Seguidores

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A VINHA DE NABOTE - LIÇÃO 07 COM SUBSIDIOS



Lição 7
1 7 de Fevereiro de 2013
A Vinha de Nabote

TEXTO AUREO
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer;porque tudo o que o homem semear,isso também ceifará” (Gi 6.7).

VERDADE PRATICA
A trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra Nabote demonstra quão danoso é render-se aos desejos da cobiça e de uma satisfação pessoal.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mc 7.22-23 A raiz da cobiça
Terça - E f 5.5 Fruto da cobiça
 Quarta - Êx 10.17 Advertência contra a cobiça
Quinta - Gn 31.41 A cobiça exemplificada
Sexta - Pv 28 .20 Consequência da cobiça
Sábado  Is 57.17 Julgamento da cobiça.

L E ITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Reis 21.1 -5; 1 5,16

INTERAÇÃO___________
Acabe não se contentou com o que tinha — e não era pouco, ele tinha “apenas" o governo da nação de Israel, o reino do Norte, à sua disposição. Ele poderia comprar ou possuir qualquer terra ou vinha em Israel. Mas por que justamente desejou a de Nabote? Uma vinha de valor não apenas financeiro, mas, principalmente, familiar. Não satisfeito, e alimentado pela loucura de sua mulher, Jezabel, Acabe cometeu uma das maiores injustiças narradas nas Sagradas Escrituras. Ele permitiu a morte de Nabote e tomou para si a sua vinha. Eliminemos a cobiça do nosso coração, pois, podemos ser injustos e cruéis com pessoas inocentes.

OBJETIVOS
Após esta aula o aluno deverá estar ápto a:
Identificar o objeto da cobiça de Acabe.
Citar as causas da cobiça.
Conscientizar-se dos frutos e consequências da cobiça.

INTRODUÇÃO
O episódio envolvendo orei Acabe e a vinha de Naboteé um dos mais tristes do registro bíblico. Uma grande injustiça é cometida contra um homem inocente. Triste porque vemos até onde pode chegar um coração cobiçoso. Por outro lado, o fato é um dos que melhor revela a manifestação da justiça divina ante as injustiças dos homens. Acabe matou Nabotee apropriou-se de suas terras. Todavia, não pôde usufruir do fruto de seu pecado, porque o Senhor, através do profeta Elias, o denunciou e o disciplinou. É triste saber que soberanos, governantes e reis injustos governam, mas é mais maravilhoso saber que um Rei justo governa todo o universo.

I - O OBJETO DA COBIÇA
1. O direito à propriedade no Antigo Israel. De acordo com o livro de Levítico, a terra pertencia ao Senhor (Lv 25.23). O israelita da Antiga Aliança estava consciente de que o Senhor lhe havia dado o direito de explorar a terra como uma concessão. Assim sendo, ele não poderia vender aquilo que lhe fora dado como herança divina. O livro de Números destaca esse fato: “Assim, a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais” (Nm 36.7). Com isso, o Senhor queria proteger seu povo da cobiça, além de garantir-lhe o direito de cultivar a terra para sua subsistência. Fica, pois, a lição de que não devemos cobiçar aquilo que é do próximo, nem tampouco jogar fora aquilo que o Senhor nos confiou como despenseiros.

2. A herança de Nabote. Acabe queria a vinha de Nabote de qualquer jeito. Diante da insistência do rei, Nabote contra argumentou: não poderia desfazer- se de sua herança (1 Rs 21.3). Nabote era obediente ao Senhor e invocou o poder da lei para proteger-se. Diante desse fato, o rei cobiçoso ficou triste, pois sabia que até mesmo um monarca hebreu precisava submeter-se à lei divina (1 Sm 1 0.25). Mas jezabel, sua esposa, que viera de um reino pagão, ficou escandalizada com esse fato, pois entre os reinos gentios os governantes não eram apenas soberanos, eram também tiranos (1 Rs 21.5-7). Dessa forma, ela arquitetou um plano para apossar-se da vinha  de Nabote (1 Rs 21.8-14). Quantas pessoas têm consciência da ilegalidade de determinada coisa, mas como Acabe ficam à procura de justificativas que a tornem legal. Cuidado! Deus há de julgar os tiranos e malfeitores.

SINOPSE DO TÓPICO (1)
A cobiça transforma indivíduos comuns em criminosos.

II AS CAUSAS DA COBIÇA
1. A casa de campo de Acabe. O livro de 1 Reis destaca que Acabe possuía uma segunda residência em jezreel (1 Rs 18.45,46). Era uma casa de verão. A vinha de Nabote estava, pois, localizada próxima à residência de Acabe(1 Rs 21.1). O rei Acabe possuía uma casa real, uma casa de campo, mas não estava satisfeito enquanto não possuísse a pequena vinha do seu súdito, Nabote. É uma verdade que muitas pessoas, mesmos sendo ricas, não se satisfazem com o que têm. Querem mais e mais, e assim mesmo não conseguem encontrar satisfação. Nenhum ser humano conseguirá satisfazer-se plenamente se o centro da sua satisfação não estiver em Deus.

2. A horta de Acabe. Acabe estava dominado pelo desejo de “ter”, de “possuir”. Somente a  casa de verão, que sem dúvida era majestosa, não lhe satisfazia, queria agora construir ao seu lado uma horta para que seus desejos pudessem ser realizados. Não se importava em quebrar o mandamento divino: “Não cobiçarás”(Êx 20.1 7). Mais do que qualquer motivação externa ,Acabe estava totalmente dominado pelos desejos cobiçosos de seu coração. Jamais devemos incorrer no erro de achar que os fins justificam os meios, e assim quebrar a Palavra do Senhor na busca de um  desejo meramente egoísta.

SINOPSE DO TÓPICO (2)
Acabe desejou a propriedade de Nabote, pois queria, ali, construir uma horta.

III - O FRUTO DA COBIÇA
1. Falso testemunho. As atitudes de Acabe foram acontecendo como reação em cadeia. É evidente que um desejo pecaminoso não pode dar frutos bons. O problema agora não era somente Acabe, mas também sua famigerada mulher, Jezabel (1 Rs 21.7). Foi ela que arquitetou um plano sórdido para apossar-se da propriedade de Nabote. Diz o texto sagrado que ela envolveu várias pessoas nesse intento, incluindo os nobres do reino (1 Rs 21.8). Nobres sem nenhuma nobreza! Escreveu uma ! carta e selou com o anel de Acabe. Por conseguinte, com o pleno consentimento do marido, engendrou o plano, a fim de que Nabote, o Jezreelita, fosse acusado de ter blasfemado contra Deus e contra o rei (1 Rs 21.10). Um simples desejo que evoluiu para cobiça e falso testemunho.

2. Assassinato e apropriação indevida . A trama precisava ser bem feita para não gerar desconfiança. E por isso  um jejum deveria ser proclamado, como sinal de lamento por haver Nabote blasfemado contra o Deus de Israel (1 Rs 21.9). Uma prática religiosa foi usada para dar uma roupagem espiritual ao  caso. Como foi planejado, Nabote e sua família foram apedrejados e mortos injustamente! (1 Rs 21.13). Quantas vezes a Bíblia é usada para justificar práticas pecaminosas! Resolvido o problema, agora o rei apoderar-se-ia da vinha de Nabote (1 Rs 21.1 6).Um abismo chama outro abismo.

SINOPSE DO TÓ P ICO (3) A cobiça origina o falso testemunho, assassinato e apropriação indevida dos 
bens do outro.
REFLEXÃO
“Por intermédio da história do rei Acabe, constatamos que o pecado não compensa".

IV - AS CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA
1.  Julgamento divino . Tanto Acabe como a sua esposa, Jezabel, estavam convencidos de que ninguém mais sabia dos seus intentos. De fato, ninguém dentre o povo soube dos bastidores desse estratagema diabólico, exceto Elias, o Tisbita. Tão logo Acabe apossou-se da vinha de Nabote, ordena Deus ao profeta Elias que se apresente ao rei e lhe proclame o juízo divino: “Falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura, não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo” (1 Rs 21.19,20). Alguém pode enganar aos homens, mas nunca ao Senhor. Diante dEle todas as coisas estão patentes (Hb 4.1 3).

2. Arrependimento e morte. Duas atitudes podem ser tomadas diante de uma sentença divina de julgamento:  arrepender-se ou rejeitar a correção. No caso de Acabee,  o texto sagrado destaca que logo pós receber a profecia sentenciando a sua morte, ele “rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de pano de saco, e jejuou; e dormia em cima de sacos e andava mansamente. Então, veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo: Não viste que Acabe se humilha perante mim? Porquanto, pois, se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho trarei este mal sobre a sua casa” (1 Rs 21.27-29). Acabe arrependeu-se, mas mesmo assim não teve como se livrar das consequências de suas ações (1 Rs 22.29-40; 2 Rs 1.1 -1 7). O pecado sempre tem seu alto custo!

SINOPSE DO TÓPICO (4)
Na cobiça que dominou Acabe, vemos o julgamento divino, e também arrependimento e
morte.

REFLEXÃO
“Quem escolhermos como cônjuge realmente fará a diferença! Por isso, escolha estar perto somente daqueles que lhe animam a fazer o bem, não o mal."
Lawrence O. Richards

CONCLUSÃO
Lendo a história de Acabe, constatamos logo que o pecado não compensa. Todas as nossas ações terão consequências, e algumas delas extremamente amargosas. Deveríamos medir nossas intenções primeiramente pela Palavra de Deus e somente assim evitaríamos dar vazão aos nossos instintos. Nossas ações glorificariam a Deus em vez de satisfazer nossos egos. Acabe fracassou porque esqueceu-se da Palavra de Deus, preferindo ouvir e seguir a orientação de uma pagã que nada sabia sobre a Lei do Senhor. Quando alguém quebra a Palavra de Deus, na verdade é ele quem está se quebrando!

AUXILIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio teológico
Base legal.
O ‘dia de jejum’ que Jezabel proclamou sugere que ela havia convocado os anciãos em assembleia para identificar a causa de algum recente desastre ou dificuldade (cf. Jl 1.14-18). Alguns sugerem que a acusação feita pelos dois ‘vilões’ era que Nabote abandonara a promessa feita em nome de Deus para vender sua terra ao rei. O fracasso em manter um juramento feito em nome de Deus seria blasfêmia. Nesse caso, após a execução de Nabote, o rei podia legalmente tomar posse da propriedade em disputa. 2 Reis 9.26 acrescenta que os filhos de Nabote foram assassinados ao mesmo tempo. Com nenhum herdeiro vivo, aparentemente não havia ficado ninguém para disputar a reclamação de Acabe pela terra" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 1 .ed. Rio de Janeiro: 2010, p. 238).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsidio Bíblico
“Tendo Nabote sido tirado do caminho, Acabe toma posse da vinha. Os anciãos de Jezreel enviaram despreocupadamente a notícia a Jezabel, como se fosse uma notícia agradável: Nabote foi apedrejado e morreu (v. 1 4). Aqui observamos que: tão obsequiosos estavam os anciãos de Jezreel para obedecer as ordens de Jezabel, que ela enviara de Samaria para assassinar Nabote, quanto estavam obsequiosos os anciãos de Samaria para obedecer as ordens de Jéu para assassinar os setenta filhos de Acabe, embora nada fosse feito segundo a lei (2 Rs 10.6,7). Aqueles tiranos, que com suas ordens perversas corrompem as consciências dos seus magistrados inferiores, no fim podem talvez receber o troco caindo sobre eles, e aqueles que se dispõem a fazer uma coisa cruel por eles estarão prontos a fazer outra coisa cruel contra eles” (HENRY, Mattew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento: Josué a Ester. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.534).

SUBSIDIOS

LIÇÃO 07 – A VINHA DE NABOTE - 1º TRIMESTRE 2013
INTRODUÇÃO

Nesta lição, obteremos informações sobre o personagem bíblico Nabote e sua vinha. Veremos que este homem foi vítima da cobiça do ímpio rei Acabe que desejou ardentemente possuir a sua propriedade. Definiremos a palavra “cobiça” e destacaremos quais as consequências que podem sobrevir aquele que permite ser inflamado por esse sentimento. Abordaremos ainda a maneira como Deus se pronunciou ante a estratégia de Jezabel com o consentimento de Acabe de apoderar-se do bem alheio, levando o proprietário e sua família a morte. E, por fim, analisaremos como Deus age ante as injustiças cometidas pelos homens.

I – QUEM ERA NABOTE E COMO ERA A SUA VINHA
A Bíblia nos dá poucas informações a respeito de Nabote, apenas nos diz que ele era um israelita temente a Deus e nos mostra o seu lugar de origem que era Jezreel. Portanto, ele era um jezreelita (I Rs 21.1). O nome próprio de Nabote deriva-se do árabe e quer dizer “rebento” ou “fruto”. A Bíblia nos informa que ele era proprietário de uma vinha. O Aurélio diz que “vinha” é a quantidade mais ou menos considerável de videiras (planta que dá uvas) dispostas aproximadamente entre si. A palavra hebraica para vinha é “kerem”, ela está distribuída ao longo do Antigo Testamento pelo menos 92 vezes. A primeira ocorrência está em (Gn 9.20). Em Israel era comum as pessoas plantarem vinhas, no entanto, a vinha de Nabote tinha características que conforme o relato bíblico a tornavam diferente das demais, vejamos alguns informações detalhadas sobre isso:

1.1 Estava junto ao palácio. Segundo a narrativa bíblica a vinha de Nabote estava localizada num lugar privilegiado, perto do palácio de campo de Acabe, pois o outro palácio ficava em Samaria “E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jezreelita, tinha uma vinha em Jezreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria” (I Re 21.1).

1.2 Estava pronta. Para se cultivar uma vinha era necessário bastante esforço. O profeta Isaías fez uma descrição vívida do trabalho envolvido no preparo, plantio e cultivo de uma vinha (Is 5.1-7).
(a) A “vinha” estava localizada nas rampas de uma colina (Is 5.1).
(b) A terra era limpa de pedras antes que as mais tenras vinhas fossem plantadas (Is 5.2).
(c ) Uma torre de vigia provia visibilidade sobre a “vinha” (Is 5.2) e um lagar que é um local para esmagar as uvas que eram talhados de uma pedra (Is 5.2).
(d) Quanto todos os preparativos haviam sido feitos, a “vinha” estava pronta e em alguns anos esperava-se que produzisse frutos. Enquanto isso, a vinha exigia poda regular (Lv 25.3,4).
(e) As “vinhas” se localizavam principalmente na região montanhosa e nos montes mais baixos. A Bíblia menciona a “vinha” em Timna (Jz 14.5),
(f) Jezreel (I Rs 21.1)
(g) e até em En-Gedi (Ct 1.14).

1.3 Tinha valor. Para Nabote sua vinha tinha um valor significativo, que ultrapassava o dinheiro e até mesmo a troca por outra vinha melhor (I Rs 21.2),
 (a) visto que a recebera como herança dos seus pais, como ele mesmo professa “Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais” (I Re 21.3).
(b) O Aurélio diz que herança é “bem, direito ou obrigação transmitidos por via de sucessão ou por disposição testamentária”. A vinha, no entanto, não era propriedade(herança) particular de Nabote, mas de sua parentela. É possível que Nabote fosse o homem mais velho da família ou aquele que cultivava a terra, mas nem por isso, podia tomar sozinho a decisão de trocar ou vender a propriedade. Ademais, a lei de Israel estabelecia que a herança não podia ser vendida, pois era considerado um dever manter em família a terra de seus ancestrais (Lv 25.25-28; Nm 27.1-11; Nm 36.7-9).
(c ) Em casos de pobreza extrema, as propriedades podiam ser arrendadas, masdeviam ser devolvidas ao proprietário no ano do Jubileu (Lv 25.10,13,28).

II – A COBIÇA E OS MALES QUE A ACOMPANHAM
A Bíblia nos mostra que os pecados de Acabe não se resumiram ao casamento pagão e a idolatria. Este rei perverso também cometia injustiças sociais. Acabe cobiçou a vinha de Nabote e intentou adquiri-la. A palavra “cobiçar” no hebraico“epithumeõ” significa, “fixar o desejo em” (formado de epi, “sobre”, usado intensivamente, e thumos, “paixão”), quer de coisas boas ou ruins, por conseguinte, “almejar, desejar ardentemente, ambicionar”, é usado em (At 20.33) com o significado de “desejar mal”, acerca de “desejar dinheiro e vestuário”.

2.1 A cobiça a luz do Antigo Testamento. A Lei de Moisés condenava esse pecado, que aparece descrito no Decálogo (Dez mandamentos) “Não cobiçarás” (Êx 20.17).
(a) O texto deixa claro que coisa alguma pertencente a outrem, deve ser desejado. Foi motivado pela cobiça, que Acabe tentou adquirir as terras de Nabote a dinheiro ou em troca de um vinhedo melhor (I Rs 21.2).
(b) Mas, como já vimos, Nabote recusou-se negociar, sob a alegação de que aquelas terras faziam parte da herança da sua família (I Rs 21.3).
(c ) Acabe, embora com relutância e tristeza, já se dispunha a aceitar a decisão de Nabote (I Rs 21.4).
(d) No entanto, Jezabel sua ímpia esposa, não concordou com isso (I Rs 21.5-7).
(e) Por isso dispôs-se junto ao seu marido, realizar uma estratégia diabólica para apropriar-se da vinha de Nabote. A cerca da influência de Jezabel sobre Acabe o escritor sagrado nos diz: “Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do SENHOR; porque Jezabel, sua mulher, o incitava” (I Rs 21.25).

2.2 A cobiça e seus males. Quase sempre, o desejo desordenado da cobiça provoca alguma ação para que o cobiçoso adquira o que quer, ou para que persiga o possuidor do objeto ou da pessoa cobiçados. O ímpio rei Acabe, é um exemplo clássico da cobiça e seus males. Para resolver a sua frustração de não ter conseguido possuir a vinha de Nabote, a rainha Jezabel escreveu uma carta com o selo do rei (para parecer que a correspondência fosse enviada por ele) aos anciãos e nobres daquela cidade onde Nabote morava.
(a) Nesta carta, Jezabel pediu que forjassem acusações contra Nabote (I Rs 21.8-10).
(b) Os anciãos transgrediram a lei (Êx 23.1-3),
(c ) pois arranjaram dois indivíduos de mau caráter, possivelmente comprados pela rainha, acusaram Nabote de blasfêmia, o que seria suficiente para a execução dele (Lv 24.15,16).
(d) O terrível plano foi cumprido sem nenhum impedimento. Para que não houvesse dificuldades futuras com a herança de Nabote, ele e seus filhos foram apedrejados (II Rs 9.26). Perceba quais os males que seguiram a cobiça deste casal:

 MENTIRA. Os anciãos resolveram atender aos intentos de Jezabel. Como podemos ver sempre há homens prontos a venderem seu testemunho por dinheiro a fim de que sirva aos maus propósitos daqueles que os alugam. “E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara” (I Rs 21.11).

 FALSO TESTEMUNHO. O veredito de morte já estava predeterminado, por Jezabel. Mas, era necessário elaborar um falso julgamento com um simples aspecto de justiça, para que, à vista do povo, desse a impressão de ser um julgamento leal, arranjou-se duas testemunhas, conforme pedia a Lei (Dt 17.6,7); mas eram falsas. “E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele” (I Rs 21.10-a).

 ASSASSINATO. Por fim, a trama culminou na execução de Nabote, pois o levaram para fora da cidade e o apedrejaram. A injustiça estava claramente executada, pois Nabote foi executado por um crime que jamais cometeu “Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu” (I Rs 21.14).
2.3 A cobiça a luz do Novo Testamento. A cobiça é alistada entre os pecados destacados por Paulo (Ef 4.19).
(a) Aparece na lista dos vícios dos povos pagãos (Rm 1.29).
(b) Apesar de não ser especificamente alistada entre as obras da carne (Gl 5.19-21), a cobiça é uma das causas de várias obras carnais, como o adultério, o ódio, as dissensões, etc., devendo ser incluída entre as “tais coisas” que Paulo mencionou, e que não permitem que uma pessoa chegue ao reino de Deus “...que os que cometem tais coisasnão herdarão o reino de Deus” (Gl 5.21).

III – A MENSAGEM DE JUSTIÇA DO PROFETA ELIAS
Em vez de se contrapor a Jezabel que havia utilizado de sua autoridade, transgredindo a lei e ordenando a execução do de Nabote e sua família, o rei Acabe consentiu com os injustos atos de sua perversa esposa, a fim de apossar-se do objeto da sua cobiça, a vinha de Nabote, o que fez logo em seguida “E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para tomar posse dela” (I Rs 21.16).
(a) Todavia o que o casal tramara em oculto, o Deus de Israel estava para revelar. A Bíblia diz que o Senhor enviou o profeta Elias novamente para confrontar Acabe, dessa vez na vinha de Nabote (I Rs 
21.17,18).
(b) O rei já havia recebido uma palavra de sentença de morte de um profeta desconhecido “a tua vida será em lugar da sua vida” (I Rs 20.42);
(c ) também do profeta Micaías “...se tu voltares em paz, o Senhor não tem falado por mim” (I Rs 22.28);
(d) e por conseguinte por meio do profeta Elias que anunciou que Acabe morreria e que aconteceria com o seu corpo o mesmo que aconteceu com o de Nabote “No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue” (I Rs 21.19-b)
(e) e ainda acrescentou o castigo a cerca da sua mulher e da sua descendência (I Rs 21.23,24).
(f) O que aconteceu a seu tempo como fora predito (I Rs 22.34-38; II Rs 9.34-36; II Rs 10.1-10).

IV – COMO DEUS AGE ANTE AS INJUSTIÇAS
(a) A partir da história de Nabote, podemos concluir que Deus não fecha os olhos as injustiças cometidas pelos homens, pois Ele é justo (Rm 1.17; 10.3; Jo 17.25; Sl 116.5; 2 Tm 4.8).
(b) A justiça é a santidade de Deus em ação, relativamente aos homens. Na sua justiça, Ele zela pelo cumprimento das suas leis e normas dadas aos homens. Na sua santidade e verdade, Deus não pode revogar a sua própria Palavra, nem a sentença imposta aos transgressores, porque elas são imutáveis como Ele o é, amenos que estes se arrependam e abandonem suas práticas pecaminosas.
(c ) A justiça de Deus leva o homem, que vive deliberadamente em pecado, ao juízo divino (Dt 1.17).
(d) Quanto as injustiças Ele age com: IMPARCIALIDADE (sem fazer acepção de pessoas) (Dt 10.17; II Cr 19.7; Rm 2.11; Ap 20.12);
(e) JUSTIÇA (Êx 34.7; Nm 14.18; Na 1.3)
(f) e MISERICÓRDIA para aqueles que se arrependem, livrando-os da condenação (Jr 18.7,8; Jn 3.4-10; Jl 2.12-14; At 3.19; 17.31).

CONCLUSÃO
Concluímos dizendo que esta lição nos alerta a termos cuidado com a cobiça. Esse terrível sentimento não pode encontrar guarida no coração do salvo, do contrário poderá conduzi-lo a perdição. Aqueles que enveredam por esse caminho, receberão a devida recompensa, pois Deus julgará os segredos dos homens naquele Dia (Rm 2.16; I Co 14.25).
REFERÊNCIAS

 CHAMPLIN, R.N. Enciclopedia de Bíblia Teologia e Filosofia. HAGNOS.
 STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
 ADEYEMO, Tokunboh. Comentário Bíblico Africano. MC
 BERGSTEN, Eurico. Teologia Sistemática. CPAD.
VINE, W.E et al. Dicionário Vine. CPAD.


1REIS  21.1-29 Este cap. continua os relatos de 1Rs 17—19. À sua tolerância da idolatria, o rei Acabe acrescenta agora um grave pecado de injustiça, que será condenado severamente pelo profeta Elias.
A história do rei Acabe é a evolução de uma sequência de erros:
(1) Primeiramente ele trocou o Deus verdadeiro por um falso. Isso ele fez quando tentou erradicar o culto ao Senhor e implantar a adoração cananeia no deus Baal.
(2) Em segundo lugar, ele tentou substituir os profetas do Senhor pelos profetas de Baal. Para que seu intento fosse alcançado, promoveu o extermínio dos profetas verdadeiros e pôs em seus lugares os profetas de Baal e de Aserá.
(3) Em terceiro lugar, ele tenta transformar uma vinha em uma horta. O problema residia no fato de que a vinha não era dele, mas de um dos seus súditos que como legítimo proprietário possuía seu direito de posse. Em conluio com sua esposa, a famigerada Jezabel, esse rei fraco e sem personalidade arquiteta uma das mais sórdidas tramas registradas nas páginas Sagradas — a morte do inocente Nabote. E exatamente nesse último episódio que Acabe recebe a visita do profeta Elias, que ao contemplá-lo anuncia um duro julgamento sobre ele (1 Rs 21.1-29).

1REIS  21.1 Acabe residia na Samaria, a capital do reino, mas também tinha uma residência de verão em Jezreel. Cf. 1Rs 18.45.

