SALMOS 02 e 03
SALMO 2.1-12 POR QUE
SE AMOTINAM AS NAÇÕES?
Este salmo consiste de quatro cenas distintas.
(1) O salmista começa com uma alusão aos povos e reis da terra
em oposição ao Ungido de Deus (vv. 1-3; cf. At 4.25-27; ver a nota seguinte) um
triste quadro da insolente rebeldia da raça humana contra Deus, sua lei, sua
redenção, seu Messias e o ensino da sua revelação. Os autores do NT, da mesma
maneira, mostram o mundo em oposição a Cristo, ao crente e à fé bíblica (Jo
15.19; Ef 6.12).
(2) Deus responde zombando dos ridículos intentos do mundo
para removê-lo do cenário (vv. 4-6). Tempos virão em que Ele suplantará a
rebelião humana e estabelecerá o seu reino na terra (ver Rm 1.18; 1 Ts 5.1-11;
2 Ts 2.8; Ap 19.11-21).
(3) Deus, o Pai, promete que enviará seu Filho amado (vv.
7-9), a suprema herança das nações (ver At 13.33; Hb 1.5; 5.5; cf. Mt 3.17;
17.5; 2 Pe 1.17), para aniquilar todos que se opõem ao seu governo. Esta
promessa se cumprirá quando Cristo voltar à terra no fim dos tempos e destruir
todos os inimigos de Deus (ver Ap 12.5; 19.15). Então todos os crentes fiéis
compartilharão do seu reino sobre as nações (Ap 2.26,27).
(4) Através do salmista, o Espírito Santo exorta a raça humana
a ser sábia diante do Deus Todo-poderoso e a refugiar-se nEle, antes de chegar
aquele terrível dia do julgamento divino (vv. 10-12; cf. Hb 3.7-19).
SALMO 2.2 SEU UNGIDO.
O Sl 2 é um salmo messiânico, i.e., um salmo profético sobre a vinda do Messias
de Deus, Jesus Cristo. Messias significa ungido e refere-se a Jesus, a quem
Deus ungiu para redimir Israel e reger o reino de Deus (ver a nota seguinte;
ver Mt 1.1).
SALMO 2.7 TU ÉS MEU
FILHO; EU HOJE TE GEREI. Te gerei , traduzido literalmente, é dar à luz . Empregava-se
em referência a uma mulher ao dar à luz uma criança, mas também era usada no sentido
legal quando um rei apresentava seu filho ao povo ao proclamá-lo rei juntamente
com o pai (cf. 1 Rs 1.32-34, onde Davi assim fez com Salomão). Aqui, refere-se
à proclamação pública de Jesus como Filho de Deus e à sua unção como profeta,
sacerdote e rei (ver Mt 3.12; At 13.33; Hb 1.5; 5.5; 7.28; 2 Pe 1.13).
2.8 EU TE DAREI AS NAÇÕES POR HERANÇA. Nenhum rei terreno
teve jamais esta promessa de receber as nações como herança. É uma promessa que
se cumpre somente no Rei Messiânico, Jesus (ver Zc 9.10).
SALMO 3
SALMO 3.1-8
MULTIPLICADO OS MEUS ADVERSÁRIOS! Este salmo é um lamento diante de Deus. Quase
uma terça parte dos salmos pertence a esta categoria.
(1) O conteúdo básico de um salmo de lamento consiste de uma
fervente invocação de Deus (v. 1), uma descrição da aflição, sofrimento ou
injustiça que o crente sofre (vv. 1,2), uma afirmação da confiança do crente em
Deus (vv. 3-6), uma súplica por socorro (v. 7) e uma expressão de louvor ou
ação de graças (v. 8).
(2) O grande número de salmos de lamento ou elegíacos, na
Bíblia, indica que Deus quer que os seus o invoquem em tempos de necessidade e
aflição (ver Hb 4.16).
SALMO 3.2 SELÁ. O
significado deste termo é incerto. Pode indicar uma pausa, um interlúdio
musical, ou a culminância numa execução musical.
SALMO 3.3 TU, SENHOR,
ÉS UM ESCUDO... A MINHA GLÓRIA. O crente que vive segundo a vontade de Deus,
mas que se acha sob aflição e oposição (vv. 1,2; ver 2 Sm 15.15-30), pode
invocar a Deus na confiança de que Ele agirá em seu favor, segundo o seu divino
propósito.
(1) Escudo refere-se à proteção divina (ver Gn 15.1, onde
Deus é o escudo de Abraão; Dt 33.29, onde Ele é o escudo de Israel).
(2) Deus é a glória do crente, no sentido de que a sua
presença, comunhão e ajuda são o nosso maior bem.
SALMO 3.5 EU ME
DEITEI E DORMI. O crente que com fervor busca a Deus, e que sempre confia na
sua fidelidade, na confiança de que Ele o ouve (v. 4), pode deitar-se em paz e
dormir seguro (cf. 4.8). Deus o sustentará e concederá a sua graça, inclusive
durante o sono (ver SALMO 127.2; Pv
3.24).
FONTE DE PESQUISA:
BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário