRODUZ UM VERDADEIRO CRESCIMENTO NAS MEDIDAS DE FARINHA, MAS, SIM, UM “INCHAÇO”, POIS A FERMENTAÇÃO NADA MAIS É DO QUE A EFERVESCÊNCIA GASOSA CAUSADA PELA REAÇÃO QUÍMICA DA AÇÃO DO FERMENTO, FORMANDO ÁREAS OCAS E VAZIAS NO MEIO DO PÃO OU DO QUE FOR FERMENTADO.
- ÁREAS VAZIAS NOS LEVAM À VAIDADE, QUE É A QUALIDADE DE SER VAZIO, E NESTE PROCESSO NÃO HÁ QUALQUER CRESCIMENTO VERDADEIRO, MAS APENAS UMA APARÊNCIA E NADA MAIS.
AINDA HÁ UMA RAZÃO PARA ENTENDERMOS QUE A FARINHA NÃO PODERIA SER MISTURADA COM O FERMENTO.
- A BÍBLIA DIZ QUE O SALVO É UMA NOVA CRIATURA EM CRISTO JESUS (2CO.5:17: GL.6:15) E QUE DEVEMOS SEMPRE VIVER EM NOVIDADE DE VIDA (RM.6:4).
ORA, O FERMENTO É SÍMBOLO DA VIDA VELHA (1CO.5:7), POIS ELE SE CARACTERIZA POR SER UMA SUBSTÂNCIA QUE NECESSITA DE TEMPO PARA AGIR, QUE SE DESENVOLVE ATRAVÉS DO TEMPO. ENFIM, ESTÁ VINCULADO AO QUE FICOU PARA TRÁS.
ASSIM, O FERMENTO SIMBOLIZA O VELHO HOMEM, A NATUREZA DECAÍDA E EM DECOMPOSIÇÃO, VITIMADA PELO PECADO.
PORTANTO, JAMAIS A SUA AÇÃO PODERIA SER CONSIDERADA COMO ALGO SALUTAR E APRECIÁVEL NO MEIO DO POVO DE DEUS.
NÃO NOS ESQUEÇAMOS DE QUE OS LEVEDOS, QUE CAUSAM A FERMENTAÇÃO, SÃO ESPÉCIES DE COGUMELOS, SÃO SERES DECOMPOSITORES.
PORTANTO, VEMOS QUE NESTA PARÁBOLA DO FERMENTO, ASSIM COMO NA DA SEMENTE DE MOSTARDA, JESUS NOS ENSINA QUE O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS APARECERÁ A TODOS, MAS, EM VIRTUDE DESTE MESMO CRESCIMENTO, SERÃO INTRODUZIDOS FALSOS ENSINOS, FALSAS DOUTRINAS NO MEIO DO POVO DE DEUS, QUE GERARÁ, NO MEIO DELE, DISTORÇÃO, CORRUPÇÃO E VAIDADE.
DEVEMOS PERMANECER SEM MISTURA COM O PECADO, POIS SÓ OS QUE FOREM “ASMOS” DE SINCERIDADE E DE VERDADE HERDARÃO O REINO DOS CÉUS.
ESTE FERMENTO DO MAL SE ESPALHA EM TODOS OS SETORES DA OBRA DE DEUS. ELE SE ACHA:
·        NO MODERNISMO, NO LIBERALISMO RELIGIOSO E NA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO, QUE EXALTAM O RACIOCÍNIO HUMANO ACIMA DA AUTORIDADE DAS ESCRITURAS(CF. MT.22:23,29).
·        NO MUNDANISMO E PRÁTICAS IMORAIS PERMITIDOS POR CERTAS IGREJAS E SEUS LÍDERES (CF. AP.CAP.2 E 3).
·        NA BUSCA DA FAMA OU DO PODER DENTRO DA IGREJA, POR HOMENS QUE SE PREOCUPAM MAIS COM SUAS PRÓPRIAS AMBIÇÕES DO QUE COM A GLÓRIA DE DEUS (CF. MT.23).
·        NAS FALSAS DOUTRINAS (CF. GL.1:9).
·        NOS FALSOS MESTRES (CF. MT.24:11,24).
·        NOS CRISTÃOS NOMINAIS, QUE NUNCA NASCERAM DE NOVO (CF. MT.23; JD.12-19).
NESTES ÚLTIMOS DIAS DA IGREJA, ESSES MALES SE INFILTRAM NA OBRA DE DEUS COM MAIOR INTENSIDADE, ATRAVÉS DAS DENOMINAÇÕES LOCAIS, DOS INSTITUTOS BÍBLICOS, DAS FACULDADES DE TEOLOGIA, DOS SEMINÁRIOS E DOS MINISTÉRIOS – TODOS LIBERAIS, ATÉ O PONTO DE O EVANGELHO APOSTÓLICO DO NOVO TESTAMENTO E A VIDA SANTIFICADA SER COISAS RARAS DE SE VER.
TODO CRISTÃO DEVE TOMAR CUIDADO PARA QUE O FERMENTO DO MAL NÃO AFETE SUA VIDA.
O SEGREDO DA VITÓRIA CONTRA ISSO CONSISTE EM:
·        OLHAR SEMPRE PARA JESUS COM FÉ (HB.12:2,15; TT.2:13).
·        DESPREZAR AS COISAS DO MUNDO (1JOÃO 2:15-17; TG.1:27).
·        PERMANECER NA PALAVRA DE DEUS (JOÃO 15:7; TG.1:21).
·        AGUARDAR A VOLTA DE CRISTO A QUALQUER MOMENTO (LC.12:35-40).
·        OUVIR E OBEDECER CONSTANTEMENTE À VOZ DO ESPÍRITO SANTO (RM.8:12-14; GL.5:16-18).
·        ESTAR DISPOSTO A SOFRER COM CRISTO (RM.8:17) E POR CRISTO (FP.1:29).
·        LUTAR CONTRA AS FORMAS DO MAL (1CO.10:6; 1TS.5:15; 1PD.3:11).
·        DEFENDER O EVANGELHO (FP.1:17).
·        REVESTIR-SE DE TODA A ARMADURA DE DEUS (EF.6:11-18).