1REIS  21.3 De acordo com as leis hebraicas, os terrenos não deveriam ser vendidos, porque eram um patrimônio familiar. Cf. Nm 27.7-11; 36.1-12; Dt 19.14; Rt 4.1-11; Jr 32.6-9.

1REIS  21.4 Esta indignação se dá pelo fato de que o rei sabia que a legislação e os costumes ancestrais de Israel estavam a favor de Nabote. Mas a sua esposa, que não tinha escrúpulos e não reconhecia nenhuma lei, o faz atuar como um déspota que se atribui um poder absoluto sobre a pessoa e as propriedades dos seus súditos. Cf. vs. 5-7.

1REIS  21.8 Anciãos: Ver 1Rs 20.7,

1REIS  21.9 A convocação para um jejum era uma prática corrente nos tempos de calamidade e infortúnio 
(cf. Jl 1.14; 2.15). O texto não diz qual o pretexto que Jezabel procurou para justificar esta ordem.

1REIS  21.10 Dois homens malignos, que testemunhem: Cf. Dt 17.5-6; 19.15.

REIS  21.13 Cf. Êx 22.28; Lv 24.10-16.

1REIS  21.17 Tesbita: Ver 1Rs 17.1,

1REIS 21.3 Nabote se recusou a vender sua vinha, pois era uma herança recebida de deus(Lv 23.25-28; Nm 36.7-8)

1Reis 21.10 Homens malignos ou filhos de Belial. Jezabel providenciou para que o procedimento usado na morte de Nabal fosse tecnicamente legal(Dt 17.5-6)

1Reis 21.13 Seus dois filhos também foram mortos para que não restassem herdeiros(2Reis 9.26).

1REIS 21.1-3 De acordo com a Lei Mosaica,  a propriedade que pertencera a um ancestral, deveria permanecer na família e não ser vendida, por tanto, Acabe e Jezabel não estavam demonstrando interesse por algo que desejavam, mas estavam revelando uma clara atitude de desrespeito às Leis de Deus.

1REIS 21.13 Eram dois homens , por que a Lei especificava que eram necessárias pelo menos duas testemunhas para condenar uma pessoa(Dt 17.6-7). Eles apedrejaram Nabote por que esta era a pena para quem blasfemasse contra Deus(Lv 24.16).

1REIS 21.19 Embora Acabe não tenha sido o autor material da morte de Nabote, ele e Jezabel eram culpados por que instigaram a sua morte.

1REIS 21.25 Este versículo resume a essência do problema em Israel. Acabe se vendeu para praticar o que era mau por que era incitado por Jezabel. O incidente com Nabote ilustra isso de forma muito hábil. À luz dessa situação, Deus julgará tanto ele quanto a sua descendência.

1REIS 21.27-29 A sentença do julgamento foi promulgada. Quando a pessoa  humilha a si mesmo e se arrepende, Deus age com bondade, mesmo com alguém tão perverso como acabe. Deus seria misericordioso e não permitiria  que a calamidade não viesse enquanto Acabe ainda estivesse vivo. Embora Deus postergue as consequências do pecado de Acabe, Ele não nega a punição.

1REIS  21.17 VEIO A PALAVRA DO SENHOR A ELIAS. Deus abomina a injustiça cometida pelo seu povo, uns contra os outros. Pela morte de Nabote, o inocente, Acabe e Jezabel  iam sofrer as conseqüências (vv. 17-29). O princípio divino da retribuição e da justiça continua no novo concerto. Paulo, por exemplo, declara que "quem fizer agravo [a outra pessoa] receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas " (ver Cl 3.25 nota). Os crentes devem se tratar com retidão, sinceridade e misericórdia (Mq 6.8; Cl 4.1; cf. Gl 6.7).

1REIS  21.19 OS CÃES LAMBERÃO O TEU SANGUE. Essa profecia foi cumprida quando Acabe foi morto na batalha e os cães lamberam o seu sangue, ao ser lavado o seu carro, no qual ele morreu (22.35,38). Os filhos de Acabe também morreram de modo violento: Acazias morreu de uma queda (2 Rs 1.2,17); Jeorão foi morto por Jeú, e seu corpo foi jogado no terreno de Nabote (2 Rs 9.22-26). A esposa de Acabe, Jezabel, também teve uma morte violenta (2 Rs 9.30-37).

1REIS  21.25 JEZABEL. O alvo dessa esposa ímpia de Acabe era extinguir o culto ao Senhor, e colocar Baal de Tiro como o deus principal de Israel; não conseguiu seus intentos. Muito pelo contrário, o nome dela veio a ser sinônimo de iniqüidade, de feitiçaria, de traição e de sedução espiritual. João cita o nome de Jezabel, como o de uma falsa profetisa da igreja da Tiatira, que estava levando o povo de Deus à imoralidade e ao mundanismo (ver Ap 2.20).

SOBRE O JULGAMENTO DE DEUS PODEMOS APRENDER:
(1) Deus envia o seu julgamento como punição contra a desobediência (Lv 26.14-16; 2 Co 7.19,20);
(2) Deus envia seu julgamento contra o  desprezo às advertências divinas (2 Cr 36.16; Pv 1.24-31; Jr 44.4-6);
(3) Deus envia seu julgamento por causa da murmuração contra Ele (Nm 14.29);
(4) Deus envia seu julgamento por causa da idolatria (2 Rs 22.17; Jr 16.18);
(5) Por causa da iniquidade (Is 26.21; Ez 24.13-14);
(6) Por causa dos pecados dos líderes (1 Cr 21.2,12)

PARA REFLEXÃO
Salmos 119:36 Inclina o meu coração a teus testemunhos e não à cobiça. (A Palavra de Deus é mais preciosa que o ouro. Pode-se encher o coração quebrantado com a esperança e a força. É algo que o dinheiro não pode fazer).

Provérbios 1:19 Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem. (A maioria do mundo é dado à cobiça, e fará todo o possível, inclusive o próprio assassinato, para alcançar o seu propósito).

Provérbios 15:27. O que se dá à cobiça perturba a sua casa, mas o que aborrece as dádivas viverá.(O amor ao dinheiro é a raíz de todos os males. Isso quer dizer que a mensagem de avareza  de hoje em dia “alvoroça” a casa de Deus).

Provérbios 21:26  Há quem cobice o dia todo, mas o justo dá e nada retém.(Por que “o preguiçoso” não trabalhará. Suas mãos se recusam a trabalhar. Cobiça o que o justo tem, e com avareza, deste modo quebra o décimo mandamento).

Eclesiastes 6:7 todo trabalho do homem é para a sua boca, e, contudo, nunca se satisfaz a sua cobiça(O homem sem Deus nunca se satisfaz por que tudo o que ele procura para obter não o pode satisfazer. Só Jesus pode satisfazer plenamente a alma(João 4.13-14).

Eclesiastes 6:9 Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça; também isso é vaidade e aflição de espírito. (O coração que não é conforme as Sagradas Escrituras nunca se satisfaz e é, por tanto,  sempre vítima do “vaguear da cobiça”. Ele segue pensando que se tal  ou qual se pode adquirir, em seguida a satisfação e a realização virão; nunca será assim)

1 Timóteo 6:10. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males(Não há nenhum mal concebível que possa acontecer aos filhos e filhas dos homens, e que não seja resultado da cobiça – o amor ao ouro e as riquezasA);

e nessa cobiça alguns  desviaram da fé(Refere-se a quais crentes perderam a visão da fé verdadeira. A qual é a cruz, e se aventuram em uma fé falsa, tentando usá-la para ganhar muito dinheiro),

e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.(O resultado final de adentrar a essa direção, é que fique claro que a Palavra de Deus é verdadeira, e o que diz se levará a cabo com toda certeza).

SUBSIDIOS ELABORADO PELO EV: NATALINO DOS ANJOS
PROFESSOR DA E.B.D. e PESQUISADOR
PASTOR NA ASSEMBLEIA DE DEUS NA CIDADE DE TESOURO – MT

FONTE DE PESQUISAS.
BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE – SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL.
BÍBLIA DE ESTUDO ALMEIDA – REVISTA E ATUALIZADA – SOCIEDADE BÍBLIA DO BRASL.
A BÍBLIA ANOTADA EXPANDIDA – CHARLES C. RYRIE – MUNDO CRISTÃO(SOCIEDEDE BÍBLICA DO BRASIL).
BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL
BIBLIA DE ESTUDO DO EXPOSITOR( JIMMY SWEEGGART)





Nenhum comentário:

Postar um comentário