Seguidores

terça-feira, 8 de setembro de 2015

A ORGANIZAÇÃO DE UMA IGREJA LOCAL - LIÇÃO 11 COM SUBSIDIOS


Resultado de imagem para capa lição cpad 2015


SUBSIDIO ELABORADO PELO EVANGELISTA: NATALINO ALVES DOS ANJOS. PROFESSOR NA E.B.D e PESQUISADOR. MEMBRO DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÃO - CAMPO DE GUIRATINGA - MATO GROSSO



Lições Bíblicas CPAD    -   Adultos
 3º Trimestre de 2015

Título: A Igreja e o seu Testemunho — As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima

Lição 11: A organização de uma Igreja local
Data: 13 de Setembro de 2015

TEXTO ÁUREO
 “Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei” (Tt 1.5).

VERDADE PRÁTICA
 A igreja local deve subordinar-se à orientação de Deus, através de sua Palavra, que é o “Manual de Administração Eclesiástica” por excelência.

LEITURA DIÁRIA
 Segunda — At 18.11
Um ano e meio ensinando a poderosa Palavra de Deus
 Terça — At 18.23
Indo de um lugar para o outro animando os irmãos
 Quarta — Ef 5.19
Animando os irmãos com salmos, hinos e canções espirituais
 Quinta — Mt 28.19,20
A ordenança do Senhor Jesus para que a Igreja ensine a todos
 Sexta — 1Co 4.1,2
A fidelidade dos servidores de Cristo Jesus
Sábado — Rm 16.5; 1Co 16.19
Saudação aos crentes que se reuniam nas casas dos irmãos

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
 Tito 1.4-14.
 4 — a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
5 — Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
6 — aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
7 — Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
8 — mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante,
9 — retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes.
10 — Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
11 — aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância.
12 — Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.
13 — Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé,
14 — não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.

HINOS SUGERIDOS
 53, 442 e 448 da Harpa Cristã

OBJETIVO GERAL

Apresentar os requisitos bíblicos para formar um ministro do Evangelho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Explicar o panorama da epístola a Tito.
II. Conscientizar sobre as qualificações dos pastores segundo a epístola.
III. Destacar a percepção de pureza que a epístola apresenta.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

Caro professor, é importante que você compreenda e ressalte para os alunos o objetivo da epístola de Tito: Aconselhar o jovem pastor sobre a tarefa de “pôr em ordem” o que Paulo havia deixado inacabado nas igrejas de Creta. Outro ponto importante é saber que essa epístola tem algumas características especiais: (1) Ela possui dois resumos sobre a natureza da salvação em Jesus Cristo (2.11-14; 3.4-7); (2) A igreja e o ministério de Tito deveriam estar edificados sobre firmes alicerces espirituais e éticos (2.11-15); (3) Contém uma das duas listas do Novo Testamento sobre as qualificações necessárias ao ministério de uma igreja (1.5-9; cf. 1Tm 3.1-13). Além dessas informações, para aprofundá-las, pesquise em bons comentários bíblicos sobre o panorama dessa epístola.

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

Com esta lição estaremos iniciando o estudo da Epístola de Tito. Timóteo recebeu a incumbência de exortar uma igreja que estava sofrendo com os ataques dos falsos mestres. A missão de Tito era semelhante a de Timóteo, mas com um encargo a mais, que foi o de estabelecer presbíteros, “em cada cidade”, pondo “em ordem” a Igreja. Paulo mostra, na Carta a Tito, que não era apenas pregador, ensinador e “doutor dos gentios”, mas também um administrador eclesiástico.


PONTO CENTRAL

A epístola de Paulo a Tito demonstra com vigor as qualificações honestas para quem se pretende pastor.


I. A EPÍSTOLA ENVIADA A TITO

1. O intento da Epístola. Qual era o principal propósito da Epístola de Tito? O objetivo de Paulo era dar conselhos ao jovem pastor Tito a respeito da responsabilidade que ele havia recebido. Tito recebeu a incumbência de supervisionar e organizar as igrejas na ilha de Creta. Paulo havia visitado a ilha com Tito e o deixou ali com esta importante incumbência (v.5).

2. Data em que foi escrita. Acredita-se que foi escrita no ano de 64.d.C., aproximadamente. A carta a Tito foi escrita na mesma época da Primeira Carta a Timóteo. Provavelmente foi redigida na Macedônia, durante as viagens que Paulo fez quando esteve sob a custódia dos romanos.

3. Um viver correto. Como ministro do evangelho, Paulo exige ordem na igreja e que os irmãos vivam de maneira correta, santa. Segundo a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, a ilha de Creta era conhecida pela preguiça, glutonaria e maldade de seus habitantes. Ao aceitar a Cristo como Salvador, o novo convertido torna-se santo pela lavagem da regeneração do Espírito (Tt 3.5), por meio da Palavra de Deus (Ef 5.26). A santificação é também um processo gradual e contínuo que conduz ao aperfeiçoamento do caráter e da vida espiritual do crente, tornando-o participante da natureza divina (2Pe 1.4). Sem a santificação, jamais alguém verá a Deus (Hb 12.14).


 SÍNTESE DO TÓPICO (I)

A epístola objetivava dar instruções ao jovem pastor Tito a respeito da responsabilidade que ele havia recebido de Paulo. A carta foi escrita aproximadamente em 64 d.C..


 SUBSÍDIO TEOLÓGICO
 “Tito, como 1 e 2 Timóteo, é uma carta pessoal de Paulo a um dos seus auxiliares mais jovens. É chamada de ‘epístola pastoral’ porque trata de assuntos relacionados com ordem e o ministério na igreja. Tito, um gentio convertido (Gl 2.3), tornou-se íntimo companheiro de Paulo no ministério apostólico. Embora não mencionado nominalmente em Atos (por ser, talvez, irmão de Lucas), o grande relacionamento entre Tito e o apóstolo Paulo vê-se (1) nas treze referências a Tito nas epístolas de Paulo, (2) no fato de ele ser um dos convertidos e fruto do ministério de Paulo (1.4; como Timóteo), e um cooperador de confiança (2Co 8.23), (3) pela sua missão de representante de Paulo em pelo menos uma missão importante a Corinto durante a terceira viagem missionária do apóstolo (2Co 2.12,13; 7.6-15; 8.6,16-24), e (4) pelo seu trabalho como cooperador de Paulo em Creta (1.5)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD, 1995, pp.1886-87).

II. O PASTOR PRECISA PROTEGER O REBANHO DE DEUS
 1. Qualificação dos pastores. Em sua carta a Tito, Paulo enfatiza as qualificações do bispo, em relação a família, como homem casado, fiel à sua esposa e na criação de seus filhos de forma exemplar (v.6). Paulo diz que os filhos dos ministros, presbíteros ou pastores, não devem ser “acusados de dissolução”, nem de serem “desobedientes”. No original, tais adjetivos vêm de anupotaktos, “não sujeito”, “indisciplinado”, “desobediente”. O exemplo mau dos filhos do sacerdote Eli é referência negativa para a família dos pastores (1Sm 2.12,31). Paulo mostra que o bispo deve ser uma pessoa íntegra, irrepreensível, “como despenseiro da casa de Deus” (v.7). Por outro lado, ensina também que o bispo não pode ser “soberbo”, “iracundo”, “dado ao vinho”, “não espancador”, “cobiçoso de torpe ganância” (vide os mercantilistas na atualidade que só trabalham por dinheiro). Paulo instrui que o obreiro precisa ser “[...] dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante” (Tt 1.8).

2. Crentes, porém problemáticos. Paulo ressalta o respeito que o presbítero deve ter à doutrina e a autoridade ministerial para argumentar com os contradizentes (vv.9,10). Entre os crentes da igreja de Creta, haviam os “complicados” e “contradizentes”, “faladores”, tipos não raros em igrejas nos tempos presentes. Mas o apóstolo indicou a maneira de tratá-los. Aos contradizentes e desobedientes ao ensino da Palavra de Deus, Paulo demonstra não ter nenhuma afinidade com eles, pois são perigosos, não só para a igreja local, mas para as famílias cristãs, e devem receber a admoestação e repreensão à altura: “[...] aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância” (v.11). O fato de tais falsos crentes terem espaço para transtornar “casas inteiras” se devia à realidade das igrejas cristãs em seus primórdios. Elas funcionavam, em grande parte, nas residências dos convertidos (Rm 16.5; 1Co 16.19; Cl 4.15). Além de desordenados, eles são “faladores” e murmuradores.

3. Não dar ouvidos a ensinos falsos. Tito, na condição de “supervisor”, estabelecendo igrejas, “de cidade em cidade”, tinha que ministrar a palavra de edificação e advertência contra os falsos cristãos. Deveria repreendê-los de modo veemente. Na verdade, eles eram desviados da verdade. Mais adiante, Paulo resume como tratar os desviados e hereges: “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o” (Tt 3.10).

SÍNTESE DO TÓPICO (II)
 A qualificação dos pastores, segundo a epístola, é fundamental ser observada para que sejam competentes no relacionamento com os crentes problemáticos.


SUBSÍDIO TEOLÓGICO
 “As qualificações dos presbíteros (1.6-9)
As qualificações no verso 6, de acordo com o idioma original, são condições ou questões indiretas relativas aos candidatos que estão sendo considerados para o ministério. O grego traduz literalmente: ‘Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução [desperdício de dinheiro] nem são desobedientes’ — este pode ser considerado como um candidato ao presbitério.
Paulo parece estar usando as palavras ‘ancião/presbítero’ (presbyteros, v.5) e ‘líder/bispo’ (episkopos, v.7) de modo intercambiável. Neste primeiro período da história da Igreja, os ofícios ministeriais eram variáveis e indistintos.
Paulo chama os bispos de ‘despenseiros da casa de Deus’. Os despenseiros (pessoas encarregadas de administrar os negócios de uma casa) eram bem conhecidos daqueles que viveram no primeiro século. Uma vez que tais pessoas tinham perante o dono da casa a responsabilidade de cuidar desta, era necessário que fossem irrepreensíveis. Note também que os bispos não são simplesmente responsáveis perante Deus como seus servos, cuidando das coisas de Deus” (Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2004, p.1509).



III. A PERCEPÇÃO DA PUREZA PARA OS PUROS E PARA OS IMPUROS

1. Tudo é puro para os puros (v.15). Paulo diz que “todas as coisas são puras para os puros” (Tt 1.15), pois esses procuram viver segundo a Palavra de Deus. Aqueles que vivem de modo santo não veem mal em tudo, pois seus olhos são bons, santos. Isso é reflexo de suas mentes e corações bondosos. Deus nos chamou para sermos santos em todas as esferas e aspectos da nossa vida (1Pe 1.15). Quem despreza esse ensino não despreza ao homem, mas sim a Deus.

2. Nada é puro para os impuros (v.15). De fato, para os “contaminados e infiéis”, tudo o que eles pensam e praticam é de má natureza. O motivo pelo qual “nada é puro para os contaminados” é porque “confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra” (v.16). Esses são hipócritas e maliciosos, pois dizem uma coisa e fazem outra.

3. Conhecem a Deus, mas o negam com as atitudes (v.16). Atualmente muitos dizem conhecer a Deus, porém, se olharmos para suas atitudes veremos que estes nunca conheceram ao Senhor. A nossa conduta revela a nossa fé e o nosso relacionamento com Deus. O que as pessoas aprendem com você ao observar a sua conduta na igreja e fora dela?

SÍNTESE DO TÓPICO (III)
 O apóstolo admoesta que para os puros, tudo é puro; para os impuros, nada é puro. Há quem diga que conhece a Deus, mas o nega com suas atitudes: isso é perfeitamente possível.

CONCLUSÃO
 A administração de uma igreja requer a observância de preceitos e diretrizes, emanadas da Palavra de Deus, o maior e melhor “manual de administração eclesiástica”. Por isso, Paulo escreveu três cartas pastorais, visando o estabelecimento, a organização e o crescimento sadio da Igreja do Senhor Jesus.

PARA REFLETIR
 A respeito das Cartas Pastorais:

Qual era o propósito da Epístola de Tito?
Dar conselhos ao jovem pastor Tito a respeito da responsabilidade que ele havia recebido.

Qual era a incumbência de Tito?
Supervisionar e organizar as igrejas na ilha de Creta.

Em que ano a Epístola de Tito foi escrita?
Aproximadamente no ano 64 d.C.

Por que para os puros tudo é puro?
Pois estes procuram viver segundo a Palavra de Deus.

Por que nada é puro para os impuros?
Porque “confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra” (v.16).

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
 A organização de uma igreja local
 Segundo os estudiosos, a epístola do apóstolo Paulo a Tito foi escrita aproximadamente no 64 d.C., e provavelmente, foi redigida na Macedônia, uma província que fazia fronteira com a Grécia. Por certo, a carta foi escrita no tempo em que Paulo estava sob a custódia dos soldados romanos.
Nesta epístola, podemos dizer que há pelo menos quatro assuntos principais ensinado pelo apóstolo Paulo: 

(1) O ensino sobre o caráter e as qualificações espirituais necessárias a todos os que são separados para o ministério na igreja — isto é, “homens piedosos”, “de caráter cristão comprovado” e “bem sucedidos na direção da sua família” (1.5-9); 

(2) estímulo a Tito para ensinar a “sã doutrina”, repreender e silenciar os falsos mestres (1.10—2.1); 

(3) descrição de Paulo para Tito do devido papel dos anciões (2.1,2), das mulheres idosas (2.3,4), das mulheres jovens (2.4,5), dos homens jovens (2.6-8) e dos servos (2.9,10) na comunidade cristã em Creta; 

(4) por último, o apóstolo enfatiza que as boas obras e uma vida de santidade a Deus são o devido fruto da fé genuína (1.16; 2.7,14).

Mediante essa lista de requisitos, notamos o quanto é importante que, em primeiro lugar, quem se sente vocacionado para um chamado ministerial, acima de tudo, seja reconhecido pela Igreja de Cristo. O ministério na vida de uma pessoa não é algo oculto, ou de conhecimento apenas para quem o deseja, mas é manifesto, reconhecido pela comunidade local a quem ele serve. O ministério de Deus na vida de um vocacionado também não é confirmado por uma só pessoa, mas confirmado e aprovado pela Igreja de Cristo reunida naquela comunidade local. O ministério vocacional de um escolhido por Deus, que ama o Senhor acima de todas as coisas, tem de ser reconhecido pelo Corpo de Cristo, a igreja local.

Mas é preciso a igreja local saber discernir quem é de quem não é vocacionado para o ministério. Para isso, o nosso Deus manifestou a sua vontade nas Escrituras por intermédio do apóstolo Paulo sobre as características de como deve ser uma pessoa vocacionada para o santo ministério. A Igreja de Cristo não pode se furtar dessa responsabilidade, pois segundo a herança da tradição da Reforma Protestante: não há um sacerdote como representante de Deus para o povo; muito pelo contrário, em Cristo, todos somos sacerdotes, a nação santa e o povo adquirido para propagar o Evangelho.


SUBSIDIOS

UM COLABORADOR FIEL
Tito 1:1-4 (continuação)
Não sabemos muito a respeito de Tito, a quem esta Carta se dirige, mas por diversas referências a ele, surge a descrição de um dos ajudantes mais valiosos e em quem Paulo mais confiava. Paulo o chama "verdadeiro filho", de modo que é muito provável que Paulo mesmo o tenha convertido, possivelmente em Icônio.

Tito foi o acompanhante de uma época difícil e má. Quando Paulo visitou Jerusalém, uma Igreja que suspeitava dele e que estava preparada para desconfiar dele e ter aversão dele, foi Tito a quem levou com ele, junto a Barnabé (Gálatas 2:1). Um dos amigos de Dundas, o famoso escocês, disse a respeito dele: "Dundas não é um orador; mas sairá para acompanhar você no pior dos tempos". Tito era assim. Quando Paulo devia enfrentar algo, Tito estava a seu lado.

