Lição 7
1 7 de
Fevereiro de 2013
A Vinha de
Nabote
TEXTO AUREO
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer;porque tudo o que
o homem semear,isso também ceifará” (Gi 6.7).
VERDADE PRATICA
A trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra
Nabote demonstra quão danoso é render-se aos desejos da cobiça e de uma
satisfação pessoal.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mc 7.22-23 A raiz da cobiça
Terça - E f 5.5 Fruto da cobiça
Quarta - Êx 10.17
Advertência contra a cobiça
Quinta - Gn 31.41 A cobiça exemplificada
Sexta - Pv 28 .20 Consequência da cobiça
Sábado Is 57.17
Julgamento da cobiça.
L E ITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Reis 21.1 -5; 1 5,16
INTERAÇÃO___________
Acabe não se contentou com o que tinha — e não era pouco,
ele tinha “apenas" o governo da nação de Israel, o reino do Norte, à sua
disposição. Ele poderia comprar ou possuir qualquer terra ou vinha em Israel.
Mas por que justamente desejou a de Nabote? Uma vinha de valor não apenas
financeiro, mas, principalmente, familiar. Não satisfeito, e alimentado pela
loucura de sua mulher, Jezabel, Acabe cometeu uma das maiores injustiças
narradas nas Sagradas Escrituras. Ele permitiu a morte de Nabote e tomou para
si a sua vinha. Eliminemos a cobiça do nosso coração, pois, podemos ser
injustos e cruéis com pessoas inocentes.
OBJETIVOS
Após esta aula o aluno deverá estar ápto a:
Identificar o objeto da cobiça de Acabe.
Citar as causas da cobiça.
Conscientizar-se dos frutos e consequências da cobiça.
INTRODUÇÃO
O episódio envolvendo orei Acabe e a vinha de Naboteé um dos
mais tristes do registro bíblico. Uma grande injustiça é cometida contra um
homem inocente. Triste porque vemos até onde pode chegar um coração cobiçoso.
Por outro lado, o fato é um dos que melhor revela a manifestação da justiça
divina ante as injustiças dos homens. Acabe matou Nabotee apropriou-se de suas
terras. Todavia, não pôde usufruir do fruto de seu pecado, porque o Senhor,
através do profeta Elias, o denunciou e o disciplinou. É triste saber que
soberanos, governantes e reis injustos governam, mas é mais maravilhoso saber
que um Rei justo governa todo o universo.
I - O OBJETO DA COBIÇA
1. O direito à propriedade no Antigo Israel. De acordo com o
livro de Levítico, a terra pertencia ao Senhor (Lv 25.23). O israelita da
Antiga Aliança estava consciente de que o Senhor lhe havia dado o direito de
explorar a terra como uma concessão. Assim sendo, ele não poderia vender aquilo
que lhe fora dado como herança divina. O livro de Números destaca esse fato:
“Assim, a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois os
filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais” (Nm
36.7). Com isso, o Senhor queria proteger seu povo da cobiça, além de
garantir-lhe o direito de cultivar a terra para sua subsistência. Fica, pois, a
lição de que não devemos cobiçar aquilo que é do próximo, nem tampouco jogar
fora aquilo que o Senhor nos confiou como despenseiros.
2. A herança de Nabote. Acabe queria a vinha de Nabote de
qualquer jeito. Diante da insistência do rei, Nabote contra argumentou: não
poderia desfazer- se de sua herança (1 Rs 21.3). Nabote era obediente ao Senhor
e invocou o poder da lei para proteger-se. Diante desse fato, o rei cobiçoso
ficou triste, pois sabia que até mesmo um monarca hebreu precisava submeter-se
à lei divina (1 Sm 1 0.25). Mas jezabel, sua esposa, que viera de um reino
pagão, ficou escandalizada com esse fato, pois entre os reinos gentios os
governantes não eram apenas soberanos, eram também tiranos (1 Rs 21.5-7). Dessa
forma, ela arquitetou um plano para apossar-se da vinha de Nabote (1 Rs 21.8-14). Quantas pessoas têm
consciência da ilegalidade de determinada coisa, mas como Acabe ficam à procura
de justificativas que a tornem legal. Cuidado! Deus há de julgar os tiranos e
malfeitores.
SINOPSE DO TÓPICO (1)
A cobiça transforma indivíduos comuns em criminosos.
