Seguidores

quinta-feira, 28 de maio de 2015

COMENTÁRIO BÍBLICO - SALMOS 01, 02, 03

ELABORADO PELO EVANGELISTA: NATALINO ALVES DOS ANJOS.
COM PESQUISAS EM COMENTÁRIOS BÍBLICOS E MANUAIS BÍBLICOS.

SALMO CAPITULO 1

Sl 1:1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
1:1   0 indivíduo verdadeiramente bem-aventurado é aquele que se mantém afastado do estilo de vida dos ímpios. Em seu contato com eles, evita a cumplicidade e a aprovação tácita de seus pecados e de seu escárnio. Isso não significa que o homem bem-aventurado se isola completamente dos perversos. Pelo contrário, lhes dá testemunho acerca “do pecado, da justiça e do juízo” e procura conduzi-los a Cristo, a única fonte de prazer  duradouro. 0 homem bem-aventurado é amigo sincero  dos ímpios, mas não anda nos caminhos deles.
Sl 1:2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
1:2 É impossível conceber um homem bem-aventurado que não segue a Palavra de Deus. O justo possui um apetite insaciável pela lei do Senhor. Ama a Bíblia e medita a seu respeito de  dia e de noite . Desse modo, sua vida é enriquecida, e ele se torna canal de bênção para outros.
Sl 1:3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
1:3 O homem separado do pecado e dedicado à Escritura possui todas as qualidades de uma árvore forte, saudável e frutífera – 1) Plantada junto a corrente de águas: conta com suprimento constante de alimento e refrigério; 2) No devido tempo, dá o seu fruto: demonstra as virtudes do Espírito; suas palavras e atos são sempre oportunos e apropriados.  3) Sua folhagem não murcha: sua vida espiritual não está sujeita a mudanças cíclicas; em vez disso, é caracterizada por renovação interior contínua. Nas palavras de D. L Moody, “Todas as árvores do Senhor são perenes”.  Esse tipo de indivíduo será bem-sucedido em todos os seus empreendimentos, pois vive em comunhão com o Senhor, e todo o seu serviço é guiado pelo Espírito Santo. A única maneira de ser eficiente e bem-sucedido na vida cristã é se sujeitar ao direcionamento do Espírito de Deus. As atividades realizadas sem orientação divina são um enorme desperdício de tempo, recursos e esforços!
Sl 1:4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
1:4 Os ímpios não são assim, ou seja, não são bem plantados, produtivos, duradouros, nem prósperos. Como a palha, falta-lhes consistência ou substância. Quando sopram as tempestades da vida, eles se mostram instáveis. 0 vento forte os dispersa.

Sl 1:5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
1:5 Os impios(perversos) não prevalecerão no juízo. É evidente que terão de se apresentar diante de Deus no julgamento do grande trono branco. Esse versículo indica, porém, que não terão defesa adequada nem base para argumentar a favor de si mesmos. Além disso, nunca participarão da congregação dos justos; serão excluídos para sempre da companhia dos salvos pela graça por meio da fé no Senhor Jesus Cristo.
Sl 1:6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
1:6 As coisas sucederão desse modo porque o Senhor conhece o caminho dos justos. Não está apenas ciente da existência deles, mas também aprova seu estilo de vida. Um contraste e tanto com a morte eterna à espera dos que levam uma vida pecaminosa!
Nunca é demais enfatizar que o destino da pessoa não é determinado pela forma em que ela vive. 0 fator determinante é se ela nasceu de novo pela fé em Jesus Cristo. 0 justo confessa seu pecado e aceita Jesus Cristo como Salvador pessoal. Sua retidão é resultado da nova vida em Cristo. Os ímpios se recusam a reconhecer sua necessidade e a dobrar os joelhos perante o Senhor Jesus. Uma vez que preferem permanecer no pecado a aceitar o Salvador, selam sua condenação.


SALMO CAPITULO 2

Sl 2:1 Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs?
Sl 2:2 Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo:
Sl 2:3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
2.1-3  Para situar esse salmo no devido contexto, precisamos olhar adiante para o final da grande tribulação, que ocorrerá imediatamente antes da volta gloriosa e do reinado de nosso Senhor Jesus Cristo. Nessa ocasião, uma grande coalizão de governantes e nações se formará com o firme propósito de impedir que Cristo assuma o governo mundial.  Contudo, os esforços dessa coalizão serão inúteis. 0 salmista pergunta: “Por que as nações gentílicas se enfurecem e o povo judeu se envolve nessa conspiração inútil? O que faz os reis gentios e judeus imaginarem ser capazes de obter sucesso em sua rebelião contra a autoridade do Sehhor e contra o seu ungido?
Sl 2:4 Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
Sl 2:5 Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.
Sl 2:6 Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.
2:4-6 O Deus que habita nos céus se rirá dessa insolência espiritual absurda. Zombará de seus punhos em riste e das declarações hostis. Sua jactância e suas ameaças são como os guinchos de um rato contra um leão! Por fim, Deus romperá o silêncio, se pronunciará com grande ira e furor e encherá seus inimigos de terror. Ouvirão sua decisão irrevogável: “Constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião” . Uma vez que o Senhor pronuncia essa decisão, seu cumprimento é tão certo quanto se já houvesse acontecido.
Sl 2:7 Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
2:7 O próprio Cristo acrescentará seu testemunho. Revelará que, numa conversa particular, o Pai disse primeiramente a ele: “Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei” . Podemos interpretar esse decreto de pelo menos quatro maneiras. Primeiro, num sentido real: Cristo é o filho de Deus desde a eternidade. Segundo, em Atos 13:33, Paulo cita Salmos 2:7com referência à encarnação de Cristo. Num terceiro sentido, Cristo foi gerado na ressurreição, “o primogênito de entre os mortos” (Cl 1:18). Por fim, há quem sugira que “hoje” se refere ao dia futuro em que Cristo será coroado Rei.
Sl 2:8 Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.
2:8   0 Pai também acrescentou, porém: “Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extre  midades da terra por tua possessão” . Em outras palavras, Deus, o Pai, prometeu domínio universal a seu Filho. Toda a terra se sujeitará a sua autoridade,
e seu governo se estenderá por toda parte.
Sl 2:9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
2:9  Deus conferiu a Cristo autoridade para tratar de toda insubordinação e rebelião. Com vara de ferro, ele despedaçará como um vaso de oleiro aqueles que se levantarem contra ele. Conforme indicam outras partes da Escritura, Cristo exercerá autoridade quando voltar à terra e também ao longo de seu reinado de mil anos. Antes de ser coroado Rei, destruirá todos que não conhecem a Deus e se recusam a obedecer ao evangelho. No milênio, governará com vara de ferro e castigará a rebelião onde
ela se levantar.
Sl 2:10 Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.
Sl 2:11 Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor.
2:10-11 Na seqüência, ouvimos a voz do Espírito Santo. Num apelo evangelístico tocante, ele insta r e is e ju iz e s a amarem e servirem a o Sehhor. Rejeitá-lo é
sinônimo de destruição, enquanto confiar nele resulta em segurança e verdadeira fehcidade.
Sl 2:12 Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.
2:12  “Beijai o Filho”, significa ter um posição de reverencia, respeito e obediencia ao Filho de Deus – Jesus Cristo. E essa posição só acontece quando o homem O aceita como seu Salvador. Agindo assim o homem estará fugindo da “ira vindoura, quando o Senhor se levantará para julgar a terra. Por tanto,   coisa mais sensata, lógica e racional que o homem pode fazer é confiar em seu Criador. Em contrapartida, não há nada mais irracional do que duvidar do Todo-Poderoso e resistir a ele.


SALMO CAPITULO 3

Sl 3:1 salmo de Davi, quando fugiu de diante da face de Absalão, seu filho. SENHOR, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
Sl 3:2 Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.)
3.1,2 — Nesse ponto da vida de Davi, havia um desafeto em especial que o perturbava muito — seu filho Absalão. Mas os amigos de Davi também haviam se-tornado seus desafetos, porque o advertiam de que ninguém o ajudaria, nem mesmo Deus. Selá. Este é um termo musical, talvez indicando uma pausa nas letras para um interlúdio melódico.
Sl 3:3 Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
Sl 3:4 Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.)
3.3 ,4 — A frase porém tu, Senhor muda o clima do salmo, de depressão para confiança. Davi diz três coisas a respeito do Senhor: (1) Quando ninguém ajudou Davi, Deus foi seu escudo. (2) Quando Davi nada tinha de valor financeiro, Deus foi sua glória. (3) Quando ninguém o estimulava, Deus em pessoa o estimulava a erguer a cabeça. O santo monte é uma referência poética à morada de Deus no paraíso; o local de adoração de Israel era apenas um símbolo físico dessa morada.
Sl 3:5 Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.
Sl 3:6 Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.
3.5,6 — Eu me deitei e dormi. Dada a aflição por que Davi passava, é impressionante o fato de ele ter desfrutado de uma noite de sono. Isso só lhe foi possível por causa do poder de Deus, que o amparava. O dom do descanso de Deus pode ser concedido até nas épocas mais turbulentas. Não terei medo — Quando Deus protege alguém, não há o que temer (SI 23.4; 27.3; 118.6).
Sl 3:7 Levanta-te, SENHOR; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.
Sl 3:8 A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)
3.7,8 — Em linguagem de salmos de lamentação, Davi conclama Deus a levantasse, a tomar posição em favor dele, a inclinar-se para ouvir sua prece (40.1). Nos queixos. Na metáfora poética usada por Davi, seus inimigos são como feras poderosas, cuja força está na mandíbula e cujo terror reside nos dentes. O golpe dado por Deus na fonte da força deles significa que não serão mais uma ameaça. A salvação, neste caso, refere-se à libertação do perigo imediato que o salmo descreveu antes. Um dos sentidos da palavra hebraica traduzida por salvação é espaço para respirar. O teu povo. Conforme é padrão nos Salmos, a experiência do indivíduo vira modelo para a comunidade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário