Seguidores

terça-feira, 8 de março de 2016

O JUIZO FINAL - LIÇÃO 11 COM SUBSIDIOS



SUBSIDIO ELABORADO PELO EVANGELISTA: NATALINO ALVES DOS ANJOS. PROFESSOR NA E.B.D e PESQUISADOR. MEMBRO DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÃO - CAMPO DE GUIRATINGA - MATO GROSSO.

Lições Bíblicas CPAD - Adultos
 1º Trimestre de 2016
 Título: O final de todas as coisas — Esperança e glória para os salvos
Comentarista: Elinaldo Renovato

Lição 11: O Juízo Final
Data: 13 de Março de 2016

TEXTO ÁUREO
 “E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles” (Ap 20.11).

VERDADE PRÁTICA
 Todos os ímpios terão de prestar conta dos seus atos perante o Supremo Juiz.

LEITURA DIÁRIA
 Segunda — Jo 3.18
Quem não crê no Unigênito Filho de Deus já está condenado
 Terça — Hb 9.27
Todos os homens experimentarão a morte e, depois, o juízo
 Quarta — At 17.31
Deus determinou um dia em que Jesus Cristo julgará o mundo
Quinta — Rm 14.11,12
Chegará o dia em que todo joelho se dobrará diante de Jesus Cristo
Sexta — Sl 9.17
Os ímpios serão lançados no Lago de Fogo
 Sábado — Ap 20.13
Todos serão julgados de acordo com suas obra

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

João 3.18,19; Apocalipse 20.11-15.
 João 3
18 — Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 — E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

Apocalipse 20
11 — E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
12 — E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13 — E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14 — E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
15 — E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

HINOS SUGERIDOS
 237, 457 e 492 da Harpa Cristã.

OBJETIVO GERAL
 Mostrar que todos terão que prestar conta dos seus atos diante do Trono Branco.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Explicar os eventos que antecedem ao juízo final;
II. Saber como se dará o juízo final;
III. Relacionar as bases do juízo final.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
 Na lição de hoje, estudaremos a respeito do julgamento do Grande Trono Branco. A Bíblia nos ensina a respeito de vários julgamentos, como por exemplo, o julgamento entre “ovelhas e bodes”, o Tribunal de Cristo e o tema desta lição, o Grande Trono Branco. Os crentes fiéis ao Senhor Jesus não terão de passar por tal julgamento, todos os que serão julgados perante o Grande Trono Branco já têm uma sentença e um destino reservados — o inferno. Tal sentença é porque estes rejeitaram a Deus não se arrependendo de seus pecados. Não adianta viver uma vida de prazeres e deleites longe do Criador e passar toda a eternidade no inferno. Muitos não creem, porém, o dia do Juízo Final virá e os incrédulos vão receber a sua recompensa. Todas as suas más ações estão sendo registradas nos livros divinos e serão uma a uma reveladas no Trono Branco.


COMENTÁRIO
 INTRODUÇÃO
 Na lição de hoje estudaremos a respeito do dia do Juízo do Senhor. De acordo com a Palavra de Deus, este será um dia de ajuste de contas, onde todos os ímpios estarão perante Deus e terão de responder por seus atos. O julgamento se dará diante do “trono branco” de Deus (Ap 20.11). Deus ama a todos e deseja que toda a humanidade seja salva, mas para os que não creem, os incrédulos, Ele tem uma sentença que já foi declarada por seu Filho: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.18).


PONTO CENTRAL
 Todos, crentes e não crentes, terão que enfrentar o Supremo Juiz.

 I. EVENTOS QUE ANTECEDEM AO JUÍZO FINAL

1. A última revolta de Satanás. Depois de terminado o período do Milênio, Satanás será solto para provar os que nasceram durante o Milênio e que ainda não tiveram oportunidade de ter sua fé provada, diante das tentações malignas (1Pe 1.7). Ele enganará as nações e elas não se renderão a Cristo. O mesmo fez a multidão que escolheu soltar a Barrabás e condenar Jesus (Mt 27.17-21).

2. A prisão eterna de Satanás. Pela segunda vez, Deus vai mandar seus mensageiros poderosos prender “o Dragão”, “a antiga serpente” (Ap 20.2), que estava no “abismo” (Ap 20.3): “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Ap 20.10). Só depois da última rebelião do maligno, e de sua prisão para sempre, é que será estabelecido o Juízo Final.

SÍNTESE DO TÓPICO (I)
 Antes do juízo final Satanás será preso por um período determinado de tempo.

SUBSÍDIO DIDÁTICO
 Professor, reproduza a figura abaixo. Utilize a ilustração para introduzir a lição, mostrando aos alunos os julgamentos futuros. Explique que “as Escrituras descrevem diversos julgamentos escatológicos diferentes, incluindo o julgamento entre ‘ovelhas e bodes’, o Tribunal de Cristo e o julgamento diante do Grande Trono Branco. Estes julgamentos ocorrem em momentos diferentes e aplicam-se a diferentes grupos” (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2008, p.293).


 II. O JUÍZO FINAL
 1. O que é e quando se dará? Será o Juízo de Deus sobre os ímpios e suas impiedades, em todos os tempos e lugares. De acordo com a Bíblia, o Juízo Final (do Trono Branco) ocorrerá logo após a segunda prisão de Satanás, nos eventos finais após o Milênio (Ap 20.7, 10), depois de este ter enganado mais uma vez as nações (Ap 20.11).

2. Quem será o Juiz? O Pai é o Supremo Juiz, porém Ele confiou ao seu filho Unigênito, Jesus Cristo, toda a autoridade no céu e na Terra (Jo 5.22,27). Segundo o pastor Claudionor de Andrade, “para assisti-lo no tribunal, Jesus terá ao seu lado a Igreja Glorificada” (1Co 6.2,3). Jesus, juntamente com sua Igreja “há de julgar os vivos e os mortos na sua vinda e no seu Reino” (2Tm 4.1b; Sl 9.8). Se alguém quer ser livre da condenação eterna, necessita aqui na Terra, nos dias em que vivemos (1Jo 2.1,2), de se arrepender dos seus pecados e entregar-se a Jesus reconhecendo-o como Salvador e Senhor, porque depois será impossível (Sl 9.17). Paulo afirma que Deus “há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos” (At 17.31; Hb 12.23). Por meio de Jesus será exercido o julgamento, pois Ele será o Supremo Juiz, assentado no Trono Branco, no Juízo Final (Jo 5.22,27; Ap 20.11).
Diante de Jesus todo joelho se dobrará! Queiram ou não, se prostarão diante dEle os ditadores, governantes, juízes, juristas, políticos, cientistas, militares de todas as patentes, milionários, em sua soberba, arrogância e prepotência, e também os pobres, analfabetos e miseráveis, se não tiverem aceitado a Cristo como Salvador. Diz a Bíblia: “Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Rm 14.11,12). Glória a Deus, pois atualmente já temos o privilégio de dobrar os nossos joelhos e adorar ao Senhor em espírito e em verdade.

3. Quem terá de prestar contas ao justo Juiz? Vejamos todos que serão julgados: 1) Primeiro serão julgados todos os que, desde Caim, amam e praticam a iniquidade. Estes, se não se arrependerem de seus pecados, vão enfrentar o Juízo Divino; 2) Também serão julgados todos os que estiverem vivos naquela ocasião; 3) Todos os salvos que tiveram morrido durante o Milênio (Dn 12.2); 4) Os anjos caídos, que se rebelaram contra Deus, também terão de comparecer ao julgamento para receber o seu castigo (Jd 6).
Também vão prestar contas a Deus todos os falsos profetas, os falsos obreiros e pseudopastores que afastaram as pessoas e as impediram de conhecer o Filho de Deus. Ali estarão também todos os governantes, magistrados, juízes e políticos que aprovaram leis contra os princípios divinos, leis que perverteram o direito dos pobres, dos órfãos e das viúvas. Vivos ou mortos, estes não escaparão do tribunal divino.

SÍNTESE DO TÓPICO (II)
 O Todo-Poderoso vai julgar as ações de todos os homens no dia do juízo final.

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
 “O Tribunal de Cristo
Algumas vezes, este julgamento é chamado de tribunal bema (grego). ‘Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal’ (2Co 5.10). No bema, Deus julgará as obras dos crentes, e não seus pecados. Estes foram expiados completamente por Jesus e Deus não se lembra mais deles (Hb 10.17). No bema, todas as obras são avaliadas segundo suas intenções e resultados. Visto que Deus é justo, Ele não pode deixar de examinar as nossas obras, sejam boas ou más. O Tribunal de Cristo é muitas vezes tratado como parte das doutrinas sobre recompensas para os cristãos. Não se trata de um julgamento para determinar se os crentes entrarão no céu, mas para avaliar a quantidade e a qualidade dos serviços prestados na terra. Sendo fiéis a Cristo, os cristãos serão recompensados.

O julgamento das nações gentílicas
Com a segunda vinda de Cristo, todas as nações do mundo comparecerão perante Ele para serem julgadas (Mt 25.32) — cena descrita na Bíblia como uma separação entre bodes e ovelhas. Este julgamento fundamenta-se no tratamento dispensado àqueles que Cristo identifica como ‘um destes meus pequeninos irmãos’ (Mt 25.40,45). Estes podem ser (1) Israel, (2) a Igreja ou (3) os oprimidos” (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2008, pp.300-1).

III. AS BASES DO JUÍZO FINAL
 1. Livros serão abertos. No dia do Juízo Final serão abertos vários livros. Mas, que livros são estes? Estes livros são uma representação do julgamento divino. Segundo a Palavra de Deus, neles foram registradas todas as ações, boas e más, praticadas por todos os seres humanos desde o início do mundo até o Dia do Julgamento (Ap 20.11). O julgamento de Deus terá como base os registros divinos que estão contidos ali. Ninguém poderá dizer que foi julgado de maneira injusta, pois tudo estará registrado com precisão. É importante ressaltar que não seremos salvos pelas nossas obras, pois a salvação é unicamente pela fé, pela graça divina. Mas as nossas ações evidenciam a nossa conversão. Aqueles que já experimentaram o novo nascimento, precisam demonstrar a nova vida em Cristo mediante os seus frutos (ações).

2. Qual a sentença. A Palavra de Deus afirma que todos os que não forem achados no Livro da Vida, serão lançados no lago de fogo e vão experimentar a segunda morte. Estes estarão eternamente separados de Deus. Quão terrível juízo há para aqueles que não receberem pela fé a salvação. A Igreja precisa anunciar a todos a mensagem do Evangelho, ganhando pessoas para Jesus enquanto é tempo. Hoje é o tempo da oportunidade, o tempo da salvação. Que sejamos como Noé que apregoou para sua geração o juízo do Senhor. Muitos rejeitaram a mensagem de Noé, porém o dia da ira não tardou a chegar.

SÍNTESE DO TÓPICO (III)
 O julgamento divino terá como base os registros do Todo-Poderoso.

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
“O envio para o lago de fogo será para sempre. Deus fez todos os seus esforços para dar à humanidade todas as oportunidades possíveis para o arrependimento, mas este último ato final de rebelião, depois de mil anos de bênção [o Milênio] marcará o final da sua paciência. E todos os que rejeitarem a Cristo como Senhor serão condenados ao lago de fogo” (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2008, p.289).

CONCLUSÃO
 O Dia do Juízo de Deus virá para todos. Você está preparado? Ore, leia a Palavra de Deus e jamais permita que a carne, o Diabo e o mundo venham fazer você pecar e abandonar Jesus Cristo. Neste mundo temos muitas tribulações, mas “alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus” (Lc 10.20). Se pela fé você já aceitou a Jesus como seu único e suficiente Salvador, sua salvação já está garantida e caso você permaneça fiel até o fim, jamais passará pelo Juízo Final: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8.1).

PARA REFLETIR
 A respeito da Escatologia Bíblica, responda:
 Quais são os eventos que antecedem o Juízo Final?
A última revolta de Satanás e a sua prisão eterna.
 O que é o Juízo Final?
Será o Juízo de Deus sobre os ímpios e suas impiedades, em todos os tempos e lugares.
 Quando se dará o Juízo Final?
O Juízo Final (do Trono Branco) ocorrerá logo após a segunda prisão de Satanás, nos eventos finais após o Milênio (Ap 20.7,10), depois de este ter enganado mais uma vez as nações (Ap 20.11).
 Quem será o Juiz?
O Pai é o Supremo Juiz, porém Ele cofiou ao seu filho Unigênito, Jesus Cristo, toda a autoridade no céu e na Terra (Jo 5.22,27).
 Quem terá que prestar contas ao justo Juiz?
Todos os que, desde Caim, amam e praticam a iniquidade. Estes, se não se arrependerem de seus pecados, vão enfrentar o Juízo Divino; também serão julgados todos os que estiverem vivos naquela ocasião; todos os salvos que tiverem morrido durante o Milênio e os anjos caídos, que se rebelaram contra Deus, também terão de comparecer ao julgamento para receber o seu castigo (Jd 6).

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
 Juízo Final
 Chegará o dia em que os homens da Terra comparecerão diante do Trono Branco. Cristo se assentará como o supremo juiz e, junto à igreja, julgará a humanidade. E importante realçar a figura do Trono Branco como o símbolo da justiça e da santidade do Altíssimo. Enquanto os salvos se deleitarão no Senhor e reinarão com Cristo, aqueles que não foram achados seus nomes no Livro da Vida, atormentar-se-ão eternamente.
Vivemos num tempo que as pessoas não creem mais na prestação de contas que um dia os seres humanos farão a Deus. Talvez, devido ao predomínio das cosmovisões que colocam o ser humano como essencialmente bom em nossa cultura ocidental, é que a crença no Céu como um lugar preparado por Deus para os seus filhos, e no Inferno, como um lugar eterno de perdição, não sejam levados a sério. Por isso, prezado professor, nesta lição, apresente o céu como um estado (consciência) e lugar, e o inferno também em sua dimensão sensorial da eternidade.
Pontue algumas informações necessárias que foram destacadas para você nortear a aula desta semana:
1. O julgamento que o Altíssimo conduzirá no final dos tempos consoante às obras dos homens chama-se Juízo Final.
2. Antes de instaurar o Juízo Final, o Senhor julgará antecipadamente a Besta, o Falso Profeta e o Dragão.
3. Na instauração do Juízo Final teremos os seguintes símbolos: o Trono Branco, os tronos dos justos, o Supremo Juiz e os livros do Juízo.
4. No Juízo Final, os mortos, sejam grandes ou pequenos, estarão diante do Trono Branco.
5. Embora não sejam pessoas, a morte e o inferno serão finalmente julgados. Eles simbolizam os dois grandes castigos perpetuados na humanidade.
Caro professor, você sabe o que significa a palavra inferno? No exercício de tradução da Bíblia, da língua original para a portuguesa, há limites de caráter semântico imposto pelo idioma original a ser traduzido. Nem sempre encontramos palavras da língua nativa que expresse a plenitude semântica do termo original. A palavra inferno é um exemplo dessa complexidade. É importante explicar aos alunos que as Escrituras, na língua original, apresentam quatro termos cuja versão da língua portuguesa os traduziu para “Inferno”: Sheol, Hades, Tártaro e Geena. Na verdade, o inferno que será lançado no Lago de Fogo é o Hades, isto é, a morada dos mortos.




SUBSIDIO COMPLEMENTAR.



 O Juízo Final.

APOCALIPSE 20:11-14.
Mais um grande acontecimento universal deve ter lugar antes que haja paz e justiça eternas, a saber, o juízo. dos mortos impenitentes. Isto está apresentado no último parágrafo deste capítulo cronologicamente tão apinhado. Um dia de julgamento, por vezes chamado de "O Último Dia", foi mais mencionado por nosso Senhor do que por todos os apóstolos e suas obras juntas (veja Mt. 10:15; 11:22, 24; 12:36; Jo. 5:28, 29; 6:39-54; 11:24; Hb. 9:27; 10:27). Em todas as passagens Cristo é identificado como o juiz (veja Atos 17:31; Jo. 5:22-27; II Tm. 4:1; especialmente). O Bispo Gore falou em nome de toda a Igreja quando disse: "Parece-me que cada crente no Deus dos profetas, e de nosso Senhor, deve crer com eles em um Dia de Deus, que provocará o clímax da presente dispensação da história humana" (Belief in Christ, pág, 149).
Da justiça feita ao crime, exercida pelo Estado, milhares escapam todos os anos; na verdade, muitos crimes nem chegam a ser conhecidos pelas autoridades. Mas ninguém poderá escapar a este julgamento. Os mortos serão chamados de suas sepulturas, e do mar, e do próprio Hades (v. 13); e aqueles cujos nomes não foram encontrados no Livro da Vida serão lançados no lago de fogo, que é a segunda morte (v. 14). O registro de cada vida humana nesta imensa assembléia será então exibido. A própria morte, ao que parece, não será abolida até que o Grande Trono Branco seja estabelecido, e o destino humano seja resolvido. Se cremos e aceitamos com alegria as promessas da glória eterna que se encontram neste livro, temos também de crer com igual convicção que este destino terrível dos mortos não arrependidos é igualmente ver. Depois dos fatos recém anunciados, rapidamente virá o fim e nada mais é mencionado antes da aparição de Cristo para julgar o mundo. Este será o grande dia: o Juiz, o Senhor Jesus Cristo, vestido de majestade e terror. As pessoas que serão julgadas são os mortos, pequenos e grandes, jovens e velhos; altos e baixos; ricos e pobres. Ninguém é tão vil que não tenha talentos dos quais deverá prestar contas; e ninguém é tão grande que possa se livrar da prestação de contas; não somente os que estiverem vivos quando Cristo vier, mas todos os mortos também. Há um livro de memórias para o bem e para o mal; o livro da consciência dos pecadores, mesmo que antes secreto, então será aberto.
Cada homem recordará todos os seus atos passados, ainda que muitos os tenham esquecido há muito tempo. Outro livro será aberto, o livro das Escrituras, a regra de vida; representa o conhecimento do Senhor sobre o seu povo e suas declarações de arrependimento, a fé e as boas obras deles, mostrando as bênçãos do novo pacto. Os homens serão justificados ou condenados por suas obras; Ele provará seus princípios por suas práticas. Os justificados e absolvidos pelo Evangelho serão justificados e absolvidos pelo Juiz, e entrarão para o gozo da vida eterna, não tendo mais que temer a morte, o inferno ou aos homens maus,
porque todos eles serão destruídos juntamente. Esta é a segunda morte, a separação final entre os pecadores e Deus. Que o nosso grande desejo seja observar se as nossas Bíblias nos justificam ou nos condenam agora; Cristo julgará os segredos de todos os homens conforme o Evangelho. Quem habitará com as chamas devoradoras?
Se o fugir da terra e do céu da face de Deus é tomado em qualquer sentido literal como o precursor da nova terra, e do novo céu (cf. 2Pe 3.10-13), então o espetáculo solitário do grande trono branco como a única realidade para a qual os homens podem olhar é verdadeiramente uma coisa pavorosa; cf. 2 Esdras 7.30-43. Mas a descrição pode ser puramente poética, para aumentar a grandeza terrível da cena. O juiz é o próprio Deus, mas cf. Ap 22.12 é focado Jesus.
Dá-se por admitida a segunda ressurreição no verso 12 e somente descrita indiretamente no verso 13. Pode-se distinguir para menção o mar como receptáculo dos mortos, em vista do horror sentido pelo povo da antiguidade ao enterrarem os seus mortos no mar. Realça-se que todos serão ressurretos para o juízo, seja qual for a maneira da sua morte e seja onde for o seu sepultamento.
O julgamento dos homens pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras (12) salienta a justiça, completa do procedimento. O retrato é tirado de Dn 7.10, que pode refletir tanto o corrente procedimento no tribunal, como o hábito dos reis persas de registrar cada pormenor das suas províncias através de um sistema elaborado de espionagem. Deve-se notar que o livro da vida (12,15) tem  um testemunho a dar independente do de outros livros. A respeito disto, Alford escreve: "Aqueles livros e o livro da vida davam testemunho independente do fato de os homens estarem ou não entre os salvos: aquele por inferência das obras registradas: e este em inscrição ou não inscrição do nome na relação. De maneira que os livros podiam ser abonadores para o livro da vida".
A morte e o inferno ("Hades") (14) representam o fato de morrer e a condição em que se entra depois da morte, isto é, a vida não ressurreta. Ambos os fenômenos são simbolicamente representados como tendo cessado ao serem aqueles lançados no lago de fogo.
Para Lago de fogo (15) como o equivalente de Geena, ver nota sobre Ap 19.20. O pensamento é o mesmo que "o fogo eterno" de Mt 25.41, o reverso completo de "vida eterna" (Mt 25.46). Pode, por conseguinte, ser descrito como a segunda morte (14). Para um paralelo excelente cf. 2 Baruque 86.4: "Vai agora... e instrui ao povo no que te for possível, para que eles aprendam a fim de não morrerem no último tempo, porém possam aprender a fim de viverem nos últimos tempos".


 JOAO  3.18-21
18-21. O crente em Cristo não entra em juízo pelos seus pecados nem agora nem no futuro (a forma do verbo é bastante flexível para cobrir os dois aspectos). Por outro lado, aquele que recusa crer já está sendo julgado em virtude dessa recusa. Ele mesmo decidiu o seu destino. A idéia essencial no juízo é uma distinção, uma separação (o significado original da palavra); e a vinda de Cristo como luz autenticou uma grande diferença divisória. Em vez de corresponder ao amor de Deus, amando o Seu Filho, muitos homens amaram de preferência as trevas à luz porque estavam presos ao seu padrão de vida, que era mau (obras ... más). Em 3:20, a palavra mal é outra, dando a entender algo que moralmente não tem valor. O ofensor sabe que está enredado no erro, mas recusa avançar para a luz de Cristo para que suas obras, as quais ele ama, não sejam expostas. Por outro lado, aquele que vem à luz é descrito como aquele que pratica a verdade. Ele age de acordo com aquilo que sabe ser direito (cons. 18:37). Essa conformidade com aquilo que sabe ser a verdade prepara-o para avançar dentro da plena luz de Cristo para ser salvo. Todas as suas obras são feitas em Deus, que o tem dirigido até alcançar este clímax da fé (cons. 1:47).


 JOAO 3.16 DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA. João 3.16 revela o coração e o propósito de Deus para com a humanidade.
(1) O amor de Deus é suficientemente imenso para abranger todos os homens, i.e., "o mundo" (cf. 1 Tm 2.4).
 (2) Deus "deu" seu Filho como oferenda na cruz por nossos pecados. A expiação procede do coração amoroso de Deus. Não foi algo que Ele foi obrigado a fazer (1 Jo 4.10; Rm 8.32).
(3) Crer (gr. pisteuo) inclui três elementos principais:
(a) plena convicção de que Cristo é o Filho de Deus e o único Salvador do perdido pecador;
(b) comunhão com Cristo pela nossa auto-submissão, dedicação e obe-diência a Ele (cf. 15.1-10; ver 14.21 nota; Jo 15.4);
(c) plena confiança em Cristo de que Ele é capaz e também quer conduzir o crente à salvação final e à comunhão com Deus no céu.
(4) "Perecer" é a quase sempre esquecida palavra em 3.16. Ela não se refere à morte física, mas à pavorosa realidade do castigo eterno no inferno (Mt 10.28).
(5) "Vida eterna" é a dádiva que Deus outorga ao homem quando este nasce de novo. "Eterna" expressa não somente a perpetuidade da nova vida, mas também a qualidade desta vida, como a de Deus; uma vida que liberta o homem do poder do pecado e de Satanás, e que o afasta daquilo que é puramente terreno para que ele conheça a Deus (cf. 8.34-36; ver 17.3 nota)

JOAO 3.19 AMARAM MAIS AS TREVAS DO QUE A LUZ. Uma característica fundamental dos ímpios é que eles amam às trevas, i.e., seu prazer está no pecado e na imoralidade (Rm 1.18-32; 2 Tm 3.2-5; Fp 3.19; 2 Pe 2.12-15). O cristão verdadeiro, ao contrário, ama a justiça e aborrece a iniqüidade (Hb 1.9), e se entristece quando prevalecem as ações perversas dos ímpios (1 Co 13.6). Não tem prazer nos passatempos sensuais, nem na prática da conduta pecaminosa, tão abertamente manifesta na sociedade atual (Sl 97.10; Pv 8.13; Rm 12.9; ver 2 Pe 2.8; Ap 2.6).

JOAO 3.36 AQUELE QUE NÃO CRÊ. A palavra grega traduzida por "não crê" é apeitheo e significa "desobedecer" ou "não se sujeitar a"; é contrastada com "aquele que crê" (gr. pisteuo) no começo do versículo. Para João, incredulidade significa "não obedecer ao Filho". A fé e a obediência são duas palavras cujas idéias são freqüentemente intercambiáveis (comparar Rm 1.8 com 16.19; 1 Ts 1.8; ver também Rm 15.18). O evangelho chega até nós como uma dádiva gratuita (Rm 5.15,16; 6.23), mas uma vez aceito, não nos deixa livres para fazermos aquilo que queremos. Ele requer que entremos no caminho da salvação ordenado por Deus e que nos sujeitemos à justica de Deus (Rm 10.3, ver 1.5).

APOCALIPSE  20.2 PRENDEU O DRAGÃO... E AMARROU-O POR MIL ANOS. Depois da volta de Cristo e dos eventos do capítulo 19, Satanás será preso e amarrado por mil anos para que não mais engane as nações. Isso implica numa cessação total da sua influência durante mil anos. Depois dos mil anos, ele será solto por pouco tempo para enganar aqueles que se rebelarem contra o domínio de Deus (vv. 3,7-9). A obra mais comum de Satanás é enganar (ver Gn 3.13; Mt 24.24; 2 Ts 2.9,10).

APOCALIPSE  20.3 PARA QUE MAIS NÃO ENGANE AS NAÇÕES. As nações que existirão durante o reino de Cristo na terra são formadas pelos crentes que estavam vivos no fim da tribulação (ver 19.21 nota; 20.4). Embora a palavra "nações" seja, às vezes, especificamente usada para os ímpios, João também a usa para representar os salvos (21.24; 22.2).

APOCALIPSE  20.4 TRONOS; E ASSENTARAM-SE SOBRE ELES. Aqueles que se assentam nos tronos são provavelmente os vencedores oriundos de todos os tempos (cf. 2.7 ) e possivelmente incluem os santos do AT (ver Ez 37.11-14; Ef 2.14-22; 3.6; Hb 11.39,40). Aqueles que "viveram" (i.e., voltaram à vida) depois da volta de Cristo são, conforme é declarado, os que foram fiéis a Ele e que morreram durante a tribulação (6.9; 12.17). João não menciona a ressurreição dos santos da igreja que morreram, porque ela já ocorreu quando Cristo retirou sua igreja da terra e a levou ao céu (ver Jo 14.3 nota; 1 Co 15.51 nota; ver o estudo O ARREBATAMENTO DA IGREJA)

APOCALIPSE  20.4 REINARAM COM CRISTO DURANTE MIL ANOS. Este reino de Cristo por mil anos é, às vezes, chamado "o milênio", termo de origem latina que significa "mil anos". As características deste reino são as seguintes:
(1) Foi predito no AT (Is 9.6; 65.19-25; Dn 7.13,14; Mq 4.1-8; Zc 14.1-9; cf. Ap 2.25-28).
(2) Satanás estará preso (ver vv. 2,3).
(3) Do reino milenial de Cristo participarão os salvos da igreja (2.26,27; 3.21; 5.10; 20.4), e, possivelmente, os santos ressurretos do AT (ver Ez 37.11-14; Ef 2.14-22; Hb 11.39,40), e os santos mártires da tribulação.
(4) O povo do milênio a ser governado por Cristo consistirá dos que permanecerem fiéis a Ele durante a tribulação e até à sua vinda; e dos que nascerem durante o milênio (14.12; 18.4; Is 65.20-23; ver Mt 25.1).
(5) Nenhum inconverso entrará nesse reino (ver 19.21).
 (6) Aqueles que reinarem com Cristo terão autoridade sobre todas as nações, e servirão e governarão Israel e as demais nações (v. 6; 3.21; 5.10; 20.6; Mt 19.28; ver Sf 3.9-20).
(7) Haverá paz, segurança, prosperidade e justiça em toda a terra (Is 2.2-4; Mq 4.4; Zc 9.10; ver Zc 2.5 nota; 9.8).
(8) A natureza será restaurada à sua condição original, de ordem, perfeição e beleza (Sl 96.11-13; 98.7-9; Is 14.7,8; 35.1,2,6,7; 51.3; 55.12,13; 65.25; Ez 34.25; Rm 8.18-23; ver Is 65.17-25 nota; Ez 36.8-15 nota; Zc 14.8).
(9) Todos que optarem pela senda da impiedade, da rebelião e da desobediência serão castigados (vv. 7-10).
(10) No fim dos mil anos, o reino será entregue ao Pai, por Jesus (1 Co 15.24); então começará o reino final, eterno e perfeito de Deus e do Cordeiro (21.1-22.5).

APOCALIPSE  20.6 PRIMEIRA RESSURREIÇÃO. Esta expressão inclui a ressurreição de Cristo e de todo o povo de Deus. A ressurreição dos ímpios ocorrerá no fim do milênio (vv.12,13; Is 26.19-21; Dn 12.2,13; Jo 11.25,26; 5.28,29; 1 Co 15.20,52).

APOCALIPSE  20.7 SATANÁS SERÁ SOLTO. No fim do reino de Cristo, Satanás será solto.
(1) O próprio Satanás, enganando-se ao ponto de supor que ainda poderá derrotar a Deus, sairá a enganar aqueles que quiserem rebelar-se contra o reino de Cristo, e ajuntará uma multidão de semelhantes rebeldes.
(2) "Gogue e Magogue" (v. 8; expressão oriunda de Ez 38,39), representa as nações do mundo rebeladas contra Deus e a sua justiça.

APOCALIPSE  20.8 ENGANAR AS NAÇÕES. Esta é a última rebelião contra Deus. Muitos dos que nascem durante o milênio, optam manifestamente pela rejeição do senhorio visível de Cristo, e escolhem Satanás e a sua mentira. O julgamento divino é a sua destruição e ruína total (v. 9).

APOCALIPSE  20.10 O DIABO... LANÇADO NO LAGO DE FOGO. O poder de Satanás acabará então, pois Deus o lançará no lago de fogo para todo o sempre (ver Is 14.9-17). Ali, ele não reinará, sendo sempre atormentado, dia e noite, eternamente.

APOCALIPSE  20.11 FUGIU A TERRA E O CÉU. Pode ser uma referência à destruição do universo e à criação de novo céu e nova terra (21.1; cf. Is 51.6; 2 Pe 3.7,10-12).

APOCALIPSE 20.11-13 GRANDE TRONO BRANCO. O julgamento aqui descrito é chamado o "Julgamento do Grande Trono Branco", abrangendo os perdidos de todas as épocas. Alguns entendem que os que foram salvos durante o reino milenar de Cristo na terra, serão incluídos nesse julgamento.

APOCALIPSE  20.14 LAGO DE FOGO. A Bíblia descreve um quadro terrível do destino dos perdidos.
 (1) Fala de "tribulação e angústia" (Rm 2.9), "pranto e ranger de dentes" (Mt 22.13; 25.30), "eterna perdição" (2 Ts 1.9) e "fornalha de fogo" (Mt 13.42,50). Fala das "cadeias da escuridão" (2 Pe 2.4), do "tormento eterno" (Mt 25.46), de um "inferno" e de um "fogo que nunca se apaga" (Mc 9.43), de um "ardente lago de fogo e de enxofre" (19.20) e onde "a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite" (14.11). Realmente, "horrenda coisa é cair nas mãos de Deus vivo" (Hb 10.31); "bom seria para esse homem se não houvera nascido" (Mt 26.24; ver também Mt 10.28 nota).
(2) Os crentes do NT tinham nítida consciência do destino de quem vive no pecado. Por essa razão eles pregavam com lágrimas (ver Mc 9.24; At 20.19 nota) e defendiam a Palavra infalível de Deus e o evangelho da salvação contra todas as distorções e as falsas doutrinas (ver Fp 1.17 nota; 2 Tm 1.14).
(3) O sinistro fato do castigo eterno para os ímpios é a maior razão para levar o evangelho a todo o mundo, e fazer o máximo possível para persuadir as pessoas a arrependerem-se e a aceitarem a Cristo antes que seja tarde demais (ver Jo 3.16).

APOCALIPSE  20.15 (LIVRO DA VIDA. APOCALIPSE  3.5). RISCAREI O SEU NOME. Fica claro que qualquer pessoa que experimenta o novo nascimento, mas que posteriormente deixa de perseverar na fé e de viver vitoriosamente, terá seu nome tirado do livro da vida (ver 2.7). Ter o nome apagado do livro da vida é perder a própria vida eterna (2.7,10,11) e ser finalmente lançado no lago de fogo (20.15). É isso que o Espírito diz às igrejas (v. 6; 13.8; 17.8; 20.12; 21.17; cf. Êx 32.32).

APOCALIPSE  3.10 A HORA DA TENTAÇÃO. A promessa de Cristo, no sentido de livrar os fiéis de Filadélfia da hora da tentação, é idêntica à promessa bíblica aos tessalonicenses, de que seriam preservados da "ira futura" (1 Ts 1.10). Esta promessa é válida para todos os fiéis de Deus, em todas as eras (vv. 13,22). Essa hora inclui o tempo divinamente determinado para provação, ira e tribulação que sobrevirá a "todo o mundo" nos últimos anos desta era, imediatamente antes do estabelecimento do reino de Cristo na terra (5.10; 6.19; 20.4). A respeito desse tempo, a Bíblia revela as seguintes verdades:
(1) Esse tempo de tribulação envolve a ira de Deus sobre os ímpios (6.18; Dt 4.26-31; Is 13.6-13; 17.4-11; Jr 30.4-11; Ez 20.33-38; Dn 9.27; 12.1; Zc 14.1-4; Mt 24.9-31; 1 Ts 5.2).
(2) Esse período de provação também inclui a ira de Satanás contra os fiéis, i.e., contra os que aceitarem a Cristo durante esse período terrível. Para eles, haverá fome, sede, exposição às intempéries (7.16) e muito sofrimento e lágrimas (7.9-17; Dn 12.10; Mt 24.15-21).
Experimentarão de modo indireto as catástrofes naturais da guerra, da fome e da morte. Serão perseguidos, torturados e muitos sofrerão o martírio (6.11; 13.7; 14.13).
Sofrerão as assolações de Satanás e das forças demoníacas (9.3-5; 12.12), violência de homens ímpios e perseguição da parte do Anticristo (6.9; 12.17; 13.15-17).
Perderão suas casas e terão de fugir, aterrorizados (Mt 24.15-20). Será um período terrívelmente calamitoso para quem tiver família e filhos (Mt 24.19); será tão terrível, que os santos que morrerem são tidos por bem-aventurados, porque descansam da sua lida e ficam livres da perseguição (14.13).
(3) Quanto aos vencedores anteriores àquele tempo (ver 2.7 ; Lc 21.36), Deus os preservará da tribulação, através do arrebatamento, quando os fiéis encontrarão o Senhor nos ares, antes de Deus derramar a sua ira (ver Jo 14.3). Esse livramento é uma recompensa àqueles que perseverarem em guardar a Palavra de Deus, mantendo a fé verdadeira.
(4) Os crentes de nossos dias, que esperam escapar dessas coisas que estão para vir sobre o mundo, só o conseguirão mediante a fidelidade a Cristo e sua Palavra e a vigilância constante na oração (ver Lc 21.36), para não serem enganados (ver Mt 24.5).


O lago de fogo e enxofre não foi criado para o ser humano
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Mateus 25:41
Os anjos do Diabo são os demônios. Concluímos, pois, que tanto Satanás quanto seus demônios, todos serão lançados no Lago de Fogo e de Enxofre.

Nós não estamos estudando mais sobre milênio e sim juízo final. Trono Branco - Ressurreição de todos os seres humanos tanto vivos (que viviam no milênio e eram salvos) quanto mortos (de todos os tempos, inclusive os que morreram no período do milênio) - uns vão para a Jerusalém celeste e outros vão para o lago de fogo, não existem mais opções agora.

Ressurreição agora é só para vida eterna, ou vão viver eternamente no lago de fogo ou na Nova Jerusalém.
Antes havia ressurreição diferente porque as pessoas eram ressuscitadas para morrer de novo (milagres, operação do dom de Fé), agora estamos falando de Juízo Final, ninguém morre e é ressuscitado para morrer de novo.
Não existe mais vida humana e nem terra com sol e lua para eles viverem se fossem só humanos - Agora ou é Jerusalém celeste ou é Lago de Fogo, não tem mais opções.

Todos vão ressuscitar e estarão vivos perante DEUS - Quando o livro da vida é aberto vê-se quem é salvo e este vai para a Nova Jerusalém, quem não está no livro da vida vai ser julgado e condenado ao lago de Fogo e Enxofre.

Morte e inferno, quer dizer os mortos que estão no inferno SERÃO RESSUSCITADOS - Também a morte cessará seu trabalho, pois os salvos do milênio serão ressuscitados e não haverá mais corpo humano para morrer na terra. ------- E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a DEUS que nos dá a vitória por nosso Senhor JESUS CRISTO. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:54-58
Os ímpios ressuscitaram e foram lançados no Lago de Fogo e Enxofre - Os salvos, todos os salvos já foram ressuscitados e têm corpos gloriosos, moram agora na Nova Jerusalém (inclusive os salvos do milênio). Não tem mais corpo humano para morrer =- acabou o poder da morte, corpo glorioso não morre mais.

Todos vão ser julgados no corpo ressurreto com alma e espírito.
Devemos manter corpo, alma e espírito irrepreensíveis - o ser humano é uma tricotomia - corpo, alma e espírito. Lá o corpo é diferente do daqui porque é corpo eterno, para viver eternamente na Nova Jerusalém ou no Lago de Fogo.
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mateus 10:28
E o mesmo DEUS de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO. 1 Tessalonicenses 5:23

O Juízo final não é só para os ímpios, é o último juízo dos seres humanos, então será aberto o livro da vida e aquele que seu nome está lá vai para a Nova Jerusalém (por que abrir o livro da vida se há somente ímpios?) Salvos durante o milênio deverão comparecer nesta última ressurreição e serem conduzidos Nova Jerusalém onde já está a igreja.

Prováveis Livros que serão abertos no Julgamento diante do Trono Branco
1- O livro da consciência Rm 2.15;
2- O livro da natureza Sl 19.1-14;
3- O livro da lei Rm 2.12;
4- O livro do Evangelho Rm 2.16;
5- O livro das memórias Lc 16.25;
6- O livro das obras Ap 20.12;
7- O livro da vida Ap 20.15.

Pregação correta:
Condenar o pecado onde quer que esteja, mostrar a justiça de DEUS que não faz acepção de pessoas e absolve e leva para Ele os que se arrependem do pecado e aceitam a JESUS como Salvador e Senhor, mas também que condena e amaldiçoa o pecado. DEUS é que aplica o juízo sobre o que insiste em pecar, não aceita a CRISTO e se esquece de DEUS, para esses, o lago de fogo e enxofre, preparado para o diabo e seus anjos, mas acolhe a todo o que prefere Satanás.

                E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da
                justiça e do juízo. João 16:8

Na Nova Terra e Novos céus vai haver apenas uma Jerusalém
E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. Apocalipse 20:11 --- A Jerusalém terrestre será queimada e destruída junto com a Terra - Na Nova Terra e Novos céus vai haver apenas uma Jerusalém - A celeste que descerá do céu e ficará num alto monte onde todos prestarão culto a DEUS.
2 Pedro 3:10 Mas o dia do SENHOR virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
_________________________________________

O Juízo do Grande Trono Branco


Também conhecido como Juízo Final, perante o qual comparecerão todos os mortos ímpios (Ap 20.11,12).
1) O Juiz – JESUS CRISTO;
2) Local – Nenhum lugar físico, pois a terra já terá sido destruída por fogo;
3) Base do Julgamento – Os livros das obras feitas através do corpo e o Livro da Vida;
4) Réus – Todos os incrédulos de todas as épocas desde Adão;
5) Veredicto – Todos serão condenados e lançados no lago de fogo eterno.
O Lago de Fogo, hoje vazio, é o destino de todos que hoje estão no inferno “prisão” chamado Hades, juntamente com Satanás e todas as suas hostes e demônios, que serão lançados ali neste Julgamento do Grande Trono Branco. É chamado também de segunda morte ou morte eterna (Ap 20.13-15). O Lago de Fogo será um horror para os habitantes da Nova Terra, e DEUS usará como alerta para levar as gerações vindouras a abominar o pecado e andar nos caminhos de DEUS (Is 66.22-24). - 
________________________________________


JUÍZO FINAL
Predito no Antigo Testamento (lC r 16.33; Sl 9.7; 96.13; Ec 3.17). A primeira base do evangelho (Hb 6.2). Há um dia marcado para ele (At 17.31; Rm 2.16). Sua ocasião nos é desconhecida (Mc 13.32).

 CHAMADO DE
Dia da ira (Rm 2.5; Ap 6.17).
Revelação do justo juízo de Deus (Rm 2.5).
Dia de juízo e perdição dos ímpios (2Pe 3.7).
Dia da destruição  Jó 21.30).
Julgamento do grande dia  Jd (6).
Será administrado por Cristo( Jo 5.22,27; At 10.42; Rm 14.10; 2Co 5.10).
Os santos irão se sentar no tribunal com Cristo (ICo 6.2; Ap 20.4).
Acontecerá na volta de Cristo (Mt 25.31; 2Tm 4.1).
Dos pagãos, será pela lei da consciência (Rm 2.12, 14-15).
Dos judeus, pela lei de Moisés (Rm 2.12).
Dos cristãos, pelo evangelho (Tg 2.12).

 QUEM SERÁ JULGADO
Todas as nações (Mt 25.32).
Todos os homens (Hb 9.27; 12.23).
Grandes e pequenos (Ap 20.12).
Os justos e os ímpios (Ex 3.17).
Os vivos e os mortos (2Tm4.1; IPe 4.5).
Será em justiça (Sl 98.9; At 17.31).
Os livros serão abertos (Dn 7.10).

 SERÁ SOBRE
Todos os atos (Ec 11.9; 12.14; Ap 20.13).
Todas as palavras (Mt 12.36-37; Jd 15).
Todos os pensamentos (Ec 12.14; ICo 4.5).
Por natureza, ninguém poderá resisti-lo(Sl 130.3; 143.2; Rm3.19).
Em Cristo, os santos poderão resisti-lo(Rm 8.33-34).
Cristo reconhecerá os santos na ocasião(Mt 25.34-40; Ap 3.5).
O perfeito amor dará ousadia no Juízo(1Jo 4.17). ^
Os santos serão recompensados naquele dia (2Tm 4.8; Ap 11.18).
Os ímpios serão condenados naquele dia(Mt 7.22-23; 25.41).
O castigo final dos ímpios será aplicado(Mt 13.40-42; 25.46).
A palavra de Cristo será testemunho contra os ímpios (Jo 12.48).

 SUA CERTEZA, MOTIVO PARA
Arrependimento (At 17.30-31).
Fé (Is 28.16-17).
Santidade (2Co 5.9-10; 2Pe 3.11, 14).
Oração e vigilância (Mc 13.33).
O ímpio deve ser avisado sobre Juízo (At 24.25; 2Co 5.11).
Os ímpios temem o Juízo (At 24.25; Hb 10.27).
Vantagens negligenciadas aumentam a condenação no julgamento (Mt 11.20- 24; Lc 11.31-32).
Os demônios serão condenados no Juízo (2Pe 2.4; Jd 6).

 JULGAMENTOS
Vêm de Deus (Dt 32.39; Jó 12.23; Am 3.6; Mq 6.9).

 DIFERENTES ESPÉCIES
Apagar o nome (Dt 29.20).
Abandonado por Deus (Os 4.17).
Maldição contra as bênçãos humanas
(Ml 2.2).
Pestilência (Dt 28.21-22; Am 4.10).
Inimigos (2Sm 24.13).
Fome (Dt 28.38-40; Am 4.7-9).
Fome de ouvir a palavra (Am 8.11).
Espada (Êx 22.24; Jr 19.7).
Cativeiro (Dt 28.41; Ez 39.23).
Sofrimentos contínuos (Sl 32.10; 78.32-33; Ez 24.23).
Desolação (Ez 33.29; Jl 3.19).
Destruição (Jó 31.3; Sl 34.16; Pv 2.22; Is 11.4).

INFLIGIDOS CONTRA
Nações (Gn 15.14; Jr 51.20-21).
Indivíduos (Dt 29.20; Jr 23.34).
Falsos deuses (Êx 12.12; Nm 33.4).
Posteridade de pecadores (Êx 20.5; Sl 37.28; Lm 5.7).
Todos os inimigos dos santos (Jr 30.16).
Enviados para correção (fó 37.13; Jr 30.11).
Enviados para libertação dos santos(Êx 6.6).

ENVIADOS COMO PUNIÇÃO CONTRA
Desobediência a Deus (Lv 26.14-16; 2Co 7.19-20).
Desprezo às advertências divinas (2Cr 36.16; Pv 1.24-31; Jr 44.4-6).
Murmuração contra Deus (Nm 14.29).
Idolatria (2Rs 22.17; Jr 16.18).
Iniqüidade (Is 26.21; Ez 24.13-14).
Perseguição aos santos (Dt 32.43).
Pecados dos líderes (lCr 21.2, 12).
Revelam o caráter justo de Deus (Êx 9.14- 16; Ez 39.21; Dn 9.14).
Estão por toda a terra (lCr 16.14).
Freqüentemente são acompanhados de misericórdia 0r 4.27; 5.10,15-18; Am 9.8).

DEVE RESULTAR EM
Humilhação 0s 7.6; 2Cr 12.6; Lm 3.1- 20; J1 1.13; Jo 3.5-6).
Oração (2Cr 20.9).
Contrição (Ne 1.4; Et 4.3; Is 22.12).
Aprendizado da retidão (Is 26.9).
Devem servir de aviso aos outros (Lc 13.3, 5).

PODEM SER EVITADOS POR
Humilhação (Êx 33.3-4, 14; 2Cr 7.14).
Oração (Jz 3.9-11; 2Cr 7.13-14).
Afastamento da iniqüidade (Jr 18.7-8).
Voltar-se a Deus (Dt 30.1-3).

 OS SANTOS
São preservados durante eles (Jó 5.19- 20; SI 91.7; Is 26.20; Ez 9.6; Ap 7.3).
Têm suas necessidades supridas durante(Gn 47.12; SI 33.19; 37.19).
Devem orar^pelos que estão sob julgamento(Êx 32.11-13; Nm 11.2; Dn 9.3).
Condoer-se dos que estão sob julgamento(Jr 9.1; 13.17; Lm 3.48).
Reconhecer a justiça dos julgamentos(2Sm 24.17; Et 9.13; Ne 9.33; Jr 14.7).

SOBRE NAÇÕES - EXEMPLOS
O mundo antigo, Gn 6.7, 17. Sodoma, etc., Gn 19.24. Egito, Êx 9.14. Israel, Nm 14.29, 35; 21.6. Povo de Asdode, ISm 5.6. Povo de Bete-Semes, ISm 6.19. Os amalequitas, ISm 15.3.


SOBRE INDIVÍDUOS - EXEMPLOS
Caim, Gn 4.11-12. Cananeus, Gn 9.25. Coré, etc., Nm 16.33-35. Acã, Js 7.25. Ofni, etc., ISm 2.34. Saul, ISm 15.23. Uzá, 2Sm 6.7.Jeroboão, lRs 13 A. Acabe, lRs 22.38. Geazi, 2Rs 5.27.Jezabel, 2Rs 9.35. Nabucodonozor, Dn 4.31. Belsazar, Dn 5.30. Zacarias, Lc 1.20. Ananias,
etc., At 5.1-10. Herodes, At 12.23. Elimas, At 13.11.

 LIVRAMENTO DURANTE JULGAMENTOS - EXEMPLOS
Noé, Gn 7.1, 16. Ló, Gn 19.15-17. José,etc., Gn 45.7. Elias, etc.,lRs 17.9.
Eliseu, 2Rs 4.38-41. A sunamita, 2Rs 8 . 1-2 .


FONTE DE PESQUISA:

Comentário Bíblico Popular - Novo Testamento
Comentário Bíblico Esperança Novo Testamento
Comentário Bíblico Willian Barclay Novo Testamento
Biblia de Estudo Pentecostal
Comentário Bíblico Wiersb - Velho Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário