Seguidores

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ESTUDO BIBLICO - LUCAS CAPITULO 17

LUCAS CAPITULO  17
Jesus continua de caminho para Jerusalém, ensinando o povo, pregando o Evangelho do reino e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

ACERCA DOS TROPEÇOS, 17.1 10.
17.1 “E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!
2 “Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos.
3 “Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe;
4 “e, se pecar contra ti sete vezes no dia e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me, perdoa-lhe.
5 “Disseram, então, os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.
6 “E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria.
7 “E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te e assenta-te à mesa?
8 “E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu?
9 “Porventura, dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não.
10 “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.

Pendurasse ao pescoço... (v.2): A ilustração é tirada da forma de castigo, às vezes empregada entre os romanos, a de pendurar uma pedra de moinho no pescoço do criminoso e depois o lançar ao mar. A mó é um emblema próprio do castigo final dos orgulhosos. O que ambiciona subir à maior altura, apesar de qualquer prejuízo que isso cause ao próximo, será lançado, não somente à terra, mas às maiores profundezas do mar, ao abismo mesmo do inferno, com o peso grande de condenação pendurado no pescoço, para fazê-lo baixar e nunca mais voltar a subir.
Repreende-o (v.3): É tanto nosso dever repreender com amor o irmão que peca contra nós, como o é de perdoá-lo.

Acrescenta-nos a f é (v.5): Os apóstolos vendo a alta norma necessária para repreender e perdoar, norma que ainda não alcançaram, pediram a Jesus que lhes aumentasse a fé.



A CURA DE DEZ LEPROSOS, LUCAS  17.11-19.
Em todos os lugares onde Jesus andasse sempre achava oportunidade de desempenhar a Sua obra de compaixão e poder, de libertar os angustiados, os aflitos e os oprimidos. Notemos algumas das preciosas lições para nós na história desse milagre de curar dez leprosos em uma aldeia, caminho ajerusalém.

17.11 “E aconteceu que, indo ele ajerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
12 “e, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe.
13 “E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!
14 “E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
15 “E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz.
16 “E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
17 “E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
18 “Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
19 “E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

Dez homens leprosos (v. 12):
Eram unidos em um só espírito pelo horrível e repugnante flagelo comum a todos os dez. (Compare 2 Rs 7.3,4). Nem o ódio e intriga entre os judeus e samaritanos separava o pobre samaritano dos nove judeus. Igualmente, o pecado faz que todos os homens, de todas as raças, fiquem numa só classe perante o Senhor:  a dos perdidos, todos destituídos da glória de Deus, Rm 3.21-23.
A lepra é tipo do pecado:
1) Só Deus podia curá-lo.
2) É contagioso.
3) Separa os homens uns dos outros, Mt 10.34,35; 25.32, etc.
4) E nojento.

Pararam de longe (v. 12):
A Lei ordenava que o leproso ficasse longe do próximo e que clamasse : Imundo, imundo, Lv 13.45.

Levantaram a voz, dizendo... (v.13):
Por que muitas pessoas não clamam a jesus, não oram?

Ide e mostrai-vos aos sacerdotes (v. 14):
Os dez, em obediência à ordem de Cristo,
foram sabendo que o sacerdote não podia curá-los, mas apenas proclamá-los limpos da lepra e restaurá-los à comunhão por meio dos ritos prescritos na lei, Lv 14.3,4. Sem qualquer sinal de serem curados, andavam ainda leprosos para apresentarem-se curados! Ver não é crer; mas crer é ver.
Quantas vezes, quando não somos curados logo em resposta à oração, perdemos a nossa viva fé, pensando que não temos a cura? Vede João 11.40; M c 11.24, Vers. Bras.
Não é difícil imaginar o gozo dos dez no caminho ao acharem-se curados da terrível doença. Vê-se claramente nesse acontecimento a distinção entre gozo e gratidão. Os que recebem as bênçãos de Deus, estão geralmente muito contentes. Alguns, porém, os gratos, não só sentem grande gozo, mas também, se lembram da grande misericórdia do Salvador e ficam impelidos a caírem aos Seus pés para adorá-Lo.

Glorificando a Deus em alta voz (v. 15):
Os dez pediram a cura clamando, v. 13. Mas uma vez curados, os nove ficaram mudos. O samaritano, porém, tinha tanta voz para adorá-Lo como tivera para suplicá-Lo.