Tito era o homem para qualquer tarefa dura. Quando o problema em Corinto tinha chegado a seu clímax, Paulo enviou Tito a esta Igreja com uma das Cartas mais severas que escreveu (2 Coríntios 8:16). Tito claramente tinha a fortaleza mental e a dureza de fibra que lhe permitia enfrentar e dirigir uma situação difícil. Há dois tipos de pessoas: as que podem fazer com que uma situação má piore, e as que conseguem fazer ordem do caos e paz da contenda. Tito era a pessoa para ser enviada a um lugar onde houvesse problemas.

Tito tinha o dom da administração prática. Paulo o escolheu para organizar a coleta para os membros pobres da Igreja de Jerusalém (2 Coríntios 8:6, 10). É claro que Tito não tinha o dom da oratória, mas era um homem para a administração de tarefas práticas. A Igreja deveria agradecer a Deus pela gente a qual recorremos quando queremos que se faça bem um trabalho.

Paulo chama Tito com certos grandes nomes.
Chama-o seu verdadeiro filho. Isso deve significar que Paulo o tinha convertido, era seu filho na fé (Tito 1:4). Nada neste mundo dá  mais prazer a um pregador e a um mestre que ver alguém a quem ele ensinou e capacitou, convertendo-se numa pessoa útil dentro da Igreja. Tito era o filho que trazia alegria ao coração de Paulo, seu pai na fé.

Chama-o seu irmão (2 Coríntios 2:13) e companheiro e colaborador (2 Coríntios 8:23) O grande dia para um pregador ou um mestre é aquele em que seu filho na fé se converte em seu irmão na fé, quando aquele que ensinou, treinado e nutrido está capacitado para tomar seu lugar no trabalho da Igreja, não já como um menor mas sim como um igual.

Diz que Tito procedia com o mesmo espírito (2 Coríntios 12:18). Paulo sabia que Tito consideraria as coisas da mesma maneira que ele o teria feito. Feliz é o homem que tem um lugar-tenente a quem pode confiar sua tarefa, seguro de que estará feita da mesma maneira em que ele teria gostado de fazê-la.

Paulo dá a Tito uma grande missão. Envia-o a Creta para ser exemplo para os cristãos que ali havia (Tito 2:7). O maior elogio que Paulo outorgou a Tito foi o de enviá-lo a Creta, não a falar a respeito do que deveria ser um cristão, mas sim a mostrá-lo. Não poderia haver uma responsabilidade nem um carinho maior que esse.

Foi feita uma sugestão muito interessante. 2 Coríntios 8:18 e 2 Coríntios 12:18 diz que quando Tito foi enviado a Corinto outro irmão o acompanhou. Na passagem anterior esse irmão é descrito como ao "irmão que todas as Igrejas elogiam". Identifica-se usualmente a esse irmão com Lucas; e sugeriu-se que Tito era o irmão de Lucas. É um fato estranho que nunca se mencione a Tito em Atos; mas sabemos que Lucas escreveu Atos, e que muitas vezes relata a história na primeira pessoa do plural: "Fizemos isto", ou "Fizemos aquilo, e sugeriu-se que nestas passagens inclui a Tito. Não podemos dizer como certo se tal sugestão é correta, mas certamente Tito e Lucas se parecem no fato de que ambos eram homens para o serviço prático.
Na Igreja Ocidental Tito é lembrado em 4 de janeiro, e na Oriental em 25 de agosto.

O ANCIÃO DA IGREJA
Tito 1:5-7
Já estudamos em detalhe as qualidades de um ancião tal como estão apresentadas por Paulo em 1 Timóteo 3:1-7. Portanto, não é necessário que as examinemos em detalhe novamente.
Paulo tinha tido sempre o costume de ordenar anciãos nem bem se fundava uma igreja (Atos 14:23). Creta era uma ilha em que havia muitas cidades. Homero a chamava "Creta das cem cidades". A Igreja cristã necessita uma organização e líderes. Paulo tinha o princípio de que se devia alentar e treinar a suas pequenas igrejas para que pudessem serem suficientes a si mesmos o antes possível.
Nesta lista esta lista repetida das qualidades de um ancião, acentua-se especialmente uma coisa. O ancião deve ser uma pessoa que tenha ensinado e treinado a sua própria família na fé. O Concílio de Cartago estabeleceu mais tarde: "Os bispos, os anciãos e os diáconos não serão ordenados em suas funções antes de ter feito com que todos os de sua casa sejam membros da Igreja". O cristianismo começa em casa. Não há virtude no homem nem na mulher que por estar tão ocupados na tarefa pública descuidam seu próprio lar. Todo o serviço da igreja no mundo não compensará a negligência na própria família.

Paulo utiliza uma palavra muito vívida. A família de um ancião deverá ser tal que não se a possa acusar de dissolução. A palavra grega é asotia. O homem asotos é aquele incapaz de economizar; é o homem gastador e extravagante, que dedica seu caudal aos prazeres pessoais. É a palavra utilizada em Lucas 15:13 para referir-se à vida desenfreada do filho pródigo. O homem que é asotos destrói sua riqueza e finalmente se arruína a si mesmo. Aristóteles, o maior dos mestres de ética da Grécia, sempre descreveu uma virtude como o meio entre dois extremos; a virtude para ele era sempre o feliz termo médio. Por um lado está a avareza, e por outro a asotia, a extravagância esbanjadora e egoísta. A   casa de um ancião nunca deve ser culpada de dar mau exemplo de esbanjamento descuido e pródigo nos prazeres pessoais.

Ainda mais, a família de um ancião não deve ser rebelde. Nada pode compensar a falta de controle paterno. A criação dos filhos, em última instância, está nas mãos do pai, e não há substitutos para a formação que só um pai pode dar. Falconer cita um dito a respeito da casa de Tomé Mouro: "Controla a sua família com facilidade: sem tragédias, sem discussões. Se for iniciada uma disputa, resolve-a em seguida. Toda sua casa respira felicidade, e tudo aquele que entra nela os encontra na melhor disposição de receber seu visita." O verdadeiro campo de formação para o ancião está tanto no lar como na Igreja.

O QUE O ANCIÃO NÃO DEVE SER
Tito 1:7
Este é um resumo das qualidades que não deve possuir um ancião da Igreja; sua vida deverá estar livre delas. Cada uma das palavras utilizadas aqui é muito descritiva. Consideremos uma a uma.

(1) Não deve ser soberbo. A palavra grega é authades, que significa literalmente sentir prazer em si mesmo. O homem authades foi descrito como alguém que está tão contente consigo mesmo que não se agrada de ninguém, nem se preocupa com agradar a ninguém. R. C. Trench diz que tal pessoa: "Obstinadamente defende sua própria opinião, ou afirma seus próprios direitos, enquanto descuida os direitos, as opiniões e os interesses dos demais."
Os escritores de ética gregos tinham muito a dizer a respeito desta falta de authadeia. Aristóteles, que definiu sempre a virtude como o termo médio entre os extremos, pôs num extremo o homem que agrada a todos (areskos) e no outro aquele que não agrada a ninguém (authades), e entre ambos o homem que tem na vida uma dignidade verdadeira e própria (semmos). Disse do authades que é a pessoa que não conversa nem se relaciona com ninguém. Eudemo disse que o authades era a   pessoa que "não regula sua vida com respeito a outros, mas sim despreza". Eurípides disse que o authades era brusco com seus concidadãos porque discriminava segundo a cultura. Filodemo disse que sua personalidade estava composta por partes iguais de presunção, arrogância e desprezo. Sua presunção o fazia pensar muito de si mesmo, seu desprezo o fazia pensar que outros eram pouca coisa; e sua arrogância o fazia agir baseando-se em sua estimativa de si mesmo e não dos demais.
Claramente a pessoa authades é desagradável. É uma pessoa intolerante, que condena tudo o que não pode compreender, que pensa que não há outra forma de fazer as coisas que não seja a sua, que crê que não existe outro caminho ao céu que não seja o seu, que descuida os sentimentos dos demais e despreza as crenças dos outros. Tal qualidade, como disse Lock: "É fatal para os homens livres." Nenhum homem cujo caráter seja depreciativo, arrogante e intolerante está capacitado para ser funcionário da Igreja.

(2) Não deve ser iracundo. A palavra grega é orgilos. Há duas palavras gregas que significam irritação. Uma é thumos, que vem de uma raiz que significa ferver. Thumos é a irritação que estala rapidamente, e se calma da mesma maneira, como o fogo na palha. Está orge, que é substantivo conectado com o adjetivo orgilos. Orge significa irritação crônica. Não é a irritação repentina, mas sim a ira que se alimenta para mantê-la desperta. Um rapto de irritação é algo desventurado; mas esta ira de longa vida, alimentada deliberadamente e mantida a propósito é ainda pior. O homem que nutre dentro de seu coração uma ira de longa vida contra outros não está preparado para ser funcionário da Igreja.

(3) Não deve ser dado ao vinho. A palavra em grego é paroinos, que significa literalmente ser indulgente com o vinho. Mas a palavra ampliou seu significado até que chegou a descrever toda conduta ultrajante. Os judeus, por exemplo, utilizavam-na para referir-se à conduta dos judeus que se tinham casado com mulheres midianitas; os   cristãos para referir-se àqueles que tinham crucificado a Cristo. A palavra descreve o caráter do homem que, até em seus momentos sóbrios age com a falta de autocontrole e a atrocidade de um homem bêbado.

(4) Não deve ser espancador. A palavra é plektes, que significa literalmente espancador. Pareceria que na Igreja primitiva havia bispos muito ciumentos que corrigiam os membros que se desviavam do rebanho, com violência física, porque o Cânon Apostólico estabelecia: ''Ordenamos que se deponha o bispo que espanca um crente que tenha errado." Pelágio diz: "Não se pode espancar aquele que seja discípulo de Cristo, quem, ao ser golpeado, não respondeu com nenhum golpe." Os gregos mesmos ampliaram o significado desta palavra para incluir, não só a violência na ação, mas também a violência na palavra. A palavra chegou a referir-se a uma pessoa que intimida os seus semelhantes, e esta bem poderia ser a tradução em nossa passagem. O homem que abandona o amor e recorre à violência na ação ou na palavra não está preparado para ser um funcionário da Igreja cristã.

(5) Não deve ser ambicioso de lucros desonestos. A palavra é aischorokerdés, e descreve a pessoa que não se preocupa dos meios que usa para ganhar dinheiro, enquanto o faça. Acontece que os cretenses eram famosos por esta falta. Polibio disse: "São tão dados a obter lucros desonestos que entre os cretenses não se considera desonesto nenhum tipo de lucro." Plutarco disse referindo-se a eles que se apegavam ao dinheiro como as abelhas ao mel. Os cretenses consideravam os lucros materiais como muito mais importantes que a honestidade e a honra; não lhes importava quanto lhes havia custado seu dinheiro. O cristão sabe que há coisas que custam muito. O homem cujo único fim na vida é acumular bens materiais, deixando de lado como o faz, não está preparado para ser funcionário da Igreja cristã.

O QUE O ANCIÃO DEVE SER
Tito 1:8-9
A passagem anterior estabelece as coisas que um ancião da Igreja não deve ser, e esta passagem estabelece o que deve ser. Estas qualidades necessárias se agrupam em três seções.
(1) Em primeiro lugar, estão as qualidades que um ancião da Igreja deve mostrar perante outras pessoas. Deve ser hospedador. Em grego a palavra é philoxenos, que significa literalmente amante das pessoas estranhas. No mundo antigo havia sempre muita gente que viajava. As pousadas antigas eram famosas por serem caras, sujas e imorais. Era essencial que o cristão que viajava encontrasse uma porta aberta nos lares da comunidade cristã. Até o dia de hoje não há ninguém que necessite mais da fraternidade cristã que o estranho num lugar desconhecido. A segunda palavra que se utiliza é philagathos, que significa amante das coisas boas, ou da gente boa, e que Aristóteles utiliza no sentido de altruísta ou seja, amante das boas ações. Não temos que escolher entre estes três significados, estão todos incluídos nesta palavra. O funcionário cristão deve ser uma pessoa cujo coração responda ao bem que há em toda pessoa, em qualquer lugar e em qualquer ação em que a encontre.

(2) Em segundo lugar, vem um grupo de termos que nos assinalam as qualidades que o funcionário cristão deve ter dentro de si mesmo. Deve ser sóbrio (sophron). Eurípides chama esta qualidade "o melhor dom que os deuses deram aos homens". Sócrates a chama "a pedra basal da virtude". Xenofonte diz que era o espírito que evitava o mal, não só quando o mal podia ser visto, mas também quando ninguém o podia perceber. Trench a define como "o domínio completo sobre as paixões e os desejos, de modo que não lhes seja permitido ir além do que a lei e a razão correta admitiam e passavam". É o adjetivo que se aplica à pessoa, como diziam os próprios gregos: "cujos pensamentos salvam". O funcionário cristão deve ser uma pessoa que utilize e controle   sabiamente cada instinto e cada paixão de seu ser. Deve ser dikaios, que significa justo. Os gregos definiam o homem justo como aquele que dá aos homens e aos deuses o que lhes corresponde. O funcionário cristão deve ser tal que outorgue aos homens o respeito e a Deus a reverência que lhes corresponde. Deve ser santo (hosios). A palavra grega é difícil de traduzir, porque descreve o homem que reverencia a decência fundamental da vida, as coisas que vão além de qualquer lei ou norma feita pelo homem. Deve ser dono de si mesmo. A palavra grega é egkrates, que descreve a pessoa que obteve o completo autocontrole. Qualquer pessoa que sirva a outros deve, em primeiro lugar, dominar-se a si mesmo.
(3) Finalmente, há uma descrição das qualidades do funcionário cristão dentro da Igreja. Deve poder exortar os membros da Igreja. A marinha inglesa tem um regulamento que diz que nenhum oficial falará com desalento a nenhum outro oficial enquanto leva a cabo seus tarefas. Sempre há algo equivocado na religião, pregação ou ensino que tem o efeito de desalentar a outros. A função do verdadeiro mestre e pregador cristão não é a de levar o homem ao desespero mas sim a de alentá-lo na esperança. Deve poder convencer os que se opõem à fé. A palavra grega é elegchein e tem muito significado. Quer dizer lhe responder a uma pessoa de tal maneira que se veja obrigada a ver e admitir seus erros.

Trench diz que significa: "Repreender a outra pessoa, com um desdobramento tão efetivo das armas vitoriosas da verdade, que o leve sempre à confissão de fé, ao menos à convicção de seu pecado." Demóstenes disse que descreveria a situação em que uma pessoa demonstra a verdade irrefutável das coisas que disse. Aristóteles disse que significa provar que as coisas não podem ser de outra maneira a que se assinalou. A resposta cristã significa muito mais que desafiar. Significa muito mais que jogar numa pessoa palavras irritantes e condenatórias. Significa falar a ela de tal maneira que veja o erro de seu caminho e aceite a verdade. O fim da reprimenda cristã não é a de  humilhar mas sim a de permitir que a pessoa veja, reconheça e admita o dever e a verdade às quais foi cego ou desobediente.

OS FALSOS MESTRES DE CRETA
Tito 1:10-11
Aqui temos uma descrição dos falsos mestres que estavam causando problemas em Creta. Os piores eram aparentemente judeus. Estes judeus tentavam persuadir os conversos cretenses de duas coisas. Uma era a idéia de que a simples história de Jesus e a Cruz não era suficiente, mas sim para ser realmente sábios necessitavam todas as histórias sutis, e as longas genealogias, e as alegorias elaboradas dos rabinos. O que é pior, ensinavam-lhes que a graça não é suficiente, mas sim para ser realmente bons teriam que ter em conta todas as normas e regulamentos a respeito das comidas e as lavagens que eram tão características no judaísmo. O perigo destes falsos mestres era que buscavam persuadir os homens, dizendo que necessitavam algo mais que Cristo e a graça para ser salvos. Eram intelectuais para aqueles que a verdade de Deus era muito simples e muito boa para ser certa.
As características destes falsos mestres se mencionam uma por uma.
Eram contumazes; eram soldados infiéis que não queriam obedecer as ordens. Não queriam aceitar a guia da Igreja; não queriam aceitar seu credo; não queriam aceitar o controle da Igreja. É perfeitamente certo que a Igreja não busca impor sobre os homens uma uniformidade de crenças, nem pede aos homens que abandonem suas próprias mentes e deixem que a Igreja pense por eles; mas há certas coisas em que a pessoa deve crer para ser cristão, e o maior destas é a suficiência de Cristo. Quando alguém questiona isto, deve ser silenciado na Igreja. Até dentro da Igreja Protestante não se eliminou a disciplina.

Eram faladores de vaidades; a palavra é mataiologoi, e o adjetivo mataios, vão, vazio, inútil, era aplicado à adoração pagã. A idéia   principal é que se refere a um tipo de adoração que não produz o bem na vida. Esta gente em Creta falava muito, mas toda sua conversa era ineficaz para levar alguém mais um passo perto da bondade. Os cínicos estavam acostumados a dizer que todo o conhecimento que não podia ser aproveitado pela virtude era vazio e vão. O mestre que simplesmente provê a seus alunos de um fórum para o prazer intelectual e a discussão especulativa ensina em vão.
Eram enganosos. Em lugar de levar os homens à verdade, afastavam-nos dela. Em lugar de afirmar as pessoas na fé, lentamente as desgastavam.

Seu ensino transtornava casas inteiras. Há duas coisas que devemos notar aqui. Em primeiro lugar, seu ensino era fundamentalmente trastornador. É certo que a verdade deve muitas vezes fazer com que se reconsiderem idéias aceitas. É certo que o cristianismo não escapa às dúvidas e às perguntas, mas sim as enfrenta de maneira justa. É certo que a verdade muitas vezes sacode o homem mentalmente; mas também é certo que o ensino que termina em nada mais que dúvida e questionamentos é um mau ensino. No verdadeiro ensino, da confusão mental deveria surgir no final uma segurança nova e maior. Em segundo lugar, transtornavam casas inteiras. Isto quer dizer que tinham uma má influência sobre a vida familiar. Qualquer ensino que tenda a desbaratar a família é falsa. A Igreja cristã está edificada sobre a base da família cristã.

Seu ensino tinha como fim o lucro. Importava-lhes mais o que obteriam das pessoas a quem ensinavam que o que podiam semear nelas. Parry disse que esta é sem dúvida a tentação que espreita o mestre profissional. Quando um mestre ou um pregador considera sua função como uma forma de obter progresso e lucro pessoais, encontra-se numa condição perigosa.
Devemos notar nesta passagem um ponto final. A estes homens é preciso fazê-los calar. Isto não implica que os deve silenciar pela violência ou a perseguição. A palavra grega utilizada (epistomizein)   significa tampar a boca, mas converteu-se na palavra corrente para dizer silenciar uma pessoa com a razão. A maneira de combater o ensino falso é oferecer o verdadeiro e único ensino irrefutável de uma vida cristã.

UMA MÁ REPUTAÇÃO
Tito 1:12
Ninguém tinha uma reputação pior no mundo antigo que os cretenses. Os povos de pior fama no mundo antigo eram os cretenses, os silicianos e os capadocios. Os cretenses eram famosos como bêbados, insolentes, mentirosos, indignos de confiança alguma e glutões.
Sua avareza era proverbial. Polibio disse: "Os cretenses devido a sua avareza inata, vivem num estado perpétuo de disputa privada, contenda pública e luta civil... e em poucos lugares se encontrarão pessoas mais enganosas e falsas que os cretenses." Escreve a respeito deles: "O dinheiro é tão valorado entre eles, que não só se pensa que é necessário possuí-lo, mas sim é altamente recomendado fazê-lo; e em realidade a cobiça e a avareza são tão nativas em Creta, que são os únicos no mundo entre os que todas as afrontas têm que ver com lucros."

Polibio nos fala a respeito de um certo pacto que um traidor chamado Bolis fez com um dirigente chamado Cambilo, que era também cretense. Bolis aproximou-se de Cambilo "com toda a sutileza de um cretense". "Este foi então o tema da discussão entre eles, num verdadeiro espírito cretense. Nunca tomaram em consideração salvar à pessoa em perigo, nem suas obrigações de honra para com aqueles que lhes tinham confiado a empresa, mas sim confinaram a discussão totalmente a questões de sua própria segurança e de sua própria vantagem. Como ambos eram cretenses não demoraram muito em chegar a um acordo unânime." O desprezo do historiador grego por estes cretenses se respira através de toda a passagem.

Tão famosos eram os cretenses que os gregos chegaram a criar um verbo kretizein, ser cretino, que significava mentir e enganar; e tinham   um provérbio: kretizein pros Kreta, ser cretino contra Creta, que significava contrapor mentira a mentira, assim como um diamante corta a outro.
A citação que faz Paulo é em realidade do poeta grego chamado Epimênides. Viveu cerca do ano 600 a.C. e foi considerado como um dos sete sábios da Grécia. A primeira frase: "Os cretenses são sempre mentirosos", ficou famosa por meio de outro e igualmente famoso poeta chamado Calímaco. Em Creta havia um monumento que se chamava A Tumba de Zeus. Obviamente o maior dos deuses não podia morrer e ser enterrado numa tumba, e Calímaco citou isto como um exemplo perfeito da mentira cretense. Os cretenses eram famosos por serem mentirosos, enganadores, glutões e traidores.
Aqui precisamente está o ponto bonito. Sabendo isto, e havendo-o experimentado, Paulo não diz a Timóteo: "Deixa-os sozinhos, não há esperança para eles e todos sabem." Diz: "São maus e todos sabem. Vá lá e converta-os." Há poucas passagens que demonstram desta maneira o otimismo do evangelista e missionário cristão, que se nega a considerar a ninguém como irremediável. Quanto maior é o mal, maior é o desafio. Os cristãos estão convencidos de que não há nenhum pecado demasiado grande para que a graça de Jesus Cristo o enfrente e o conquiste.

OS PUROS DE CORAÇÃO
Tito 1:13-16
A grande característica da fé judia era suas milhares de normas e regras. Isto, isso e aquilo era marcado e assinalado como impuro; esta, essa e aquela comida eram consideradas tabu; quando o judaísmo e o gnosticismo se uniam, até o corpo chegava a ser impuro, e o casamento e os instintos naturais do corpo eram considerados malignos. O resultado inevitável disto era que se criavam constantemente longas listas de pecados. Era pecado tocar isto ou aquilo; era pecado comer esta ou aquela comida; até chegou a ser pecado casar-se e ter filhos. As coisas   que eram boas em si mesmos ou naturais se convertiam em corruptas e contaminadas. Este tipo de mentalidade simplesmente conseguiu converter coisas inocentes em pecados, porque à medida que se criavam mais normas e regras, mais longa se fazia a lista dos possíveis pecados.

De modo que Paulo lança este grande princípio: para o puro todas as coisas são puras. Já havia dito isto ainda mais definidamente em Romanos 14:20. Àqueles que estavam constantemente envoltos em questões de comidas puras e impuras disse: "Todas as coisas são puras." Poderia ser que a frase não fora só um provérbio; poderia ser que se tratasse de uma afirmação de Jesus. Quando Jesus estava falando a respeito destas inumeráveis normas e regras judias, disse: “Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina” (Marcos 7:15).
A mente interior e o coração do homem são os que fazem a diferença. Se alguém for puro em seu coração, todas as coisas são puras para ele. Se for impuro de coração, faz impuro tudo o que pensa, fala ou toca. Este era sem dúvida um princípio que os grandes clássicos tinham assinalado muitas vezes. Horácio disse: "Se a vasilha não for pura, tudo o que se entorne nela virá a ser amargo." Sêneca disse: "Assim como um estômago doente altera toda a comida que recebe, a mente escura converte tudo o que se possa fazer em sua carga e sua ruína. Aos homens maus não chega nada .que seja bom, não lhes chega nada que em realidade não os danifique. Mudam tudo o que tocam em sua própria natureza. E até coisas que seriam de lucro para outros se convertem em coisas perniciosas para eles." A pessoa que tem uma mente suja faz com que todas as coisas sejam sujas. Pode tomar as coisas mais bonitas e cobri-las de uma impureza indecente. Pode ver brincadeiras sujas onde não as há. Mas o homem cuja mente é pura encontra que todas as coisas são puras. É terrível ter na mente essa lente de sujeira e impureza.

Diz-se que tanto a mente como a consciência destes homens estão corruptas. A pessoa chega a tomar suas decisões e a formar suas conclusões utilizando duas faculdades. Usa seu intelecto para pensar as   coisas; usa sua consciência para escutar a voz de Deus. Mas se seu intelecto está torcido e desviado de tal maneira que vê coisas impuras em todas as partes, e se sua consciência está obscurecida e emudecida por seu consentimento contínuo com o mal, então nunca poderá tomar uma decisão correta.

A pessoa deve manter a couraça branca de sua inocência sem mancha. Se deixar que a impureza infecte sua mente, verá todas as coisas através de uma névoa de sujeira. Sua mente manchará todo pensamento que penetra nela; sua imaginação converterá em paixões baixas tudo o que passa por ela; interpretará mal tudo; dará-lhe um duplo significado a cada afirmação; não poderá ver o mundo exceto através da sujeira de sua própria mente. Para escapar da impureza devemos caminhar sempre na presença de Jesus Cristo que tudo limpa.

A VIDA FEIA E INÚTIL
Tito 1:13-16 (continuação)
Quando uma pessoa chega a esta estado de impureza, poderá conhecer a Deus intelectualmente, mas sua vida é uma negação de seu conhecimento de Deus. Três coisas se destacam aqui a respeito de tal pessoa.

(1) É abominável. A palavra é bdeluktos. É uma palavra que se utiliza particularmente para referir-se aos ídolos e imagens pagãs. É a palavra da qual provém o substantivo bdelugma, abominação. Há algo repulsivo na pessoa com uma mente curiosa, inquisitiva e obscena, o tipo de pessoa que faz brincadeiras desprezíveis, e que é um mestre em insinuações sugestivas e sujas. Sempre há uma beleza simples e essencial na pura limpeza; e sempre há desgosto perante a presença daquilo que está manchado, sujo e impuro.

(2) É rebelde. Tal pessoa não pode obedecer a vontade de Deus. Sua consciência está obscurecida, converteu-se em tal coisa que com muita dificuldade pode ouvir a voz de Deus, e menos ainda obedecê-la.   Fez-se incapaz para toda tarefa. Uma pessoa assim não pode ser nada mais que uma influência perniciosa e maligna, e portanto não está preparado para ser um instrumento na mão e propósito de Deus.

(3) Esta é outra forma de dizer que alguém se converteu num homem inútil para Deus e para seus semelhantes. A palavra que se utiliza para reprovado é interessante. É a palavra adokimos. Descreve uma moeda falsificada que está abaixo de seu peso. É usada para referir-se a um soldado covarde que reage com covardia na hora de prova da batalha. É usada para referir-se a um postulante que foi rechaçado, uma pessoa que os cidadãos consideraram como inútil e sem valor. Refere-se à pedra que os construtores desprezaram. Se uma pedra tinha uma falha, a assinalava com uma letra A maiúscula, referindo-se a adokimos, e era deixada a um lado, como imprestável para ocupar um lugar na construção.

A prova última da vida é a utilidade, e se uma pessoa vive pensando e agindo de maneira impura, não é útil nem para Deus nem para seus semelhantes. Em lugar de ajudar na tarefa de Deus no mundo, estorva-a; e a inutilidade sempre chama o desastre.


TITO  1.1 VERDADE, QUE É SEGUNDO A PIEDADE. Aqueles que dizem proclamar o evangelho verdadeiro, devem estar dispostos a ver sua mensagem julgada à luz do seguinte fato: se ela produz ou não piedade na vida dos que a aceitam. Nenhuma igreja ou denominação tem o direito de alegar que a sua mensagem ou doutrina é segundo a "sã doutrina" dos apóstolos (vv. 9; 2 Tm 1.11-14; 2.2; 3.10-12) e "as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tm 6.3) se essa mensagem ou doutrina não leva seus seguidores a uma vida de piedade (1.16 nota; 1 Tm 6.3; Hb 1.9; ver 1 Co 13.1).

TITO  1.2 DEUS, QUE NÃO PODE MENTIR.  Hb 6.18 -  6.18 É IMPOSSÍVEL QUE DEUS MINTA. Porque é "impossível que Deus minta", sua Palavra e promessas a Abraão são infalíveis (v. 14). Essa fidelidade de Deus aplica-se não somente à sua palavra falada a Abraão, mas também à sua palavra na totalidade das Escrituras. Isto é, por serem as Escrituras a inspirada Palavra de Deus, são sumamente verdadeiras e fidedignas. A veracidade da palavra de Deus é inerente nas palavras e frases das Escrituras. Seus escritores foram guiados pelo Espírito Santo para escrever os manuscritos originais de tal maneira que a transmissão da mensagem de Deus à humanidade foi comunicada sem erro.

TITO  1.5 ESTABELECESSES PRESBÍTEROS, COMO JÁ TE MANDEI. Todos os ministérios pastorais devem ter como base a mensagem de Jesus Cristo conforme pregada pelos apóstolos; isso quer dizer, devem fundamentar-se no padrão apostólico dos versículos 5-9 e 3.1-7. O ministério é autêntico somente à medida que conserva a Palavra fiel de conformidade com o ensino do NT (v. 9; At 14.23; ver Ef 2.20).

TITO  1.7 BISPO. As palavras "presbítero" (gr. presbuteros, v. 5) e "bispo" (gr. episkopos, v. 7) são equivalentes e se referem ao mesmo cargo eclesiástico. "Presbítero" indica a maturidade e dignidade espirituais necessárias ao cargo; "bispo" se refere ao trabalho de supervisionar a igreja como administrador da casa de Deus.

TITO  1.7 CONVÉM QUE O BISPO SEJA IRREPREENSÍVEL. Deus requer os mais altos padrões morais para os ministros da Igreja. Deus sabe que se os líderes não forem irrepreensíveis, a igreja se afastará da justiça por causa da falta de exemplos piedosos que sirvam como modelos de vida para o crente.

TITO 1.9 RETENDO FIRME A FIEL PALAVRA. O presbítero não somente deve estar à altura dos padrões morais e espirituais citados em 1.6-8, como também deve comprometer-se a reter firme o testemunho apostólico original a respeito da obra salvífica de Jesus Cristo, amá-la, conhecê-la e dar sua vida por ela. Isso é essencial por duas razões.

(1) Deve saber ensinar, encorajar e exortar com a Palavra de Deus a fim de levar os corações e mentes do povo de Deus à sincera devoção a Cristo, à verdade e à justiça (cf. 2 Tm 4.2).

(2) Deve saber corrigir os que ensinam coisas contrárias às Escrituras, a fim de conduzi-los à verdade (2 Tm 2.24-26). Se recusarem a correção, deverá convencer os demais crentes da igreja quanto à falsidade desses ensinos contrários.

TITO  1.15 TODAS AS COISAS SÃO PURAS. É provável que Paulo esteja falando a respeito da pureza ritual segundo as leis judaicas sobre alimentos (cf. Mt 15.10,11; Mc 7.15; 1 Tm 4.3-5). Alguns ensinadores estavam obcecados em fazer distinção entre comidas "puras" e "impuras" e ensinavam que a devida observância dessas coisas era essencial à verdadeira justiça. Desconheciam o verdadeiro caráter moral, a pureza interior e a justiça exterior (v. 16). Paulo ressalta que se a pessoa é moralmente pura, para ela a distinção entre comidas "impuras" e "puras" não tem importância moral. Paulo não está se referindo a coisas ou ações moralmente erradas, mas apenas à pureza cerimonial dos judeus.

TITO  1.16 CONFESSAM... MAS NEGAM-NO. Uma das maiores abominações aos olhos de Deus é professar a fé em Cristo e na esperança da vida eterna (v. 2) e, ao mesmo tempo, viver em desobediência a Ele e à sua Palavra (cf. Lc 6.46; Jo 14.12; 15.10-14; 1 Jo 2.4).


