LIÇÕES BÍBLICAS CPAD
- ADULTOS
Título: O Governo Divino em Mãos Humanas — Liderança do
Povo de Deus em 1º e 2º Samuel
Lição 3: A chamada profética de Samuel
“Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das
outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.”
(1Sm 3.10).
VERDADE PRÁTICA
A verdadeira
chamada divina capacita o crente fiel a ser um porta-voz autêntico da Palavra
de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Jr 23.28
Valorizando a mensagem profética da Palavra
Terça — Jr 23.26
O profeta de Deus não fala coisas do seu coração
Quarta — Hb 4.12
A importância de sermos porta-vozes da Palavra escrita
Quinta — 1Co 14.33
A verdadeira profecia não traz confusão
Sexta — Mt 11.29
Devemos aprender aos pés do Mestre Jesus
Sábado — Ef 4.11
Valorizando o ministério estabelecido por Deus na Igreja
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Samuel 3.1-10.
1 — E o jovem
Samuel servia ao SENHOR perante Eli. E a palavra do SENHOR era de muita valia
naqueles dias; não havia visão manifesta.
2 — E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no
seu lugar (e os seus olhos se começavam já a escurecer, que não podia ver)
3 — e estando também Samuel já deitado, antes que a
lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, em que estava a arca de Deus,
4 — o SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.
5 — E correu a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me
chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se
deitou.
6 — E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel. Samuel
se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele
disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.
7 — Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não
lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.
8 — O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira
vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me
chamaste. Então, entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem.
9 — Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de
ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então,
Samuel foi e se deitou no seu lugar.
10 — Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como
das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo
ouve.
HINOS SUGERIDOS
75, 122 e 127 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar que Deus levanta profetas para a sua
Igreja.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os
objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I. Definir o
Profetismo em Israel;
II. Explicar o desenvolvimento do Ministério de Samuel;
III. Analisar o ministério profético na Atualidade.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O Ministério
Profético foi dado por Deus à Igreja. A lição de hoje diz respeito ao
ministério profético de Samuel e o quanto ele foi separado para essa grande
obra. Ao longo das Escrituras, Deus levantou homens e mulheres para que fossem
portadores diretos da mensagem de Deus ao seu povo. Ao estudar esta lição, que
o Espírito Santo nos desperte acerca da necessidade dos dons sobrenaturais para
a sua igreja, e mais especificamente, o de profecia. Nosso Deus continua a
falar ao seu povo por meio deste maravilhoso dom.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos que o ministério profético do Antigo
Testamento não se caracterizava pela adivinhação nem pela mera predição do
futuro, mas tinha como principal objetivo levar a todos a ter um firme
compromisso com Deus. Sua essência é anunciar a totalidade da mensagem divina.
Por isso, Jeremias foi bem categórico: “O profeta que tem sonho conte-o como
apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com
verdade […] — diz o SENHOR” (Jr 23.28).
PONTO CENTRAL
Deus levanta verdadeiros profetas que falem
sobrenaturalmente às pessoas.
I. DEFININDO O “PROFETA” EM ISRAEL
1. A menção de “profeta” no livro. A primeira menção
feita a um “profeta” no livro está registrada em 1 Samuel 2.27-36. Aqui, vemos
que o profeta era caracterizado como homem de Deus, título que lhe trazia
grande responsabilidade. O profeta não é um adivinhador, mas o porta-voz de
Deus. Ali, Samuel se dirigiu à casa de Eli, dizendo que este seria substituído
por um sacerdote fiel — Zadoque. Esse acontecimento antecipava como seria o
ministério de Samuel, o profeta do Senhor por excelência.
2. Definição de profeta. De modo geral, a palavra do
hebraico para profeta é nabî. Etimologicamente, a definição é incerta, porém,
diversos significados lhe são atribuídos, entre os quais, “chamado por Deus” e
“orador”. Entretanto, a maioria dos estudiosos trata a palavra “profeta” com o
sentido de porta-voz divino. Nesse aspecto, o profeta seria mensageiro de Deus,
cuja missão era levar o povo a obedecer à vontade do Todo-Poderoso. Quem
ouvisse esse porta-voz teria sucesso; pois o profeta comunica o que Deus lhe
diz, fala o que o Senhor lhe falou. Esse é o fundamento do movimento profético
do Antigo Testamento (Dt 18.18; 2Cr 20.20).
3. Samuel e os demais profetas. Com Samuel deu-se o
início à prática de os profetas ungirem reis. Segundo o texto bíblico, o
próprio Samuel comunicou as palavras de Deus a Saul, de que este seria rei.
Segundo os estudiosos, foi com Samuel que teve início o
movimento profético formal em Israel. E com Elias, ele se desenvolveria ainda
mais. A partir do ministério de Samuel, surgiram os profetas da corte — os que
atuavam junto aos reis. Alguns desses profetas não apenas aconselhavam os
soberanos, mas também eram seus escrivães. Por exemplo, Samuel, Natã e Gade
fizeram alguns registros reais.
SÍNTESE DO TÓPICO
(I)
Profeta é o que fala em nome do Senhor. Com Samuel deu-se
o início da prática de os profetas ungirem o rei.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Para traçar um
perfil mais exato do ministério de Samuel, considere a leitura deste texto:
“Samuel, sendo ainda rapazinho, foi favorecido com uma revelação divina (1Sm
3.1-21). Tal revelação dizia respeito à derrubada da casa de Eli, e foi com
relutância que Samuel comunicou a mensagem a Eli. Samuel foi crescendo em
estatura na presença do povo, e todos compreenderam que ele fora encarregado
com um ofício profético da parte do Senhor (1Sm 3.20). A trágica derrota de
Israel e a perda da arca, usada como talismã contra os filisteus, quando os
dois filhos de Eli figuraram entre os mortos, significou o fim da sucessão de
Eli, e a rejeição do sacerdócio araônico. Embora não seja explicitamente
afirmado, Samuel, a única pessoa então em vista, assumiu as rédeas até então
nas mãos de Eli” (BENTHO, Esdras Costas; PLÁCIDO, Reginaldo Leandro. Introdução
ao Estudo do Antigo Testamento. RJ: CPAD, 2019, p.226). Assim, apresente o
perfil do ministério profético de Samuel à classe.
II. O DESENVOLVIMENTO DO MINISTÉRIO DE SAMUEL
1. O crescimento profético de Samuel. Se os filhos do
sacerdote Eli praticavam pecados abomináveis, o jovem Samuel crescia com
integridade diante de Deus e do povo. Sempre houve em Ana, sua mãe, um cuidado
especial para que seu filho estivesse envolvido com a obra de Deus. Ela orou
por ele e o entregou aos cuidados de Eli. Este, observando a dedicação de Ana e
seu comprometimento, orou por ela, rogando a Deus a bênção para a sua casa (1Sm
2.20,21). É maravilhoso dedicarmos a Deus o que temos de mais precioso, pois
suas recompensas são certas.
2. A formação profética de Samuel. Samuel aprendeu com
Eli. Ele foi formado pelo velho sacerdote, assim como Paulo aprendeu aos pés de
Gamaliel (At 22.3) e Timóteo com Paulo (2Tm 3.10). Deus chamou Samuel quando
ele tinha cerca de 12 anos (1Sm 3.1-4), ou seja, a mesma faixa-etária de Jesus
quando foi levado a Jerusalém por seus pais (Lc 2.42). Assim, sob os cuidados
de Eli, Samuel era forjado por Deus para o ministério profético.
Muitos hoje não querem mais aprender com os mais
experientes, pois julgam-se importantes e desprezam o aprendizado aos “pés de
alguém”. Paulo e Timóteo, por exemplo, orgulhavam-se de ter aprendido com seus
mestres. Mas, além de disposição para aprender, precisamos de disposição para
ouvir a voz de Deus. Isso só é possível por meio de uma vida de oração e busca
fervorosa pelo Senhor (Is 55.6). Deus quer falar conosco!
3. A disciplina de Samuel. Ainda jovem, Samuel já se
mostrava disciplinado. Ao ouvir uma voz que o chamava pelo nome, pensando que
fosse a de Eli, por três vezes dirigiu-se a ele com todo respeito e temor (1Sm
3.4,5). Essa postura apontava que ele era o homem certo para ouvir a Palavra do
Senhor. Por não ter uma experiência pessoal com Deus, ainda não sabia como
responder ao chamado divino; por isso, Eli o orientou. Desde então Samuel
passou a receber visões de Deus e orientações sobre sua Palavra.
Se os nossos filhos servirem a Deus com a disposição de
Samuel, educados pela sua família na presença do Pai, eles influenciarão de
maneira impactante a sua geração (cf. Mt 5.13-16).
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
Samuel cresceu, desenvolveu-se e aprendeu, do ponto de
vista do ministério profético, com Eli.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Samuel era um
líder nacional que exercia os ofícios de sacerdote e profeta. Ele aparece
diversas vezes nos relatos do primeiro livro de Samuel, oferecendo sacrifícios
pelo povo na consagração dos reis Saul e Davi e pelo exército de Israel (1Sm
7.9; 9.12,13; 10.8; 13.8,9; 16.3,13). É reconhecido naquela geração como homem
honrado ‘e tudo quanto diz sucede assim infalivelmente’ (1Sm 9.6); ‘e o Senhor
era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra’ (1Sm
3.19). É todo-importante que o homem de Deus tenha tal conceito diante do povo
da cidade. É dever de todo cristão se comportar com decência e honestidade,
pois o mundo observa a nossa vida, mas quem ocupa cargo de relevância precisa
ter uma vida ilibada, deve ser um referencial para o povo, note que a boa fama
de Samuel era conhecida por todos” (SOARES, Esequias. O Ministério Profético na
Bíblia: A voz de Deus na Terra. RJ: CPAD, 2010, p.24).
III. O MINISTÉRIO
PROFÉTICO NA ATUALIDADE
1. O dom da profecia. O dom de profecia, disponível a
todos os crentes, manifesta-se de forma sobrenatural e momentânea; encoraja,
exorta e consola a Igreja; edifica de forma coletiva e individual o povo de
Deus (1Co 12.7-11; 1Tm 4.14).
O dom de profecia é uma dádiva de Deus à sua Igreja. É
maravilhoso saber que o Pai ainda fala diretamente com o seu povo.
2. O ministério de profeta no Novo Testamento. O emprego
do termo “profeta”, no Novo Testamento, refere-se a determinados indivíduos
chamados por Deus, a fim de entregar revelações específicas à Igreja; suas
mensagens eram proclamadas com autoridade sobrenatural e reconhecidamente
divina. Veja-se, por exemplo, o caso de Ágabo (At 11.28; 21.10).
Segundo Atos 13.1 e 15.32, os profetas eram impulsionados
extraordinariamente pelo Espírito Santo, para o exercício desse ministério. Não
podemos confundir o ministério profético com o dom de profecia.
3. Onde estão os profetas? Hoje, o Senhor continua a
falar à sua Igreja por meio do ministério profético. Ainda temos homens que, à
semelhança de Ágabo, transmitem enunciados proféticos de maneira sobrenatural e
extraordinária.
Todavia, eles não possuem autoridade canônica da Bíblia
Sagrada — a única regra infalível de fé e prática reconhecida pela Igreja de
Cristo. Toda locução profética é passível de julgamento à luz da Bíblia Sagrada
(1Co 14.29).
A profecia é uma necessidade premente nos dias de hoje
(1Co 14.5).
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
O Senhor continua a falar à sua Igreja tanto por meio do
dom de profecia quanto pelo ministério profético.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Alguns profetas
também eram usados para predizer o futuro, como Ágabo em duas ocasiões (Atos
11.28; 21.11). Ele saiu de sua casa na Judeia para levar as mensagens de Deus.
Em consequência da primeira, foi levantada uma oferta para ajudar a igreja em
Jerusalém durante uma fome prevista e acontecida. Na segunda, a igreja foi
avisada a respeito da prisão do apóstolo Paulo. Em nenhuma delas estava
envolvida alguma nova doutrina. Nem foram dadas instruções quanto ao que a
igreja devia fazer. Isto era assunto dos membros, mediante o Espírito Santo.
Nunca houve algo semelhante à adivinhação, no ministério desses profetas.
Os que são usados regularmente pelo Espírito no exercício
do dom de profecia na congregação, também são chamados profetas (1 Coríntios
14.29,32,37). A Bíblia adverte contra os falsos profetas que alegam ser usados
pelo Espírito Santo, mas devem ser submetidos à prova (1 João 4.1)” (HORTON,
Stanley. A Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. RJ: CPAD,
2012, pp.290,291).
CONCLUSÃO
Onde estão os crentes usados por Deus para falar
extraordinariamente ao seu povo? Nestes últimos dias, precisamos de obreiros
fiéis que busquem os dons do Espírito. Entretanto, estejamos vigilantes. Como
já dissemos, todo enunciado profético tem de passar, necessariamente, pelo
crivo da Bíblia Sagrada.
PARA REFLETIR
A respeito de “A
Chamada Profética de Samuel”, responda:
• Onde está registrada a primeira menção de “profeta” nos
livros de Samuel?
A primeira menção que é feita sobre “profeta” no livro
está registrada em 1 Samuel 2.27-36.
• Segundo a lição,
o que o profeta seria?
O profeta seria o porta-voz de Deus para que o povo
obedecesse à vontade do Todo-Poderoso.
• Como Samuel se
dirigiu a Eli após ouvir uma voz?
Ao ouvir uma voz que o chamava pelo nome, pensando que
fosse a de Eli, por três vezes se dirigiu a ele com todo respeito e temor (1Sm
3.4,5).
• Como o dom de
profecia se manifesta?
O dom de profecia se manifesta de forma sobrenatural e
momentaneamente.
• Segundo Atos
13.1 e 15.2, a que os profetas eram impulsionados?
Segundo Atos 13.1 e 15.32, os profetas eram impulsionados
pela inspiração profética a entregar a mensagem de Deus.
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
A CHAMADA PROFÉTICA DE SAMUEL
A essência do ministério profético nas Escrituras não é a
de adivinhar coisas ou prever o futuro, mas a de anunciar poderosamente a
mensagem divina para o povo. Essa transmissão se dava de maneira sobrenatural e
carismática. O profeta recebia diretamente de Deus e transmitia ao povo. Nesse
contexto, aparece o ministério de Samuel que, consequentemente, inaugura a
prática de os profetas ungirem os reis de Israel.
Resumo da lição
Os nossos objetivos com esta lição é definir o profetismo
em Israel, explicar o desenvolvimento do ministério de Samuel e analisar o
ministério profético na atualidade. O propósito maior na lição, ao abordar
esses conteúdos temáticos, é mostrar que Deus continua a levantar pessoas para falar
profeticamente ao seu povo. Assim, o primeiro tópico mostra que o profeta fala
em nome do Senhor e que, com Samuel, inaugura a prática de os profetas ungirem
reis. Ali, fica muito claro que o profeta é um “porta-voz divino”.
O segundo tópico revela o desenvolvimento do ministério
de Samuel. Ele foi cuidado, gestado e chamado pelo Senhor. Samuel aprendeu
muito com Eli. Ele tinha uma vida disciplina para fazer a vontade de Deus. O
terceiro tópico aborda o ministério profético na atualidade. Deus ainda fala
por meio de profetas? A lição deixa claro que sim, pois Deus continua a
entregar sobrenaturalmente mensagens específicas para algumas pessoas.
Um ponto relevante
É possível que, no exercício da pregação da Palavra, um
pregador manifeste poderosamente a profecia. O saudoso teólogo norte-americano,
Stanley Horton, a respeito disso, escreve assim: “O pregador precisa mesmo
preparar-se, mas ainda poderá haver ocasiões em que o Espírito Santo lhe dará
alguma coisa a mais do que aquilo que tem nas suas anotações. Se a experiência
dos profetas do Antigo Testamento serve como orientação, vemos que Deus
frequentemente lidava com eles, enquanto estavam a sós com Ele, e depois os
enviava para profetizar, para falar em nome dele. Através da profecia, o
Espírito Santo toca nos pontos sensíveis, revela o que está oculto, e produz a
convicção e a adoração, bem como o encorajamento e o estímulo à ação” (HORTON,
Stanley. A Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. RJ: CPAD,
2012, p.300).
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