Seguidores

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

AS PRAGAS DIVINAS E AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ - LIÇÃO 03 COM SUBSIDIOS

Lições Bíblicas CPAD - Jovens e Adultos
1º Trimestre de 2014
Título: Uma jornada de fé — A formação do povo de Israel e sua herança espiritual

LIÇÃO 03


TITULO: AS PRAGAS DIVINAS E AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ

Comentarista: Antonio  Gilberto
19 de Janeiro de 2014

TEXTO ÁUREO
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef 6.11).

VERDADE PRÁTICA
Como salvos por Cristo, podemos pela fé vencer o Diabo em suas investidas contra nós.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Co 15.57 - Deus que nos dá a vitória
Terça - 2 Co 2.14 - Deus nos faz triunfar em Cristo
Quarta - 2 Co 11.14 - Satanás engana pela imitação
Quinta - 1 Tm 4.1 - Doutrinas falsas vêm de demônios
Sexta - Jo 8.44 - A mentira procede do Diabo
Sábado - 1 Ts 2.18 - Satanás combate a obra de Deus

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 3.19,20; 7.4,5; 8.8,25; 10.8,11,24

Êxodo 3
19 - Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.
20 - Porque eu estenderei a minha mão e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.

Êxodo 7
4 - Faraó, porém, não vos ouvirá-, e eu porei a mão sobre o Egito e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito com grandes juízos.
5 - Então, os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando estender a mão sobre o Egito e tirar os filhos de Israel do meio deles.

Êxodo 8
8 - E Faraó chamou a Moisés e a Arão e disse: Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo; depois, deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao SENHOR.
25 - Então, chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.

Êxodo 10
8 - Então, Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao SENHOR, vosso Deus. Quais são os que hão de ir?
11- Não será assim; andai agora vós, varões, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os lançaram da face de Faraó.
24 - Então, Faraó chamou a Moisés e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.

INTERAÇÃO
Faraó era perverso e não tinha intenção alguma de libertar os hebreus. Diante da recusa dele, Deus enviou várias pragas ao Egito (Êx 3.19,20). Qual era o propósito divino ao enviar as pragas? O objetivo era o julgamento contra o governo de Faraó e seu povo e um juízo contra o generalizado culto idólatra egípcio.
Para introduzir a lição, faça um resumo das terríveis pragas que arrasaram o Egito. Depois, explique que a partir da segunda praga (a das rãs, Êx 8.1-15), Faraó passou a fazer uma série de propostas ardilosas e destruidoras a Moisés e a seu auxiliar, Arão. Precisamos de discernimento a fim de não aceitar as ardilosas propostas de Satanás para nós, igreja do Senhor.

OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Analisar as pragas deferidas e a primeira proposta de Faraó.
Saber que assim como Faraó, Satanás não desiste facilmente.
Discutir a proposta final de Faraó;


Introdução.
Deus havia declarado que se Faraó não deixasse o seu povo sair do Egito, Ele feriria os egípcios com várias pragas (Êx 3.19,20).
Em Êxodo 7.4,5, Deus reiterou o envio de flagelos terríveis sobre o Egito, os quais tinham como propósitos: julgar tanto o governo quanto o povo por seus atos, e também apressar a saída dos hebreus e mostrar o poder de Deus sobre os deuses egípcios.
A partir da ocorrência da segunda praga (a das rãs, Êx 8.1-15), Faraó passa a fazer uma série de propostas ardilosas e destruidoras a Moisés e Arão.
Na lição de hoje estudaremos o ambiente e as circunstâncias em que ocorreram as pragas e as propostas de Faraó ao povo de Deus.

I - AS PRAGAS ENVIADAS E A PRIMEIRA PROPOSTA DE FARAÓ
1. Pragas atingem o Egito (Êx 7.19—12.33).
Deus ordenou que Moisés e Arão fossem até o palácio de Faraó para pedir-lhe que deixasse o povo hebreu partir. Diante de Faraó Moisés fez alguns milagres, para que este contemplasse uma amostra do poder do Altíssimo e liberasse o povo de Deus.                                                                                                                                                                                                                                                                               Faraó era considerado um deus, por isso foi necessário que Moisés se apresentasse diante dele com sinais e maravilhas. Porém, Faraó endureceu o seu coração e não deixou o povo partir (Êx 7.13,14,22; 8.15,19,32; 9.7,34,35; 4.21; 7.3; 9.12; 10.1,27; 11.10; 14.4,8,17). Com receio das pragas que já estavam atingindo duramente o Egito, Faraó decide fazer algumas propostas ardilosas para Moisés e Arão.

PALAVRA-CHAVE
Proposta: Aquilo que se propõe; sugestões de Faraó ao povo de Deus.

AS PROPOSTAS DE FARAÓ AO POVO DE DEUS    
"Ide, sacrificai ao vosso Deus nesta terra” (Êx 8.25).         
“Somente que indo, não vades longe” (Êx 8.28).   
“Deixai ir os homens” (Êx 10.7).     
“Ide, servi ao Senhor; somente fiquem ovelhas e vossas vacas” (Êx 10.24).                                                                                                        

2. A primeira proposta (Êx 8.25).
Esta proposta exigia que Israel cultuasse a Deus no próprio Egito, em meio aos falsos deuses.O ecumenismo também parte deste princípio, porém, a Palavra de Deus nos exorta: “E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus” (Lv 20.26). A proposta de Faraó era para Israel servir a Deus sem qualquer separação do mal.                                                                            
Todavia, “sem santificação ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
Um povo separado por Deus e para Deus, e ao mesmo tempo misturado com os ímpios egípcios, como sendo um só povo, seria uma abominação ao Senhor.
Deus requer santidade do seu povo. Nestes últimos dias antes da volta de Cristo, o pecado sob todas as formas avoluma-se por toda a parte, como um rolo compressor. Esta é uma das causas de haver tantos crentes frios espiritualmente: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará” (Mt 24.12). Precisamos ser mais santos e consagrados a Deus!

SINOPSE DO TÓPICO (I)                                                                            
Diante das pragas que atingiram duramente o Egito, Faraó apresentou algumas propostas “ ardilosas para Moisés e Arão.

II - FARAÓ NÃO DESISTE
1. A segunda proposta de Faraó (Êx 8.28).
“Somente que indo, não vades  longe”. Isso resultaria em o povo de Deus sair do Egito, mas o Egito não sair deles, como acontece ainda hoje com o crente mundano (Tg 4.4,5; 1 Jo 2.15).
Assim fez a mulher de Ló, que saiu de Sodoma mas não tirou Sodoma do seu coração e da sua mente, e perdeu-se (Cn 19.17,26; Lc 17.32).
O propósito de Faraó ao ordenar “não vades longe” era vigiar e controlar os passos do povo de Israel. “Não vades longe” significa para o crente hoje o rompimento parcial com o pecado e com o mundo. É a vida cristã sem profundidade, sem expressão e por isso sempre vulnerável. “Não vades longe” (Êx 8.28) equivale ao crente viver sem compromisso com Deus, com a doutrina do Senhor, com a igreja, com a santidade. É a vida cristã superficial, sem consagração a Deus e ao seu serviço.

2. A terceira proposta de Faraó (Êx 10.7).
Essa proposta atingia os chefes de família e demais adultos. Os demais membros da família ficariam no Egito. O povo de Israel vivia organizado por famílias e casas paternas (Êx 6.14,15,17,19).
A família é universalmente a unidade básica da sociedade humana. A saída parcial do povo, como queria Faraó, resultaria no fracionamento e fragilização das famílias, dividindo-as.
O propósito de Deus é sempre abençoar toda a família, no sentido de que ela seja salva, unida, coesa, forte, feliz e saudável.

A proposta de Faraó traria resultados nefastos para o povo de Deus. Vejamos:

a) Famílias sem o governo dos pais, sem provisão, sem proteção, sem direção.
b) Maridos sem as esposas; homens viajando no deserto e as crianças sem os pais. O Diabo quer a ruína do casamento (Êx 1.16). Oremos por um avivamento espiritual sobre os casais que servem ao Senhor.
c) Miscigenação devastadora. Os jovens de Israel sozinhos no deserto a caminho de Canaã se casariam com moças pagãs, idólatras. Por sua vez, as jovens deixadas no Egito se casariam com os incrédulos egípcios. Enfim, haveria perda de identidade dos hebreus como povo do Senhor.

SINOPSE DO TÓPICO (2)
“Não vades longe”, significa para o crente hoje, o rompimento parcial com o pecado e com o mundo.

III - A PROPOSTA FINAL DE FARAÓ
1. A situação caótica do Egito.
A praga das trevas acabara de ocorrer, e todo o Egito durante três dias seguidos ficou sem luz. Só havia luz nas casas dos hebreus (10.21-23). Faraó teve muitas oportunidades, mas não deu ouvidos à voz do Senhor e não atendeu aos apelos de Moisés.
A cada praga o coração de Faraó se tornava mais endurecido. O rei do Egito escolheu resistir a Deus e teve seu país devastado pelas pragas.
Quem pode resistir ao Senhor? Se Deus está falando com você, atenda-o. Não resista! Muitos já viram e experimentaram os milagres do Senhor, porém, seus corações permanecem duros e inflexíveis, como o de Faraó. I Lembre-se de que há um preço alto a se pagar por não se dar atenção ao que Deus fala.

2. A quarta e última proposta.
A situação era tão caótica no Egito que o próprio Faraó procurou Moisés (Êx 10.24) e fez a sua última proposta: “Ide, servi ao Senhor; somente fiquem as ovelhas e vossas vacas” (v. 24).
A ovelha e a vaca eram animais cerimonialmente “limpos” para oferendas de sacrifícios a Deus na época da Lei (cf. 1 Pe 2.25; Hb 13.15,16).

Sem as ovelhas e vacas não haveria sacrifícios. Não haveria entrega ao Senhor. Segundo a Bíblia Explicada, esta proposta também significa “os nossos negócios e interesses materiais, não santificados e não sujeitos à vontade de Deus” (10.24).
O crente precisa viver uma vida digna, não só diante de Deus, mas também diante dos homens (2 Co 8.21). A santidade é um imperativo na vida do cristão até mesmo nos negócios.

SINOPSE DO TÓPICO (3)
A cada praga o coração de Faraó se tornava mais endurecido. Ele escolheu resistir a Deus e teve seu país devastado pelas pragas.

CONCLUSÃO.
 A atitude do cristão hoje ante as traiçoeiras propostas do Maligno deve ser a mesma dos representantes de Israel, Moisés e Arão: “Nem uma unha ficará” no Egito (Êx 10.26). Satanás figurado em Faraó não mudou em relação à sua luta contra o povo de Deus. Ele continua a tentar o crente de muitas maneiras para fazê-lo cair, inclusive com más insinuações, sugestões, conclusões etc.
“Mas graças a Deus que nos dá vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co15.57).

Subsídio Bibliológico
“As pragas do Egito combinam todos os aspectos das pragas da Bíblia. Esses eventos são explicados através de exames dos termos hebraicos usados para defini-los.
Muitas palavras derivam da raiz nagap ‘atingir, destruir’, e mostram as pragas como um golpe de Deus para castigar ou punir.
A palavra hebraica negep, no sentido de ‘golpear, atacar’ foi usada como termo de julgamento. É encontrada relacionada às pragas do Egito apenas em Êxodo 12.13, que fala sobre a morte dos primogênitos. A palavra hebraica maggepa também quer dizer ‘golpe, matança, praga, pestilência’ e é aplicada à praga somente em Êxodo 9.14 que é uma referência geral a esses acontecimentos.
Da raiz naga, ‘tocar, alcançar, atingir’, vem nega, ‘golpe, praga’, que é usada metaforicamente para doenças como castigo divino. Na narrativa do Êxodo ela aparece apenas em 11.1, onde se refere à destruição dos primogênitos. Esses termos indicam uma ação direta de Deus no castigo; outros termos e declarações bíblicos mostram que esses atos são o testemunho do poder e da divindade do Deus único (cf. Dt 4.34,35)” (Dicionário Bíblico Wydiffe. l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.l 584).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
COHEN, Armando Chaves. Êxodo. 1. ed. Rio dejáheiro: CPAD, 1998. MERRILL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento:
O reino de sacerdotes que Deus colocou entre as nações. 6 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão CPAD, n° 57, p.37.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Bibliológico
“Z. Zevit pesquisou possíveis analogias para as pragas em outras partes da Bíblia. Entre o relato das pragas e a narrativa da Criação, ele descobriu expressões e vocábulos semelhantes, o que o levou a sugerir que Gênesis 1—2, tematicamente, funciona como pano de fundo para as pragas.


Dessa forma, por exemplo, na praga do sangue, a expressão ‘sobre todo o ajuntamento das suas águas' (Êx 7.1 9) corresponda ‘ao ajuntamento das águas’ de Gênesis 1.10. Zevit também relaciona as dez pragas às dez ocorrências da expressão ‘e disse Deus' (Gn 1,3,6,9,11,14,20,24,26,28,29)” (HAMILTON, Victor P. Manual do Pentateuco. 2.ed. Rio de Janeiro, CPAD: 2007, p.l 83).


SUBSIDIOS

I -  INTRODUÇÃO.
A - A PROPOSTA DO DIABO NO JARDIM DO ÉDEN.
GENESIS  3.1 A SERPENTE. Nesse episódio, a serpente levantou-se contra Deus através da sua criação. Na proposta que ofereceu à Eva  declarou que aquilo que Deus dissera a Adão não era a verdade (vv.3,4); por fim, ela foi a causa de Deus amaldiçoar a criação, inclusive a raça humana que Ele fizera à sua imagem (vv. 16-19; 5.29; Is 23.6; Rm 8.22; Gl 3.13a). A serpente é, posteriormente, identificada com Satanás ou o diabo (Ap 12.9; 20.2). Certamente Satanás controlou a serpente e usou-a como instrumento para efetuar a tentação, e oferecendo sua proposta descabida e perniciosa (2 Co 11.3,14; Ap 20.2; ver Mt 4.10).

GENESIS  3.4 CERTAMENTE NÃO MORREREIS. A raça humana está ligada a Deus mediante a fé na sua palavra como a verdade absoluta (ver 2.16 ).

(1) Satanás, porque sabia disso, procurou destruir a fé que Eva tinha no que Deus dissera, causando dúvidas contra a palavra divina. Satanás insinuou que Deus não estava falando sério no que dissera ao casal (2.16,17). Noutras palavras, a primeira mentira proposta por Satanás foi uma forma de antinomianismo, negando o castigo da morte pelo pecado e apostasia.

(2) Um dos pecados capitais da humanidade é a falta de fé na Palavra de Deus. É admitir que, de certo modo, Deus não fala sério sobre o que Ele diz da salvação, da justiça, do pecado, do julgamento e da morte. A mentira mais persistente de Satanás é que o pecado proposital e a rebelião contra Deus, sem arrependimento, não causarão, em absoluto, a separação de Deus e a condenação eterna (ver 1 Co 6.9 ; Gl 5.21 ; 1 Jo 2.4 ).

GENESIS  3.5 SEREIS COMO DEUS. Satanás, desde o princípio da raça humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser semelhantes a Deus, inclusive decidindo por conta própria o que é bom e o que é mau.

(1) Os seres humanos, na sua tentativa de serem como Deus , abandonam o Deus onipotente e daí surgem os falsos deuses (ver v. 22 nota; Jo 10.34). O ser humano procura, hoje, obter conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e desejos, e não da Palavra de Deus. Porém, só Deus tem o direito de determinar aquilo que é bom ou mau.

