Seguidores

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O VALOR DA MORTE DE JESUS


           

                     O VALOR DA MORTE DE JESUS
    

LEITURA: Hebreus: 9:13-15
Leituras Diárias:
A liberdade trazida por Jesus – Colossenses 2;8-15
Reconciliados através da morte de Jesus – 2Corintios 5;18-21
Jesus ofereceu o sacrifício perfeito – Hebreus 9;11-22
O cristão tem acesso à presença do Pai – hebreus 10;19-31
Jesus foi morto como ovelha – Isaias 53
Jesus justifica o pecador – Romanos 5;1-11
O preço da redenção humana -  1 Pedro 1;13-21
           
           INTRODUÇÃO:


          
          Um dia existirá um grande julgamento que decidirá o destino eterno das pessoas.  Voce precisa ser salvo da condenação. Apocalipse 20:11-15. A Biblia deixa claro qie todas as pessoas precisam de um Salvador e que elas não podem salvar a si mesmas, I Timoteo 1;15. Deus estabeleceu uma lei e toda vez que essa lei é quebrada alguém tem de pagar pelo erro.
            Deus é santo e exige que haja um castigo pela desobediência da sua lei. Deus é amor e providenciou alguém para sofrer esse castigo por aqueles que são seus filhos. Através da morte de Cristo, todo castigo pela desobediência foi eliminado diante de Deus. Jesus morreu por nossos pecados, morreu em nosso lugar. POR ISSO VAMOS VER O VALOR DA MORTE DE JESUS.

1º PONTO: A MORTE DE JESUS TEM VALOR DE SACRIFICIO.
            Escrevendo aos Romanos , capitulo 3 e versiculo 23, o Apóstolo Paulo diz: Por que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Isaias 6:3 deixa claro que Deus é pura santidade. Então como é possível pensar em uma aproximação dEle? Veja como isso é possível. Deus não só escolheu o caminho, como o preparou, este caminho foi a cruz: a cruz de Cristo. Jesus Cristo morreu para criar uma ponte sobre o abismo que existe entre um Deus santo e um ser humano pecaminoso que não pode salvar a si mesmo, 1Pedro 3:18.
            Tanto no Antigo Testamento como no Novo mostram um Deus santo, Levitico 11;45 – 19;2, e justo, Salmo 119 – 142  e João 17:25. Ele não tolera nem desculpa a iniqüidade, Habacuque 1;13. Vemos isso no julgamento de Adão e Eva, na destruição do homem através do dilúvio e julgando o seu próprio povo: ISRAEL.
            No juízo final, todos quantos rejeitaram a Cristo como Salvador serão tidos como culpados. Mas aqueles que aceitaram a Jesus como Salvador viverão com Deus. A condenação que mereciam ficou sobre Cristo.

2º PONTO:  A MORTE DE JESUS TEM VALOR DE RECONCILIAÇÃO. Sempre que um bom relacionamento é interrompido, precisa haver uma reconciliação. A Palavra de Deus ensina que a Obra de Cristo é um trabalho de reconciliação. Reconciliação é fazer com que duas pessoas separadas por um motivo qualquer voltem a ter um relacionamento normal. Pela sua morte, Jesus Cristo removeu todas as barreiras entre Deus e você, Atos 6;14 – 1Corintios 15;51-52. A Obra reconciliadora de Jesus Cristo faz com que nós tenhamos o favor de Deus, Romanos 5;9-11 – 2Corintios 5;16-21.
           Escrevendo aos Romanos, Paulo diz que nós fomos salvos da ira de Deus, mesmo quando ainda éramos os seus inimigos. Isso quando aceitamos a Cristo como Salvador. Veja  também Colossenses 1;21-22. A morte de Jesus abriu o caminho  para a reconciliação com Deus. Para que isso aconteça, a parte prejudicada desempenha papel  fundamental. Se a pessoa lesada  não demonstrar que está disposta a perdoar quem a perturbou, não haverá reconciliação.
            Em Cristo Jesus, Deus garante que tomou a iniciativa para perdoar a todos que desejam a reconciliação com Ele. Agora, é só corresponder, aceitando o que Deus tem feito através de Cristo.

3º PONTO:  A MORTE DE JESUS TEM VALOR DE REDENÇÃO. 
             Jesus é o “resgatador” e, ao mesmo tempo, o “resgate”. Nós, os que aceitamos a Cristo como Salvador, somos os resgatados, Mateus 20:29 e Marcos 10:45. Ele declara  que veio para “dar sua vida em resgate de muitos”. Temos um livramento efetivado mediante a morte de Cristo, que nos libertou da ira retributiva de Deus e da penalidade merecida do pecado, Romanos 3:24; Colossenses 1;14.
              Mas Cristo proporcionou a redenção mediante o seu sangue, Efesios 1:7; Hebreus 9;12: 1Pedro 1;18-19. Cristo nos comprou, 1Corintios 6;20; 7;23; de volta para Deus, e o preço foi o seu sangue, Apocalipse 5:9.
                Cristo suportou a total penalidade em nosso lugar. Sua morte foi a favor de todos. Ele sofreu em nosso lugar, Marcos 10:45: 2Corintios 5:14. A justiça exige a morte eterna dos pecadores. Só através da cruz, existe perdão. As pessoas, ao pecarem, quebram a lei de Deus. Essa quebra não pode ficar sem castigo e exige a penalidade. Mas, como podemos pagar essa pena? Apenas um Deus-homem poderia preencher todos os requisitos: JESUS CRISTO.
               As Escrituras incluem todos os membros da raça humana na condenação universal do pecado, Romanos 3:23. Por isso todos precisam da salvação. A doutrina da salvação requer um Salvador adequado. A reconciliação subentende deixar de lado a inimizade ou a oposição contra Deus e estar junto dEle novamente, 2Corintios 5:17-21.
                CONCLUSÃO
               Jesus morreu em seu lugar. Para que você desfrute dos benefícios de Sua morte, é necessário aceitar a Cristo como Salvador. Faça isso e a sua vida não será mais a mesma. Arrepende-se de suas falhas. Jesus é o único Salvador, fora de Jesus não há salvação. Somente Ele, segundo as Sagradas Escrituras pode nos levar a Deus.

COMPLEMENTO DO ESTUDO.

1 – POR QUE JESUS PRECISOU MORRER? A morte de Jesus foi resultado da santidade de Deus e da pecaminosidade do homem. Com o pecado veio a ira de Deus sobre a humanidade. Só a expiação, através do sangue de Cristo, pode evitar as consequências fulminantes dessa ira, Romanos 5:9; Mateus 3;7-8. Pecado é rebelião contra santidade de Deus. A justiça divina exige satisfação da lei violada. A santidade de Deus reage contra o pecado. O castigo do pecado foi pago no calvário, mediante o sacrifício de Jesus, e a lei divina foi honrada.

2 – JESUS PAGOU O PREÇO. O Novo Testamento faz uma profunda ligação entre os pecados humanos e a morte de Jesus. Veja, por exemplo, os seguintes textos: “O qual por nossos pecados foi entregue”, Romanos 4:25; “Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”, Romanos 5:8. “Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras”, 1Conrintios 15:3.

RESULTADO DA EXPIAÇÃO:
1 – Jesus realizou a salvação dos pecadores, substituindo-os na punição que mereciam. Isaias 53:5-6; 1João 15;3.
2 – Jesus redimiu o homem, pagando o preço do pecado exigido pelo Pai. 1Corintios 6:19-20.
3 – Jesus reconciliou o homem com Deus, Romanos 5:10-11.
4 – Jesus libertou o homem da culpa do pecado. João 1:29.
5 – Jesus nos libertou da morte espiritual e eterna. João 11:26.
6 – Jesus garantiu a vida eterna. João 3:14-16.

PASSOS IMPORTANTES:
-Como pode o pecador apropriar-se dos benefícios conquistados por Jesus no calvário?
1 – Arrepender-se dos seus pecados, Mateus 3:2; Atos 17:30.
2 – Crer e aceitar a Obra de Cristo. João 3:16; Marcos 16:15-16.
3 – Permitir que o Espirito Santo reproduza a vida e a imagem de Cristo no pecador arrependido, João 14:26.
4 – Obedecer a Palavra de Deus, 1Samuel 15:22-23.
       (Tome uma decisão agora, aceite a Cristo como Salvador. Ele ama você, a ponto de morrer em seu lugar. Ele pode mudar tudo em sua vida. JESUS É O TEU SALVADOR).
       
ESTUDO EXTRAÍDO DA REVISTA DE ESTUDOS BIBLICOS ALELUIA, Nº 63, O CRISTÃO E SUA ESPIRITUALIDADE. WWW.editoraaleluia.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário