Seguidores

quinta-feira, 17 de abril de 2014

DONS DE REVELAÇÃO - LIÇÃO 03 COM SUBSIDIOS


Lições Bíblicas CPAD  - Jovens e Adultos
 2º Trimestre de 2014
 Título: Dons Espirituais e Ministeriais — Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima

Lição 3: Dons de Revelação
Data: 20 de Abril de 2014

TEXTO ÁUREO
 “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação” (1Co 14.26).

VERDADE PRÁTICA
 Os dons de revelação divina são indispensáveis à igreja da atualidade, pois vivemos em um tempo marcado pelo engano.

LEITURA DIÁRIA
 Segunda - 1Rs 4.29-31 Sabedoria concedida por Deus
 Terça - 2Rs 6.8-12 Deus revela o oculto
 Quarta - 1Co 12.8 Sabedoria e ciência
 Quinta - Mt 2.12 Proteção por divina revelação
 Sexta - Ef 1.17 Espírito de sabedoria e revelação
 Sábado - Ap 1.1 A revelação de Jesus Cristo

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
 1 Coríntios 12.8,10; Atos 6.8-10; Daniel 2.19-22.
 1 Coríntios 12
8 - Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
10 - e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.

Atos 6
8 - E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
9 - E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos Libertos, e dos cireneus, e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.
10 - E não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava.

Daniel 2
19 - Então foi revelado o segredo a Daniel numa visão de noite; e Daniel louvou o Deus do céu.
20 - Falou Daniel e disse: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque dele é a sabedoria e a força;
21 - ele muda os tempos e as horas; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e ciência aos inteligentes.
22 - Ele revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com ele mora a luz.

INTERAÇÃO
 Prezado professor, nesta lição estudaremos a respeito dos dons de revelação. Estes dons são concedidos à Igreja a fim de que ela seja edificada. Estamos vivendo “tempos trabalhosos”, necessitamos da sabedoria que vem do alto, do poder de Deus. Durante o preparo da lição, ore, peça que o Senhor conceda aos seus alunos os dons de revelação. Siga o exemplo de Paulo, pois sua oração em favor dos crentes de Éfeso era: “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação” (Ef 1.17). Deus deseja nos outorgar os dons de revelação, a fim de que sejamos edificados e jamais venhamos a cair nas astutas ciladas do Maligno.

OBJETIVOS
 Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Analisar o dom da palavra da sabedoria.
Compreender o dom da palavra da ciência.
Saber a respeito do dom de discernimento dos espíritos.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
 Professor, reproduza no quadro o esquema abaixo. Utilize-o para introduzir a lição, pois a partir desta lição estudaremos, detalhadamente os dons, então é importante que os alunos conheçam a classificação geral dos nove dons descritos no capítulo 12 de 1 Coríntios. Ao explicar o quadro, ressalte a semelhança que existe entre os respectivos dons. Conclua explicando que todos os dons, independentemente da sua classificação, são importantes e necessários para a edificação do Corpo de Cristo.

COMENTÁRIO
 INTRODUÇÃO
 Palavra Chave
Revelação: Ato pelo qual Deus revela aos homens os seus mistérios, sua vontade.
 O teólogo pentecostal Stanley Horton afirma que “a maioria dos estudiosos classifica os dons de 1 Coríntios 12.8-10 em três categorias: revelação, poder e expressão, [tendo] três dons em cada categoria”. Na lição desta semana estudaremos a respeito dos dons da “primeira categoria”: os de revelação. Estes são concedidos aos servos de Deus para o aconselhamento e orientação da Igreja do Senhor.

I. PALAVRA DA SABEDORIA
 1. Conceito. O termo palavra exprime uma manifestação verbal ou escrita. Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, sabedoria significa “discernimento inspirado nas coisas sobrenaturais e humanas”. A sabedoria abordada pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 12.8a refere-se a uma capacitação divina sobrenatural para tomada de decisões sábias e em circunstâncias extremas e difíceis. De acordo com Estêvam Ângelo de Souza, “a palavra da sabedoria é a sabedoria de Deus, ou, mais especificamente, um fragmento da sabedoria divina, que nos é dada por meios sobrenaturais”.

2. A Bíblia e a palavra de sabedoria. Embora na Antiga Aliança os dons espirituais não fossem plena e claramente evidenciados como na Nova, alguns episódios do Antigo Testamento vislumbram o quanto Deus conferia aos homens sabedoria do alto para executar tarefas ou tomar decisões. Um exemplo disso é a revelação e a interpretação dos sonhos de Faraó através de José, o filho de Jacó (Gn 41.14-41). Ele não apenas interpretou os sonhos de Faraó, mas trouxe orientações sábias para que o Egito se preparasse para o período de fome que estava para vir. A habilidade do rei Salomão em resolver causas complexas, igualmente, é um admirável exemplo de dom da sabedoria no Antigo Testamento (1Rs 3.16-28; 4.29-34).
Em o Novo Testamento podemos tomar como exemplo de palavra da sabedoria a exposição da Escritura realizada pelo diácono e primeiro mártir cristão, Estevão. O livro de Atos conta-nos que os sábios da sinagoga, chamada dos Libertos, “não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava” (At 6.9,10).

3. Uma liderança sábia. A palavra de sabedoria é de grande valor na tarefa do aconselhamento pessoal e em situações que demandam uma orientação no exercício do ministério pastoral. Entretanto, tenhamos cuidado para não confundir a manifestação desse dom com o nosso desejo pessoal. Lembremo-nos de que Deus manifesta os dons em nossas vidas segundo o conselho da sua sabedoria, não da nossa. Tenhamos maturidade e cuidado no uso dos dons!

SINOPSE DO TÓPICO (I)
 A sabedoria a que se refere 1 Coríntios 12.8 não é a humana, adquirida mediante os livros ou nas universidades, mas sim uma capacidade sobrenatural, divina, para tomar decisões sábias em circunstâncias extremante difíceis.

II. PALAVRA DA CIÊNCIA
 1. O que é? Este dom muito se relaciona ao ensino das verdades da Palavra de Deus, fruto do resultado da iluminação do Espírito acerca das revelações dos mistérios de Deus conforme aborda Stanley Horton, em sua Teologia Sistemática (CPAD). Este dom também se relaciona à capacidade sobrenatural concedida pelo Espírito Santo ao crente para este conhecer fatos e circunstâncias ocultas.

2. Sua função. O dom da palavra da ciência não visa servir a propósitos triviais, como o de descobrir o significado dos tecidos do Tabernáculo ou a identidade da mulher de Caim, etc. Isto é mera curiosidade humana, e o dom de Deus não foi dado para satisfazê-la. A manifestação sobrenatural deste dom tem a finalidade de preservar a vida da igreja, livrando-a de qualquer engano ou artimanha do maligno.

3. Exemplos bíblicos da palavra da ciência. Ao profeta Eliseu foram revelados os planos de guerra do rei da Síria. Quando o rei sírio pensou em atacar o exército de Israel, surpreendendo-o em determinado lugar, o profeta alertou o rei de Israel sobre os planos inimigos (2Rs 6.8-12). Outro exemplo foi a revelação de Daniel acerca do sonho de Nabucodonosor, quando Deus descortinou a história dos grandes impérios mundiais ao profeta (Dn 2.2,3; 17-19). Em o Novo Testamento, esse dom foi manifesto quando o apóstolo Pedro desmascarou a mentira de Ananias e Safira (At 5.1-11). O dom da palavra da ciência não é adivinhação, mas conhecimento, concedido sobrenaturalmente, da parte de Deus.

SINOPSE DO TÓPICO (II)
 O dom da palavra da ciência não é para servir a propósitos triviais. A manifestação sobrenatural deste dom tem a finalidade de preservar a vida da igreja, livrando-a de qualquer engano ou artimanha do maligno.

III. DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS
 1. O dom de discernir os espíritos. É uma capacidade sobrenatural dada por Deus ao crente para discernir a origem e a natureza das manifestações espirituais. De acordo com o termo grego diakrisis, a palavra discernir significa “julgar através de”; “distinguir”. Ela denota o sentido de “se penetrar da superfície, desmascarando e descobrindo a verdadeira fonte dos motivos”. Stanley Horton afirma que este dom “envolve uma percepção capaz de distinguir espíritos, cuja preocupação é proteger-nos dos ataques de Satanás e dos espíritos malignos” (cf. 1Jo 4.1).

2. As fontes das manifestações espirituais. Ao longo das Escrituras podemos destacar três origens das manifestações espirituais no mundo: Deus, o homem e o Diabo. Uma profecia, por exemplo, pode ser fruto da ordem divina ou da mente humana ou ainda de origem maligna. Como saber? Aqui, o dom de discernir os espíritos tem o papel essencial de preservar a saúde espiritual da congregação. Segundo nos ensina o pastor Estêvam Ângelo, o “discernimento de espíritos não é habilidade para descobrir as faltas alheias”. O dom não é uma permissão para julgar a vida dos outros.

3. Discernindo as manifestações espirituais. A Palavra de Deus nos ensina que os espíritos devem ser provados (1Jo 4.1). Toda palavra que ouvimos em nome de Deus deve passar pelo crivo das Sagradas Escrituras, pois o Senhor Jesus nos advertiu sobre os falsos profetas. Ele ensinou-nos que os falsos profetas são conhecidos pelos “frutos que produzem”, isto é, pelo caráter (Mt 7.15-20). Jesus conhece o segredo do coração humano, mas nós não, e por isso precisamos do Espírito Santo para revelar-nos a verdadeira motivação daqueles que falam em nome do Senhor. O apóstolo João nos advertiu acerca do “espírito do anticristo” que já opera neste mundo (1Jo 4.3).

SINOPSE DO TÓPICO (III)
 O dom de discernimento dos espíritos é uma capacidade sobrenatural dada por Deus ao crente para discernir a origem e a natureza das manifestações espirituais.

CONCLUSÃO

A Igreja de Jesus necessita dos dons de revelação para discernir entre o certo e o errado, entre o legítimo e o falso. Os falaciosos ensinos e as manifestações malignas podem ser desmascarados pelo dom do discernimento dos espíritos. Que Deus conceda à sua igreja dons de revelação para não cairmos nas astutas ciladas do Maligno.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
 SOUZA, Estêvam Ângelo de. Nos Domínios do Espírito. 2 ed., RJ: CPAD, 1987.
HORTON, Stanley M. A Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. 12 ed., RJ: CPAD, 2012.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I

Subsídio Teológico
 “Uma Palavra de Sabedoria
Trata-se de uma palavra (uma proclamação, uma declaração) de sabedoria dada para satisfazer a necessidade de alguma ocasião [...]. Não depende da capacidade humana nem da sabedoria natural, pois é uma revelação do conselho divino. Mediante esse dom, a percepção sobrenatural, tanto da necessidade como da Palavra de Deus, traz a aplicação prática daquela Palavra [...] ao problema do momento.
Porque é uma palavra de sabedoria, fica claro que é concedida apenas o suficiente para aquela necessidade. Este dom não nos enaltece para um novo nível de sabedoria, nem nos torna impossibilitados de cometer enganos. [...]. Às vezes, este dom transmite uma palavra de sabedoria para orientar a Igreja, assim como em Atos 6.2-4; 15.13-21. É possível, também, que cumpra a promessa dada por Jesus, que daria ‘boca de sabedoria a quem não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem’ (Lc 21.15). A prova de que Jesus falava em um dom sobrenatural (a palavra de sabedoria) é comprovada, quando proibiu a premeditação do que diriam nas sinagogas ou diante dos tribunais (Lc 21.13,14). Isso certamente foi cumprido pelos apóstolos e por Estêvão (At 8.4-14,19-21, 6,9,10)” (HORTON, Stanley M. A Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. 12 ed., RJ: CPAD, 2012, p.294).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
 Subsídio Teológico
 “Discernimento de espíritos
A expressão inteira, no grego, apresenta-se no plural. Este fato indica uma variedade de maneiras na manifestação desse dom. Por ser mencionado imediatamente após a profecia, muitos estudiosos o entendem como um dom paralelo responsável por ‘julgar’ as profecias (1Co 14.29). Envolve uma percepção capaz de distinguir espíritos, cuja preocupação é proteger-nos dos ataques de Satanás e dos espíritos malignos (cf. 1Jo 4.1). O discernimento nos permite pregar a Palavra de Deus e todos os demais dons para liberar o campo à proclamação plena do Evangelho” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1 ed., RJ: CPAD, 1996, p.475).

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
 Dons de Revelação
 Os dons são capacidades inatas, adquiridas, ou é algo que vem direto de Deus? Segundo Stanley Horton, “os dons são encarnacionais. Isto é, Deus opera através dos seres humanos”. Logo, são capacidades sobrenaturais vinda d’Ele por intermédio do Espírito Santo. Deus colocou à disposição da igreja muitos dons e todos são extremamente úteis para a edificação e exortação dos crentes.
Para melhor estudar o assunto, os dons foram divididos em três categorias: dons de revelação, de elocução e de poder. Nesta lição estudaremos os dons de revelação: palavra de sabedoria, palavra do conhecimento e discernimento de espíritos.

Palavra de Sabedoria
O que seria este dom? “Sabedoria” no grego é shophia e segundo o Dicionário Bíblico Beacon quer dizer “julgamento de Deus diante das demandas feitas pelo homem, especificamente pela vida cristã”. Esta sabedoria não é o resultado da capacidade cognitiva humana.
A sabedoria aqui é uma capacidade divina de julgar as questões práticas do nosso dia a dia de maneira que o nome do Senhor seja exaltado. Todo crente é exortado a buscar em Deus a sabedoria (Tg 1.5). Neste texto, segundo a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, Tiago está falando a respeito da “habilidade de tomar decisões em circunstâncias difíceis”. Logo, também não diz respeito ao conhecimento adquirido pelo homem. Muitos homens são dotados de grande capacidade intelectual, mas infelizmente desconhecem a Deus.

Sabedoria divina x sabedoria humana
Em 1 Coríntios 2.6, Paulo faz uma comparação, mostrando à igreja em Corinto a diferença entre a sabedoria humana e a espiritual. Paulo mostra que a razão humana não pode levar o homem à redenção dos seus pecados. Somos redimidos pela fé em Cristo. A fé salvífica é um dom divino. O homem que não aceita Cristo como Salvador não pode compreender a sabedoria de Deus revelada em Jesus.

Dom da Palavra de Sabedoria
De acordo com Estêvam Ângelo de Souza, “a palavra de sabedoria é a sabedoria de Deus ou, mais especificamente, um fragmento da sabedoria divina, que é dada por meios sobrenaturais”. É uma capacidade vinda diretamente de Deus, mediante a ação direta do Espírito Santo em nossas vidas. A liderança, bem como todos aqueles que querem servir à Igreja de Cristo, deve buscar este dom a fim de administrar e servir com excelência. A Bíblia nos mostra que os diáconos eram homens cheios do Espírito Santo e que Estêvão, dispunha de tanta sabedoria, que ninguém conseguia se sobrepor a ele durante a sua pregação (At 6.10).


SUBSIDIOS
I - INTRODUÇÃO:
Há dons que REVELAM algo oculto ou sobrenaturalmente: são os DONS DE REVELAÇÃO, quais sejam: A PALAVRA DA SABEDORIA; A PALAVRA DO CONHECIMENTO e O DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS. Vejamos cada um deles, separadamente.

II - O DOM DA PALAVRA DE SABEDORIA:
 Deus possui toda a sabedoria e todo o conhecimento. Ele sabe tudo, mas nunca revela tudo quanto sabe; simplesmente nos dá uma palavra daquilo que sabe. Por isso não é dom da sabedoria e sim o dom da palavra da sabedoria que Deus revela ao homem.
A palavra da sabedoria é uma revelação sobrenatural pelo Espírito de Deus, no tocante ao plano e propósito divinos na mente e na vontade de Deus.
A revelação que a palavra sabedoria traz sempre fala de fatos que ainda irão acontecer. Vejamos alguns exemplos, e observemos que os fatos revelados acontecerão futuramente:
(1) - At 9:10-16 - O dom da palavra da sabedoria também é usado para revelar o plano de Deus àqueles que Ele quer usar no ministério.
(2) - At 8:26-29 - Deus revelou Seu plano e propósito a Felipe mediante a mensagem de um anjo. Nessa mensagem, Deus deu instruções a Felipe e o ensinou exatamente o que deveria fazer. E, na mensagem, Deus mandou-o ir para o deserto e Felipe tinha que ir pela fé.
(3) - At 11:28-30 – Ágabo profetizou que estava para vir uma fome; o povo acreditou e começou imediatamente a preparar-se para enviar socorro às vítimas da seca.
(4) - At 21:10-14 – Notemos que alguma coisa FOI REVELADA. Foi uma palavra de sabedoria, porque se tratava do futuro, e foi cumprida.
(5) - At 27:10, 23-24, 34 - A palavra da sabedoria é dada também para garantir o livramento iminente num momento de calamidade. Paulo tinha recebido uma palavra da sabedoria para seus co-passageiros antes mesmo de começarem a viagem. Deixando de tratar com respeito a advertência, tiveram que jogar tudo ao mar. Finalmente, toda a esperança se foi. Mas, no meio de tamanha calamidade, Paulo se colocou de pé, pois ouvira um recado do céu.
 (6) - I Rs 11:29-32 cf 12:20;
(7) - I Rs 13:1-6;
(8) - I Rs 14:1-18.

III - PALAVRA DE CONHECIMENTO OU DA CIÊNCIA:
É a revelação sobrenatural pelo Espírito Santo de certos fatos existentes na mente de Deus. Normalmente, o dom da palavra do conhecimento REVELA fatos que já ocorreram e/ou que estão ocorrendo no momento da revelação, isto é, fatos passados e/ou presentes.

(1) – A palavra do conhecimento manifestada mediante visões:
(1.1) - Apc 1:9-11 – Jesus REVELOU a João as condições das sete Igrejas da Ásia Menor; exilado na Ilha de Patmos, não teria a mínima possibilidade de saber o que estava acontecendo nessas cidades e igrejas, mas Jesus lhe revelou a condição espiritual delas. Foi uma palavra de conhecimento.
(1.2) - At 9:10-12 – Nessa visão, o Senhor mandou Ananias ir até certa casa e orar por Saulo. Ananias não poderia ter sabido (pelos seus conhecimentos naturais), que em certa casa, em certa rua, um homem chamado Saulo estava orando naquele exato momento. Não poderia ter sabido disso porque qualquer outra maneira que não fosse pela revelação sobrenatural: uma palavra de conhecimento.
(1.3) - At 10:9-20 – Aqui também a palavra do conhecimento foi manifestada mediante uma visão. Pedro tinha caído em êxtase e teve uma visão. Enquanto Pedro pensava sobre o significado disso, o Espírito Santo disse a ele: Estão aí dois homens que te procuram. Pedro não sabia que os homens estavam ali; e não teria maneira de saber, se o Espírito Santo não lhe tivesse dito. Tratava-se de uma palavra de conhecimento – uma revelação sobrenatural.
(2) - O dom da palavra do conhecimento manifestado através de uma revelação interior:
(2.1) - Jo 4:5-29 – Às vezes a palavra do conhecimento vem mediante uma revelação interior. Quando Jesus lidou com a mulher junto ao poço em Samaria, Ele empregou uma palavra de sabedoria para convencer a ela, uma pecadora, de sua necessidade de um Salvador. A mulher queria aquela água viva, mas Jesus mandou-a ir buscar primeiro o marido. Quando ela disse que não tinha marido, Jesus respondeu: Disseste bem. Você já teve cinco maridos e aquele que você vive agora não é seu marido. Jesus sabia isso por uma revelação interior – uma palavra de conhecimento (fatos que já haviam acontecido) – e usou esse dom para indicar a ela o caminho da salvação.
(3) - Palavra de conhecimento usada para iluminar um servo desanimado - I Rs 19:1-4, 14, 18 – Quando alguém disse ao profeta Elias que Jezabel iria fazer com ele o mesmo que o fizera aos profetas de baal, Elias ficou com medo. Sentou-se debaixo do zimbro e pediu a Deus para morrer. Deus, porém, deu a ele uma palavra de conhecimento que o encorajou (verso 18). Elias não poderia ter sabido disso de nenhuma outra maneira.
(4) - Palavra de sabedoria usada para desmascarar um hipócrita - II Rs 5:25-26 – Depois de Naamã ter sido curado da lepra, queria dar ao profeta Eliseu conjuntos de roupas, prata, ouro e outros presentes para expressar a sua gratidão. Eliseu, no entanto, recusou. O servo de Eliseu, Geazi, porém, correu atrás de Naamã e mentiu para ele. Naamã estava tão emocionado com a sua cura que deu a Geazi o dobro daquilo que pedira. Depois, Geazi escondeu os presentes; quando voltou a Eliseu, este falou as palavras dos versos 25-26 – Como é que Eliseu poderia saber o que acontecia a vários quilômetros de distância? Deus revelou! Ele deu a Eliseu uma revelação sobrenatural 
daquilo que acontecera e, assim, o hipócrita foi desmascarado.
 (5) - Palavra de conhecimento dada para advertir um rei contra o plano inimigo - II Rs 6:9-12 – Cada vez que os sírios armavam uma emboscada contra Israel, o profeta de Deus revelava os planos deles ao rei de Israel. O rei da Síria reuniu em o seu gabinete sob o pretexto de haver um traidor entre eles. Os servos do rei responderam que não havia traidor entre eles, mas que um profeta de Deus, em Israel, contava o que o rei da Síria fava no seu próprio quarto. Essa revelação a respeito das emboscadas pelos sírios era uma revelação sobrenatural: O profeta Eliseu não poderia ter sabido dos planos do inimigo; ele não estava na Síria! Os planos do inimigo lhe foram revelados de modo sobrenatural mediante uma palavra de conhecimento e seus país foi salvo do perigo.
(6) - Palavra de conhecimento usada para ajudar a recuperar bens perdidos - I Sm 9:1-6, 19-20 – Enquanto Saul estava à busca das jumentas do seu pai, que ou se desgarraram ou tinham sido furtadas, alguém sugeriu que fosse procurar o profeta Samuel. Quando Saul perguntou a Samuel a respeito do paradeiro das jumentas, Samuel lhe disse: “JÁ FORAM ACHADAS”.
(7) - Palavra de conhecimento usada para descobrir um homem escondido - I Sm 10:21-23 – Embora Samuel já tivesse ungido Saul rei de Israel, quando veio a hora de lançar sortes para determinar quem seria rei, Saul se escondeu entre a bagagem. Quando o povo não conseguiu achá-lo, inquiriu do Senhor, ao invés de mandar todos irem procurá-lo. E o Senhor lhes contou exatamente onde Saul estava e, quando o procuraram ali, o acharam. Trata-se da palavra do conhecimento em ação.

IV – O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS:
DISCERNIR significa “JULGAR PERFEITAMENTE”, “DISTINGUIR”, “VER”, de modo que a pessoa está discernindo ou vendo no âmbito dos espíritos e não terá dúvida alguma de nomear o espírito que estiver em operação no momento da revelação.
Tem o sentido de penetrar por baixo da superfície, desmascarando e descobrindo a verdadeira fonte dos motivos e da animação. O Senhor achou por bem conferir à sua igreja uma parcela desse poder.

Leiamos I Tm 4:1; II Ts 2:9; Apc 13:14; Mt 24:24 – Este dom pode revelar ao povo de Deus cheio do Espírito a origem de qualquer manifestação sobrenatural.
Devemos observar que a expressão “espíritos” está no plural. Isso se deve pelo motivo da existência de vários tipos de espíritos que podem atuar. Meditemos em Ef 2:2; 6:11-12; Hb 1:12-14 - Na dimensão espiritual, há espíritos bons ou divinos, os espíritos malignos, o Espírito Santo, e o espírito humano com suas tendências boas ou más.

(1) - DISCERNINDO A SEMELHANÇA DE DEUS - Gn 32:30; Ex 24:9-11; 33:17-23; Nm 12:4-8; Jz 5:13-15; 6:17-24; 9:2-6, 9-11, 21-22; II Sm 22:1, 7, 10-11; I Rs 22:19; Is 6:1-5; Ez 1:15-29; 2:9; 3:23; 8:4; 10:15-22; Am 9:1 – São exemplos de enxergar dentro da dimensão espiritual. Eles puderam ver a semelhança de Deus. Não viram a Deus; viram a semelhança de Deus. Trata-se da manifestação do discernimento de espíritos.
(2) - DISCERNINDO O CRISTO RESSURRETO - Apc 1:12-16; At 7:55-56 – Através do discernimento de espíritos ou de ver dentro da dimensão espiritual, a pessoa pode até mesmo discernir o Cristo ressurreto!
(3) - DISCERNINDO O ESPÍRITO SANTO - Jo 1:32-34; Apc 1:4; 4:1-11 – Isto significa simplesmente que estavam enxergando dentro da dimensão espiritual e vendo alguns dos aspectos do Espírito de Deus.
(4) - DISCERNINDO OS ESPÍRITOS DEMONÍACOS - Mc 16:9; At 16:16-18; Apc 13:1-2, 11 – O dom de discernimento de espíritos também revela o tipo de espírito por detrás de uma manifestação sobrenatural, quer maligna, quer boa.
(5) - DISCERNIMENTO DOS QUERUBINS, SERAFINS, ARCANJOS, HOSTE DE ANJOS – II Rs 6:15-17; II Sm 24:15-14; Lc 1:8-13; Apc 5:2; Apc 7:1-2; 10:1, 5.
(6) - DISCERNIMENTO DO ESPÍRITO HUMANO COM SUAS TENDÊNCIAS BOAS OU MÁS – II Rs 4:8-10; Ne 6:10-14; Jr 23:21-26 - Essa classe não desapareceu da terra. Ainda há os que falam presunçosamente do seu próprio espírito, por motivos do seu próprio interesse ou pelo anseio de liderança. Um dos propósitos do dom de discernimento de espíritos é habilitar o povo de Deus a distinguir o espírito pelo qual fala o profeta; Mc 2:8; 12:13-15; Jo 1:47-49; 13:21-30; At 5:1-11; 8:18-24; 13:8-12.
(7) – DISCERNINDO OS ESPÍRITOS DE ENFERMIDADES – Mt 12:22; Mc 9:25; Lc 8:29; 13:11-16 – Não estamos ensinando e não cremos que em todos os casos semelhantes de enfermidades sejam as doenças causadas por espíritos maus. Porém, quando isto acontece, só há cura quando o espírito de enfermidade é expulso pelo poder de Deus. Nas doenças causadas por espíritos de enfermidades, os meios empregados no tratamento são diferentes do tratamento de uma enfermidade comum.
Assim, o dom de discernimento de espíritos nos habilita a conhecer ou ver o espírito que estiver em manifestação.

IV – CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Ef 1.7 – Sigamos este exemplo de oração do apóstolo Paulo, posto que estamos vivendo “tempos trabalhosos”, e temos necessidade da sabedoria que vem do alto e do poder de Deus. O Senhor deseja nos outorgar os dons de revelação, a fim de que sejamos edificados e jamais venhamos a cair nas astutas ciladas do maligno.

FONTES DE PESQUISA E CONSULTA:
1)       Revista “OBREIRO APROVADO”, ANO XVI – Nº 63.
2)       Comentário Bíblico Broadman - JUERP.
3)       Introdução e Comentário – Cartas Aos Coríntios, CPAD.
4)       A Mensagem de I Coríntios - David Prior, John R. W. Stott - ABU Editora
5)       Lições Bíblicas CPAD – 2º Trimestre de 2014 – Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima














Nenhum comentário:

Postar um comentário