(2) As Escrituras declaram que todos que procuram ser deuses desaparecerão da terra e de debaixo deste céu (Jr 10.10,11). Este será também o destino do anticristo, do qual está escrito: querendo parecer Deus (2 Ts 2.4).

GENESIS  3.6 A MULHER... COMEU... E ELE COMEU COM ELA. Quando Adão e Eva pecaram, sua morte moral e espiritual ocorreu imediatamente (2.17), ao passo que a morte física veio posteriormente (5.5).

(1) Deus tinha dito: No dia em que dela comeres, certamente morrerás (2.17). Por conseguinte, a morte espiritual e moral ocorreu imediatamente quando pecaram (Jo 17.3). A morte moral consistiu na morte da vida de Deus dentro deles, quando a sua natureza se tornou pecaminosa; a morte espiritual destruiu a comunhão que antes tinham com Deus. Depois do pecado de Adão e Eva, toda pessoa, ao nascer, entra neste mundo com uma natureza pecaminosa (Rm 5.12; 1 Jo 1.8; Ec 7.20). Essa corrupção da natureza humana abrange o desejo inato da pessoa seguir seu próprio caminho egoísta, ignorando a Deus e ao próximo, e é transmitida a todos os seres humanos (5.3; 6.5; 8.21; ver Rm 3.10-18; Ef 2.3).

(2) Atentemos, ainda, para o fato de que as Escrituras não ensinam em nenhum lugar que todos pecaram quando Adão pecou, nem que a culpa do seu pecado foi imputada a toda a raça humana (ver Rm 5.12). A Bíblia ensina, sim, que Adão deu origem à lei do pecado e da morte sobre a totalidade da raça humana (5.12; 8.2; 1 Co 15.21,22).


(3) A proposta de Satanás foi lançada. A cartada foi jogaga. Infelismente achou guarida no coração de Eva e posteriormente de Adão. Foi uma proposta nefasta, e por ser aceita, afastou o homem do seu Criador. Precisamos ter cuidado, pois as propostas de Satanás estão por toda parte. Pois ele não desiste daqueles que servem ao Senhor e são tementes aos seus mandamentos.


A PROPOSTA DE SATANÁS A JESUS.



Mateus 4. Mostra-nos que Jesus foi tentado, ou seja, também recebeu propostas do diabo. Porque a tentação nada mais é, do que o diabo te sugestionando a pecar:

A primeira proposta que o diabo fez a Jesus foi que: “Transformasse as pedras em pães” O diabo sugestionou Jesus para que ele pensasse em si mesmo, pois sabia que Jesus estava com fome. Ele quis dizer: vamos lá, sacia a tua fome, enche o teu estômago de comida! O diabo quer direcionar as pessoas só para as coisas terrenas, materiais, naturais. Mas Jesus lhe diz: “Não só de pão viverá o homem mais de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Jesus queria nos mostrar que não somos só naturais, mais que temos um homem espiritual que clama pelas coisas do alto, de o­nde vem o nosso socorro.

A segunda proposta que o diabo fez a Jesus foi: “Lança-te daqui pra baixo”. O diabo sabia que se Jesus se jogasse estaria se suicidando; pois ele estava em carne. Com certeza morreria. Quantas pessoas estão ouvindo essa proposta do diabo, e estão se matando, destruindo suas próprias vidas. Observe que o diabo usa a palavra de Deus pra tentar confundir Jesus, ele diz: “Está escrito que aos seus anjos dará ordem ao seu respeito, e eles te tomarão nas tuas mãos para que não tropeces em alguma pedra”. É verdade, estava escrito! Mas Jesus lembra que também está escrito: “Não tentarás ao Senhor teu Deus”.

O diabo queria que Jesus se exibisse e se enchesse de orgulho, de vaidade e tentasse mostrar que era o filho de Deus. E que aquela palavra foi dita realmente a seu respeito. Não precisamos provar nada pra ninguém a respeito de quem somos. O próprio Deus nos exalta, e faz com que os outros vejam os frutos em nossas vidas. Existiu uma jovem que disse: Se Pedro andou pelas águas eu também posso andar, pois também sou serva igual a Pedro. Convocou várias pessoas da sua cidade para a verem andar sobre as águas, tal como Pedro andou. E ela tentou, mais infelizmente não conseguiu o resultado, pois morreu afogada. Ela se esqueceu dessa passagem “não tentarás ao Senhor teu Deus”. Uma coisa foi Pedro ter ido mediante a ordem do Senhor, outra coisa é ela ter ido sem o Senhor ordenar. Devemos ter cuidado para que o exibicionismo não tome conta das nossas vidas.

A terceira proposta que o diabo fez a Jesus foi: Que “Jesus o adorasse”. Satanás quer adoração, pois ele é um imitador das coisas de Deus. Ele disse: “Tudo isso te darei se prostrado me adorares”. Existem templos satânicos espalhados por todo o mundo, onde as pessoas adoram o diabo, e levam os seus projetos para consagrarem ao diabo. Daí surge os pactos satânicos, e as pessoas entregam a sua alma ao diabo em troca de riquezas da terra. O descaramento do diabo foi tanto que com essa proposta ele estava querendo que o Senhor Jesus fizesse um pacto com ele - lhe daria os bens da terra, e em troca, Jesus lhe daria a alma. E Jesus lhe disse: “Vai-te, satanás! Pois está escrito ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”. Jesus deixou bem claro que não estava interessado nos bens dessa terra, que o objetivo Dele era a cruz, era as nossas vidas. Observe que Jesus disse: “Vai-te satanás”, e o diabo se retirou. Jesus também nos deu essa autoridade de dizermos para o diabo: Sai em nome de Jesus! Não aceitamos as tuas propostas. Hoje, diga não para as propostas do diabo! Mais não fique só em palavras, tome uma atitude, e vença em nome de Jesus. Logo em seguida diz que: “os anjos vieram e serviram a Jesus”. Provavelmente os anjos trouxeram alimentos para ele, esse servir é em todos os aspectos. Pois o anjo preparou aquela comida maravilhosa para Elias, e ele caminhou quarenta dias e quarenta noites com a força daquela comida. O nosso Deus ainda é o mesmo. O Senhor prepara uma mesa para nós na presença dos nossos adversários. O objetivo número um do diabo é fazer com que nos desviemos do propósito de Deus, do seu objetivo. Ele fez propostas a Moisés, Jesus, e continua nos sugestionando. Só depende de nós aceitarmos ou não.


II-AS PRAGAS SOBRE O EGITO.
EXODO  3.18 — E dir-lhe-eis. Moisés foi instruído com precisão sobre o que falar a faraó. Deus não disse para ele usar seus próprios argumentos, mas apenas para servir de porta-voz divino.

EXODO  3.18 — Deixa-nos ir a caminho de três dias para o deserto. Aparentemente, a expressão a caminho de três dias é um modo de falar oriental; e o pedido um argumento pequeno para um fim maior. O primeiro pedido seria para que pudessem retirasse para uma jornada de três dias, a fim de adorar ao Deus vivo. Visto que este pedido não seria concedido (v. 19), é certo que a solicitação para todos serem libertos também não seria. O fato de que os israelitas tinham de ir a outro local para oferecer sacrifícios ao Senhor poderia ter sido uma repreensão tácita à terra do Egito. A maldade dos egípcios poluiu a terra e a tornou imprópria para adoração a Deus. Os israelitas precisavam de um solo neutro para louvar ao Senhor em pureza.

EXODO  3.19 — Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte. As palavras hebraicas eu sei que são bastante fortes. Podem ser traduzidas como: “mas, quanto a mim, eu sei que o rei do Egito não dará a permissão para ir”. O raciocínio de muitos acerca deste versículo é importante. Ele fala do conhecimento de Deus no sentido de que Ele já sabia previamente como as coisas aconteceriam, embora não determinasse como as coisas aconteceriam.  A mão forte aludida é a mão do Senhor. Deus foi Aquele que forçou faraó a libertar os israelitas (Êx 3.20; 6.1).

EXODO  3.20 — Porque eu estenderei a minha mão e ferirei ao Egito. A mão misericordiosa de Deus estendida a favor dos israelitas e a de ira contra os egípcios são um tema constante em Êxodo.  Com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele. As maravilhas são as dez pragas narradas nos capítulos 7 a 12. A palavra maravilhas em hebraico (niphla 'ot) se refere às coisas que somente Deus pode fazer; coisas para inspirar reverência em Seus adoradores e medo em Seus inimigos.

EXODO  7.3,4 — Endurecerei o coração de Faraó. Constava nos planos de Deus o fato de que o faraó seria resistente e inflexível [quanto a deixar Israel partir livre] (ver Êx 4.21). Assim, o endurecimento do coração do faraó prepararia o terreno para que o Senhor se manifestasse a Seu povo e o libertasse por meio de poderosos sinais e maravilhas. O sinal, em hebraico 'ot (Êx 4-8,9; 8.23) pode ser usado como um lembrete ou um símbolo (como em Êxodo 3.12,13). Entretanto, aqui tem o significado de garantia ou atestado da presença divina. Já a palavra maravilha (hb. mophet) fala, similarmente, de uma manifestação especial do poder de Deus. Estes dois termos — maravilha e sinal — dispostos lado a lado indicam obras tremendas e irrefutáveis. Deus demonstraria Seu grande poder e validaria a mensagem comunicada pelos Seus representantes, Moisés e Arão, com tais obras. O uso dos pronomes possessivos (minha, meus,meu) faz com que a declaração divina seja uma irrupção mais poderosa.

EXODO  7.15 — Algumas das pragas foram anunciadas a faraó antecipadamente; outras vieram sem nenhum tipo de aviso. Aquelas informadas foram:
a primeira (Êx 7.14-18),
a segunda (Êx 8.1-4),
a quarta(Êx 8.20-23),
a quinta (Êx 9.1-5),
a sétima(Êx9.13-19),
a oitava(Êx 10.1-6) e
a décima (Êx 11.4-8).
A terceira (Êx 8.16,17), a sexta (Êx 9.8- 10) e a nona (Êx 10.21-23) não foram prevenidas. Agora, observe o padrão: duas são anunciadas e, em seguida, vem uma sem qualquer tipo de aviso. Sistematicamente, isso acontece três vezes culminando na última, a pior praga [a morte dos primogénitos egípcios].


III. O CONFLITO.
As dez pragas do Egito representam muitas coisas:
(1) eram um sinal para Israel que lhe assegurava o poder e o cuidado de Deus, 7:3;
(2) eram pragas de julgamento para o Egito a fim de punir seu povo por perseguir Israel e de mostrar a inutilidade dos deuses dele, 9:14; e
(3) eram profecias de julgamentos por vir, conforme Apocalipse revela. Observe a sequência das pragas.

Elas dividem-se em três grupos, com três pragas em cada grupo. A décima praga (morte dos primogénitos) foi a última:

1. A água transforma-se em sangue, 7:14-25 (advertência em 7:16)
2. Rãs, 8:1 -15 (advertência em 8:1)
3. Piolhos, 8:16-19 (sem advertência, e os magos não puderam copiar, 8:18-19)
4. Moscas, 8:20-24 (advertência em 8:20)
5. Peste no gado, 9:1-7 (advertência em 9:1)
6. Úlceras e tumores nas pessoas, 9:8-12 (sem advertência, os magos foram afligidos, 9:11)
7. Chuva de pedras, fogo, 9:13- 35 (advertência em 9:13)
8. Gafanhotos, 10:1-20 (advertência em 10:3)
9. Trevas espessas, 10:21-23 (sem advertência, o faraó recusou-se a ver Moisés de novo, 10:27-29)
10. Morte dos primogénitos, 11-12 (o julgamento final).

Na verdade, as pragas eram uma declaração de guerra aos deuses do Egito (veja 12:12). Os egípcios adoravam o rio Nilo como um deus, porque esse rio era fonte de vida para eles (Dt 11:10-12), e Deus, quando Moisés transformou-o em sangue, mostrou seu poder sobre o rio. Retrata-se a deusa Heqet como rã, símbolo egípcio de ressurreição. Com certeza, a praga de rãs virou o povo contra Heqet! As moscas e os piolhos aviltaram o povo — um golpe terrível, pois os egípcios não podiam adorar seus deuses, a menos que tivessem o corpo imaculadamente limpo. A pestilência atacou o gado, que era sagrado para os egípcios, Hator era a "deusa vaca", e Ápis era o touro sagrado. Os deuses e as deusas que controlavam a saúde e a segurança foram atacados com as pragas das úlceras e tumores, da chuva de pedras e dos gafanhotos. A praga das trevas espessas foi a mais séria, já que os egípcios adoram o deus sol, Rá, o principal deus deles. O bloqueio do sol por três dias significava que Deus conquistara Rá. A praga final (morte dos primogénitos) conquistou Meskhenet, a deusa do parto, e Hator, sua companheira, as duas que supostamente cuidavam dos primogénitos. Todas essas pragas deixaram claro que Jeová era o verdadeiro Deus!


IV -   OS SINAIS PREVISTOS NO APOCALIPSE
Traçamos essas mesmas pragas em Apocalipse, quando Deus descreve seu embate final com o deus deste mundo, Satanás:
água transformada em sangue (Ap 8:8; 1 6:4-6);
rãs (16:13);
úlceras malignas e perniciosas (16:2);
chuva de pedras e fogo (8:7),
gafanhotos (9:1 ss); e
trevas (16:10).

Os magos egípcios conseguiram copiar alguns dos milagres de Moisés — transformar o bordão em serpente (7:8-13), e a água, em sangue (7:19-25), e fazer aparecer as rãs (8:5-7). Contudo, eles não conseguiram transformar o pó em piolho(8:16-19). Em 2 Timóteo 3:8-9, somos advertidos de que, nos últimos dias, falsos mestres se oporão a Deus ao imitar seus milagres. Veja 2 Tessalonicenses 2:9-10. Satanás é um falsificador que engana o mundo perdido ao imitar o que Deus faz (2 Co 11:1-4,13-15).

V -  AS CONCESSÕES DE FARAÓ
O faraó é um tipo de Satanás: ele era o deus do Egito, tinha poder supremo (exceto no que era impedido por Deus), era mentiroso, assassino, mantinha as pessoas em escravidão, odiava a Palavra e o povo de Deus. O faraó não queria libertar os judeus, portanto fez quatro concessões ténues:

A. Adorar Deus em terra egípcia (8:25-27)
Deus exige separação total do mundo, a amizade com o mundo é inimizade com Deus (Tg 4:4). Os egípcios poderiam se ofender se vissem os judeus sacrificar seu gado a Jeová, já que adoravam vacas. Os crentes devem sair "do meio deles" e separar-se (2 Co 6:17, NVI).

B. Não se afastar muito (8:28)
O mundo diz: "Não seja fanático!". "E bom ter religião, mas não leve isso a sério demais". Aqui, temos a tentação de ser "crentes limítrofes", os que tentam se manter próximos do mundo e de Deus ao mesmo tempo.

C. Apenas os homens podem ir (10:7-11).
Isso significa deixar as mulheres e as crianças no mundo. A fé envolve toda a família, não apenas os homens. É privilégio do marido e do pai liderar a família nas bênçãos do Senhor.

D. Manter as posses no Egito (10:24-26).
Satanás ama segurar nossas riquezas materiais para que não possamos usá-las para o Senhor. Tudo que temos pertence a Cristo. E Jesus disse-nos: "Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração" (Mt 6:21). Que tragédia roubar a Deus ao deixar nossos "rebanhos e gados" para Satanás usar (Ml 3:8-10). Moisés recusou fazer cada uma das concessões, pois não podia fazer concessões a Satanás e ao mundo e ainda agradar a Deus. Podemos pensar que vencemos ao pacificar o mundo, mas estamos enganados. Deus exige obediência total, separação completa do mundo. Realizou-se isso com o sangue do cordeiro e a travessia do mar Vermelho, retratos da morte de Cristo na cruz e de nossa ressurreição com ele, libertando-nos "deste mundo perverso" (Gl 1:4).

VI – CONCLUSÃO
AS 04(QUATRO) PROPOSTAS DE (FARAÓ)SATANÁS
O que Faraó queria mesmo, era manter o controle total do povo de Deus. Ele não queria perder o comando. Tenhamos cuidado, pois o diabo anda a controlar muitos crentes, em muitas áreas de suas vidas. Ele não quer perder o comando quando aceitamos a Cristo como Salvador. Mas é precisa romper de uma vez com o mundo e o pecado. Não podemos dar ouvidos às propostas de Satanás(FARAÓ).

VEJAMOS O QUE FARAÓ QUERIA.
(1)   Controle total (Ser crente em casa)
Êxodo 8.25 / Então, chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.
Nota: Egito / Terra (casa) controlada por Faraó

(2) Controle parcial (Ir à igreja de vez em quando)
Êxodo 8.28A / Então, disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor, vosso Deus, no deserto; somente que indo, não vades longe...

(3) Controle da Família (divisão familiar)
Êxodo 10.8 / Então, Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao Senhor, vosso Deus. Quais são os que hão de ir?
Êxodo 10.9 / E Moisés disse: Havemos de ir com nossos meninos e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, e com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque festa do Senhor temos.

(4)  Controle das finanças (Omitir os dízimos e as ofertas)
Êxodo 10.24 / Então, Faraó chamou a Moisés e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.
----------------------------------------------------------------

COMPLEMENTO

AS QUATRO PROPOSTAS INDECENTES DE FARAÓ

Deus tinha em propósito levar o Seu povo para a Terra Prometida depois de um longo período de escravidão em terra estranha.
O propósito de Deus para o povo de Israel, logo após a sua saída do Egito era de Lhe prestar sacrifício no deserto quando estivessem a uma distância que equivalia uma caminhada de três dias. “E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus” (Ex 3.18).
Nos momentos que precederam ao êxodo, Deus manifestou o seu poder diante de Faraó, tocando com várias pragas no que era de mais sagrado para o Egito: Os seus deuses.
A cada praga enviada por Deus era uma ameaça para Faraó e seu império; por isso ele propunha a retirada para o povo de Israel, mas sempre de forma mesquinha.
O poderoso imperador não sabia que Deus não permite que haja qualquer tipo de intervenção humana em seus propósitos, que venham ofuscar o Seu brilho.
O plano original de Deus era a saída do Seu povo para um lugar seguro, depois do longo período de escravidão em terra estranha, de forma completa e sem deixar nada na terra egípcia.
Cada vez que a praga afetava o povo, Faraó satirizava a determinação divina fazendo proposta indecente para Moisés. Quatro tentativas de modificar o plano original foram feitas, mas Moisés tinha colocado no seu coração o desejo de se manter fiel ao Todo-Poderoso.

PRIMEIRA PROPOSTA INDECENTE

“Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra” (Ex 8.25).
Isso fala de mistura através do ecumenismo – mistura com o mundo.
Israel era o povo separado de Deus – A igreja é o povo separado de Deus.

Esta foi a primeira sugestão de Faraó mediante a praga das moscas. Moisés recusou dizendo: “Não convém que façamos assim, porque sacrificaríamos ao Senhor nosso Deus a abominação dos egípcios; eis que se sacrificássemos a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejariam eles” (Ex 8.26).
Moisés disse para Faraó que o propósito de Deus para o seu povo era uma saída completa: “Deixa-nos ir caminho de três dias ao deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus, como ele nos disser” (Ex 8.27).
Deus quer que o sirvamos longe da terra do Egito, que hoje representa o mundo; que sigamos pelo deserto, representado pela nossa caminhada sem os rudimentos deste mundo e tenhamos como alvo a Terra Prometida, o céu a que almejamos.


SEGUNDA PROPOSTA INDECENTE

“Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao senhor vosso deus no deserto; somente que, indo, não vades longe” (Ex 8.28).
O Diabo não quer que o crente vai longe na vida espiritual - na oração - no jejum.
Ele não quer que o crente vai longe na fé - na dedicação. Ele deseja ver crente fracos e propensos ao fracasso.
Mas a igreja do Senhor vai longe na santificação - na evangelização - nos trabalhos missionários - na contribuição. Enfin, a igreja do Senhor jámais se estaciona. Ela está sempre em marcha, rumo às mansões celestiais.
Esta proposta “não vades longe” não passa de uma negociata bem no estilo dos soberanos. Faraó negocia um preço mais alto para o Egito, se comparado à proposta anterior, apresentando a Moisés, uma saída com marcha reduzida.
  Por ocasião desta proposta Faraó cinicamente pede oração: “orai também por mim”.
A sugestão de servir ao SENHOR nas proximidades do Egito representa a conversão parcial. È como aquele cristão que está sempre próximo do seu passado, com o coração próximo às coisas do mundo. Deus quer que os Seus servos abandonem o mundo por completo e que fiquem distantes do passado no Egito. É impossível servir a Deus e servir ao mundo ao mesmo tempo. Deus não aceita meio termo. Ou abandonamos o mundo e voltemos para Ele, ou abandonamos a Ele e voltemos para o mundo. Deus exige exclusividade de seu povo.

TERCEIRA PROPOSTA INDECENTE

“Deixa ir os homens, para que sirvam ao senhor seu deus” (Ex 10.7)

Faraó queria a separação das familias dos hebreus. É desejo do Diabo o fracasso das familias que servem a Deus. O Diabo não quer ver a familia nos cultos domésticos - nos trabalhos do Senhor - E mais: o Diabo quer ter o controle da familia que serve ao Senhor Jesus. Infelizmente o Diabo tem controlado muitas familias, segurando as pessoas em casa, com a desculpa que em casa também eu sirvo a Deus. Mas na verdade estão sendo controladas pelo Diabo, através das atrações oferecidas pelo mundo(Novelas, filmes, internet e muitas outras).
Por ocasião da ameaça da praga dos gafanhotos, os servos de faraó sugeriram-lhe que se liberassem apenas os homens para a saída do Egito. Faraó chamou a Moisés e lhe perguntou quem deveria sair. Obviamente o Líder de Deus disse que só sairia com todo o povo e o rebanho, porque haviam de celebrar uma festa ao SENHOR. “E Moisés disse: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao Senhor” (Ex 10. 9).
Faraó prometeu libertar apenas os homens. “Então ele lhes disse: Seja o Senhor assim convosco, como eu vos deixarei ir a vós e a vossos filhos; olhai que há mal diante da vossa face. Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao Senhor; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó” (Ex 10.10,11).
Ao ver o mal que os gafanhotos traziam, Faraó intercedeu que Moisés orasse.
“Então Faraó se apressou a chamar a Moisés e a Arão, e disse: Pequei contra o Senhor vosso Deus, e contra vós. Agora, pois, peço-vos que perdoeis o meu pecado somente desta vez, e que oreis ao Senhor vosso Deus que tire de mim somente esta morte” (Ex 10.16,17).
Moises orou e Deus lhe atendeu. “E saiu da presença de Faraó, e orou ao Senhor. Então o Senhor trouxe um vento ocidental fortíssimo, o qual levantou os gafanhotos e os lançou no Mar Vermelho; não ficou um só gafanhoto em todos os termos do Egito” (Ex 10.18.19).
Depois de alcançar a misericórdia de Deus, Faraó teve o coração endurecido pelo SENHOR e não liberou o povo. “O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel” (Ex 10.20).
Esta terceira proposta é incompatível com todo princípio bíblico; é a desunião da família, a separação no lar. Deus fez a família para ser unida e o Seu povo para sua glória.

QUARTA PROPOSTA INDECENTE

“Ide, servi ao senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças” (Ex 10.24).

Faraó queria impedir o culto do povo de Deus. Sem os animais não haveria ofertas(culto). Satanás quer tirar a alegria do crente. A paz. A confiança. A fé. Ele não quer ver o crente dedicado, oferecendo sua vida em sacrifício vivo, santo e agradavel a Deus. O Diabo também tem controlado as finanças de muitos crentes. Quantos já deixaram de contribuir com suas ofertas alçadas, seus dízimos e ofertas missionárias. Satanás sabe que a Obra do Senhor depende primeiramente de Deus, depois é necessário o recurso financeiro. Sendo assim, age sempre com o intuito de controlar a vida financeira dos servos de Deus. 

Depois de muito sofrimento e então sob trevas, Faraó libera todo o povo incluindo as crianças, mas tenta reter as ovelhas e vacas. Moisés profetiza:
“Tu darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor nosso Deus e também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá” (Ex 10. 25,26).
Moisés não estava preocupado apenas em sair do Egito, ele estava pensando mais longe, sua preocupação era o serviço através das ofertas de sacrifício.
Através deste texto bíblico Deus nos tem falado que deseja que O ofereçamos um culto completo, longe do Egito, Com toda a família, juntamente com o Seu povo, com nosso sacrifício de louvor, agradecimento e adoração e com todos os nossos bens. Não vamos ceder às propostas indecentes de Faraó. Vamos à luta, em nome de Jesus.
O povo de Israel saiu do Egito conforme a orientação de Deus.
Faraó, depois de muita luta, liberou o povo conforme o propósito de Deus, sem que nenhumas de suas propostas indecentes fossem acatadas e pede oração outra vez.
“E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto. Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito. Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim” (Ex 12.30-32).
Deus cumpre a sua palavra na nossa fidelidade.
Êxodo 10.25,26 / Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor, nosso Deus. E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar para servir ao Senhor, nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá.

ELABORADO PELO EVANGELISTA; NATALINO DOS ANJOS
PROFESSOR DA E.B.D. e PESQUISADOR.
DIRIGENTE NA CONGREGAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE DEUS(MISSÃO)
NO BAIRRO NOVO HORIZONTE - EM GUIRATINGA.
PASTOR PRESIDENTE; Pr. EDSEU VIEIRA.


FONTE DE PESQUISA;
O Novo  COMENTÁRIO  BÍBLICO ANTIGO TESTAMENTO
Editores: EarI D. Radmacher Ronald B. Allen H. Wayne House
COMENTARIO BIBLICO WESB  ANTIGO  TESTAMENTO
BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário