Seguidores

domingo, 15 de abril de 2012

E. B. D. - SUBSÍDIOS PARA A LIÇÃO Nº 04

ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR
Lições Bíblicas - 2º Trimestre de 2012




SUBSIDIOS – PARTE 01
INTRODUÇÃO
A perseguição em Esmirna, é uma figura da perseguição da igreja hoje. Muito embora pareça tranquilo, sem nenhuma perseguição física aparente, mas a perseguição invisível é notória(isso em termos de Brasil, pois há muitos cristãos presos e sendo executados por causa de Cristo em vários países). A Igreja vive pressionada tanto pela cultura, quanto pelas instituições de um século que, por jazer no maligno, repudia os que são sal da terra e luz do mundo.  Esmirna é o emblema da Igreja perseguida; Laodicéia é a cara do mundo. Esmirna é a cara do Cristo rejeitado, humilhado e ferido de Deus. Por isso não tem a simpatia do mundo, pois a verdadeira Igreja não se conformar com ele.

I – ESMIRNA, A IGREJA PERSEGUIDA, MAS PERSEVERANTE.
     Diante da ferrenha perseguição que sofria, a Igreja de Esmirna não abria mão de sua fidelidade a Cristo. Ela jamais seria trocada por qualquer riqueza deste mundo( Ap 2.10; Jó 1.12-22). Vejamos outros exemplos:


Sofrendo por causa de Cristo(At 9.15-16 – 1Ped 4.12-17 – 1Ped 2.18-21); Perseguição contra os primeiros cristãos(At 8.1); Perseguidos, mas anunciando a Mensagem de Cristo(At 11.19 – At 7.55-60); O crente fiel sofrerá perseguição(2Tim 3.12); Nas perseguições o Senhor está conosco(2Tim 3.11 – Is 43.1-2);  O Reino de Deus é para os perseguidos por causa da justiça de Deus(Mat 5.10); O Senhor concede vitória aos perseguidos(Ex  14.28);
1 – Os profetas foram perseguidos
2 – Os discípulos foram perseguidos
3 – Jesus foi perseguido(condenado injustamente)
4 – A igreja foi e será perseguida.
 5 - Perseguição não é motivo para negarmos ao Senhor.
Dn 3.4-8,16-18; Dn 6.4-5; At 5.17-18; Rm 8.35-39; Mat 24.13.

2 – ESMIRNA, UMA IGREJA POBRE PARA O MUNDO, MAS RICA PARA DEUS(Ap 2.9).
Uma igreja rica é aquela que olha para as coisas que são de cima(Col 3.1-2); Uma igreja rica é aquela que vive em oração, comunhão, persevera na doutrina e cuida dos necessitados(At 2.42-46; At 4.34-37; Sal 133; At 4.24, 31); Uma igreja rica é aquela que tem visão missionária(At 1.7-8; Mc 16.15); Uma igreja rica é uma igreja separada do mundo(Ex 33.16; 1Tes 5.23; 1Ped 1.13-17); Uma igreja rica é aquela que aguarda a vinda do Senhor Jesus(Mat 25.6-13; Mat 24.36-37; Mat 24.42); Uma igreja rica é aquela que se preocupa com as multidões sem Cristo( Mc 6.33; João 4.31-34); Uma igreja rica é aquela que se preocupa com os desviados(Lc 15.4-10). Uma igreja rica para Deus é aquela que vê com os olhos de Jesus, ouve com os ouvidos de Jesus, trabalha com as mãos de Jesus, anda com os pés de Jesus, fala com a boca de Jesus e sente o mesmo sentimento de Jesus(Fil 2.3-5). Uma igreja rica é aquela que serve de sal para preservar o mundo da corrupção e luz para desfazer as trevas do pecado(Mat 5.13-16). A riqueza de uma igreja não é medida pelos seus bens, pelos templos portentosos, pela grande quantidade de membros, pelos seus programas de TV, nem pelos seus muitos teólogos que possam existir. Mas sim, pelo amor à causa de Cristo, pelo trabalho prestado a Ele, pela fidelidade e sinceridade para com ele e pelo anseio por sua gloriosa volta.

3 - AS CARACTERISTICAS DE UMA IGREJA RICA PARA O MUNDO, MAS POBRE PARA DEUS.
Uma igreja pobre é aquela que está insensível ao clamor dos perdidos(Lu 16.23-25; Ap 21.15); Uma igreja pobre é aquela que está insensível ao clamor do Senhor(Is 6.8; Mat 28.18-20; João 15.16; Sal 94.16); Uma igreja pobre é aquela que perdeu o amor por Cristo e passou a amar mais as riquezas e bens terrenos(Ap 2.4; Lc 18.18-25; João 4.35-36); Uma igreja pobre é aquela que abriu as portas para o mundo(1João 2.15-17), em função disso o amor se esfriou(Mat 24.12) e por isso não olha mais para as coisas que são de cima(Col 3.1-2); Uma igreja pobre é aquela cujos líderes são exaltados e Cristo fica do lado de fora(Ap 3.20); Uma igreja pobre é aquela que troca a fé em Cristo por amuletos, objetos e coisas, como se Jesus não operasse mais sinais e milagres(Mat 28.18; Mc 16.17-18); Uma igreja pobre é aquela que vive pra ela e pensando nela, preocupada com seus negócios, com as fortunas adquiridas mercantilizando a fé de seus membros, correndo em busca de seus próprios interesses. Essa igreja é pobre por que não vive para Cristo, não pensa como Cristo, não vive o exemplo de Cristo e nem olha para o Seu Reino com a visão de Cristo... Essa igreja será jogada pra fora, um dia será vomitada por Jesus, ela será inteiramente reprovada pelo seu Senhor(Ap 3.15-16; Mat 5.13). Tomemos cuidado para como igreja não sermos reprovados pelo Senhor. Seus olhos são como chamas de fogo, nada passa despercebido. Jesus não aceita nossas prioridades acima dos interesses do Seu Reino aqui na terra.

                                               4 – CONCLUSÃO:
                                                
                                               POBREZA E RIQUEZA.

Sempre haverá pobres sobre a terra(Deut 15.11); O Senhor não esquece dos pobres(Ex 23.11); O Senhor se levanta em favor dos pobres oprimidos(Sal 12.5); Socorrer aos pobres traz resultados eternos(Sal 112.9); O Evangelho pregado aos pobres(Mat 11.5); O pobre deve ser lembrado(Gal 2.10); Aos pobres para o mundo é destinado o Reino de Deus(Tiago 2.5); Nunca se exalte por causa da riqueza(Deut 8.17); O Senhor é quem abre a porta para a riqueza(Deut 8.18); A riqueza vem do Senhor, Ele dá a quem quer(1Reis 3.13); As riquezas não são permanentes(27.19); Devemos nos alegrar mais no Senhor, que nas riquezas(Sal 119.14); Os valores eternos são a nossa principal riqueza(Pv 22.4); Não devemos viver divididos entre o Senhor e as riquezas(Mat 6.24); (O fascínio pelas riquezas impede nosso crescimento espiritual); A riqueza não é sinal de salvação(Mat 10.23); Nossas esperanças não devem ser colocadas nas riquezas, mas no Senhor(1Tim 6.17); A pobreza não pode tirar a nossa alegria no Senhor(Fil 4.11); O Senhor percebe as ações do pobre(Mc 12.44); Nem riqueza, nem pobreza, mas o necessários para nossa subsistência(Pv 30.8).

                                  SUBSIDIOS – PARTE 02
A carta à igreja em Esmirna. Apocalipse 2:8-11

Apocalipse 2:11 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.”
Segundo a interpretação de que as cartas se referem profeticamente a períodos da história da igreja, Esmirna é a igreja sofredora, perseguida pelo império romano, que vai do ano 100 até o ano 312.

Esmirna significa amargo, amargura. Mas a raiz da palavra vem de mirra, que era um dos componentes que servia para embalsamar os mortos (João 19:39).
Mirra era um perfume feito de uma planta cujo processo para tirar o perfume era o esmagamento da planta. E enquanto os nossos irmãos de Esmirna eram esmagados pela pressão do Império Romano, o bom perfume de Cristo era exalado.

Inácio, no ano 115 AD, foi jogado aos leões;
Em 156 AD, Policarpo, homem já de idade avançada (entre 86 e 95 anos), bispo da igreja em Esmirna, foi preso e levado à arena para negar a Jesus. Porém ele disse: “Por 63 anos eu sirvo ao meu Senhor e Ele nunca me desapontou; como posso negá-Lo agora?” Policarpo foi queimado vivo em seguida; Brandina, uma jovem escrava que após ser torturada tremendamente foi questionada: “vais negar?”, respondeu: “não, um cristão não pode reconhecer o pecado”.

Quanto mais a igreja era perseguida, mais crescia.
No verso 8 – “Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:” Cristo se apresenta à igreja sofredora lembrando-lhe que também estivera morto, mas venceu a morte e vive eternamente. Mencionando Sua morte e garantindo que está vivo, o Senhor Jesus está animando aqueles cristãos que estavam sofrendo tanto em Seu Nome.

No verso 9 – Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.” Cristo fala da tribulação que Esmirna passava, e tribulação quer dizer ser apertado pelos dois lados. E eles eram literalmente apertados pelos pagãos e pelos judeus. Em Esmirna havia uma colônia judaica muito forte, e eles receberam do imperador licença de operarem como religião ao passo que o cristianismo era clandestino.

"Conheço a tua pobreza" se refere à pobreza material provocada pelos saques e perseguições que muitas vezes os impedia até de terem emprego. "Mas és rico"; os valores de Deus são opostos aos do mundo; eles não tinham riqueza material, mas tinham poder espiritual.




                                     SUBSIDIOS PARTE – 03
1 - A IGREJA NEM SEMPRE É AQUILO QUE APARENTA SER, QUANDO EXAMINADA POR JESUS
• Jesus conhece a igreja de forma profunda (2:2,9,13,19:3:1,8,15) -Ele conhece as obras da igreja, onde está a igreja e o que ela está enfrentando.
A igreja de Éfeso é ortodoxa, trabalhadora, fiel nas provas, mas perdeu sua capacidade de amar a Jesus. Ela é como uma esposa que não trai o marido, mas também não lhe devota amor (2:2-4).
A igreja de Esmirna é pobre aos olhos dos homens, mas rica aos olhos de Cristo (2:9).
A igreja de Pérgamo tem gente tão comprometida com Deus ao ponto do martírio (2:13), mas tem também, gente que cai diante da sedução do pecado (2:14).
A igreja de Tiatira está trabalhando mais do que trabalhava no início da sua carreira (2:19), mas muito trabalho sem vigilância também não agrada a Jesus. Ação sem zelo doutrinário (Tiatira) e zelo doutrinário sem ação (Éfeso) não agradam a Jesus.
A igreja de Sardes tem nome de que vive, mas está morta (3:1). Além disso, há gente na CTI espiritual (3:2).
A igreja de Filadélfia é fraca diante dos olhos humanos, mas poderosa aos olhos de Cristo (3:8-9).
A igreja de Laodicéia considerava-se rica e abastada, mas aos olhos de Cristo era uma igreja pobre e miserável (3:17).

2 - CRISTO ANDA NO MEIO DA SUA IGREJA PARA OFERECER-LHE OPORTUNIDADE DE ARREPENDIMENTO ANTES DE APLICAR-LHE SEU JUÍZO
• A igreja de Éfeso foi chamada a lembrar-se, arrepender-se, e voltar à prática das primeiras obras. Caso esse expediente não fosse tomado, Jesus sentencia: "e, se não, venho a ti a moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas" (2:5-6).
A igreja de Esmirna diante do martírio é exortada a ser fiel até a morte (2:10).
A igreja de Pérgamo que estava dividida entre a verdade e o engano, misturada com o mundo, Jesus adverte: "Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca" (2:16).
A igreja de Tiatira que abria suas portas à uma desregrada profetisa, Jesus chama ao arrependimento a faltosa (2:21), mas por recusar, envia o seu juízo (2:22-23) e chama os crentes fiéis a permanecerem firmes até a segunda vinda (2:24-25).
A igreja de Sardes recebe o alerta de Cristo que suas obras não são íntegras diante de Deus (3:2). Jesus alerta-os para o ensino que a igreja recebeu para que ela se arrependa (3:3). Caso não se arrependa virá o juízo (3:3).
A igreja de Filadélfia é exortada a conservar o que tem, para que ninguém tome a sua coroa (3:11).
A igreja de Laodicéia é exortada a olhar para a vida na perspectiva de Cristo (3:17-18), a arrepender-se, pois a disciplina de Deus é ato de amor (3:19).

 3 - JESUS ANDA NO MEIO DA SUA IGREJA PARA DAR GLORIOSAS PROMESSAS AOS VENCEDORES
• Isso implica que nem todos os membros da igreja visível, são membros da igreja invisível. Nem todos os membros das igrejas locais são membros do corpo de Cristo. Nem todos os membros de igreja são vencedores, mas todos os membros do Corpo de Cristo são vencedores.
• As promessas aos vencedores tratam da bênção que a igreja estava buscando ou necessitando:
1. A igreja de Éfeso - O vencedor se alimenta da árvore da vida. Isso é ter a vida eterna (2:7). A vida eterna é comunhão com Deus e Deus é amor. Eles haviam abandonado o seu primeiro amor, mas os vencedores iriam morar no céu, onde o ambiente é amor, pois é ter comunhão eterna com o Deus que é amor.
2. A igreja de Esmirna - O vencedor de modo nenhum sofrerá o dano da segunda morte (2:11). Os imperadores romano, os déspotas, o anticristo pode até matar os crentes, mas eles jamais enfrentarão a morte eterna.
3. A igreja de Pérgamo - O vencedor receberá o maná escondido, uma pedrinha branca com um novo nome (2:1). Para uma igreja que misturava com o mundo, o vencedor recebe uma promessa de absolvição no juízo e não de condenação com o mundo.
4. A igreja de Tiatira - Para uma igreja seduzida pelo engano de uma profetisa, o vencedor recebe a promessa de receber autoridade sobre as nações e possuir não os encantos do pecado, mas o Senhor da glória, a estrelada manhã (2:26-28).
5. A igreja de Sardes - Para uma igreja que só vive de aparência, mas está morta, os vencedores recebem a promessa de que seus nomes estão no livro da vida e seus serão confessados diante do Pai no dia do juízo (3:5).
6. A igreja de Filadélfia - Para uma igreja fraca, mas fiel o vencedor recebe a promessa de ser coluna do santuário de Deus (3:12). A coluna é que sustenta o santuário. Eles podem ser fracos diante dos homens, mas são poderosos e fortes diante de Deus.
7. A igreja de Laodicéia - Para uma igreja que se considerava rica e auto-suficiente, mas era pobre e miserável, o vencedor recebe a promessa de assentar-se com Cristo no seu trono (3:21).

CONCLUSÃO
• Para todas as igrejas há um refrão: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
• Não estamos estudando apenas para o nosso deleite intelectual ou curiosidade teológica. Precisamos ouvir o que Deus está falando conosco.
• A bem-aventurança não é apenar ler e ouvir, mas também obedecer as profecias deste livro (1:3). Amém.

                               E S M I R N A
1. É possível ser fiel e fiel até à morte num mundo carimbado pelo relativismo? O sofrimento revela quem é fiel e quem é conveniente. Aqui vemos uma igreja sofredora, perseguida, pobre, caluniada, aprisionada, enfrentando a própria morte, mas uma igreja fiel que só recebe elogios de Cristo.

2. Tudo o que Jesus diz nesta carta tem a ver com a cidade e com a igreja:
a) Uma igreja pobre numa cidade rica - Esmirna era rival de Éfeso. Era a cidade mais bela da Ásia Menor. Era considerada o ornamento, a coroa e a flor da Ásia. Cidade comercial, onde ficava o principal porto da Ásia. O monte Pagos era coberto de templos e bordejado de casas formosas. Era um lugar de realeza coroado de torres. Tinha um magnífica arquitetura, com templos dedicados a Cibeles, Zeus, Apoio, Afrodite e Esculápio. Hoje essa é a única cidade sobrevivente, com o nome de Izmir, na Turquia asiática, com 255.000 habitantes.
b) Uma igreja que enfrenta a morte numa cidade que havia morrido e ressuscitado - Esmirna havia sido fundada como colônia grega no ano 1.000 a.C. No ano 600 a. C, os lídios a invadiram e destruíram por completo. No ano 200 a. C, Lisímaco a reconstruiu e fez dela a mais bela cidade da Ásia. Quando Cristo disse que estivera morto, mas estava vivo, os esmirneanos sabiam do que Jesus estava falando. A cidade estava morta e reviveu.

Uma igreja fiel a Cristo na cidade mais fiel a Roma - Esmirna sabia muito bem o significado da palavra fidelidade. De todas as cidades orientais havia sido a mais fiel a Roma. Muito antes de Roma ser senhora do mundo, Esmirna já era fiel a Roma. Cícero dizia que Esmirna era a aliada mais antiga e fiel de Roma. No ano de 195 a. C, Esmirna foi a primeira cidade a erigir um templo à deusa Roma. No ano 26 d.C, quando as cidades da Ásia Menor competiam o privilégio de construir um templo ao imperador Tibério, Esmirna ganhou de Éfeso esse privilégio. Para a igreja dessa cidade, Jesus disse: "Sê fiel até à morte".
Uma igreja vitoriosa na cidade dos jogos atléticos - Esmirna tinha um estádio onde todos os anos se celebravam jogos atléticos famosos em todo o mundo; os jogadores disputavam uma coroa de louros. Para os crentes dessa cidade, Jesus prometeu a coroa da vida.

3. Ser cristão em Esmirna era um risco de perder os bens e a própria vida. Essa igreja pobre, caluniada e perseguida só recebe elogios de Cristo. A fidelidade até a morte era a marca dessa igreja. Como podemos aprender com essa igreja a sermos fiéis?

4. A fidelidade é um princípio básico da vida cristã: hoje os maridos e esposas estão quebrando os votos assumidos no casamento. Os pais estão quebrando os votos assumidos no batismo dos filhos. Os crentes estão quebrando os votos feitos na profissão de fé. Como ser um crente fiel em tempos de prova?

SUBSIDIOS ELABORADOS
PELO EVANGELISTA; NATALINO DOS ANJOS
PROFESSOR DA E B D  e  PESQUISADOR.
FONTE DE PESQUISA: ESTUDOS NO LIVRO DO APOCALIPSE
REV. HERNANDES DIAS LOPES.





Nenhum comentário:

Postar um comentário