Seguidores

quinta-feira, 25 de junho de 2015

COMENTÁRIO BÍBLICO - PROVÉRBIOS CAPITULOS 1,2,3

ELABORADO PELO EVANGELISTA: NATALINO ALVES DOS ANJOS. COM PESQUISAS EM COMENTÁRIOS E MANUAIS BÍBLICOS. MEMBRO DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS(MISSÃO), CAMPO DE GUIRATINGA - MATO GROSSO.

PROVERBIOS CAPITULO 1

Pv 1:1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;
Pv 1:2 Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.
1.2,3 — Os versículos 2 a 6 explicam o objetivo do livro de Provérbios. Os verbos conhecer, entenderem e receber referem-se às formas de adquirir sabedoria. A palavra sabedoria se refere à capacidade, o que pode ser adquirida em sua vida quando se põe
em prática os ensinamentos dados por Deus. O termo instrução também pode ser traduzido como disciplina [NVI]; refere-se ao processo de  recepção de conhecimento e posterior aplicação à sua vida diária.
Pv 1:3 Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;
1.3 — A expressão traduzida como instrução do entendimento, assim como a sabedoria, denota uma habilidade em prática, tal como a de um artesão ou músico. Ou seja, a sabedoria afeta a vida como a habilidade dos artistas afeta a prática de sua arte. As palavras justiça, juízo e equidade dão um contexto moral à sabedoria, instrução e palavras que dão entendimento. A sabedoria bíblica permeia a vida inteira; exige uma mudança de comportamento e comprometimento com a justiça.
Pv 1:4 Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso;
1.4 — Os simples ou ingénuos são os jovens inexperientes, com tendência ao erro. Os termos prudência e bom siso incluem os fatos mais duros da vida. O sábio já aprendeu com a experiência a distinguir o que é verdadeiro, louvável e bom do que é falso, vergonhoso e ruim (Rm 12.1,2).
Pv 1:5 O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
Pv 1:6 Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.
1.5,6 — A expressão crescer em sabedoria vem destacar que o homem que adquiriu alguma compreensão deve continuar desenvolvendo-se em discernimento; sempre há mais o que aprender. O versículo 6 fala das lições que a pessoa mais madura obtém por meio do estudo de provérbios, interpretação, palavras dos sábios e adivinhações.
Pv 1:7 O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
1.7 — O temor do Senhor é o ingrediente mais básico da sabedoria, uma virtude que só pode ser  alcançada quando se conhece Deus e submete-se à Sua vontade. Ter conhecimento sobre algo e nenhum de Deus aniquila o valor de possuir esse conhecimento. Só os loucos rejeitaram o temor ao Senhor. O verbo desprezar tem uma forte carga negativa e dá mais peso ao fato de que não temer a Deus equivale a rejeitar toda sabedoria (Dn 11.32; Jo 17.3).
Pv 1:8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,
Pv 1:9 Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.
1.8,9 — As palavras de abertura deste trecho bíblico soam como o apelo de um pai ao seu filho, um tema que está presente em todo o resto do livro. O versículo 8 destaca a responsabilidade de instruir tanto do pai como da mãe.
Pv 1:10 Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites.
Pv 1:11 Se disserem: Vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo;
Pv 1:12 Traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova;
Pv 1:13 Acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos;
Pv 1:14 Lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa!
1.10-14 — Aqui está a primeira passagem de advertência. Neste trecho bíblico, o autor alerta que não devemos misturar-nos com os criminosos. Isto espelha uma situação desregrada da sociedade atual em que é comum ver jovens fracos se deixarem envolver pela rede de violência.
Pv 1:15 Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas;
Pv 1:16 Porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue.
Pv 1:17 Na verdade é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave.
Pv 1:18 No entanto estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e espreitam suas próprias vidas.
1.15-18 — Nestes versículos, o autor aconselha cautela. Ele destaca que cada passo no caminho perigoso é um passo em direção à destruição ao ilustrar com o ato de estender uma rede para capturar uma ave. Neste caso seria uma tarefa inútil, pois a ave, espiando a armadilha sendo preparada, desvia-se dela. Só que existe o louco, que é mais tolo do que o pássaro; ele vê a armadilha ser montada e ainda assim cai nela.

Pv 1:19 São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.
1.19 — Perder a alma. Estas palavras concluem a advertência do autor aos jovens e apresentam um tema que os trechos seguintes abordarão: o estudo da sabedoria é uma questão de vida ou morte.
Pv 1:20 A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz.
1:20 A Sabedoria se posiciona em lugares estratégicos, como na rua e nas praças, e levanta a voz a fim de que todos possam ouvir sua mensagem.
Pv 1:21 Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:
1:21 Também fica no alto dos muros, na entrada das portas e nas cidades. De modo semelhante, o Senhor Jesus está a chamar os seres humanos em todos os lugares.
Pv 1:22 Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?
1:22 A sabedoria clama aos néscios, aos escamecedores e aos loucos. Os néscios são os ingênuos, pessoas impressionáveis que vão atrás de todo tipo de influência, boa ou má. Aqui o texto indica que a inconstância dessas pessoas as conduz na direção errada. Os escamecedores são aqueles que desprezam os conselhos sábios; para estes, nada é sagrado ou fundamental. Os loucos são aqueles que se recusam a aprender; são
presunçosos e se orgulham de sua ignorância.
Pv 1:23 Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
1:23 Esse versículo pode ser entendido de duas formas. Primeiro, pode significar: “Visto que não estais dispostos a ouvir meus conselhos, então atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito de juízo e vos direi o que acontecerá convosco”. De acordo com essa interpretação, os versículos
24-27 narram o destino que os aguarda.  A segunda interpretação seria a seguinte: “Atentai e arrependei-vos quando eu vos repreender. Se fizerdes isso, então derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito de bênçãos e vos farei saber as minhas palavras de sabedoria”.  Nesse caso, a palavra “espírito” provavelmente significa “pensamentos” ou “mente”. Embora seja verdade que Cristo derrama o Espírito Santo sobre aqueles que aceitam seu convite, essa verdade não aparece
de modo tão claro no AT quanto no NT.
Pv 1:24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,
1:24 Uma das grandes tragédias da vida é rejeitar as súplicas da sabedoria. Nesse verso, a sabedoria lamenta as oportunidades desperdiçadas pelas pessoas, dizendo: “Estendi a mão, mas vocês me recusaram”.
Pv 1:25 Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão,
1:25 A sabedoria se entristece com as pessoas que rejeitam todo o seu conselho e suas críticas construtivas. A irracionalidade da teimosia do ser humano está no fato de que os mandamentos e repreensões de Deus são para o bem do indivíduo, não do próprio Deus.
Pv 1:26 Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor.
1:26 Se o homem persistir em não ouvir, essa recusa sem dúvida acabará em desastre e ruína. Quando isso acontecer, “também eu me rirei na vossa desventura”, diz a sabedoria, “e, em vindo o vosso terror, eu zombarei”. O texto pode estar se referindo à seguinte ideia: o homem ri dos mandamentos da sabedoria ou vive como se não existissem; contudo, quando afinal colher os frutos de sua insensatez, perceberá que eles existem e são verdadeiros. Assim, do ponto de vista do escamecedor, a sabedoria de Deus lhe parecerá como se estivesse rindo, uma risada de justiça poética.
Pv 1:27 Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia.
1:27 0 dia do juízo final virá com certeza. Nesse momento, o temor cairá sobre os homens como uma tempestade, que os varrerá semelhantemente a um furacão. Os seres humanos serão tomados de angústia e desespero.
Pv 1:28 Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão.
1:28 Então, os homens invocarão a sabedoria, mas não a encontrarão. Desesperados, procurarão em toda parte, mas será inútil. Perceberão, tarde demais, que a rejeição traz conseqüências. Não quiseram ver, por isso agora não podem ver. 0 Espírito Santo não agirá para sempre no homem (Gn 6:3).
Pv 1:29 Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR:
1:29 Os escamecedores são condenados porque aborreceram a sabedoria e se recusaram a adorar Jeová. Provavelmente, zombaram do evangelho, considerando-o adequado a mulheres e crianças, mas não para eles. “Inculcando-se por sábios, tomaramse loucos” (Rm 1:22). João 3:16-21 também trata do ódio à sabedoria.
Pv 1:30 Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão.
1:30 Essas pessoas não tinham o temor do Senhor. Pelo contrário, recusaram o conselho da Palavra de Deus e escarneceram da repreensão da Escritura, uma vez que esta condena o comportamento e as obras más dos perversos.
Pv 1:31 Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.
Pv 1:32 Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá.
1:31,32  0 ser humano é livre para escolher seu caminho, porém não é livre para selecionar as conseqüências de suas decisões. Deus estabeleceu princípios morais no universo, e eles determinam as conseqüências de cada escolha. Não há como separar aquilo que o Senhor uniu.
Pv 1:33 Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.
1:33 Em contrapartida, o indivíduo que presta atenção à sabedoria viverá em segurança e sem temor. Os discípulos da sabedoria desfrutam uma vida boa e evitam muitos sofrimentos, tristezas e vergonhas que acometem os obstinados e os perversos.


PROVERBIOS CAPITULO 2

Pv 2:1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
2:1 Em primeiro lugar, o filho é incentivado a meditar nos ensinamentos do pai e a guardar esses mandamentos em seu coração. Os provérbios foram escritos a fim de poderem ser assimilados ou memorizados.
Pv 2:2 Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
2:2 E preciso disposição para ouvir e ter o coração e a mente abertos para o entendimento. Em outras palavras, o filho deve ouvir mais e falar menos, o oposto de uma sessão de terapia, na qual as pessoas são estimuladas a falar sobre seus problemas. Em vez disso, o rapaz deve ouvir os conselhos dos sábios.
Pv 2:3 Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
Pv 2:4 Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
2:3-4 Se o filho de fato estiver disposto a alcançar a sabedoria, basta pedir inteligência e apelar ao entendimento. Intenção e propósito são condições essenciais nessa empreitada. Brota-se de uma lei da natureza: quem procura, acha. A atitude com relação à sabedoria deve ser a mesma dos mineradores à procura de prata ou daqueles que buscam tesouros escondidos. A grande tragédia da vida é ver pessoas empregando mais esforços e entusiasmo para adquirir bens materiais do que riquezas espirituais.
Pv 2:5 Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.
2:5 0 indivíduo que busca a sabedoria sem dúvida a encontrará. Todo aquele que desejar conhecer Deus e se relacionar com ele nunca ficará decepcionado. Esse fato motivou um dos pais da igreja primitiva a afirmar que o homem que procura Deus, na verdade, já o encontrou. Cristo revela o Pai a todos aqueles que acreditam nele. Conhecer Cristo é conhecer Deus.
Pv 2:6 Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.
2:6 Após ser salvo por meio da fé em Cristo, o indivíduo está em condições de aprender a sabedoria divina com o Senhor. Deus nos ensina a pensar corretamente, a avaliar o certo e o errado, a distinguir  um do outro e também a desenvolver discernimento espiritual.
Pv 2:7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,
2:7 Deus concede a verdadeira sabedoria para o s retos e protege, como um es cudo, aqueles que caminham em integridade.
Pv 2:8 Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos.
2:8 Além disso, o Senhor guarda as veredas dos que vivem uma vida de moralidade e justiça; seus santos não são afligidos pela dor e amargura causadas pelo pecado. “Os amigos de Deus vão e vêm sãos e salvos” (Knox).
Pv 2:9 Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas.
2:9 Essa passagem é paralela ao versículo 5. Ambos começam com a palavra “então” e, em seguida, apresentam os benefícios da busca sincera pelo conhecimento de Deus.  0 indivíduo que deseja conhecer e fazer a vontade do Senhor aprenderá a agir com honestidade e a se comportar corretamente; em outras palavras* aprenderá a escolher o bom caminho e a andar pelas boas veredas.
Pv 2:10 Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma,
2:10 Ele será capaz de agir dessa maneira porque a sabedoria assumiu o controle de seu coração, de modo que o conhecimento das coisas boas se tomou agradável. Para o cristão, os mandamentos de Deus não são cansativos, pois o jugo de Cristo é suave, e seu fardo é leve (cf. Mt 11:30).
Pv 2:11 O bom siso te guardará e a inteligência te conservará;
2 :1 1 O bom siso , isto é, a capacidade de tomar decisões sensatas, nos protege de muitas experiências ruins, e o uso da inteligência impede de nos envolvermos com pessoas perversas. Nenhum cristão é capaz de compreender de quantos perigos espirituais, morais e físicos a sabedoria de Deus o tem preservado diariamente. Libertados da corrupção e da lascívia do mundo, os cristãos desfrutam uma vida protegida.
Pv 2:12 Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas;
2:12 Em primeiro lugar, somos salvos da companhia dos homens perversos (v. 12-15), ou seja, dos ímpios que distorcem os fatos e a verdade com seus discursos falsos. Depois, somos livrados das mulheres adúlteras (v. 16-19).
Pv 2:13 Dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos escusos;
Pv 2:14 Que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus,
Pv 2:15 Cujas veredas são tortuosas e que se desviam nos seus caminhos;
2:13-15 0 texto fala de pessoas que deixam as ruas iluminadas da retidão para andar pelos becos escuros do crime e da perversão. São indivíduos que se alegram em fazer o m al e amam deturpar a ordem natural das coisas por meio de seus pecados. Têm prazer em andar por caminhos tortuosos e em praticar perversidades.
Pv 2:16 Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras;
2:16 A sabedoria protege não só da companhia dos homens perversos, mas também das garras da mulher adúltera. Podemos interpretar essa mulher como uma prostituta de fato, como uma ilustração das falsas religiões ou como uma referência ao mundo incrédulo. A mulher adúltera utiliza o método da lisonja: “Você não recebe todo o amor e carinho que merece. Venha, eu posso lhe dar todas essas coisas”.
Pv 2:17 Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus;
2:17 A adúltera abandonou o amigo da sua mocidade, ou seja, seu marido, e esqueceu a aliança  do seu Deus, os votos de casamento que pronunciou diante do Senhor. A expressão “a aliança do seu Deus” também pode se referir aos Dez Mandamentos e, de
modo específico, ao sétimo, que proíbe o adultério.
Pv 2:18 Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos.
2:18 A primeira oração do versículo 18 pode ser traduzida por: “porque a sua casa se inclina para a morte” ou “a mulher imoral se dirige para a morte, que é a sua casa” (NVI). A segunda oração do versículo é paralela e parece apoiar a tradução da  RA. Juntas, as duas se referem à seguinte ideia: a casa da prostituta se inclina para a morte. Por isso, todos os homens que entram ah escorregam para a sepultura. As veredas da adúltera conduzem à morte, isto é, os homens que vão atrás dela em breve partirão para o reino dos mortos. Considerando que todos nós morreremos algum dia, o significado da palavra “morte” aqui deve ser mais profundo que a morte física: provavelmente, se refere à morte moral, que culmina na morte eterna.
Pv 2:19 Todos os que se dirigem a ela não voltarão e não atinarão com as veredas da vida.
2:19 Após cair na armadilha da adúltera, é quase impossível escapar. Na verdade, o versículo parece excluir qualquer possibilidade de salvação. Entretanto, muitas declarações bíblicas devem ser entendidas como regra geral, ou seja, pode haver exceções. Essa é a ideia do versículo aqui: após experimentar o caminho sedutor da adúltera, é muito difícil abandoná-lo.
Pv 2:20 Para andares pelos caminhos dos bons, e te conservares nas veredas dos justos.
2:20 Observe a ligação desse versículo com o 11. A sabedoria não só nos protege do homem perverso e da mulher adúltera, como também estimula a comunhão com pessoas justas e honestas.
Pv 2:21 Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela.
Pv 2:22 Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.
2:21-22 Sob a lei de Moisés, os íntegros e retos eram recompensados com habitações seguras na terra de Canaã. No NT, essas bênçãos materiais terrenas foram substituídas pelas bênçãos espirituais celestes. Contudo, ainda permanece o fato de que a retidão e a
decência são recompensadas tanto nesta vida como no porvir. Além disso, é igualmente verdade que os perversos serão eliminados da terra de bênçãos, pois Deus não deixou herança para os que praticam a iniqüidade.


PROVERBIOS CAPITULO 3

Pv 3:1 Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
Pv 3:2 Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
3.1,2 — Lei e mandamentos são palavras que, como no Provérbio 1.8, chamam a atenção para a ligação entre a sabedoria e a Lei mosaica. Os provérbios são a Lei aplicada.
Pv 3:3 Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.
Pv 3:4 E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.
3.3,4 — Benignidade e fidelidade são duas palavras de peso dentro da Bíblia, pois descrevem o caráter de Deus (Sl 100.5) e os valores que Ele exige de Seu povo. O apóstolo João empregou o equivalente grego destas palavras, graça e verdade, para descrever o caráter de Jesus (João 1.14).
Pv 3:5 Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Pv 3:6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
3.5,6 — As palavras confia no Senhor ecoam a ordem de Deuteronômio 6.5 para amar Deus com todo o nosso ser. O verbo confiar é complementado pelo verbo estribar-se (sustentar-se). Confiar em Deus é depender conscientemente dele, da mesma forma que é preciso apoiar os pés no estribo para não perder o equilíbrio ao andar a cavalo. A ideia é reforçada com a exortação para reconhecê-lo em todos os teus caminhos, o que significa observá-lo e conhecê-lo enquanto se vive. Ao fazê-lo, a pessoa perceberá que, cada vez mais, Deus facilita os seus caminhos.
Pv 3:7 Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.
Pv 3:8 Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.
Pv 3:9 Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;
Pv 3:10 E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
3.7-10 — As promessas destes versículos tratam de padrões genéricos, e não de regras sem exceções. São os resultados típicos de quem assume um compromisso com Deus. A ordem para louvar ao Senhor com a tua fazenda [recursos, na NVI] e dar-lhe as primícias de toda a tua renda é uma parte do significado de adorar ao Senhor. Sendo assim, da mesma forma que no pacto de Deus com Israel, Ele prometeu, entre tantas coisas, manter seus celeiros e lagares cheios.
Pv 3:11 Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão.
Pv 3:12 Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.
3.11,12 — A correção do Senhor é o outro lado da Sua graça. Devemos apreciar a correção de  Deus em nossas vidas, porque Ele só disciplina aqueles a quem ama (Hb 12.7-10).
Pv 3:13 Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
Pv 3:14 Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.
Pv 3:15 Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.
Pv 3:16 Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra.
Pv 3:17 Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz.
Pv 3:18 É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm.
3.13-18 — Confira as bem-aventuranças proferidas por Jesus no Sermão da Montanha (Mi 5.2-12). O termo hebraico traduzido como bem aventurado [feliz, na NVI] possui uma ideia explosiva de múltipla felicidade (Sl 1.1). Fica implícito, então, que Deus fica muito contente ao ver Seus filhos seguindo os princípios da sabedoria. A pessoa que encontra sabedoria descobre um tesouro incalculável. Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden e proibidos de tocar na árvore da vida (Gn 3.22-24), mas a sabedoria é outra árvore da vida, que começará a restaurar a felicidade perdida no Paraíso.
Pv 3:19 O SENHOR, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus.
Pv 3:20 Pelo seu conhecimento se fenderam os abismos, e as nuvens destilam o orvalho.
3.19,20 — A expressão com sabedoria, fundou a terra revela um dos temas centrais de Provérbios, que é a associação de sabedoria e criação. O capítulo 8 é dedicado a este assunto.
Pv 3:21 Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;
3.21 — Este versículo estimula a conservar tanto a fé como a sabedoria. O intuito é semelhante ao de Shemá Israel [Ouça Israel] (ver comentário em Dt 4.39; 6.4). Também se assemelha as ideias basicas do Salmo 91 (compare o v. 26 com o Sl 91.10-13). E um imenso privilégio receber instrução da mesma sabedoria que criou o universo e o sustenta. Portanto, não devemos perder de vista a verdadeira sabedoria e o bom siso.
Pv 3:22 Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço.
Pv 3:23 Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará.
Pv 3:24 Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares.
3:22-24 A sabedoria e o bom siso produzem vitalidade interior (vida para a tua alma) e beleza exterior(adorno ao teu pescoço), nos capacitam a andar em segurança pelo caminho, evitando os perigos que levam a tropeçar ou escorregar, além de garantir uma
boa noite de sono, sem culpa e sem medo.
Pv 3:25 Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier.
3:25 Também protegem o indivíduo do pavor repentino que acomete os perversos. Quem inveja a aparente prosperidade dos ímpios ainda não percebeu os perigos envolvidos nesse tipo de vida: extorsão, roubo, vingança, chantagem, seqüestro e assassinato.
Pv 3:26 Porque o SENHOR será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados.
3 :26 0 Senhor protege aqueles que andam em seus caminhos e não permitirá que nossos pés fiquem presos em armadilhas. De modo geral, é possível perceber claramente as intervenções milagrosas de Deus em nossa vida, porém estas são uma pequena amostra. Um dia, conheceremos todas as intervenções do Senhor em nossa vida e saberemos quantas vezes nos livrou de perigos que nunca imaginamos.
Pv 3:27 Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo.
Pv 3:28 Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo.
Pv 3:29 Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente.
Pv 3:30 Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal.
3.27-30 — Este trecho bíblico se refere ao tratamento respeitoso para com o nosso próximo, um dos principais ensinamentos de Jesus (Lc 10.25-37). Da mesma forma, não se deve evitar fazer o bem ao nosso próximo quando se tem o poder de fazê-lo (Pv 3.27). E falta de caráter poder pagar uma dívida e não fazê-lo (v. 28), e não há piedade
para tramóias interesseiras (v. 29) ou palavras de intriga (v. 30) contra companheiros pacíficos.
Pv 3:31 Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos.
Pv 3:32 Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade.
Pv 3:33 A maldição do SENHOR habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará.
Pv 3:34 Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos.
Pv 3:35 Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha.
3.31-35 — De nada vale a pena ter inveja do homem violento, porque Deus abomina a perversidade. Só um tolo desejaria ser detestável aos olhos do Senhor! Este trecho bíblico termina com um contraste da bênção de Deus para os justos com Sua maldição sobre os ímpios (Gn 12.3).



Nenhum comentário:

Postar um comentário