II. A EXPANSÃO DO REINO DE DEUS
AO PROPOR A PARÁBOLA DA SEMENTE DE MOSTARDA, O SENHOR JESUS QUIS REVELAR COMO SERIA O CRESCIMENTO DE SUA IGREJA, QUE FOI FUNDADA NO CALVÁRIO, INAUGURADA NO PENTECOSTES, E QUE, HOJE, ESTÁ EM TODA A TERRA, MAS QUE, EM BREVE ESTARÁ NO CÉU.
ESTA IGREJA TEVE UM INÍCIO REVESTIDO DE MUITA HUMILDADE, SEM QUALQUER APARÊNCIA EXTERIOR, QUASE IMPERCEPTÍVEL AOS OLHOS DOS HOMENS, OU À SEMELHANÇA “DE UMA SEMENTE DE MOSTARDA QUE UM HOMEM, PEGANDO DELE, SEMEOU NO SEU CAMPO”.
TRÊS VERDADES NOS CHAMAM A ATENÇÃO NESTA PARÁBOLA (ADAPTADO DO LIVRO “LUCAS”, DE HERNANDES DIAS LOPES).


1. O REINO DE DEUS COMEÇOU DE FORMA HUMILDE E DESPRETENSIOSA.
O REINO DE DEUS CHEGOU COM UM BEBÊ DEITADO NUMA MANJEDOURA.
JESUS NASCEU EM UMA FAMÍLIA POBRE, NUMA CIDADE POBRE, E CRESCEU COMO FILHO DE UM CARPINTEIRO POBRE. ELE NÃO TINHA ONDE RECLINAR A CABEÇA. SEUS APÓSTOLOS ERAM HOMENS ILETRADOS.
O MESSIAS FOI ENTREGUE NAS MÃOS DOS HOMENS, PRESO, TORTURADO E CRUCIFICADO ENTRE DOIS CRIMINOSOS. SEUS PRÓPRIOS DISCÍPULOS O ABANDONARAM.
EM TODAS AS COISAS DO REINO, O MUNDO VÊ AS MARCAS DA FRAQUEZA.


2. GRANDES RESULTADOS DESENVOLVEM-SE A PARTIR DE PEQUENOS COMEÇOS (LC.13:19).
APESAR DE UM COMEÇO SEM “TOQUES DE TROMBETAS”, TAL COMO UMA HORTALIÇA, A IGREJA TERIA UM RÁPIDO CRESCIMENTO, DA MESMA FORMA QUE O PÉ DE MOSTARDA QUE “...CRESCENDO É A MAIOR DAS PLANTAS E FAZ-SE UMA ÁRVORE”. EMBORA SENDO UMA HORTALIÇA, CHEGA A ATINGIR ATÉ QUATRO METROS DE ALTURA.
PAULO ESCREVENDO PARA OS IRMÃOS DE CORINTO DISSE QUE:
·        DEUS ESCOLHEU AS COISAS LOUCAS DESTE MUNDO PARA CONFUNDIR AS SÁBIAS.
·        DEUS ESCOLHEU AS COISAS FRACAS DESTE MUNDO PARA CONFUNDIR AS FORTE.
·        DEUS ESCOLHEU AS COISAS VIS DESTE MUNDO, AS DESPREZÍVEIS, E AS QUE NÃO SÃO PARA ANIQUILAR AS QUE SÃO (1CO;1:27,28).
PARA DEUS, OS PEQUENOS COMEÇOS TÊM A MESMA DIMENSÃO DOS GRANDES COMEÇOS.
PARA DEUS, O NADA É A SUA PRINCIPAL MATÉRIA PRIMA PARA REALIZAÇÃO DE GRANDES FEITOS. FOI DO NADA QUE ELE CRIOU OS CÉUS E A TERRA.
NOS DESPERTA A PERGUNTA LEVANTADA PELO PROFETA ZACARIAS: "[...] QUEM DESPREZA O DIA DAS COISAS PEQUENAS?" (ZC.4:10).
VEJA ALGUNS EXEMPLOS NOTÁVEIS:
·        GIDEÃO COM POUCOS HOMENS VENCEU UM GRANDE EXÉRCITO (JZ.7:6,12).
·        SANSÃO COM UMA QUEIXADA DE JUMENTO MATOU MIL (JZ.15:14,15).
·        JOSAFÁ VENCEU UM GRANDE EXÉRCITO TOCANDO INSTRUMENTOS (1CR.20:2).
·        DAVI, AINDA MOÇO, MATOU GOLIAS COM UMA PEQUENA PEDRA (1SM.17:49,50).
·        ZOROBABEL, QUE COM UM PEQUENO PRUMO NA MÃO FOI O SUFICIENTE PARA DAR INICIO A UMA GRANDE OBRA (ZC.4:10).
·        ELIAS, NA CASA DA VIÚVA EM SAREPTA, ALIMENTOU UMA FAMÍLIA E ELE MESMO COM POUCA FARINHA E POUCO AZEITE (1RS.17:10-16).
·        UMA DÍVIDA ALTA FOI PAGA COM UM POUCO DE AZEITE (2RS.4:1-7).
·        CERTA FEITA, VINTE PÃES ALIMENTARAM CEM HOMENS (2RS.4:41,32).
·        A PEQUENA MOEDA DEPOSITADA PELA VIÚVA NO OFERTÓRIO FOI A MAIOR (MC.12:41-44).
·        CERTA FEITA, UMA MULTIDÃO FAMINTA FOI ALIMENTADA COM CINCO PÃES E DOIS PEIXINHOS (MT.4:17).
A IGREJA CRESCEU A PARTIR DO PENTECOSTES DE FORMA EXPONENCIAL. AOS MILHARES, OS CORAÇÕES IAM SE RENDENDO À MENSAGEM DO EVANGELHO. A IGREJA EXPANDIU-SE POR TODA A ÁSIA, ÁFRICA E EUROPA.
- O IMPÉRIO ROMANO, COM A SUA FORÇA, NÃO PÔDE DETER O CRESCIMENTO DA IGREJA.
- AS FOGUEIRAS E AS CRUCIFICAÇÕES NÃO PUDERAM DESTRUIR O ENTUSIASMO DOS CRISTÃOS.
- AS PRISÕES NÃO INTIMIDARAM OS DISCÍPULOS DE CRISTO QUE, POR TODAS AS PARTES, PREFERIRAM MORRER A BLASFEMAR.
DE TODOS OS CONTINENTES, AQUELES QUE CONFESSAM O SENHOR JESUS, VÃO SE AJUNTANDO A ESSA GRANDE FAMÍLIA, A ESSE IMENSO REBANHO, A ESSA INCONTÁVEL HOSTE DE SANTOS.
DESDE O PENTECOSTES, A IGREJA CONTINUA SE EXPANDINDO E GANHANDO PESSOAS DE TODAS AS RAÇAS E NAÇÕES.

III. QUEM PARTICIPA DO REINO DE DEUS?


1. QUEM TOMA UMA DECISÃO.
PARA PARTICIPAR DO REINO DE DEUS É PRECISO PAGAR O PREÇO DO DISCIPULADO, É PRECISO TOMAR UMA GRANDE DECISÃO: NEGAR-SE A SI MESMO E TOMAR A SUA CRUZ.
MULTIDÕES QUE SEGUIAM A JESUS ESTAVAM APENAS ATRÁS DE MILAGRES E PRAZERES TERRENOS, E NÃO ESTAVAM DISPOSTAS A TRILHAR O CAMINHO DA RENÚNCIA NEM PAGAR O PREÇO DO DISCIPULADO.
PORÉM, JESUS “CHAMANDO A SI A MULTIDÃO, COM OS SEUS DISCÍPULOS, DISSE-LHES: SE ALGUÉM QUISER VIR APÓS MIM, NEGUE-SE A SI MESMO, E TOME A SUA CRUZ, E SIGA-ME” (MC.8:34).
JESUS EXIGE DOS SEUS SEGUIDORES ESPÍRITO DE RENÚNCIA E SACRIFÍCIO.
PARA TOMAR UMA DECISÃO DE ENTRAR NO REINO DE DEUS É NECESSÁRIO ABRAÇAR O CAMINHO DA CRUZ. ESTE É O CAMINHO PARA O CÉU. E JESUS NUNCA DISSE QUE ESTE CAMINHO SERIA FÁCIL.
JESUS NÃO OFERECEU AOS SEUS DISCIPULOS AMENIDADES, OFERECEU-LHES GLÓRIA. O PREÇO DO DISCIPULADO NÃO É BARATO.
AO LONGO DA JORNADA, CERTAMENTE, HAVERÁ VÁRIAS TENTATIVAS E TENTAÇÕES PARA NOS AFASTAR DO CAMINHO.
FORAM VÁRIAS AS TENTATIVAS PARA AFASTAR JESUS DA CRUZ: SATANÁS O TENTOU NO DESERTO; A MULTIDÃO QUIS FAZÊ-LO REI E; PEDRO TENTOU REPROVÁ-LO. MAS, JESUS RECHAÇOU TODAS ESSAS PROPOSTAS COM VEEMÊNCIA.
ASSIM, TAMBÉM, DEVEMOS AGIR. PORTANTO, FUJA DO PECADO, MAS NÃO FUJA DO CAMINHO DA CRUZ.
PELO CONTRÁRIO, CADA DIA, TOME A SUA CRUZ, RENUNCIE OS PRAZERES DESTE MUNDO, E SIGA A JESUS, COM RESILIÊNCIA, POIS, SÓ OS FORTES, OS RESILIENTES, PARTICIPARÃO DO REINO DE DEUS.
- MUITOS QUEREM APENAS O GLAMOUR DO EVANGELHO, MAS NÃO A CRUZ.
- MUITOS QUEREM OS MILAGRES, MAS NÃO A RENÚNCIA.
- MUITOS QUEREM PROSPERIDADE E SAÚDE, MAS NÃO ARREPENDIMENTO.
- MUITOS QUEREM O PARAÍSO NA TERRA E NÃO A BEM-AVENTURANÇA NO CÉU.


2. QUEM TEM UMA RELAÇÃO PESSOAL COM JESUS.
PARA SE TER UMA RELAÇÃO PESSOAL COM JESUS É:
- PRECISO NEGAR-SE A SI MESMO. E NEGAR-SE A SI MESMO É PERMITIR QUE JESUS REINE SUPREMO ONDE O EGO TINHA PREVIAMENTE EXERCIDO CONTROLE TOTAL.
- NECESSÁRIO, DE FATO, SER SEU SEGUIDOR. JESUS SÓ TEM UMA ESPÉCIE DE SEGUIDOR: DISCÍPULOS.
·        SER DISCÍPULO NÃO É ABRAÇAR SIMPLESMENTE UMA DOUTRINA, É SEGUIR UMA PESSOA, É SEGUIR A PESSOA DE CRISTO PARA O CAMINHO DO SOFRIMENTO, É ABRAÇAR A VEREDA DO SACRIFÍCIO, MAS, O FIM É GLORIOSO: A VITÓRIA.
·        UM VERDADEIRO DISCÍPULO SEGUE AS PEGADAS DE CRISTO (1PD.2:21). ASSIM COMO CRISTO ESCOLHEU O CAMINHO DA CRUZ, O DISCÍPULO PRECISA SEGUIR A CRISTO NÃO PARA O SUCESSO, MAS PARA O CALVÁRIO.
NÃO HÁ CÉU SEM RENÚNCIA NEM COROA SEM CRUZ.
·        ESSA CRUZ NÃO É UMA DOENÇA, UM INIMIGO, UMA FRAQUEZA, UMA DOR, UM FILHO REBELDE, UM CASAMENTO INFELIZ, NÃO É A EXIGÊNCIA DA FLAGELAÇÃO E DA RENÚNCIA AO CASAMENTO.
·        ESSA CRUZ FALA DA NOSSA DISPOSIÇÃO DE MORRER PARA NÓS MESMOS, PARA OS PRAZERES E DELEITES.
·        ESSA CRUZ É CONSIDERAR-SE MORTO PARA O PECADO E ANDAR COM UM ATESTADO DE ÓBITO NO BOLSO.


3. QUEM TEM UMA CAMINHADA DINÂMICA COM CRISTO.
O DISCIPULADO É UM CONVITE PARA UMA CAMINHADA DINÂMICA COM CRISTO – “E SIGA-ME” (MC.8:34).
ESTE DESAFIO NOS É EXIGIDO TODOS OS DIAS, EM NOSSAS ESCOLHAS, DECISÕES, PROPÓSITOS, SONHOS E REALIZAÇÕES.
SEGUIR A CRISTO É:
·        É FAZER O QUE ELE FARIA EM NOSSO LUGAR.
·        É AMAR O QUE ELE AMA E ABORRECER O QUE ELE ABORRECE.
·        É VIVER A VIDA NA SUA PERSPECTIVA.
·        É CRER NELE (JOÃO 3:16).
·        É CAMINHAR EM SEUS PASSOS (1PD.2:21) E OBEDECER AO SEU COMANDO (JOÃO 15:14), POR GRATIDÃO PELA SALVAÇÃO NELE (EF.4:32-5:1).
PARA TER UMA CAMINHADA DINÂMICA COM CRISTO O DISCÍPULO PRECISA CONHECER A NECESSIDADE DA RENÚNCIA.
OBSERVE O QUE JESUS DISSE:
“PORQUE QUALQUER QUE QUISER SALVAR A SUA VIDA PERDÊ-LA-Á, MAS QUALQUER QUE PERDER A SUA VIDA POR AMOR DE MIM E DO EVANGELHO, ESSE A SALVARÁ” (MC.8:35).
O QUE JESUS ESTÁ DIZENDO É QUE O DISCIPULADO IMPLICA NO MAIOR PARADOXO DA EXISTÊNCIA HUMANA. OS VALORES DE UM DISCÍPULO ESTÃO INVERTIDOS:
·        GANHAR É PERDER E PERDER É GANHAR.
·        SER GRANDE É SER SERVO DE TODOS.
·        SER RICO É TER A MÃO ABERTA PARA DAR.
·        SER FELIZ É RENUNCIAR AOS PRAZERES DO MUNDO.
SATANÁS PROMETE A VOCÊ GLÓRIA, MAS NO FIM LHE DÁ SOFRIMENTO.
VIVEMOS NUMA SOCIEDADE EMBRIAGADA PELO HEDONISMO. AS PESSOAS ESTÃO ÁVIDAS PELO PRAZER. ELAS FUMAM, BEBEM, DANÇAM, COMPRAM, VENDEM, VIAJAM, EXPERIMENTAM DROGAS E FAZEM SEXO NA ÂNSIA DE ENCONTRAR FELICIDADE.
CONTUDO, DEPOIS QUE EXPERIMENTAM TODAS AS TAÇAS DOS PRAZERES, PERCEBEM QUE NÃO HAVIA AÍ O INGREDIENTE DA FELICIDADE.
SALOMÃO BUSCOU A FELICIDADE NO VINHO, NAS RIQUEZAS, NOS PRAZERES E NA FAMA E VIU QUE TUDO ERA VAIDADE (EC.2:1-11).
CRISTO OFERECE A VOCÊ UMA CRUZ, MAS NO FIM LHE OFERECE UMA COROA E O CONDUZ À GLÓRIA, À VIDA ETERNA COM ELE NO CÉU DE GLÓRIA.


CONCLUSÃO
A PARÁBOLA DA SEMENTE DA MOSTARDA NOS APRESENTA A REALIDADE DE QUE O REINO DE DEUS TEVE UM INÍCIO INSIGNIFICANTE E, DESDE ENTÃO, CRESCE ASSUSTADORAMENTE, E É BASTANTE VISÍVEL AOS OLHOS DO MUNDO; ENTENDIDO O MUNDO AQUI COMO SENDO AQUELES QUE AINDA NÃO ENTRARAM NO REINO DE DEUS, QUE NÃO NASCERAM DA ÁGUA E DO ESPÍRITO (CFR. JOÃO 3:5).
A MOSTARDA CRESCEU MUITO, JÁ É UM GRANDE ARBUSTO, E ESTÁ CHEGANDO A HORA DA COLHEITA; E QUANDO CHEGAR A CEIFA, AS “AVES”, CERTAMENTE, BATERÃO EM RETIRADA, LEVANDO CONSIGO TODOS AQUELES QUE NÃO TIVEREM DADO FRUTO, PORQUE SE DESLIGARAM DA PLANTA E SE RECOLHERAM AO CONFORTO E MORDOMIA DOS NINHOS.
ESTES NÃO SERÃO COLHIDOS, NÃO SERÃO ALOJADOS NO CELEIRO, MAS, JUNTAMENTE COM AS AVES, SERÃO DESTINADOS AO LAGO DE FOGO E ENXOFRE (MT.25:41), E SOFRERÃO ETERNAMENTE (MT.13:42).

Luciano de Paula Lourenço
http://luloure.blogspot.com/2018/10/aula-03-o-crescimento-do-reino-de-deus_17.html

Fonte: O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS - Subsídio


Nenhum comentário:

Postar um comentário