Caiu aos pés (v. 16):
Enquanto era imundo,  ficava separado de Cristo, mas uma vez purificado, caiu aos Seus pés. E justamente isso que o pecador faz: por causa do seu pecado, Não quer chegar-se a Cristo, mas, uma vez perdoado, quer ficar aos Seus pés. São os nossos pecados que nos separam de Deus, Is 59.1,2.

Era samaritano (v.16):
O Messias de Israel recebeu mais honra deste desprezado estrangeiro do que do Seu povo. Podemos dizer “Veio para os Seus e eles não O apreciavam.” (Compare Jo 1.11; Lc 4.24-27.) As cachoeiras de Paulo Afonso são mais apreciadas pelos turistas do que por aqueles que moram perto. E as bênçãos do Senhor, muitas vezes, são mais apreciadas pelos recém-convertidos do que pelos que já passaram muitos anos salvos. Os mais velhos na fé têm de conservar sua humildade, fé, amor, com a simplicidade de crianças (Mt 18.3,4) se querem evitar a velhice espiritual.

Não foram dez os limpos ? (v. 17):
Aquele que numerou as estrelas por certo notará quantos são os perdidos purificados por Sua palavra.

 Onde estão os nove? (v.17):
Receberam a dádiva preciosíssima mas se esqueceram do Doador. Todos estavam alegres mas só um grato. Todos suplicaram, só um agradeceu. Todos chegaram para receber uma grande bênção do Senhor; só um voltou para Lhe oferecer algo.

Onde estão os nove? (v. 17):
Poucas pessoas reconhecem nessas palavras de jesus o que Ele sentia. Pode haver dor mais lancinante que o homem pode sentir do que a da ingratidão dum filho? Há dor mais cruciante no coração do Pai celestial do que a causada por nossa ingratidão? É um dos pecados básicos da nossa miséria, Rm 1.21.
Devemos sentir-nos felizes, quando nos esforçamos em benefício do próximo, se escaparmos da censura, ou mesmo da calúnia dos homens. Mas nem por isso, convém-nos deixar o “leite da bondade humana” azedar em nosso coração.
Note-se como Cristo, longe de desanimar em face da baixa ingratidão da humanidade,
permanecia incansável na Sua obra compassiva. O grande tema da multidão, de todos os séculos, lavada no sangue de Cristo, será: “Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria e força, e honra, e glória, e ações de graças”, Ap 5.12. Se queremos sentir-nos bem em tal ambiente de louvor, devemos começar a ensaiar nossa parte aqui neste mundo.

Tua fé te salvou (v. 19):
Cristo libertava tanto o corpo como a alma daqueles escravos de Satanás. Não sabemos se a doença voltou, ou não, para os nove ingratos, mas certo é que perderam a mais alta e espiritual bênção dada ao que voltou para dar graças.

A VINDA SÚBITA DO REINO DE DEUS, LUCAS  17.20-37.
Este discurso foi proferido em resposta à interrogação do fariseu, “sobre quando havia de vir o reino de Deus”, v.20. Não se sabe se os fariseus perguntavam zombando da idéia de jesus vencer os romanos e restabelecer o reino a Israel. Mas que Ele não reprovou aos fariseus a doutrina de Ele estabelecer o reino, é evidente. Havia uma ocasião em que o povo ficava tomado desta verdade até o ponto de resolver arrebatá-Lo para fazê-Lo Rei,Jo 6.15. Mesmo depois da Sua ressurreição, os discípulos Lhe perguntaram: “Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?” Mas Cristo, em vez de reprovar esta crença, apenas explicou que não convinha que soubessem quando ia restaurá-lo.

17.20 “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior.
21 “Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ah! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós.
22 “E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis.
23 “E dir-vos-ão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ah! Não vades, nem os sigais,
24 “porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do Homem no seu dia.
25 “Mas primeiro convém que ele padeça muito e seja reprovado por esta geração.
26 “E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem.
27 “Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e consumiu a todos.
28 “Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam.
29 “Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos.
30 “Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar.
31 “Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo os seus utensílios em casa, não desça a tomá-los; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás.
32 “Lembrai-vos da mulher de Ló.
33 “Qualquer que procurar salvar a sua vida perdê-la-á, e qualquer que a perder salvá-la-á.
34 “Digo-vos que, naquela noite, estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado.
35 “Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada.
36 “Dois estarão no campo; um será tomado, e outro será deixado.
37 “E, respondendo, disseram-lhe: Onde, Senhor? E ele lhes disse: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias.

0 reino de Deus Não vem com aparência exterior (v.20): Há três interpretações:
1) Não se percebe o reino com os olhos, pois é espiritual e invisível, “dentro do vós” (v.21), no coração. Mas apesar de o reino ser espiritual, tem também sua manifestação exterior. O Senhor, certamente, não disse àqueles vis fariseus: “O reino de Deus está dentro de vós”, mas que o reino estava no meio deles. (Vede a Vers. Bras. Comp. Jo 1.26 onde se emprega a mesma expressão no grego.)

2) Outra interpretação é que o Senhor ensinava que o crescimento do reino é tão gradual e sem ostentação ou alarde que os homens não o percebem.
Esta explicação concorda com o tempo do crescimento, do desenvolvimento do reino, Mc 4.26-29. Mas não concorda com o que vai acontecer no tempo da “ceifa”.

3) O que Cristo ensina neste discurso é que o reino de Deus vem de cima e não vem com revolução ou convocação de grandes exércitos, etc., como nos reinos terrestres. Estes fariseus esperavam umjosué, ou um Gedeão, para “por em fugida os exércitos dos estranhos”, Hb 11.34. Deviam esperar o próprio Rei, que viria, como o relâmpago, de cima, etc.

Como aconteceu nos dias de Noé, assim será... (v.26) A vinda de Cristo não será quando houver um reinado universal de paz, Is 2.4, etc. O mundo piorava nos dias de Noé, Gn 6.1-3, 12, e assim será na vinda de Cristo. O mundo não vai melhorar até a vinda de Cristo; como se vê, também em Mt 24.37; 1 Ts 5.3; 2 Pe 3.3; 2 Tm 3.1-4 etc.

Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento (v.27): O grande pecado do povo antediluviano e dos de Sodoma consistia não tanto na sua iniqüidade como na sua incredulidade e indiferença, quanto ao futuro. O grande pecado na segunda vinda de Cristo não será a bebedice, a imoralidade, o homicídio, ou qualquer vício, mas a descrença do mundo em Deus e nas coisas eternas e a apatia espiritual das igrejas.

Lembrai-vos da mulher de Ló (v.32): A mulher de Ló nos serve qual farol de admoestação divina. Lede a sua história, Gn 9. Ela era esposa de um homem justo, 2 Pe 2.8. Foi prevenida, Gn 19.16. Cometeu um só pecado, Gn 19.17. Os pecadores perecem, não por causa do número de seus pecados, mas da natureza do seu pecado. Muitos na vinda de Cristo serão como a mulher de Ló. Há muitos que têm a aparência de religião. Concordam com parentes e amigos crentes. Falam a língua de Canaã. Observam todas as formas de religião verdadeira. Mas seu coração não é reto diante de Deus, At 8.21. O mundo está no seu coração, e seu coração está no mundo. Mas vem a grande provação, quando ficará descoberto o verdadeiro estado do coração.

Um será tomado, e outro será deixado (v.34) : A Igreja aqui no mundo nunca mais será-de uma mistura de gente (Êx 12.38), de convertidos junto aos não convertidos, de joio junto ao trigo (Mt 13.30), de bons peixes com os ruins (Mt 13.49). Oh! O horror dessa separação, da separação entre parentes e entre amigos! Os membros da família que amam a Cristo serão levados ao céu; os que amam o mundo serão lançados no inferno! Amigos que trabalhavam juntos e dormiam juntos durante muitos anos, serão separados uns dos outros para todo o sempre, na vinda de Jesus !

Onde estiver o corpo, a í se ajuntarão as águias (v.37) : Aí se ajuntarão também os abutres (Vers. Autorizada). Abutres são aves que cevam nos cadáveres de animais insepultos. Depois de a Igreja de Cristo ser arrebatada do mundo, que rejeita a Deus, então o Senhor tomará vingança contra os que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, 2 Ts 1.7-10. Onde estiver este corpo sem vida, esta massa de podridão, aí se ajuntarão os abutres dos juízos de Deus, v.37.






5 comentários:

  1. muito bom, cuidado apenas com algumas palavras, por atrapalha um pouco para entender! mas ficou top, gostei, muito bom! Deus abençoe! Paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Amado. não me foi de uma boa performance, a explicação dos cap.17;34e35 não vejo uma ligação no critério de um subir e o outro não.se tiver condições de aprofundar mais o estudo ficaria agradecido.

    ResponderExcluir
  3. esse estudo me ajudou muito que deus abençoe a todos,abriu um outro leque na mente muito bom...

    ResponderExcluir