OS PASTORES E SEUS DEVERES
At 20.28 “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”

Nenhuma igreja poderá funcionar sem dirigentes para dela cuidar. Logo, conforme 14.23, a congregação local, cheia do Espírito, buscando a direção de Deus em oração e jejum, elegiam certos irmãos para o cargo de presbítero ou bispo de acordo com as qualificações espirituais estabelecidas pelo Espírito Santo em 1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9. Na realidade é o Espírito que constitui o dirigente de igreja. O discurso de Paulo diante dos presbíteros de Éfeso (20.17-35) é um trecho básico quanto a princípios bíblicos sobre o exercício do ministério de pastor de uma igreja local.

PROPAGANDO A FÉ.
(1) Um dos deveres principais do dirigente é alimentar as ovelhas mediante o ensino da Palavra de Deus. Ele deve ter sempre em mente que o rebanho que lhe foi entregue é a congregação de Deus, que Ele comprou para si com o sangue precioso do seu Filho amado (cf. 20.28; 1Co 6.20; 1Pe 1.18,19; Ap 5.9).

(2) Em 20.19-27, Paulo descreve de que maneira serviu como pastor da igreja de Éfeso; tornou patente toda a vontade de Deus, advertindo e ensinando fielmente os cristãos efésios (20.27). Daí, ele poder exclamar: “estou limpo do sangue de todos” (20.26). Os pastores de nossos dias também devem instruir suas igrejas em todo o desígnio de Deus. Que “pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina” (2Tm 4.2) e nunca ministrar para agradar os ouvintes, dizendo apenas aquilo que estes desejam ouvir (2Tm 4.3).

GUARDANDO A FÉ. Além de alimentar o rebanho de Deus, o verdadeiro pastor deve diligentemente resguardá-lo de seus inimigos. Paulo sabe que no futuro Satanás levantará falsos mestres dentro da própria igreja, e, também, falsários vindos de fora, infiltrar-se-ão e atingirão o rebanho com doutrinas antibíblicas, conceitos mundanos e idéias pagãs e humanistas. Os ensinos e a influência destes dois tipos de elementos arruinarão a fé bíblica do povo de Deus. Paulo os chama de “lobos cruéis”, indicando que são fortes, difíceis de subjugar, insaciáveis e perigosos (ver 20.29; cf. Mt 10.16). Tais indivíduos desviarão as pessoas dos ensinos de Cristo e os atrairão a si mesmos e ao seu evangelho distorcido. O apelo veemente de Paulo (20.28-31) impõe uma solene obrigação sobre todos os obreiros da igreja, no sentido de defendê-la e opôr-se aos que distorcem a revelação original e fundamental da fé, segundo o NT.

(1) A igreja verdadeira consiste somente daqueles que, pela graça de Deus e pela comunhão do Espírito Santo, são fiéis ao Senhor Jesus Cristo e à Palavra de Deus. Por isso, é de grande importância na preservação da pureza da igreja de Deus que os seus pastores mantenham a disciplina corretiva com amor (Ef 4.15), e reprovem com firmeza (2Tm 4.1-4; Tt 1.9-11) quem na igreja fale coisas perversas contrárias à Palavra de Deus e ao testemunho apostólico (20.30).

(2) Líderes eclesiásticos, pastores de igrejas locais e dirigentes administrativos da obra devem lembrar-se de que o Senhor Jesus os têm como responsáveis pelo sangue de todos os que estão sob seus cuidados (20.26,27; cf. Ez 3.20,21). Se o dirigente deixar de ensinar e pôr em prática todo o conselho de Deus para a igreja (20.27), principalmente quanto à vigilância sobre o rebanho (20.28), não estará “limpo do sangue de todos” (20.26, ver nota; cf. Ez 34.1-10). Deus o terá por culpado do sangue dos que se perderem, por ter ele deixado de proteger o rebanho contra os falsificadores da Palavra (ver também 2Tm 1.14 nota; Ap 2.2).

(3) É altamente importante que os responsáveis pela direção da igreja mantenham a ordem quanto a assuntos teológicos doutrinários e morais na mesma. A pureza da doutrina bíblica e de vida cristã deve ser zelosamente mantida nas faculdades evangélicas, institutos bíblicos, seminários, editoras e demais segmentos administrativos da igreja (2Tm 1.13,14).

(4) A questão principal aqui é nossa atitude para com as Escrituras divinamente inspiradas, que Paulo chama a “palavra da sua graça” (20.32). Falsos mestres, pastores e líderes tentarão enfraquecer a autoridade da Bíblia através de seus ensinos corrompidos e princípios antibíblicos. Ao rejeitarem a autoridade absoluta da Palavra de Deus, negam que a Bíblia é verdadeira e fidedigna em tudo que ela ensina (20.28-31; ver Gl 1.6; 1Tm 4.1; 2Tm 3.8). A bem da igreja de Deus, tais pessoas devem ser excluídas da comunhão (2Jo 9-11; ver Gl 1.9).

(5) A igreja que perde o zelo ardente do Espírito Santo pela sua pureza (20.18-35), que se recusa a tomar posição firme em prol da verdade e que se omite em disciplinar os que minam a autoridade da Palavra de Deus, logo deixará de existir como igreja neotestamentária (ver 12.5).



QUALIFICAÇÕES MORAIS DO PASTOR
1Tm 3.1,2 “Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar.”

Se algum homem deseja ser “bispo” (gr. episkopos, i.e., aquele que tem sobre si a responsabilidade pastoral, o pastor), deseja um encargo nobre e importante (3.1). É necessário, porém, que essa aspiração seja confirmada pela Palavra de Deus (3.1-10; 4.12) e pela igreja (3.10), porque Deus estabeleceu para a igreja certos requisitos específicos. Quem se disser chamado por Deus para o trabalho pastoral deve ser aprovado pela igreja segundo os padrões bíblicos de 3.1-13; 4.12; Tt 1.5-9. Isso significa que a igreja não deve aceitar pessoa alguma para a obra ministerial tendo por base apenas seu desejo, sua escolaridade, sua espiritualidade, ou porque essa pessoa acha que tem visão ou chamada. A igreja da atualidade não tem o direito de reduzir esses preceitos que Deus estabeleceu mediante o Espírito Santo. Eles estão plenamente em vigor e devem ser observados por amor ao nome de Deus, ao seu reino e da honra e credibilidade da elevada posição de ministro.

(1) Os padrões bíblicos do pastor, como vemos aqui, são principalmente morais e espirituais. O caráter íntegro de quem aspira ser pastor de uma igreja é mais importante do que personalidade influente, dotes de pregação, capacidade administrativa ou graus acadêmicos. O enfoque das qualificações ministerais concentra-se no comportamento daquele que persevera na sabedoria divina, nas decisões acertadas e na santidade devida. Os que aspiram ao pastorado sejam primeiro provados quanto à sua trajetória espiritual (cf. 3.10). Partindo daí, o Espírito Santo estabelece o elevado padrão para o candidato, i.e., que ele precisa ser um crente que se tenha mantido firme e fiel a Jesus Cristo e aos seus princípios de retidão, e que por isso pode servir como exemplo de fidelidade, veracidade, honestidade e pureza. Noutras palavras, seu caráter deve demonstrar o ensino de Cristo em Mt 25.21 de que ser “fiel sobre o pouco” conduz à posição de governar “sobre o muito”.

(2) O líder cristão deve ser, antes de mais nada, “exemplo dos fiéis” (4.12; cf. 1Pe 5.3). Isto é: sua vida cristã e sua perseverança na fé podem ser mencionadas perante a congregação como dignas de imitação.
(a) Os dirigentes devem manifestar o mais digno exemplo de perseverança na piedade, fidelidade, pureza em face à tentação, lealdade e amor a Cristo e ao evangelho (4.12,15).

(b) O povo de Deus deve aprender a ética cristã e a verdadeira piedade, não somente pela Palavra de Deus, mas também pelo exemplo dos pastores que vivem conforme os padrões bíblicos. O pastor deve ser alguém cuja fidelidade a Cristo pode ser tomada como padrão ou exemplo (cf. 1Co 11.1; Fp 3.17; 1Ts 1.6; 2Ts 3.7,9; 2Tm 1.13).

(3) O Espírito Santo acentua grandemente a liderança do crente no lar, no casamento e na família (3.2,4,5; Tt 1.6). Isto é: o obreiro deve ser um exemplo para a família de Deus, especialmente na sua fidelidade à esposa e aos filhos. Se aqui ele falhar, como “terá cuidado da igreja de Deus?” (3.5). Ele deve ser “marido de uma [só] mulher” (3.2). Esta expressão denota que o candidato ao ministério pastoral deve ser um crente que foi sempre fiel à sua esposa. A tradução literal do grego em 3.2 (mias gunaikos, um genitivo atributivo) é “homem de uma única mulher”, i.e., um marido sempre fiel à sua esposa.

(4) Conseqüentemente, quem na igreja comete graves pecados morais, desqualifica-se para o exercício pastoral e para qualquer posição de liderança na igreja local (cf. 3.8-12). Tais pessoas
podem ser plenamente perdoadas pela graça de Deus, mas perderam a condição de servir como exemplo de perseverança inabalável na fé, no amor e na pureza (4.11-16; Tt 1.9). Já no AT, Deus expressamente requereu que os dirigentes do seu povo fossem homens de elevados padrões morais e espirituais. Se falhassem, seriam substituídos (ver Gn 49.4; Lv 10.2; 21.7,17; Nm 20.12 nota; 1Sm 2.23 nota; Jr 23.14 nota; 29.23 nota).

(5) A Palavra de Deus declara a respeito do crente que venha a adulterar que “o seu opróbrio nunca se apagará” (Pv 6.32,33). Isto é, sua vergonha não desaparecerá. Isso não significa que nem Deus nem a igreja perdoará tal pessoa. Deus realmente perdoa qualquer pecado enumerado em 3.1-13, se houver tristeza segundo Deus e arrependimento por parte da pessoa que cometeu tal pecado. O que o Espírito Santo está declarando, porém, é que há certos pecados que são tão graves que a vergonha e a ignomínia (i.e., o opróbrio) daquele pecado permanecerão com o indivíduo mesmo depois do perdão (cf. 2Sm 12.9-14).

(6) Mas o que dizer do rei Davi? Sua continuação como rei de Israel, a despeito do seu pecado de adultério e de homicídio (2Sm 11.1-21; 12.9-15) é vista por alguns como uma justificativa bíblica para a pessoa continuar à frente da igreja de Deus, mesmo tendo violado os padrões já mencionados. Essa comparação, no entanto, é falha por vários motivos.

(a) O cargo de rei de Israel do AT, e o cargo de ministro espiritual da igreja de Jesus Cristo, segundo o NT, são duas coisas inteiramente diferentes. Deus não somente permitiu a Davi, mas, também a muitos outros reis que foram extremamente ímpios e perversos, permanecerem como reis da nação de Israel. A liderança espiritual da igreja do NT, sendo esta comprada com o sangue de Jesus Cristo, requer padrões espirituais muito mais altos.

(b) Segundo a revelação divina no NT e os padrões do ministério ali exigidos, Davi não teria as qualificações para o cargo de pastor de uma igreja do NT. Ele teve diversas esposas, praticou infidelidade conjugal, falhou grandemente no governo do seu próprio lar, tornou-se homicida e derramou muito sangue (1Cr 22.8; 28.3).
Observe-se também que por ter Davi, devido ao seu pecado, dado lugar a que os inimigos de Deus blasfemassem, ele sofreu castigo divino pelo resto da sua vida (2Sm 12.9-14).

(7) As igrejas atuais não devem, pois, desprezar as qualificações justas exigidas por Deus para seus pastores e demais obreiros, conforme está escrito na revelação divina. É dever de toda igreja orar por seus pastores, assisti-los e sustentá-los na sua missão de servirem como “exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” (4.12).



SOBRE A CARTA DE PAULO A TITO
Considerações Preliminares

Tito, como 1 e 2 Timóteo, é uma carta pessoal de Paulo a um dos seus auxiliares mais jovens. É chamada de “epístola pastoral” porque trata de assuntos relacionados com a ordem e o ministério na igreja. Tito, um gentio convertido (Gl 2.3), tornou-se íntimo companheiro de Paulo no ministério apostólico. Embora não mencionado nominalmente em Atos (por ser, talvez, irmão de Lucas), o grande relacionamento entre Tito e o apóstolo Paulo vê-se: 

(1) nas treze referências a Tito nas epístolas de Paulo, 

(2) no fato de ele ser um dos convertidos e fruto do ministério de Paulo (1.4; como Timóteo), e um cooperador de confiança (2 Co 8.23), 

(3) pela sua missão de representante de Paulo em pelo menos uma missão importante a Corinto durante a terceira viagem missionária do apóstolo (2 Co 2.12,13; 7.6-15; 8.6, 16-24), e 

(4) pelo seu trabalho como cooperador de Paulo em Creta (1.5). Paulo e Tito trabalharam juntos por um breve período na ilha de Creta (a sudoeste da Ásia Menor, no Mar Mediterrâneo), no período entre a primeira e a segunda prisão de Paulo em Roma (ver introdução a 1 Timóteo). Paulo deixou Tito em Creta cuidando da igreja ali (1.5), enquanto ele (Paulo) seguia adiante para a Macedônia (cf. 1 Tm 1.3). Algum tempo depois, Paulo escreveu esta carta a Tito, incumbindo-o de completar a tarefa em Creta que os dois haviam começado juntos. É provável que Paulo tivesse mandado a carta pelas mãos de Zenas e Apolos, que passaram por Creta, em viagem (3.13).

Nesta carta, Paulo informa sobre seus planos para enviar Ártemas ou Tíquico para substituir Tito dentro em breve. E nessa ocasião Tito devia encontrar-se com Paulo em Nicópolis (Grécia), onde o apóstolo planejava passar o inverno (3.12). Sabemos que isto aconteceu, já que na ocasião posterior, Paulo designara Tito para a Dalmácia, no litoral oriental do mar Adriático (na ex-Iugoslávia), em cuja região ficava 
Nicópolis, na Grécia (3.12).

Propósito

Paulo escreveu primeiramente para instruir Tito na sua tarefa de: 

(1) pôr em ordem o que ele (Paulo) deixara inacabado nas igrejas de Creta, inclusive a instituição de presbíteros nessas igrejas (1.5); 

(2) ajudar as igrejas a crescerem na fé, no conhecimento da verdade e em santidade (1.1); 

(3) silenciar falsos mestres (1.11); e 

(4) vir até Paulo, uma vez substituído por Ártemas ou Tíquico (3.12).

Visão Panorâmica

Nesta epístola, Paulo examina quatro assuntos principais: 

(1) Ensina Tito a respeito do caráter e das qualificações espirituais necessárias a todos os que são separados para o ministério na igreja. Os presbíteros devem ser homens piedosos, de caráter cristão comprovado, e bem sucedidos na direção da sua família (1.5-9). 

(2) Paulo manda Tito ensinar a sã doutrina, repreender e silenciar falsos mestres (1.10—2.1). No decurso da carta, Paulo apresenta dois breves resumos da sã doutrina (2.11-14; 3.4-7). 

(3) Paulo descreve para Tito (cf. 1 Tm 5.1—6.2) o devido papel dos anciãos (2.1, 2), das mulheres idosas (2.3,4), das mulheres jovens (2.4,5), dos homens jovens (2.6-8) e dos servos (2.9,10). 

(4) Finalmente, Paulo enfatiza que as boas obras e uma vida de retidão são o devido fruto da fé genuína (1.16; 2.7,14; 3.1, 8, 14; cf. Tg 
2.14-26).

Características Especiais

Três características principais temos nesta epístola: 

(1) Dois breves resumos da verdadeira natureza da salvação em Jesus Cristo (2.11-14; 3.4-7). 

(2) A igreja e o seu ministério devem estar edificados sobre firmes alicerces espirituais, teológicos e éticos. 

(3) Contém uma das duas listas no NT enumerando as qualificações necessárias à direção da igreja (1.5-9; cf. 1 Tm 3.1-13).



FONTE DE PESQUISA:
Comentário Bíblico Popular - Novo Testamento
Comentário Bíblico Esperança Novo Testamento
Comentário Bíblico Willian Barclay Novo Testamento
Biblia de Estudo Pentecostal














Nenhum comentário:

Postar um comentário