Seguidores

terça-feira, 25 de março de 2014

LIÇÃO 13 COM SUBSIDIOS - O LEGADO DE MOISÉS


Lições Bíblicas CPAD  -  Jovens e Adultos
 1º Trimestre de 2014

Título: Uma jornada de fé — A formação do povo de Israel e sua herança espiritual
Comentarista: Antonio Gilberto

Lição 13: O Legado de Moisés
Data: 30 de Março de 2014

TEXTO ÁUREO
“Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu ele o seu vigor” (Dt 34.7).

VERDADE PRÁTICA
 Moisés foi usado por Deus para tirar Israel do Egito e entregar os Dez Mandamentos para a humanidade.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Êx 6.20 A família de Moisés
Terça - Dt 33.1-29 A última bênção de um líder
 Quarta - Lc 24.27,44,45 Moisés, profeta messiânico
 Quinta - At 3.22,23 Moisés, tipo de Cristo
 Sexta - Dt 32.1-47 O último cântico de Moisés
 Sábado - Dt 34.1-5 Moisés vê a Terra Prometida e morre

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Deuteronômio 34.10-12; Hebreus 11.23-29.

Deuteronômio 34
10 - E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face;
11 - nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra;
12 - e em toda a mão forte e em todo o espanto grande que operou Moisés aos olhos de todo o Israel.

Hebreus 11
23 - Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.
24 - Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
25 - escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado;
26 - tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
27 - Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.
28 - Pela fé, celebrou a Páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.
29 - Pela fé, passaram o mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.

INTERAÇÃO
 Se há alguma coisa de valor transcendente que os líderes podem deixar aos sucessores é o seu legado. Queremos dizer com legado toda a disposição, tradição, exemplos e valores morais e espirituais, deixados pelo líder para o bem da igreja local.
Conta-nos a Bíblia a história de um rei chamado Jeorão (2Cr 21.4-20). Este era um opressor, sem qualquer sensibilidade humana e que andava nos caminhos dos reis de Israel. Esse rei não deixou qualquer legado edificante para os seus sucessores, ao ponto de o texto bíblico descrever o sentimento do povo quando da sua morte, desse modo: “e foi-se sem deixar de si saudades” (v.20). Que este não seja o legado dos líderes cristãos!

OBJETIVOS
 Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer a respeito dos últimos dias da vida de Moisés.
Explicar as características de Moisés como homem de Deus e pastor de Israel.
Aprender à luz do legado de Moisés sobre a comunhão, a piedade e a prudência.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
 Prezado professor, peça à classe que cite cinco características positivas e cinco negativas que possam existir numa liderança. À medida que responderem, anote as respostas na lousa em duas colunas respectivas (características positivas e negativas). Em seguida, diga aos alunos que um líder não é um super-homem. Ele é igualzinho a nós, pois se trata de um ser humano. Entretanto, as Escrituras convocam os líderes a apresentarem uma vida de serviço a Deus e à igreja que lideram. Conclua a lição dizendo que devemos amar os nossos líderes, pois são pessoas vocacionadas por Deus para fazer o bem à sua Igreja.

COMENTÁRIO
 INTRODUÇÃO
 Palavra Chave
Legado: O que é transmitido às gerações que se seguem.
 Moisés nasceu quando Israel estava cativo no Egito, durante os terríveis dias em que Faraó ordenou que todos os recém-nascidos israelitas do sexo masculino fossem mortos (Êx 1.15,16). Casou-se com Zípora, filha de Jetro, sacerdote de Midiã, descendente de Abraão (Gn 25.1,2). Ele teve uma comunhão especial com o Senhor e nas Escrituras Sagradas é repetidamente chamado de “servo de Deus”, pois “foi fiel em toda a sua casa” (Hb 3.5). No último livro do Antigo Testamento, Deus chama Moisés de “meu servo” (Ml 4.4), e no último livro do Novo Testamento ele é chamado “Moisés, servo de Deus” (Ap 15.3). Moisés é uma figura tipológica de Cristo.

I. OS ÚLTIMOS DIAS DE MOISÉS
 1. As palavras de despedida. O ministério de Moisés chegaria ao fim em breve. Consciente deste fato, ele se despede ensinando o seu povo a guardar as leis.
No capítulo 32 do livro de Deuteronômio, temos o último cântico de Moisés. O servo do Senhor se despede com adoração e louvor. Moisés de forma bem didática faz um resumo de toda a história de Israel em forma de cântico. Segundo a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, ele “fez o povo lembrar de seus erros, a fim de que não mais os repetisse e suscitou a nação a confiar apenas em Deus”.

2. Moisés incentiva o povo a meditar na Palavra. Moisés era um homem que amava os preceitos divinos. Por isso, antes de sua partida ele incentiva e reforça a ideia de que os israelitas precisavam ouvir e obedecer às ordenanças de Deus, a fim de que prosperassem enquanto nação. Sabemos que todos que amam e meditam na lei de Deus são bem-aventurados (Sl 1.1-6).

3. Moisés vê a Terra Prometida e morre. Antes de morrer, Moisés abençoou cada uma das tribos de Israel (Dt 33.1-29). Ele lutou em favor do seu povo e o amou até os últimos dias de sua vida. Ele foi fiel a Deus e à sua nação em tudo. Por ocasião de sua morte, por ordem de Deus, Moisés sobe até o monte Nebo e dali avista toda a Terra Prometida. Porém, não tem permissão para entrar nela. Moisés havia desobedecido a Deus ferindo a rocha (Nm 20). Ali no monte, solitário, o grande legislador vai se encontrar com o seu Deus. Ele foi sepultado pelo Senhor em um vale na terra de Moabe, todavia, o local nunca foi revelado a ninguém (Dt 34.6). Certamente Deus quis evitar que o local, assim como o corpo de Moisés, fossem venerados pelos israelitas. Durante trinta dias os israelitas choraram e lamentaram a morte de Moisés (Dt 34.8).
4. Moisés nomeia seu sucessor (Dt 31.1-8). É necessário começar bem um ministério e terminá-lo de igual forma. Moisés preparou Josué para que este fosse o seu sucessor. O Legislador de Israel tinha consciência de que seu ministério um dia findaria. É muito importante que o líder do povo de Deus tenha esta consciência e prepare os seus sucessores ainda em vida, assim como fez Moisés (Dt 34.7-9).

 SINOPSE DO TÓPICO (I)
Em seus últimos dias de vida, Moisés dispensou palavras de advertências e exortações ao povo. Em seguida, viu a Terra Prometida e morreu.

II. MOISÉS, PASTOR DE ISRAEL
 1. Homem de Deus. No final de sua carreira, Moisés é chamado nas Escrituras de “homem de Deus” (Dt 33.1). Ele é também pastor e líder do povo de Israel sob a mão de Deus (Sl 77.20). Assim, Homem de Deus é o homem a quem Deus usa como Ele quer.

2. Homem de oração. A vida de intensa oração de Moisés resultou em força, coragem, destemor, sabedoria e humildade, pois o povo de Israel era na época muito desobediente, murmurador e carnal. Moisés era um homem muito ocupado com seus encargos, mas conseguia levar sempre muito tempo em oração intercessória pelo povo. Era com a sabedoria do Alto que Moisés orava. Um exemplo disso está em Êxodo 33.13, quando ele diz: “rogo-te que [...] me faças saber o teu caminho”. No versículo 18, ele ora em continuação: “Rogo-te que me mostres a tua glória”. Essas duas orações não devem ser invertidas pelo crente, como alguns fazem por imaturidade ou fanatismo.
Moisés intercedeu diante do Senhor pedindo para entrar na tão sonhada Terra Prometida, mas Deus negou esse pedido (Dt 3.23-25).
Oremos sempre uns pelos outros, inclusive pelos desconhecidos. Intercedamos “por todos os homens” (1Tm 2.1), a fim de que alcancem a eterna Jerusalém.

3. Homem de fé. Moisés agia por fé em Deus (Hb 11.24-29), daí, a quantidade de milagres realizados pelo Senhor através dele. Seus pais foram campeões da fé (Hb 11.23), pois a fé em Deus opera milagres (Mt 17.18-21; At 3.16; 6.8;). Aliás, um dos dons espirituais é o da fé (1Co 12.9); fé para operar maravilhas.
Moisés e Arão realizaram muitos milagres perante Faraó e seus oficiais no período que precedeu a saída de Israel do Egito (Êx 4-12). Esses milagres em forma de catástrofes tinham por objetivo demonstrar publicamente que os deuses do Egito nada eram diante do Deus verdadeiro e único de Israel (Êx 12.12; Nm 33.4).

SINOPSE DO TÓPICO (II)
 Moisés como pastor de Israel era um homem de Deus, de oração e de fé.

III. APRENDENDO COM MOISÉS
 1. A cultivar comunhão com Deus. “Cultivar”, significa incentivar, preparar para o crescimento. Muito antes de as primeiras flores aparecerem ou os sinais do fruto serem vistos, muito foi feito para preparar a planta para o fruto esperado. O lavrador cuida da planta com zelo para que esta seja mais produtiva. Este processo de carinho e atenção é o cultivo. É em nossa relação com Deus, mediante a comunhão contínua, que nossa vida é mudada e desenvolvida em direção à realização plena. Como filho de Deus, você desfruta de plena comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo? Cultive, como Moisés, esta comunhão, passando mais tempo com Deus em oração, leitura da Palavra e adoração. Moisés foi um homem que cultivou uma comunhão bastante íntima com Deus.

2. A ter comunhão com outros crentes. Através da vida de comunhão com os santos, você é incentivado a viver a vida cristã saudável e abundante. Os primeiros cristãos tinham comunhão diária entre si (At 2.46). Não admira que suas vidas fossem testemunhos poderosos do Evangelho e fizessem com que as pessoas tivessem sede de salvação. Havia uma colheita diária de almas, à medida que o Senhor acrescentava à igreja os que iam sendo salvos (At 2.46,47). Moisés prezava pela comunhão em família e com todo o povo de Deus. Sigamos de perto o seu exemplo e busquemos a comunhão com os nossos irmãos, pois estamos também todos caminhando rumo à Terra Prometida.

3. A aceitar o ministério de líderes piedosos. Os líderes são instrumentos de Deus para alimentar e nutrir seu povo. Efésios 4.11-13 enfatiza que o propósito dos ministérios de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores na igreja é edificar o povo de Deus. Quando você aceita e aplica os ensinos de Deus, que nos são proporcionados por meio dos líderes que Ele chamou, você é levado a um lugar de maior fertilidade e de crescimento (Ef 4.16). Toda vez que os hebreus deixavam de obedecer a Moisés eles pecavam e eram grandemente prejudicados. Quando Miriã se rebelou contra a liderança de Moisés, seu irmão, ela ficou leprosa e o povo todo não pôde partir. Todos ficaram retidos pela desobediência de uma única pessoa.

4. A ter cuidado com os inimigos. Ao entrarem na Terra Prometida, os israelitas tinham de destruir as nações ímpias que ali viviam. Esse era o plano de Deus, mas Israel não o seguiu. Em consequência disso, o povo de Israel foi seduzido pelos maus caminhos desses povos (Sl 106.34-36). Essa experiência é um aviso para nós. Cuidado com o Inimigo e as suas propostas. Vigie para que você e sua família não sejam seduzidos pelas coisas deste mundo. O mundo e a sua concupiscência é passageiro, mas os valores de Deus e a sua Palavra são eternos.

SINOPSE DO TÓPICO (III)
 A vida de Moisés nos ensina a cultivar a comunhão com Deus e com o próximo, a piedade e a prudência.

CONCLUSÃO
 Moisés cumpriu sua carreira com fé em Deus, coragem e determinação. Em tudo ele buscou ser fiel ao Senhor. Sigamos o exemplo deste líder a fim de que possamos viver com sabedoria e a agradar a Deus em toda a nossa maneira de viver.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
 Bíblia de Estudo Defesa da Fé: Questões Reais, Respostas Precisas, Fé Solidificada. RJ: CPAD, 2010.
HAMILTON, V. P. Manual do Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 1 ed., RJ: CPAD, 2006.
ZUCK, R. B. (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD. 2009.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I

Subsídio Bibliológico

“[Deuteronômio] 31.2 [...] Parece injusto que o Senhor negue a Moisés o acesso à Terra Prometida, por causa de uma explosão e descontrole por parte daquele homem (1.37; cf. Nm 20.12). Mas Moisés, aquele homem que havia recebido um privilégio especial, também foi incumbido de uma responsabilidade especial. Deixar de cumprir a sua responsabilidade de uma forma completa significava passar a ter uma má reputação, tanto para si mesmo como para o seu Deus. Por este motivo, ele não pôde entrar na terra, com a nova geração.
31.9 Este versículo confirma claramente a autoria mosaica, pelo menos do livro de Deuteronômio, se não todo o Pentateuco. Os que argumentam que editores do final da época anterior ao exílio, ou até mesmo durante o exílio, inseriram declarações como esta para indicar uma composição de autoria mosaica tardia, o fazem apenas com base em uma pressuposição de que Moisés não poderia ter escrito estes textos. Estas suposições infundadas podem surgir de um desejo de despir o Pentateuco, e a Bíblia como um todo, de qualquer credibilidade” (Bíblia de Estudo Defesa da Fé: Questões Reais, Respostas Precisas, Fé Solidificada. RJ: CPAD, 2010, p.359)

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II

Subsídio Bibliológico
 “Em um certo sentido, Deuteronômio, e na verdade todo o Pentateuco, termina como uma história incompleta. Deuteronômio se encerra sem que Moisés ou Israel adentrem a terra, embora Moisés tenha podido vê-la. O que Deus tinha prometido repetidas vezes aos patriarcas, desde Gênesis 12.7, não se concretiza até o fim do Pentateuco. Von Rad resolveu de modo fácil (e artificial) essa questão, bastando substituir o conceito de Pentateuco pelo de um Hexateuco. Ele traz Josué para o clímax final de um conjunto de seis livros, em vez de permitir que Deuteronômio e Moisés desempenhem esse papel em um conjunto de cinco livros.
Todavia, a forma como o Pentateuco é encerrado pode ser mais uma confirmação teológica que um problema teológico. Em primeiro lugar, como comenta Sanders, a posição de Deuteronômio entre Números e Josué, entre peregrinações e o fim das peregrinações, ‘tomou o lugar de Josué e suas conquistas como o clímax do perigo canônico de autoridade [...] A verdadeira autoridade é encontrada apenas no período de Moisés’.
Além disso, o Pentateuco termina com realismo (‘Vocês ainda não são o que Deus quer que vocês sejam’) e esperança (‘Logo vocês estarão no lugar que Deus lhes separou’). É no deserto que você está, mas não é no deserto que ficará. Para citar Walter Brueggemann: ‘O texto, de mais a mais, serve para todo o tipo de comunidades de exilados. O Pentateuco é, no final das contas, a promessa de um lar e de um retorno ao lar. É uma promessa dada pelo Deus de todas as promessas, que jamais se contentará com o deserto, o exílio ou o degredo’” (HAMILTON, V. P. Manual do Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 1 ed., RJ: CPAD, 2006, pp.534-35)

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
 O Legado de Moisés
 Moisés foi um importante profeta, poeta, legislador e acima de tudo servo do Senhor valoroso. Um homem de muita fé. A fé de Moisés fez com que ele acreditasse no impossível. Sem fé não teria conduzido por tantos anos um povo rebelde e contumaz. Sua vida foi um milagre, pois ainda bebê foi salvo da morte por seus pais. Embora tenha sido criado no Egito, ele se identificou com o seu povo (Hb 11.5). Moisés viveu no Egito, foi criado pela filha de Faraó, mas nunca permitiu que o Egito entrasse em seu coração. A Palavra de Deus nos exorta: “Não vos conformeis com este mundo” (Rm 12.2), o Egito é um tipo do mundo. Não podemos nos adequar à maneira de ser mundana. Vivemos neste mundo, mas não pertencem os a ele, estamos aqui de passagem. Em breve veremos não a Terra Prometida, mas a Nova Jerusalém.
Moisés foi escolhido e preparado pelo Senhor para conduzir os hebreus até a Terra Prometida. O povo peregrinou durante quarenta anos pelo deserto, e certa vez, Deus desejou exterminar o povo ali mesmo e prometeu a Moisés que faria dele uma grande nação: “Agora, pois deixa-me , que o meu furor se acenda contra eles, e os consuma; e eu farei de ti uma grande nação” (Êx 32.10). Todavia Moisés não buscava somente favores divinos para si. Ele amava seu ministério e suas ovelhas e intercedeu em favor delas (Êx 32.11-14). Moisés foi testado pelo Senhor. Deus também testa a fidelidade e o amor daqueles que Ele chama para conduzir seu povo. Tem você sido fiel?
Moisés era homem e como tal um dia seu ministério chegaria ao final. Porém, como líder ele se preocupava com seu povo e desejava instruí-los para que depois de sua partida continuassem tendo a Deus como o soberano e único Senhor. Antes de partir e estar para sempre com o Senhor, Moisés se preocupou em deixar toda a lei escrita, assegurando que o povo jamais a abandonaria.
Depois de atravessar o mar Vermelho, Moisés cantou um hino de adoração e louvor ao Senhor pela passagem e livramento milagroso. Perto de passar desta vida para a eternidade, Moisés canta novamente adorando a Deus. Seu cântico é um resumo de tudo que Deus fez em favor do seu povo. Moisés era grato a Deus por todos os Seus feitos. Moisés começou bem sua carreira e terminaria os seus dias também bem, todavia por desobedecer a Deus ele não entrou na Terra Prometida. Moisés vê a Terra Prometida e morre. O local da sua sepultura é um mistério que somente será revelado na eternidade.


SUBSIDIOS

SUBSIDIOS  001
34.1 SUBIU MOISÉS... AO MONTE NEBO. Aqueles que vivem sempre em comunhão com Deus, não temem a morte. Por causa da sua confiança em Deus, podem até mesmo aguardar a morte com paz e alegria (cf. Lc 2.29; Fp 1.23). Assim como Moisés, já tiveram um vislumbre da terra prometida (vv. 1-4); após a morte herdarão "a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus" (Hb 11.10; ver Fp 1.21 nota).
34.5 MORREU ALI MOISÉS, SERVO DO SENHOR. Este registro da morte de Moisés foi provavelmente escrito por Josué, pouco depois da morte do grande líder (v. 9). A Moisés não foi permitido entrar na terra prometida antes da sua morte (v. 4). Todavia, muitos anos mais tarde, ele realmente entrou naquela terra, quando apareceu no monte da transfiguração e falou com Jesus (Mt 17.3).
34.10 NUNCA MAIS SE LEVANTOU... PROFETA ALGUM COMO MOISÉS. Os grandes destaques na vida de Moisés foram sua íntima comunhão com Deus e sua compreensão da natureza e da pessoa de Deus. O desejo supremo de todos os crentes deve ser conhecer a Deus e experimentar estreita comunhão com Ele. É o seu maior privilégio e direito como filhos de Deus (Jo 1.12; 17.3; Rm 8.14,15; Gl 4.6). Nenhuma pessoa que está em Cristo, e que cultiva uma vida interior consagrada a Deus, e uma vida exterior de santidade, deixará de ter consigo a presença e a graça de Deus. A comunhão com Deus  Pai, Filho e Espírito Santo  é a maior promessa e recompensa do crente (Jo 14.15-21,23,26; Ap 3.20).

