Seguidores

quinta-feira, 10 de julho de 2014

O CULTO NO TABERNÁCULO

O CULTO NO TABERNÁCULO.
1. O Altar de Bronze (Ex 27:1-8). Tamanho: 2,5 m largura; 2,5 m comprimento; 1,5 m altura. Como um Deus Santo poderia habitar entre pecadores? Para isto Deus requisitou um sacrifício que tornasse o povo aceitável a Ele (Lv 17:11). Era necessário um animal perfeito, sem nenhum defeito; e os sacrifícios deveriam ser feitos regularmente (Hb 9:25). A pessoa que trazia a oferta podia por suas mãos sobre a cabeça do cordeiro no momento do sacrifício. Simbolicamente os pecados da pessoa eram postos sobre o animal que, então, morria em seu lugar.

27.1 O ALTAR. O altar , também chamado o altar dos holocaustos (cf. 30.28; 31.9; Lv 4.7,10,18), era o lugar onde os animais eram imolados em sacrifício para fazer expiação (i.e., cobrir o  pecado e alcançar o perdão de Deus. O sangue vicário do sacrifício era posto nas pontas do altar e derramado à sua base (29.12; Lv 4.7,18,25,30,34). Esse  ato expiador salientava que o pecado é digno de morte, mas que Deus aceitava sangue inocente em lugar do culpado (Lv 16).

27.2 AS SUAS PONTAS. Eram projeções em cada um dos quatro cantos do altar, e simbolizavam o poder e a proteção através do sacrifício (1 Rs 1.50,51; 2.28; Sl 18.2).

Para refletir:
- Jesus é nosso perfeito sacrifício (Jo 1:29; Ap 13:8; Hb 10:10; Rm 4:25). De tal maneira perfeito que foi capaz de cobrir todos os pecados, passados e futuros, não sendo mais necessário realizar outros sacrifícios. Romanos 12:1 diz que devemos apresentar nossos corpos em sacrifício vivo. O que isto significa para você?
- O altar simboliza a ação dos santos em oferecer ao seu Deus ofertas aceitáveis. É a sua vida de adoração e a adoração de sua vida (Rm 12:1; Hb 13:15-16; 1 Pe 2:5; Fp 4:18; Fp 2:17; Ap 6:9).

2. O Lavatório (Ex 30:18; 38:8). Tamanho: Não indicado. O próximo passo é apenas para o sacerdote (com exceção do sacrifício, todo o resto do trabalho no Tabernáculo é feito unicamente pelo sacerdote). Depois do sacrifício o sacerdote se lavava no lavatório. Se ele não se lavasse morreria ao entrar no Tabernáculo (Ex 30:20). O lavatório foi feito de metais usados como espelho que as mulheres israelitas doaram. Deveria possuir uma resplandecente superfície espelhada, lembrando o sacerdote que Deus vê além da aparência exterior e que a pureza maior deve estar no interior.

Para refletir:
- A cruz de Cristo que se consuma na regeneração do Espírito, mediante a lavagem de água, que é a Palavra de Deus (Ef 5:26, Jo 3:5; Tt 3:5).

3. O Candelabro (Ex 25:31-40; 26:35). Tamanho: Desconhecido. Do lavatório o sacerote atravessava um véu para o Santo Lugar. Esta sala tinha três objetos: o Candelabro de ouro, ao sul; uma mesa ao norte e um altar de incenso ao oeste, antes do véu que dava acesso ao Santíssimo. O Candelabro era feito de uma única peça de ouro batido, sem pregos, soldas ou quaisquer ligamentos. Era abastecido em suas sete lâmpadas com óleo, iluminando, assim, a escura sala do Lugar Santo. O abastecimento de suas lâmpadas era uma importante tarefa do sacerdote.

Para refletir:
- Jesus chamou a si de “luz do mundo” (Jo 12:46) e chamou os crentes para também ser luz (At 13:47). Como podemos ser luz para o mundo?

4. A Mesa dos Pães da Proposição (Ex 25:23-30). Tamanho:46 cm largura; 90 cm comprimento; 65 cm altura. Na mesa Arão e seus filhos punham doze pães feitos de uma farinha fina. Estes doze pães simbolizavam as tribos de Israel. Além disso eram um memorial das promessas, do concerto e da providência de Deus. O pão era comido por Arão e seus filhos e reposto (ou substituído) toda semana, aos sábados.

Para refletir:
- Jesus é o “Pão da vida” (Jo 6:35,51) que, ao contrário do pão físico, não perece, mas dá vida eterna.
- Hb 8:6-7; 10:16 fala dum melhor concerto através de Jesus, superior ao do VT, através do qual a lei pôde ser escrita não em tábuas, mas no coração.

5. O Altar do Incenso (Ex 30:1-10). Tamanho: 46 cm largura; 46 cm comprimento; 1 metro altura. O Senhor deu uma receita especial de incenso que deveria ser constantemente queimado em Sua presença (Ex 30:35-37). Outro tipo de incenso não poderia ser queimado no altar. Em Lv 10:1-2 dois filhos de Arão morrem por oferecer um “fogo estranho” . No NT o sacerdote Zacarias estava no Santo Lugar quando viu um anjo perto deste altar de incenso (Lc Lc:5-13), a fim de anunciar que Deus ouvira suas orações e Isabel teria um filho (João Batista).

Para refletir:
- Incenso representa as orações dos fiéis (Ap 5:8; 8:3-4).

6. O Véu (Ex 26: 33; 30:6). Tamanho: cerca de 4,6 metros de altura. O véu separava o Lugar Santo do Santísismo, onde ficava a Arca da aliança. Era uma barreira entre Deus e o homem. Era feito de um estofo grosso e pesado, sem abertura no meio. Quando o sacerdote ia adentrar no Santíssimo, uma vez por ano, passava pelo lado e não pelo meio. O véu do Templo foi rasgado de cima abaixo na crucificação de Jesus, simbolizando o livre acesso à presença de Deus que foi conquistado pelo sangue de Cristo.

Para refletir:
- Por séculos os israelitas precisaram de um sacerdote que os representasse diante de Deus. Leia 1 Tm 2:5; Hb 8:1; 9:11; 10:11-12 e diga: de que formas Cristo é um sumo sacerdote melhor que Arão?

7. A Arca da Aliança e o Propiciatório (Ex 25:10, 14-16; Hb 9). Tamanho: 90cm largura; 1,3m comp; 46 cm altura. No Santíssimo ficava a Arca da Aliança e, sobre ela, uma tampa de ouro, o Propiciatório, com a figura de dois querubins. Uma vez ao ano o Sumo sacerdote adentrava o Santíssimo e espargia sangue do sacrifício sobre o Propiciatório pelos pecados de todo o povo, simbolizando a expiação do sangue de Cristo por todos os eleitos.

Para refletir:
- Jesus é o caminho para Deus (Jo 14:6; Hb 10:19-23)

8. As vestes sacerdotais (Ex 28:4-42). A vida do sumo sacerdote era dedicada a servir ao Senhor e representar o povo perante seu Deus. As vestes simbolizavam a justiça, santidade e amor de Deus.
- O Sumo sacerdote vestia primeiro uma túnica e a mitra (um turbante) de linho fino.
- A mitra tinha uma placa de ouro com a inscrição: “SANTIDADE AO SENHOR” (literalmente, no hebraico: “Separado como santo a YHWH”).
- Vestia também um manto azul com o éfode (uma espécie de casaco ou jaqueta), com uma pedra em cada ombro servindo de botão e tendo gravados os nomes dos filhos de Israel.
- Sobre o éfode vestia um peitoral com doze pedras preciosas tendo gravados os nomes das doze tribos, simbolizando que Deus lembrava continuamente de Seu povo.
- O Urim e o Tumim eram duas pedras que ficavam em uma bolsa sobre o coração. Serviam para ser consultados quanto à vontade de Deus para Seu povo.

Porque o Tabernáculo é importante hoje:
1. Hoje nós somos o tabernáculo (habitação) de Deus (1 Co 6:19);
2. A doce presença de Deus está entre nós (Ex 40: 34-38);
3. Como crentes temos parte no sacerdócio (1 Pe 2:5,9; Ap 5:16; 20:6; Hb 4:16);
4. O Tabernáculo mostra um modelo do culto prescrito por Deus (Hb 10:19-25).



Nenhum comentário:

Postar um comentário