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quarta-feira, 2 de outubro de 2013

ESTUDO BÍBLICO NOS SALMOS 02 e 03

SALMOS 02 e 03
SALMO  2.1-12 POR QUE SE AMOTINAM AS NAÇÕES? 
Este salmo consiste de quatro cenas distintas.

(1) O salmista começa com uma alusão aos povos e reis da terra em oposição ao Ungido de Deus (vv. 1-3; cf. At 4.25-27; ver a nota seguinte) um triste quadro da insolente rebeldia da raça humana contra Deus, sua lei, sua redenção, seu Messias e o ensino da sua revelação. Os autores do NT, da mesma maneira, mostram o mundo em oposição a Cristo, ao crente e à fé bíblica (Jo 15.19; Ef 6.12).

(2) Deus responde zombando dos ridículos intentos do mundo para removê-lo do cenário (vv. 4-6). Tempos virão em que Ele suplantará a rebelião humana e estabelecerá o seu reino na terra (ver Rm 1.18; 1 Ts 5.1-11; 2 Ts 2.8; Ap 19.11-21).

(3) Deus, o Pai, promete que enviará seu Filho amado (vv. 7-9), a suprema herança das nações (ver At 13.33; Hb 1.5; 5.5; cf. Mt 3.17; 17.5; 2 Pe 1.17), para aniquilar todos que se opõem ao seu governo. Esta promessa se cumprirá quando Cristo voltar à terra no fim dos tempos e destruir todos os inimigos de Deus (ver Ap 12.5; 19.15). Então todos os crentes fiéis compartilharão do seu reino sobre as nações (Ap 2.26,27).

(4) Através do salmista, o Espírito Santo exorta a raça humana a ser sábia diante do Deus Todo-poderoso e a refugiar-se nEle, antes de chegar aquele terrível dia do julgamento divino (vv. 10-12; cf. Hb 3.7-19).

SALMO  2.2 SEU UNGIDO. O Sl 2 é um salmo messiânico, i.e., um salmo profético sobre a vinda do Messias de Deus, Jesus Cristo. Messias significa ungido e refere-se a Jesus, a quem Deus ungiu para redimir Israel e reger o reino de Deus (ver a nota seguinte; ver Mt 1.1).

SALMO  2.7 TU ÉS MEU FILHO; EU HOJE TE GEREI. Te gerei , traduzido literalmente, é dar à luz . Empregava-se em referência a uma mulher ao dar à luz uma criança, mas também era usada no sentido legal quando um rei apresentava seu filho ao povo ao proclamá-lo rei juntamente com o pai (cf. 1 Rs 1.32-34, onde Davi assim fez com Salomão). Aqui, refere-se à proclamação pública de Jesus como Filho de Deus e à sua unção como profeta, sacerdote e rei (ver Mt 3.12; At 13.33; Hb 1.5; 5.5; 7.28; 2 Pe 1.13).

2.8 EU TE DAREI AS NAÇÕES POR HERANÇA. Nenhum rei terreno teve jamais esta promessa de receber as nações como herança. É uma promessa que se cumpre somente no Rei Messiânico, Jesus (ver Zc 9.10).

SALMO 3
SALMO  3.1-8 MULTIPLICADO OS MEUS ADVERSÁRIOS! Este salmo é um lamento diante de Deus. Quase uma terça parte dos salmos pertence a esta categoria.

(1) O conteúdo básico de um salmo de lamento consiste de uma fervente invocação de Deus (v. 1), uma descrição da aflição, sofrimento ou injustiça que o crente sofre (vv. 1,2), uma afirmação da confiança do crente em Deus (vv. 3-6), uma súplica por socorro (v. 7) e uma expressão de louvor ou ação de graças (v. 8).

(2) O grande número de salmos de lamento ou elegíacos, na Bíblia, indica que Deus quer que os seus o invoquem em tempos de necessidade e aflição (ver Hb 4.16).

SALMO  3.2 SELÁ. O significado deste termo é incerto. Pode indicar uma pausa, um interlúdio musical, ou a culminância numa execução musical.

SALMO  3.3 TU, SENHOR, ÉS UM ESCUDO... A MINHA GLÓRIA. O crente que vive segundo a vontade de Deus, mas que se acha sob aflição e oposição (vv. 1,2; ver 2 Sm 15.15-30), pode invocar a Deus na confiança de que Ele agirá em seu favor, segundo o seu divino propósito.

(1) Escudo refere-se à proteção divina (ver Gn 15.1, onde Deus é o escudo de Abraão; Dt 33.29, onde Ele é o escudo de Israel).

(2) Deus é a glória do crente, no sentido de que a sua presença, comunhão e ajuda são o nosso maior bem.

SALMO  3.5 EU ME DEITEI E DORMI. O crente que com fervor busca a Deus, e que sempre confia na sua fidelidade, na confiança de que Ele o ouve (v. 4), pode deitar-se em paz e dormir seguro (cf. 4.8). Deus o sustentará e concederá a sua graça, inclusive durante o sono (ver SALMO  127.2; Pv 3.24).

FONTE DE PESQUISA:
BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL


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