SUBSIDIOS  002
A Morte de Moisés e a S ucessão de J osué, 34.1-12
O capítulo 34 registra a obediência de Moisés à ordem recebida em 32.48-52, de onde esta narrativa é a continuação. Pelo menos em parte, os acontecimentos recontados aqui têm o desígnio de mostrar que, com o falecimento de Moisés, Israel permaneceu fiel à promessa que fizera no concerto, e que o sucessor designado por Deus foi devidamente reconhecido. É impossível dizer quanto tempo depois da morte de Moisés este relato foi escrito. Os versículos 10 a 12 dão a entender que, desde então, suficientes profetas se levantaram para tornar uma comparação possível.
A Morte de Moisés (34.1-8)
Chegou a hora de Moisés morrer, mas ele não subiu ao monte apenas para isso. Em primeiro lugar, foi-lhe mostrada a Terra Prometida. Do monte Nebo (1), do topo da cordilheira serrilhada ou pisga das montanhas a leste de Jericó, “está em panorama a parte principal do oeste da Palestina”. Toda a terra foi mostrada a Moisés, e não somente parte dela (1-3). A Oeste, ele viu Judá, até ao mar último (2; o “mar ocidental”, ARA; i.e., “o mar Mediterrâneo”, NTLH). Ao Sul estava Jericó, famosa por suas palmeiras até Zoar (3). Esta era a terra prometida aos patriarcas, e Moisés estava vendoa por inteiro. Daube, com base em analogia legal, propõe que no pensamento hebraico olhar era símbolo de aquisição, por cujo ato a propriedade se tornava legalmente, senão de fato, de quem olhava (cf. Gn 13.14,15).9 Desta forma, Moisés estava aceitando de Deus a propriedade da Terra Prometida em nome de todo o povo de Israel. Mas isto só acrescenta sentimento de aflição à tragédia inevitável da situação. Ele a vê mas nunca a    possuirá de verdade. Por causa de pecado próprio, embora ocasionado pelo pecado de outrem (3.24-29), ele foi permanentemente excluído.10 Assim, morreu... Moisés, servo do SENHOR (5) até à morte, e foi enterrado em sepultura desconhecida (6). Ninguém vai adorar junto ao túmulo do mediador do antigo concerto nem do Mediador do novo. O registro bíblico enfatiza que, apesar de idade avançada, seus olhos nunca se escureceram (7). Esta observação reforça que ele viu a terra em sua totalidade e, assim, entrou em plena posse legal.11 A frase: Nem perdeu ele o seu vigor, dá a entender que sua morte não foi natural, mas ocorreu conforme o dito do SENHOR (5). O versículo 8 registra o período de trinta dias de luto oficial.
A Sucessão de Josué (34.9-12)
O líder da nação que representara Deus ao povo e o povo a Deus falecera, mas não houve crise de obediência. Os líderes mudam, mas a obra de Deus avança (Js 1.1). A nação, em obediência à ordem de Moisés (31.1-8), confirmou a sucessão de Josué (9). Embora Josué fosse o sucessor de Moisés, não lhe era igual. Na verdade, de todos os profetas que desde então surgiram, nenhum foi como Moisés (10; cf. 18.15-19; Nm 12.6- 8). O Livro de Deuteronômio termina com um olhar para o futuro. Relembrando 18.15- 19 e afirmando que até então nenhum profeta como Moisés surgira, são fatores que apontam para Aquele que, séculos mais tarde, ofereceu aos seus seguidores reunidos o cálice do novo concerto selado com o seu próprio sangue (Mc 14.23,24).

SUBSIDIOS  003
A nova moradia (34) Moisés orou para que Deus se arrependesse e permitisse que ele entrasse na terra prometida, mas Deus recusou atender ao seu pedido (Dt 3:23-29). O Senhor sabia que Josué ("Jeová é salvação") guiaria o povo ao seu descanso terreno, da mesma forma que o Josué celestial, Jesus Cristo, conduziria seu povo ao descanso espiritual. Isso é algo que a Lei (Moisés) jamais poderia fazer. Contudo, Moisés visitou com Elias a terra prometida, no monte da transfiguração, e discutiram com Jesus sobre o êxodo (falecimento), que ele cumpriria em Jerusalém (Lc 9:27-31).
Deus permitiu que Moisés visse a terra, que é tudo que a Lei pode fazer no que diz respeito ao viver santo. A Lei anuncia o padrão divino, mas não pode nos ajudar a alcançá-lo. Sem a morte de Cristo e o dom do Espírito (Rm 8:1-4), não podemos cumprir a retidão da Lei em nossa vida. Podemos ver a terra, mas não entramos nela. Os que seguem Moisés (legalistas) jamais entrarão na terra da bênção. Apenas Deus estava presente quando Moisés morreu, e ele sepultou- o. Se o povo soubesse a localização de sua sepultura, sem dúvida o transformaria em um santuário de idolatria. Judas 9 afirma que Satanás queria o corpo de Moisés, talvez sob a alegação de que Moisés era assassino (Êx 2:11-12), além de ter pecado em Meribá ao ferir a rocha. O povo, por 30 dias, pranteou Moisés. Com frequência, as pessoas apreciam mais um líder após sua morte que durante sua vida. O livro encerra-se com um lembrete para nós do caráter único do ministério de Moisés — ele foi um homem com quem Deus falou face a face. Agora, o povo estava pronto para entrar na terra e reivindicá-la, e estudaremos isso em Josué.

SUBSIDIOS  004
Sucessão Dinástica. 34:1-12.
Um testamento só entra em vigor, apenas depois da morte do testador. Por isso a Aliança Deuteronômica, dentro do seu aspecto testamentário (cons. comentários na introd. do cap. 33) não entraria em vigor até a morte de Moisés. Só então Josué o sucederia no papel de vice-rei de Deus sobre Israel, e só então sob a liderança de Josué as tribos poderiam, de acordo com as declarações do Senhor, entrar na posse da herança de Canaã. Era, portanto, apropriado que o tratado deuteronômico terminasse com o registro da morte de Moisés, que na realidade autentica o tratado. A atenção adicional dada à terra da herança de Israel e a ascensão de Josué como mediador real da aliança, evidencia que se tem em vista o significado testamentário da morte de Moisés.
Os versículos 1-8 registram a morte de Moisés e os versículos 9-12 a sucessão de Josué. A narrativa retoma com a história de 32:48-52.
1a. Então subiu Moisés . . . ao monte Nebo. Moisés subiu sozinho pela estrada que não tinha retorno, afastando-se da terra prometida até o topo da cadeia de montanhas a oeste das planícies de Moabe, do lado oposto a Jericó até o monte Nebo. O panorama da herança jurada a Israel está descrita conforme ela se descortinava quando olhada primeiro para o nordeste, depois para o oeste e sul, e de volta para à planície que se estendia entre Jericó e Moisés.
2. O mar ocidental, isto é, o Mediterrâneo, por trás das colinas de Judá, não é naturalmente visível do monte Nebo.
4b. Não irás para lá. Cons. 1:37; 3:26; 4:21, 22; 32:52. Embora não tivesse permissão para entrar na terra, Moisés observou e viu os picos de suas montanhas ao norte, do alto de um, no qual ele, com Elias, mais tarde ficaria e falaria com o Mediador da Nova Aliança sobre o êxodo que Ele teria de fazer até Jerusalém, antes que fizesse a travessia para a herança celestial (cons. Mt. 17:3; Mc. 9:4; Lc. 9:30, 31). Foi necessário que Jesus morresse antes de penetrar no Seu descanso, porque Ele era o verdadeiro Mediador que veio para reconciliar o povo pecador com o seu Deus; Moisés tinha de morrei sem entrar no descanso típico, porque na qualidade de mediador do V.T. ele ficou, por causa da transgressão oficial, desqualificado para completar a missão que prefigurava a do Filho de Deus sem pecado. Diferentemente de Moisés, que após sua morte foi substituído por Josué (Dt. 33:9), o Mediador Messiânico seria o Seu próprio sucessor depois da morte, porque não seria possível a morte retê-lo.
7. Nem se lhe abateu o vigor. Moisés, embora com 120 anos de idade (cons. 31:2; Êx. 7:7), não morreu por causa da idade avançada, mas por ordem de Deus, o qual cria e destrói com Sua palavra soberana (Dt. 34:5). Sobre a localização do sepulcro de Moisés (v. 6), veja 3:29; 4:46. Sobre seu resultado, veja Judas 9.
9a. Cheio do espírito de sabedoria. Josué fora estabelecido como o herdeiro dinástico através da concessão dos dons carismáticos desta Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) 122 dinastia, destacadamente o dom do governo sábio (cons. Nm. 27:18 e segs.; Dt. 31).
9b. Os filhos de Israel lhe deram ouvidos. Fiel ao seu juramento de fidelidade à vontade do Senhor, feito na cerimônia deuteronômica (cons. 26:17; 29:12), Israel concordou com a ascensão de Josué.
10. Com quem o Senhor houvesse tratado face a face. Embora fosse sucessor de Moisés, Josué não se lhe igualava. A Moisés Deus respondia diretamente (Êx. 33:11; Nm. 12:8), mas Josué tinha de descobrir a vontade de Deus pela mediação sacerdotal (Nm. 27:21). Josué foi reconhecido sucessor de Moisés pelos sinais da vitória na travessia do Jordão e contra as hostes de Canaã, semelhantes aos de Moisés que triunfou sobre as hostes de Faraó e as águas do mar. Mas ninguém foi como Moisés na plenitude de sua revelação do poder redentor do Senhor (Dt. 34:11, 12).

SUBSIDIOS  005
A morte de Moisés 1-7.  Moisés morre e é enterrado. O monte Pisga (Nm 21.20; Dt 3.27) é uma projeção da cadeia rochosa de Abarim em Moabe (moderna Jordânia), que se estende rumo à extremidade nordeste do mar Vermelho, oposta a Jericó. Pisga está intimamente associado a uma elevação vizinha, o monte Nebo, ligeiramente a noroeste do primeiro.
De Pisga e Nebo, Moisés divisou a Terra Prometida. No vale próximo a Bete- Peor, foi sepultado pelo próprio Senhor, 6. O corpo de Moisés aparentemente tornouse objeto de uma disputa entre Satanás e Miguel, o arcanjo e protetor do povo de Israel (Jd 9; Dn 12.1). Embora Moisés não tenha entrado na Terra Prometida antes de morrer, ele é visto no monte da Transfiguração ao lado de Jesus e Elias (Mt 17.3; Lc 9.30-31), dentro da Terra Prometida. 8. Israel guarda luto e chora durante trinta dias. 9. Josué assume o comando (cf. Nm 27.18-23). 10-12. Moisés como profeta. O maior dos profetas de Israel (Nm 12.6-8; Dt 18.15-22, Os 12.13) teve uma partida comovente e foi distinguido como o único homem sepultado pelo Senhor.

Elaborado pelo Evangelista Natalino dos Anjos.
Professor da E.B.D. e pesquisador.
Dirigente da Congregação da A.D.(Missão) no Bairro Novo Horizonte
Na cidade de Guiratinga – Mt.
Pastor Presidente – Pr. Edseu Vieira.

Comentario biblico Wiersb – Velho Testamento
Comentario biblico Moody – Velho Testamento
Comentario biblico beacon – Velho Testamento
Biblia de Estudo Pentecostal
Manual biblico Unger.



Nenhum comentário:

Postar um comentário