II AS CAUSAS DA COBIÇA
1. A casa de campo de Acabe. O livro de 1 Reis destaca que
Acabe possuía uma segunda residência em jezreel (1 Rs 18.45,46). Era uma casa
de verão. A vinha de Nabote estava, pois, localizada próxima à residência de
Acabe(1 Rs 21.1). O rei Acabe possuía uma casa real, uma casa de campo, mas não
estava satisfeito enquanto não possuísse a pequena vinha do seu súdito, Nabote.
É uma verdade que muitas pessoas, mesmos sendo ricas, não se satisfazem com o
que têm. Querem mais e mais, e assim mesmo não conseguem encontrar satisfação.
Nenhum ser humano conseguirá satisfazer-se plenamente se o centro da sua
satisfação não estiver em Deus.
2. A horta de Acabe. Acabe estava dominado pelo desejo de
“ter”, de “possuir”. Somente a casa de
verão, que sem dúvida era majestosa, não lhe satisfazia, queria agora construir
ao seu lado uma horta para que seus desejos pudessem ser realizados. Não se
importava em quebrar o mandamento divino: “Não cobiçarás”(Êx 20.1 7). Mais do
que qualquer motivação externa ,Acabe estava totalmente dominado pelos desejos
cobiçosos de seu coração. Jamais devemos incorrer no erro de achar que os fins
justificam os meios, e assim quebrar a Palavra do Senhor na busca de um desejo meramente egoísta.
SINOPSE DO TÓPICO (2)
Acabe desejou a propriedade de Nabote, pois queria, ali,
construir uma horta.
III - O FRUTO DA COBIÇA
1. Falso testemunho. As atitudes de Acabe foram acontecendo
como reação em cadeia. É evidente que um desejo pecaminoso não pode dar frutos
bons. O problema agora não era somente Acabe, mas também sua famigerada mulher,
Jezabel (1 Rs 21.7). Foi ela que arquitetou um plano sórdido para apossar-se da
propriedade de Nabote. Diz o texto sagrado que ela envolveu várias pessoas
nesse intento, incluindo os nobres do reino (1 Rs 21.8). Nobres sem nenhuma
nobreza! Escreveu uma ! carta e selou com o anel de Acabe. Por conseguinte, com
o pleno consentimento do marido, engendrou o plano, a fim de que Nabote, o
Jezreelita, fosse acusado de ter blasfemado contra Deus e contra o rei (1 Rs
21.10). Um simples desejo que evoluiu para cobiça e falso testemunho.
2. Assassinato e apropriação indevida . A trama precisava
ser bem feita para não gerar desconfiança. E por isso um jejum deveria ser proclamado, como sinal
de lamento por haver Nabote blasfemado contra o Deus de Israel (1 Rs 21.9). Uma
prática religiosa foi usada para dar uma roupagem espiritual ao caso. Como foi planejado, Nabote e sua
família foram apedrejados e mortos injustamente! (1 Rs 21.13). Quantas vezes a
Bíblia é usada para justificar práticas pecaminosas! Resolvido o problema,
agora o rei apoderar-se-ia da vinha de Nabote (1 Rs 21.1 6).Um abismo chama
outro abismo.
SINOPSE DO TÓ P ICO (3) A cobiça origina o falso testemunho,
assassinato e apropriação indevida dos
bens do outro.
REFLEXÃO
“Por intermédio da história do rei Acabe, constatamos que o
pecado não compensa".
IV - AS CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA
1. Julgamento divino
. Tanto Acabe como a sua esposa, Jezabel, estavam convencidos de que ninguém
mais sabia dos seus intentos. De fato, ninguém dentre o povo soube dos
bastidores desse estratagema diabólico, exceto Elias, o Tisbita. Tão logo Acabe
apossou-se da vinha de Nabote, ordena Deus ao profeta Elias que se apresente ao
rei e lhe proclame o juízo divino: “Falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor:
Porventura, não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim
diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães
lamberão o teu sangue, o teu mesmo” (1 Rs 21.19,20). Alguém pode enganar aos
homens, mas nunca ao Senhor. Diante dEle todas as coisas estão patentes (Hb 4.1
3).
2. Arrependimento e morte. Duas atitudes podem ser tomadas
diante de uma sentença divina de julgamento:
arrepender-se ou rejeitar a correção. No caso de Acabee, o texto sagrado destaca que logo pós receber
a profecia sentenciando a sua morte, ele “rasgou as suas vestes, e cobriu a sua
carne de pano de saco, e jejuou; e dormia em cima de sacos e andava mansamente.
Então, veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo: Não viste que
Acabe se humilha perante mim? Porquanto, pois, se humilha perante mim, não
trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho trarei este mal sobre
a sua casa” (1 Rs 21.27-29). Acabe arrependeu-se, mas mesmo assim não teve como
se livrar das consequências de suas ações (1 Rs 22.29-40; 2 Rs 1.1 -1 7). O
pecado sempre tem seu alto custo!
SINOPSE DO TÓPICO (4)
Na cobiça que dominou Acabe, vemos o julgamento divino, e
também arrependimento e
morte.
REFLEXÃO
“Quem escolhermos como cônjuge realmente fará a diferença!
Por isso, escolha estar perto somente daqueles que lhe animam a fazer o bem,
não o mal."
Lawrence O. Richards
CONCLUSÃO
Lendo a história de Acabe, constatamos logo que o pecado não
compensa. Todas as nossas ações terão consequências, e algumas delas
extremamente amargosas. Deveríamos medir nossas intenções primeiramente pela
Palavra de Deus e somente assim evitaríamos dar vazão aos nossos instintos.
Nossas ações glorificariam a Deus em vez de satisfazer nossos egos. Acabe
fracassou porque esqueceu-se da Palavra de Deus, preferindo ouvir e seguir a
orientação de uma pagã que nada sabia sobre a Lei do Senhor. Quando alguém
quebra a Palavra de Deus, na verdade é ele quem está se quebrando!
AUXILIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio teológico
Base legal.
O ‘dia de jejum’ que Jezabel proclamou sugere que ela havia
convocado os anciãos em assembleia para identificar a causa de algum recente
desastre ou dificuldade (cf. Jl 1.14-18). Alguns sugerem que a acusação feita
pelos dois ‘vilões’ era que Nabote abandonara a promessa feita em nome de Deus
para vender sua terra ao rei. O fracasso em manter um juramento feito em nome
de Deus seria blasfêmia. Nesse caso, após a execução de Nabote, o rei podia
legalmente tomar posse da propriedade em disputa. 2 Reis 9.26 acrescenta que os
filhos de Nabote foram assassinados ao mesmo tempo. Com nenhum herdeiro vivo,
aparentemente não havia ficado ninguém para disputar a reclamação de Acabe pela
terra" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de
Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 1 .ed. Rio de Janeiro: 2010, p.
238).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsidio Bíblico
“Tendo Nabote sido tirado do caminho, Acabe toma posse da
vinha. Os anciãos de Jezreel enviaram despreocupadamente a notícia a Jezabel,
como se fosse uma notícia agradável: Nabote foi apedrejado e morreu (v. 1 4).
Aqui observamos que: tão obsequiosos estavam os anciãos de Jezreel para
obedecer as ordens de Jezabel, que ela enviara de Samaria para assassinar
Nabote, quanto estavam obsequiosos os anciãos de Samaria para obedecer as
ordens de Jéu para assassinar os setenta filhos de Acabe, embora nada fosse
feito segundo a lei (2 Rs 10.6,7). Aqueles tiranos, que com suas ordens
perversas corrompem as consciências dos seus magistrados inferiores, no fim
podem talvez receber o troco caindo sobre eles, e aqueles que se dispõem a
fazer uma coisa cruel por eles estarão prontos a fazer outra coisa cruel contra
eles” (HENRY, Mattew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento: Josué a Ester.
1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.534).
SUBSIDIOS
LIÇÃO 07 – A VINHA DE NABOTE - 1º TRIMESTRE 2013
INTRODUÇÃO
Nesta lição, obteremos informações sobre o personagem
bíblico Nabote e sua vinha. Veremos que este homem foi vítima da cobiça do
ímpio rei Acabe que desejou ardentemente possuir a sua propriedade. Definiremos
a palavra “cobiça” e destacaremos quais as consequências que podem sobrevir
aquele que permite ser inflamado por esse sentimento. Abordaremos ainda a
maneira como Deus se pronunciou ante a estratégia de Jezabel com o
consentimento de Acabe de apoderar-se do bem alheio, levando o proprietário e
sua família a morte. E, por fim, analisaremos como Deus age ante as injustiças
cometidas pelos homens.
I – QUEM ERA NABOTE E COMO ERA A SUA VINHA
A Bíblia nos dá poucas informações a respeito de Nabote,
apenas nos diz que ele era um israelita temente a Deus e nos mostra o seu lugar
de origem que era Jezreel. Portanto, ele era um jezreelita (I Rs 21.1). O nome
próprio de Nabote deriva-se do árabe e quer dizer “rebento” ou “fruto”. A
Bíblia nos informa que ele era proprietário de uma vinha. O Aurélio diz que “vinha”
é a quantidade mais ou menos considerável de videiras (planta que dá uvas)
dispostas aproximadamente entre si. A palavra hebraica para vinha é “kerem”,
ela está distribuída ao longo do Antigo Testamento pelo menos 92 vezes. A
primeira ocorrência está em (Gn 9.20). Em Israel era comum as pessoas plantarem
vinhas, no entanto, a vinha de Nabote tinha características que conforme o
relato bíblico a tornavam diferente das demais, vejamos alguns informações
detalhadas sobre isso:
1.1 Estava junto ao palácio. Segundo a narrativa bíblica a vinha de Nabote estava localizada num lugar privilegiado, perto do palácio de campo de Acabe, pois o outro palácio ficava em Samaria “E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jezreelita, tinha uma vinha em Jezreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria” (I Re 21.1).
1.2 Estava pronta. Para se cultivar uma vinha era necessário
bastante esforço. O profeta Isaías fez uma descrição vívida do trabalho
envolvido no preparo, plantio e cultivo de uma vinha (Is 5.1-7).
(a) A “vinha” estava localizada nas rampas de uma colina (Is
5.1).
(b) A terra era limpa de pedras antes que as mais tenras
vinhas fossem plantadas (Is 5.2).
(c ) Uma torre de vigia provia visibilidade sobre a “vinha”
(Is 5.2) e um lagar que é um local para esmagar as uvas que eram talhados de
uma pedra (Is 5.2).
(d) Quanto todos os preparativos haviam sido feitos, a
“vinha” estava pronta e em alguns anos esperava-se que produzisse frutos. Enquanto
isso, a vinha exigia poda regular (Lv 25.3,4).
(e) As “vinhas” se localizavam principalmente na região
montanhosa e nos montes mais baixos. A Bíblia menciona a “vinha” em Timna (Jz
14.5),
(f) Jezreel (I Rs 21.1)
(g) e até em En-Gedi (Ct 1.14).
1.3 Tinha valor. Para Nabote sua vinha tinha um valor
significativo, que ultrapassava o dinheiro e até mesmo a troca por outra vinha
melhor (I Rs 21.2),
(a) visto que a
recebera como herança dos seus pais, como ele mesmo professa “Porém Nabote
disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais” (I Re
21.3).
(b) O Aurélio diz que herança é “bem, direito ou obrigação
transmitidos por via de sucessão ou por disposição testamentária”. A vinha, no
entanto, não era propriedade(herança) particular de Nabote, mas de sua
parentela. É possível que Nabote fosse o homem mais velho da família ou aquele que
cultivava a terra, mas nem por isso, podia tomar sozinho a decisão de trocar ou
vender a propriedade. Ademais, a lei de Israel estabelecia que a herança não
podia ser vendida, pois era considerado um dever manter em família a terra de
seus ancestrais (Lv 25.25-28; Nm 27.1-11; Nm 36.7-9).
(c ) Em casos de pobreza extrema, as propriedades podiam ser
arrendadas, masdeviam ser devolvidas ao proprietário no ano do Jubileu (Lv
25.10,13,28).
II – A COBIÇA E OS MALES QUE A ACOMPANHAM
A Bíblia nos mostra que os pecados de Acabe não se resumiram
ao casamento pagão e a idolatria. Este rei perverso também cometia injustiças
sociais. Acabe cobiçou a vinha de Nabote e intentou adquiri-la. A palavra
“cobiçar” no hebraico“epithumeõ” significa, “fixar o desejo em” (formado de epi,
“sobre”, usado intensivamente, e thumos, “paixão”), quer de coisas boas ou
ruins, por conseguinte, “almejar, desejar ardentemente, ambicionar”, é usado em
(At 20.33) com o significado de “desejar mal”, acerca de “desejar dinheiro e
vestuário”.
2.1 A cobiça a luz do Antigo Testamento. A Lei de Moisés
condenava esse pecado, que aparece descrito no Decálogo (Dez mandamentos) “Não
cobiçarás” (Êx 20.17).
(a) O texto deixa claro que coisa alguma pertencente a
outrem, deve ser desejado. Foi motivado pela cobiça, que Acabe tentou adquirir
as terras de Nabote a dinheiro ou em troca de um vinhedo melhor (I Rs 21.2).
(b) Mas, como já vimos, Nabote recusou-se negociar, sob a
alegação de que aquelas terras faziam parte da herança da sua família (I Rs
21.3).
(c ) Acabe, embora com relutância e tristeza, já se dispunha
a aceitar a decisão de Nabote (I Rs 21.4).
(d) No entanto, Jezabel sua ímpia esposa, não concordou com
isso (I Rs 21.5-7).
(e) Por isso dispôs-se junto ao seu marido, realizar uma
estratégia diabólica para apropriar-se da vinha de Nabote. A cerca da
influência de Jezabel sobre Acabe o escritor sagrado nos diz: “Porém ninguém
fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do SENHOR;
porque Jezabel, sua mulher, o incitava” (I Rs 21.25).
2.2 A cobiça e seus males. Quase sempre, o desejo
desordenado da cobiça provoca alguma ação para que o cobiçoso adquira o que
quer, ou para que persiga o possuidor do objeto ou da pessoa cobiçados. O ímpio
rei Acabe, é um exemplo clássico da cobiça e seus males. Para resolver a sua
frustração de não ter conseguido possuir a vinha de Nabote, a rainha Jezabel
escreveu uma carta com o selo do rei (para parecer que a correspondência fosse
enviada por ele) aos anciãos e nobres daquela cidade onde Nabote morava.
(a) Nesta carta, Jezabel pediu que forjassem acusações
contra Nabote (I Rs 21.8-10).
(b) Os anciãos transgrediram a lei (Êx 23.1-3),
(c ) pois arranjaram dois indivíduos de mau caráter, possivelmente
comprados pela rainha, acusaram Nabote de blasfêmia, o que seria suficiente
para a execução dele (Lv 24.15,16).
(d) O terrível plano foi cumprido sem nenhum impedimento.
Para que não houvesse dificuldades futuras com a herança de Nabote, ele e seus
filhos foram apedrejados (II Rs 9.26). Perceba quais os males que seguiram a
cobiça deste casal:
MENTIRA. Os anciãos resolveram atender aos intentos de
Jezabel. Como podemos ver sempre há homens prontos a venderem seu testemunho
por dinheiro a fim de que sirva aos maus propósitos daqueles que os alugam. “E
os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade,
fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes
mandara” (I Rs 21.11).
FALSO TESTEMUNHO. O veredito de morte já estava
predeterminado, por Jezabel. Mas, era necessário elaborar um falso julgamento
com um simples aspecto de justiça, para que, à vista do povo, desse a impressão
de ser um julgamento leal, arranjou-se duas testemunhas, conforme pedia a Lei
(Dt 17.6,7); mas eram falsas. “E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que
testemunhem contra ele” (I Rs 21.10-a).
ASSASSINATO. Por fim, a trama culminou na execução de
Nabote, pois o levaram para fora da cidade e o apedrejaram. A injustiça estava
claramente executada, pois Nabote foi executado por um crime que jamais cometeu
“Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu” (I Rs 21.14).
2.3 A cobiça a luz do Novo Testamento. A cobiça é alistada
entre os pecados destacados por Paulo (Ef 4.19).
(a) Aparece na lista dos vícios dos povos pagãos (Rm 1.29).
(b) Apesar de não ser especificamente alistada entre as
obras da carne (Gl 5.19-21), a cobiça é uma das causas de várias obras carnais,
como o adultério, o ódio, as dissensões, etc., devendo ser incluída entre as
“tais coisas” que Paulo mencionou, e que não permitem que uma pessoa chegue ao
reino de Deus “...que os que cometem tais coisasnão herdarão o reino de Deus”
(Gl 5.21).
III – A MENSAGEM DE JUSTIÇA DO PROFETA ELIAS
Em vez de se contrapor a Jezabel que havia utilizado de sua
autoridade, transgredindo a lei e ordenando a execução do de Nabote e sua
família, o rei Acabe consentiu com os injustos atos de sua perversa esposa, a
fim de apossar-se do objeto da sua cobiça, a vinha de Nabote, o que fez logo em
seguida “E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para
descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para tomar posse dela” (I Rs
21.16).
(a) Todavia o que o casal tramara em oculto, o Deus de
Israel estava para revelar. A Bíblia diz que o Senhor enviou o profeta Elias
novamente para confrontar Acabe, dessa vez na vinha de Nabote (I Rs
21.17,18).
(b) O rei já havia recebido uma palavra de sentença de morte
de um profeta desconhecido “a tua vida será em lugar da sua vida” (I Rs 20.42);
(c ) também do profeta Micaías “...se tu voltares em paz, o Senhor
não tem falado por mim” (I Rs 22.28);
(d) e por conseguinte por meio do profeta Elias que anunciou
que Acabe morreria e que aconteceria com o seu corpo o mesmo que aconteceu com
o de Nabote “No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão
também o teu próprio sangue” (I Rs 21.19-b)
(e) e ainda acrescentou o castigo a cerca da sua mulher e da
sua descendência (I Rs 21.23,24).
(f) O que aconteceu a seu tempo como fora predito (I Rs
22.34-38; II Rs 9.34-36; II Rs 10.1-10).
IV – COMO DEUS AGE ANTE AS INJUSTIÇAS
(a) A partir da história de Nabote, podemos concluir que
Deus não fecha os olhos as injustiças cometidas pelos homens, pois Ele é justo
(Rm 1.17; 10.3; Jo 17.25; Sl 116.5; 2 Tm 4.8).
(b) A justiça é a santidade de Deus em ação, relativamente
aos homens. Na sua justiça, Ele zela pelo cumprimento das suas leis e normas
dadas aos homens. Na sua santidade e verdade, Deus não pode revogar a sua
própria Palavra, nem a sentença imposta aos transgressores, porque elas são
imutáveis como Ele o é, amenos que estes se arrependam e abandonem suas
práticas pecaminosas.
(c ) A justiça de Deus leva o homem, que vive deliberadamente
em pecado, ao juízo divino (Dt 1.17).
(d) Quanto as injustiças Ele age com: IMPARCIALIDADE (sem
fazer acepção de pessoas) (Dt 10.17; II Cr 19.7; Rm 2.11; Ap 20.12);
(e) JUSTIÇA (Êx 34.7; Nm 14.18; Na 1.3)
(f) e MISERICÓRDIA para aqueles que se arrependem,
livrando-os da condenação (Jr 18.7,8; Jn 3.4-10; Jl 2.12-14; At 3.19; 17.31).
CONCLUSÃO
Concluímos dizendo que esta lição nos alerta a termos
cuidado com a cobiça. Esse terrível sentimento não pode encontrar guarida no
coração do salvo, do contrário poderá conduzi-lo a perdição. Aqueles que
enveredam por esse caminho, receberão a devida recompensa, pois Deus julgará os
segredos dos homens naquele Dia (Rm 2.16; I Co 14.25).
REFERÊNCIAS
CHAMPLIN, R.N. Enciclopedia de Bíblia Teologia e
Filosofia. HAGNOS.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
ADEYEMO, Tokunboh. Comentário Bíblico Africano. MC
BERGSTEN, Eurico. Teologia Sistemática. CPAD.
VINE, W.E
et al. Dicionário Vine. CPAD.
1REIS 21.1-29 Este
cap. continua os relatos de 1Rs 17—19. À sua tolerância da idolatria, o rei
Acabe acrescenta agora um grave pecado de injustiça, que será condenado
severamente pelo profeta Elias.
A história do rei Acabe é a evolução de uma sequência de
erros:
(1) Primeiramente ele trocou o Deus verdadeiro por um falso.
Isso ele fez quando tentou erradicar o culto ao Senhor e implantar a adoração
cananeia no deus Baal.
(2) Em segundo lugar, ele tentou substituir os profetas do
Senhor pelos profetas de Baal. Para que seu intento fosse alcançado, promoveu o
extermínio dos profetas verdadeiros e pôs em seus lugares os profetas de Baal e
de Aserá.
(3) Em terceiro lugar, ele tenta transformar uma vinha em
uma horta. O problema residia no fato de que a vinha não era dele, mas de um
dos seus súditos que como legítimo proprietário possuía seu direito de posse.
Em conluio com sua esposa, a famigerada Jezabel, esse rei fraco e sem
personalidade arquiteta uma das mais sórdidas tramas registradas nas páginas
Sagradas — a morte do inocente Nabote. E exatamente nesse último episódio que
Acabe recebe a visita do profeta Elias, que ao contemplá-lo anuncia um duro
julgamento sobre ele (1 Rs 21.1-29).
1REIS 21.1 Acabe
residia na Samaria, a capital do reino, mas também tinha uma residência de
verão em Jezreel. Cf. 1Rs 18.45.
1REIS 21.3 De acordo
com as leis hebraicas, os terrenos não deveriam ser vendidos, porque eram um
patrimônio familiar. Cf. Nm 27.7-11; 36.1-12; Dt 19.14; Rt 4.1-11; Jr 32.6-9.
1REIS 21.4 Esta
indignação se dá pelo fato de que o rei sabia que a legislação e os costumes
ancestrais de Israel estavam a favor de Nabote. Mas a sua esposa, que não tinha
escrúpulos e não reconhecia nenhuma lei, o faz atuar como um déspota que se
atribui um poder absoluto sobre a pessoa e as propriedades dos seus súditos.
Cf. vs. 5-7.
1REIS 21.8 Anciãos:
Ver 1Rs 20.7,
1REIS 21.9 A
convocação para um jejum era uma prática corrente nos tempos de calamidade e
infortúnio
(cf. Jl 1.14; 2.15). O texto não diz qual o pretexto que Jezabel
procurou para justificar esta ordem.
1REIS 21.10 Dois
homens malignos, que testemunhem: Cf. Dt 17.5-6; 19.15.
REIS 21.13 Cf. Êx
22.28; Lv 24.10-16.
1REIS 21.17 Tesbita:
Ver 1Rs 17.1,
1REIS 21.3 Nabote se recusou a vender sua vinha, pois era
uma herança recebida de deus(Lv 23.25-28; Nm 36.7-8)
1Reis 21.10 Homens malignos ou filhos de Belial. Jezabel
providenciou para que o procedimento usado na morte de Nabal fosse tecnicamente
legal(Dt 17.5-6)
1Reis 21.13 Seus dois filhos também foram mortos para que
não restassem herdeiros(2Reis 9.26).
1REIS 21.1-3 De acordo com a Lei Mosaica, a propriedade que pertencera a um ancestral,
deveria permanecer na família e não ser vendida, por tanto, Acabe e Jezabel não
estavam demonstrando interesse por algo que desejavam, mas estavam revelando
uma clara atitude de desrespeito às Leis de Deus.
1REIS 21.13 Eram dois homens , por que a Lei especificava
que eram necessárias pelo menos duas testemunhas para condenar uma pessoa(Dt
17.6-7). Eles apedrejaram Nabote por que esta era a pena para quem blasfemasse
contra Deus(Lv 24.16).
1REIS 21.19 Embora Acabe não tenha sido o autor material da
morte de Nabote, ele e Jezabel eram culpados por que instigaram a sua morte.
1REIS 21.25 Este versículo resume a essência do problema em
Israel. Acabe se vendeu para praticar o que era mau por que era incitado por
Jezabel. O incidente com Nabote ilustra isso de forma muito hábil. À luz dessa
situação, Deus julgará tanto ele quanto a sua descendência.
1REIS 21.27-29 A sentença do julgamento foi promulgada. Quando
a pessoa humilha a si mesmo e se
arrepende, Deus age com bondade, mesmo com alguém tão perverso como acabe. Deus
seria misericordioso e não permitiria
que a calamidade não viesse enquanto Acabe ainda estivesse vivo. Embora
Deus postergue as consequências do pecado de Acabe, Ele não nega a punição.
1REIS 21.17 VEIO A
PALAVRA DO SENHOR A ELIAS. Deus abomina a injustiça cometida pelo seu povo, uns
contra os outros. Pela morte de Nabote, o inocente, Acabe e Jezabel iam sofrer as conseqüências (vv. 17-29). O
princípio divino da retribuição e da justiça continua no novo concerto. Paulo,
por exemplo, declara que "quem fizer agravo [a outra pessoa] receberá o
agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas " (ver Cl 3.25 nota). Os
crentes devem se tratar com retidão, sinceridade e misericórdia (Mq 6.8; Cl
4.1; cf. Gl 6.7).
1REIS 21.19 OS CÃES
LAMBERÃO O TEU SANGUE. Essa profecia foi cumprida quando Acabe foi morto na
batalha e os cães lamberam o seu sangue, ao ser lavado o seu carro, no qual ele
morreu (22.35,38). Os filhos de Acabe também morreram de modo violento: Acazias
morreu de uma queda (2 Rs 1.2,17); Jeorão foi morto por Jeú, e seu corpo foi
jogado no terreno de Nabote (2 Rs 9.22-26). A esposa de Acabe, Jezabel, também
teve uma morte violenta (2 Rs 9.30-37).
1REIS 21.25 JEZABEL.
O alvo dessa esposa ímpia de Acabe era extinguir o culto ao Senhor, e colocar
Baal de Tiro como o deus principal de Israel; não conseguiu seus intentos.
Muito pelo contrário, o nome dela veio a ser sinônimo de iniqüidade, de
feitiçaria, de traição e de sedução espiritual. João cita o nome de Jezabel,
como o de uma falsa profetisa da igreja da Tiatira, que estava levando o povo
de Deus à imoralidade e ao mundanismo (ver Ap 2.20).
SOBRE O JULGAMENTO DE DEUS PODEMOS APRENDER:
(1) Deus envia o seu julgamento como punição contra a
desobediência (Lv 26.14-16; 2 Co 7.19,20);
(2) Deus envia seu julgamento contra o desprezo às advertências divinas (2 Cr 36.16;
Pv 1.24-31; Jr 44.4-6);
(3) Deus envia seu julgamento por causa da murmuração contra
Ele (Nm 14.29);
(4) Deus envia seu julgamento por causa da idolatria (2 Rs
22.17; Jr 16.18);
(5) Por causa da iniquidade (Is 26.21; Ez 24.13-14);
(6) Por causa dos pecados dos líderes (1 Cr 21.2,12)
PARA REFLEXÃO
Salmos 119:36 Inclina o meu coração a teus testemunhos e não
à cobiça. (A Palavra de Deus é mais preciosa que o ouro. Pode-se encher o
coração quebrantado com a esperança e a força. É algo que o dinheiro não pode
fazer).
Provérbios 1:19 Tais são as veredas de todo aquele que se
entrega à cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem. (A maioria do mundo é
dado à cobiça, e fará todo o possível, inclusive o próprio assassinato, para
alcançar o seu propósito).
Provérbios 15:27. O que se dá à cobiça perturba a sua casa,
mas o que aborrece as dádivas viverá.(O amor ao dinheiro é a raíz de todos os males. Isso
quer dizer que a mensagem de avareza de
hoje em dia “alvoroça” a casa de Deus).
Provérbios 21:26 Há quem cobice o dia todo, mas o justo dá e nada retém.(Por que “o preguiçoso” não trabalhará. Suas mãos se recusam a
trabalhar. Cobiça o que o justo tem, e com avareza, deste modo quebra o décimo
mandamento).
Eclesiastes 6:7 todo trabalho do homem é para a sua boca, e,
contudo, nunca se satisfaz a sua cobiça(O homem sem Deus nunca se satisfaz por
que tudo o que ele procura para obter não o pode satisfazer. Só Jesus pode
satisfazer plenamente a alma(João 4.13-14).
Eclesiastes 6:9 Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear
da cobiça; também isso é vaidade e aflição de espírito. (O coração que não é
conforme as Sagradas Escrituras nunca se satisfaz e é, por tanto, sempre vítima do “vaguear da cobiça”. Ele
segue pensando que se tal ou qual se
pode adquirir, em seguida a satisfação e a realização virão; nunca será assim)
1 Timóteo 6:10. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda
espécie de males(Não há nenhum mal concebível que possa acontecer aos filhos e
filhas dos homens, e que não seja resultado da cobiça – o amor ao ouro e as
riquezasA);
e nessa cobiça alguns
desviaram da fé(Refere-se a quais crentes perderam a visão da fé
verdadeira. A qual é a cruz, e se aventuram em uma fé falsa, tentando usá-la
para ganhar muito dinheiro),
e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.(O resultado
final de adentrar a essa direção, é que fique claro que a Palavra de Deus é
verdadeira, e o que diz se levará a cabo com toda certeza).
SUBSIDIOS ELABORADO PELO EV: NATALINO DOS ANJOS
PROFESSOR DA E.B.D. e PESQUISADOR
PASTOR NA ASSEMBLEIA DE DEUS NA CIDADE DE TESOURO – MT
FONTE DE PESQUISAS.
BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE – SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL.
BÍBLIA DE ESTUDO ALMEIDA – REVISTA E ATUALIZADA – SOCIEDADE
BÍBLIA DO BRASL.
A BÍBLIA ANOTADA EXPANDIDA – CHARLES C. RYRIE – MUNDO
CRISTÃO(SOCIEDEDE BÍBLICA DO BRASIL).
BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL
BIBLIA DE ESTUDO DO EXPOSITOR( JIMMY SWEEGGART)
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