Seguidores

terça-feira, 13 de agosto de 2013

A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINO - LIÇÃO 07 COM SIBSIDIOS

LIÇÃO  07
3º TRIMESTRE DE 2013

A atualidade dos conselhos paulinos
18 de Agosto de 2013


TEXTO ÁUREO
“Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor” (Fp 3.1a).

VERDADE PRÁTICA
Para quem ama a Deus o mais importante é ter um coração renovado pela ação do Espírito Santo.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1Ts 5.16 Regozijai-vos sempre
Terça - Sl 32.11 Alegrai-vos no Senhor
Quarta - Ne 8.10 A alegria do Senhor é a nossa força
Quinta - Rm 8.31-39 A alegria de saber que Deus é por nós
Sexta - At 13.50-52 Alegria em meios às perseguições
Sábado - Fp 3.3 A verdadeira circuncisão cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Filipenses 3.1-10.
1 - Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.
2 - Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão!
3 - Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.
4 - Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu:
5 - circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu,
6 - segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível,
7 - Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
8 - E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo.
9 - e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé;
10 - para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte.

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Dissertar a respeito da alegria do Senhor.
Explicar a tríplice advertência de Paulo contra os inimigos da fé.
Compreender o significado da verdadeira circuncisão cristã.

INTRODUÇÃO
No capítulo três de sua carta aos Filipenses, Paulo continua revelando preocupação a respeito dos “maus obreiros”. Estes se aproveitavam de sua ausência para introduzir falsas doutrinas na igreja. A fim de precavê-la, por três vezes o apóstolo diz: “guardai-vos” (v.2). Nesta lição, veremos que Paulo também não deixou de exortar os filipenses a que, mesmo diante das adversidades, se alegrassem no Senhor (v.1), pois a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10).

I. A ALEGRIA DO SENHOR
1. Regozijo espiritual.
A expressão “resta, irmãos meus” (v.1), aparece no texto grego como to loipon, que é traduzido como “finalmente”. Ela sugere que Paulo estava concluindo sua carta, mas ainda havia algo importante a dizer aos irmãos da igreja em Filipos. O apóstolo ensina aos irmãos filipenses que a alegria do Senhor é a força que nos faz superar toda e qualquer adversidade. O contentamento que Jesus nos oferece é um reforço para a nossa fé em tempos de adversidade.

2. Exortação ao regozijo.
A alegria do Senhor é produzida pelo Espírito Santo no coração do crente. Esta alegria independe das circunstâncias, pois é divina e faz com que o cristão supere as dificuldades. Paulo mostra aos filipenses que esse sentimento de felicidade, concedido pelo Senhor, é uma capacitação divina que fortalece a igreja a suportar as adversidades. Para o apóstolo, que se encontrava na prisão, a alegria do Senhor era como um precioso consolo, capaz de trazer descanso e quietude para a sua alma.

3. Alegria em meio às preocupações e aflição.
Paulo percebeu que, em virtude do sofrimento, os irmãos de Filipos poderiam ser tomados pelo desânimo. Por isso, ele os exortou a se alegrarem em Deus, pois a alegria vinda da parte do Senhor nos fortalece (Ne 8.10). Triunfante por causa de sua confiança no Cristo ressurreto, o apóstolo sabe que somente aquele que conhece e confia no Senhor, e em sua Palavra, é capaz de regozijar-se diante das dificuldades, tal como ele e Silas o fizeram (At 16.24,25). Deus é o nosso conforto. Nele podemos confiar e regozijar-nos sempre (1Ts 5.16).

II. A TRÍPLICE ADVERTÊNCIA CONTRA OS INIMIGOS (3.2-4)
1. “Guardai-vos dos cães”.
A hostilidade de Paulo contra os maus obreiros era forte e decisiva, pois eles causavam muitos males à igreja, em especial aos novos convertidos. Paulo chama os judaizantes de “cães”, pois estes acreditavam e ensinavam que os gentios deviam obedecer a todas as leis judaicas, um fardo legalista que nem mesmo os próprios judeus suportavam (Gl 2.14). Os judaizantes eram como “cães” que atacavam os novos convertidos durante a ausência de Paulo. O apóstolo repelia-os com veemência e orientava os filipenses a que deles se resguardassem.

2. “Guardai-vos dos maus obreiros”.
Estes também são denominados por Paulo como “cães” e os da “circuncisão”. Eles espalhavam falsos ensinos, não se importando com a sã doutrina ensinada pelos apóstolos. Pregavam um falso evangelho (Gl 1.8,9). Afirmavam que para que os gentios se tornassem cristãos deveriam seguir a lei mosaica e, pior, as tradições judaicas. Todavia, no concílio da igreja em Jerusalém, conforme Atos 15, os apóstolos já haviam discutido sobre o papel da lei judaica em relação aos gentios. Segundo as deliberações do “concílio de Jerusalém” os gentios cristãos não deveriam comer alimentos oferecidos aos ídolos, carne com sangue e sufocada (Lv 17.14). Deveriam também evitar as práticas sexuais imorais. Não obstante, os “maus obreiros” faziam questão de discordar do ensino paulino, a fim de impor aos gentios as práticas judaicas.

3. “Guardai-vos da circuncisão”.
Um dos costumes judaicos que aqueles “maus obreiros” queriam impor era a prática da “circuncisão”. Eles ensinavam, erroneamente, que a circuncisão tornaria os gentios verdadeiramente cristãos. Paulo então passa a ensinar aos filipenses que a verdadeira circuncisão é aquela operada no coração; logo não é algo da carne, mas do Espírito Santo. De acordo com o Comentário Bíblico Pentecostal, editado pela CPAD, “os cristãos filipenses não deveriam ter como motivo de orgulho quaisquer sinais físicos que demonstrassem sua condição de comunhão, porém, antes, deveriam orgulhar-se em Cristo e na sua obra”.

III. A VERDADEIRA CIRCUNCISÃO CRISTÃ (3.3)
 1. A circuncisão no Antigo Testamento.
Sabemos que a circuncisão era um rito religioso com caráter moral e espiritual, consistindo em um sinal físico de que a pessoa pertencia ao povo com o qual Deus fez um pacto. Era também um sinal de obediência a Deus (Gn 17.11; At 7.8). Porém, os seguidores de Jesus não precisam da circuncisão para serem identificados como pertencentes a Ele. A circuncisão do cristão é espiritual e interior, operada pelo Espírito Santo, no coração, mediante a fé em Jesus Cristo (Rm 4.9-11).

2. A verdadeira circuncisão não deixa marcas físicas.
Paulo ensina aos colossenses que a verdadeira circuncisão em Cristo não é por intermédio de mãos humanas, mas “no despojo do corpo da carne” (Cl 2.11,12). É um ato espiritual, levado a efeito pelo Senhor Jesus que remove a nossa velha natureza e nos concede uma nova (2Co 5.17). É uma circuncisão do coração (Rm 2.29).

3. A verdadeira circuncisão não confia na carne (3.3-7).
Os cristãos judaizantes que participavam da igreja em Filipos confiavam muito mais na carne e na circuncisão do que em Cristo. Por isso, Paulo narra a sua história como judeu. Ele declara ter sido circuncidado ao oitavo dia (v.5) e ter seguido todos os ritos da lei (v.6). Mas o apóstolo enfatiza que ao encontrar-se com Cristo, renunciou a tudo da velha religião para servir apenas a Cristo. Paulo declara: “Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne” (3.3). A salvação é somente pela fé em Jesus. Nenhum rito religioso é capaz de trazer salvação.

CONCLUSÃO

Paulo ensinou aos filipenses que a confiança em Cristo nos garante alegria. Tal felicidade independe das circunstâncias e faz-nos enfrentar todas as dificuldades comuns às demais pessoas com uma diferença: temos esperança! Paulo também mostrou aos filipenses que as leis do Antigo Testamento e seus ritos tinham sua importância, todavia, a obediência a tais leis e ritos não garantiam a salvação de ninguém. O que deve ser considerado pelo crente é o seu relacionamento com o Cristo ressurreto.


SUBSÍDIOS
FILIPENSES 3.1-10
FILIPENSES  3.2 CÃES... MAUS OBREIROS... CIRCUNCISÃO. A maior provação de Paulo era a tristeza que sentia e experimentava por causa dos que distorciam o evangelho de Cristo. Seu amor a Cristo, à igreja e à verdade redentora, era tão forte que o levou a opor-se energicamente àqueles que pervertiam a doutrina pura, e a descrevê-los como "cães" e "maus obreiros" (ver 1.17; Gl 1.9; cf. Mt 23).

O termo grego "circuncisão", como é empregado por Paulo aqui, significa "mutiladores do corpo" e refere-se ao rito da circuncisão segundo o ensino dos falsos mestres judaizantes, afirmando que o sinal da circuncisão conforme o AT era necessário à salvação. Paulo declara que a verdadeira circuncisão é uma obra do Espírito no coração da pessoa, pela qual o pecado e o mal são cortados (v. 3; Rm 2.25-29; Cl 2.11).

FILIPENSES  3.8-11 PARA QUE POSSA GANHAR A CRISTO. Estes versículos revelam o coração do apóstolo e a essência do cristianismo. O maior anseio na vida de Paulo era conhecer a Cristo e experimentar de modo mais íntimo sua comunhão e presença. Nessa busca vemos os seguintes aspectos:

(1) Conhecer a Cristo pessoalmente, bem como a seus caminhos, sua natureza e caráter, segundo a revelação da Palavra de Deus. O verdadeiro conhecimento de Cristo envolve ouvirmos a sua palavra, seguirmos o seu Espírito, atendermos a seus impulsos com fé, verdade e obediência, e identificar-nos com seus interesses e propósitos.

(2) Ser achado em Cristo (v. 9), i.e., ser unido e ter comunhão com Ele produz a justiça que somente é experimentada como dom de Deus (1.10,11; 1 Co 1.30).

(3) Conhecer o poder da sua ressurreição (v. 10), i.e., experimentar a renovação da vida espiritual, o livramento do poder do pecado (Rm 5.10; 6.4; Ef 2.5,6) e o poder do Espírito Santo para levar a efeito um testemunho eficaz, a cura, os milagres e, finalmente, a nossa própria ressurreição dentre os mortos (v. 11; Ef 1.18-20). 

(4) Compartilhar das aflições de Cristo mediante a abnegação, a crucificação da carne e o sofrimento por amor a Cristo e à sua causa (cf. 1.29; At 9.16; Rm 6.5,6; 1 Co 15.31; 2 Co 4.10; Gl 2.20; Cl 1.24; 4.13)

FILIPENSES  3.9 A JUSTIÇA QUE VEM DE DEUS. A justiça do crente consiste, em primeiro lugar, em ser perdoado do pecado, justificado e aceito por Deus, mediante a fé (ver Rm 4.5).

(1) Nossa justiça, no entanto, é mais do que isso. A Palavra de Deus declara que nossa justiça é Cristo, o próprio Senhor Jesus, habitando em nosso coração (cf. 1.20,21; Rm 8.10; 1 Co 1.30; Gl 2.20; Ef 3.17; Cl 3.4); no AT o Messias é referido como o "Renovo justo" e "O SENHOR Justiça nossa" (ver Jr 23.5,6). Noutras palavras, a justiça que possuímos não é de nós mesmos, mas de Jesus, em quem colocamos a nossa fé (1 Co 1.30; Gl 2.20). Mediante a presença dEle em nós, tornamo-nos nEle "justiça de Deus" (ver 2 Co 5.21).

(2) O fundamento da nossa salvação e nossa única esperança de justificação é a morte sacrificial de Cristo e seu sangue derramado no Calvário (Rm 3.24; 4.25; 5.9; 8.3,4; 1 Co 15.3; Gl 1.4; 2.20; Ef 1.7; Hb 9.14; 1 Pe 1.18,19; 1 Jo 4.10) e sua vida ressurreta dentro do nosso coração (ver Rm 4.22; Rm 4.25; 5.9,10; 8.10,11; Gl 2.20; Cl 3.1-3; ver Rm 4.22).


O  BOM CONSELHO DE JETRO
EXODO  18.21 PROCURA HOMENS CAPAZES. O conselho que Jetro deu a Moisés, sobre delegação de autoridade a homens de Deus, para maior eficiência e resultados na obra do Senhor, continua válido hoje. O texto menciona várias qualificações de líderes do povo de Deus, os quais devem ser:
(1) pessoas capazes,
(2) pessoas que temem a Deus,
(3) pessoas instruídas na verdade e totalmente dedicadas à sua causa,
(4) pessoas que abominam o ganho desonesto e que, por isso, estão livres da cobiça e do amor ao dinheiro.


CONSELHOS DE SALOMÃO
PROVÉRBIOS  2.1 ESCONDERES CONTIGO OS MEUS MANDAMENTOS. Somente entesourando a Palavra de Deus em nossa mente é que aprenderemos a viver de modo sábio e justo em nosso 
relacionamento com Deus (v. 5). Podemos vencer o pecado, tendo os mandamentos de Deus em nosso coração (Sl 119.11) e a Palavra de Cristo habitando dentro de nós (Jo 15.7; Tg 1.21).

PROVÉRBIOS  2.20 ANDES PELO CAMINHO DOS BONS E GUARDES AS VEREDAS DOS JUSTOS. As bênçãos decorrentes da sabedoria incluem: 
(1) aprender a temer ao Senhor e daí ser protegido contra o mal ao longo da caminhada da vida (vv. 5-8); 

(2) poder discernir entre o bem e o mal e assim evitar as tragédias do pecado (v. 11); 
(3) disposição para evitar pessoas más e conviver com pessoas 
boas e justas (vv. 12-15,20); 
(4) abster-se da imoralidade sexual (vv. 16-19) e 
(5) receber as bênçãos prometidas por Deus (v. 21).

PROVÉRBIOS  3.1,2 ANOS DE VIDA E PAZ. De modo geral, obedecer a Deus e viver segundo seus princípios santos resultará em melhor saúde (v. 8), longevidade e uma vida mais feliz e mais próspera (cf. v. 16). Esse princípio geral, no entanto, não deve ser considerado como uma garantia absoluta, sem exceções. Às vezes, os justos são afligidos (Jó 1;2) e não gozam de longa vida (At 7.59,60); enquanto que, às vezes, os ímpios gozam de saúde e prosperidade (Sl 73.3,12; Tg 5.5), muito embora não haja dúvida da sua condenação final (Sl 73.17-20; Tg 5.1-4).

PRTOVÉRBIOS  3.5 CONFIA NO SENHOR. Confiar no Senhor de todo o coração é o inverso de duvidar dEle e da sua Palavra. Esta confiança é fundamental em nosso relacionamento com Deus e tem base na premissa de que Ele é fidedigno. Como filhos de Deus, podemos ter a certeza de que nosso Pai celestial nos ama e que cuidará fielmente de nós (ver Mt 10.31 nota), conduzir-nos-á no caminho certo e cumprirá as suas promessas. Nos tempos mais difíceis da nossa vida, podemos entregar ao Senhor o nosso caminho (cf. Sl 37.5) e confiar nEle para agir em nosso favor.

PROVÉRBIOS  3.5 TEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO. O entendimento humano é limitado, falho e sujeito a erros (Ef 4.18). É imperioso então que ele deva ser iluminado pela Palavra de Deus e dirigido pelo
Espírito Santo (Rm 8.9-16). O crente, em vez de confiar em seu próprio entendimento ou inteligência (v. 7), deve orar para que na sua vida prevaleça a sabedoria e a vontade de Deus em todas as 
suas decisões e propósitos (ver 2.3).

PROVÉRBIOS  3.6 RECONHECE-O EM TODOS OS TEUS CAMINHOS. Em todos os nossos planos, decisões e atividades, devemos reconhecer Deus como Senhor, e fazer a sua vontade como nosso supremo alvo. Todos os dias, devemos viver num profundo e confiante relacionamento com Deus, sempre buscando a sua direção "pela oração e súplicas, com ação de graças" (ver Fp 4.6). Quando assim fazemos, Deus promete conduzir nossos caminhos, i.e., nos levar em direção ao seu alvo para a nossa vida, remover todos os obstáculos e nos capacitar a tomar as decisões certas (ver 
11.5; Is 45.13).

PROVÉRBIOS  3.9 HONRA AO SENHOR COM A TUA FAZENDA. Os israelitas traziam ao Senhor Deus a primeira porção das suas colheitas, como reconhecimento de que Ele era o dono da terra (Lv 23.10; 25.23; Nm 18.12,13). Nós, também, devemos dar a Deus as primícias da nossa renda a fim de honrá-lo como Senhor da nossa vida e das nossas posses. Deste modo, Deus abrirá o caminho para derramar sobre nós as suas bênçãos (ver Ml 3.10; 2 Co 9.6). "Aos que me honram honrarei" (1 Sm 2.30) é a promessa de Deus a todos que contribuem para a sua obra, fiel e generosamente, com suas finanças.

PROVÉRBIOS  3.11,12 NÃO REJEITES A CORREÇÃO DO SENHOR. Às vezes, Deus permite que passemos por provações e dificuldades para nos conformar mais perfeitamente à sua santidade e à sua 
vontade para a nossa vida (cf. Jó 5.17). O NT emprega estes mesmos versículos para encorajar o crente que está a enfrentar dores e aflições (ver Hb 12.5).

PROVÉRBIOS  3.16 RIQUEZAS E HONRA. Nem sempre o crente alcança honra e riquezas neste mundo, mesmo vivendo aqui de acordo com a sabedoria de Deus. Mas temos a certeza de que em nossa 
herança futura, seremos honrados por Deus, e também participantes das riquezas eternas (Lc 16.11; Ef 1.18; 3.8).

PROVÉRBIOS  4.13 PORQUE ELA É A TUA VIDA. No livro de Provérbios, a sabedoria dá vida e é vida. Viver da maneira que Deus determinou, resulta em: 
(1) uma vida de satisfação e alegria (15.23,27), 
(2) quase sempre uma longa vida física (v. 10; 3.2; 9.11), 
(3) uma vida moral e espiritual sadia (8.35; 9.6; 10.16; 19.23) e 
(4) a esperança de vida com Deus após a morte (compare 11.7 com 14.32). 

Cristo, que é a nossa sabedoria (ver a nota anterior), é o cumprimento desse ideal de sabedoria no AT; Ele é agora a nossa vida (Jo 5.40; 11.25; 14.6), e quem tem a Cristo, tem a vida (1 Jo 5.12).

PROVÉRBIOS  4.23 SOBRE TUDO O QUE SE DEVE GUARDAR, GUARDA O TEU CORAÇÃO. No coração está a fonte dos desejos e das decisões. Seguir a Deus e conhecer os seus caminhos requer uma firme decisão de permanecermos dedicados a Ele, buscando em primeiro lugar o seu Reino e a sua justiça (Mt 6.33). Se a nossa fome e sede por Deus e pelo seu reino arrefecer, devemos reavaliar nossas prioridades, admitir com honestidade a nossa frieza e orar ferventemente por uma renovação do nosso anseio por Deus e por sua graça. Deixar de "guardar" o nosso coração nos fará sair do caminho seguro e cair numa armadilha destruidora (cf. 7.24-27). Vigiando o nosso coração com toda diligência, teremos caminhos aplainados pela graça e bondade de Deus (vv. 25-27).

PROVÉRBIOS  5.15,16 BEBE A ÁGUA DA TUA CISTERNA. O manancial do amor afetivo do homem (vv. 18-20) deve estar na sua própria esposa (cf. Êx 20.17). Note que o prazer sexual no casamento é legítimo e instituído por Deus (cf. Gn 2.20-25). Num casal, um cônjuge deve considerar o outro como uma dádiva especial da parte de Deus, e amá-lo com prazer, pureza e ações de graças (19.14).

ECLESIASTES  11.1 LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS. Um dos sentidos da palavra hebraica traduzida por "pão" é o grão usado em panificação. A referência aqui pode ser ao costume egípcio de 
espalhar sementes ou grãos sobre as águas que inundavam suas terras anualmente, quando o rio Nilo transbordava. Parecia que aqueles grãos ficavam soterrados e esquecidos, mas no devido tempo surgia a colheita. Podemos aplicar esse fato à nossa disposição de ser generosos e prestimosos (v. 2). Devemos dar liberalmente, pois um dia talvez nós mesmos venhamos a enfrentar uma grande necessidade (cf. 2 Co 8.10-15).

ECLESIASTES  11.4 QUEM OBSERVA O VENTO NUNCA SEMEARÁ. Estamos num mundo em que quem ficar aguardando condições ideais para dar início a um empreendimento, nunca fará nada (cf. Mt 
24.7-14). Nunca haverá condições perfeitas durante a presente era. Devemos perseverar na oração e na leitura da Bíblia diariamente. Devemos viver segundo os santos padrões de Deus, mesmo que todos ao nosso redor busquem os prazeres pecaminosos.

ECLESIASTES  11.9 POR TODAS ESSAS COISAS TE TRARÁ DEUS A JUÍZO. Deus quer que seu povo se alegre e que os jovens desfrutem da sua juventude. Mas todo esse regozijo deve ser moderado pelo reconhecimento de que Deus responsabilizará cada um por seus atos pecaminosos. Se o crente permitir que sua vida espiritual degenere em mediocridades e na prática de coisas pecaminosas, 
o resultado será aflição e sofrimento no presente, e julgamento no futuro.

ECLESIASTES  12.1-7 LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR NOS DIAS DA TUA MOCIDADE. "Lembrar-se", na Bíblia, sempre subentende ação; e.g., quando Deus se "lembrou" de Abraão (Gn 19.29), Ele interveio na sua vida para o seu bem. Por isso, lembrar-nos do nosso Criador importa em agir da maneira que Ele estabeleceu quando nos criou. De Deus vem a vida, e com ela as oportunidades que nos advêm com a juventude. É somente com a ajuda do Espírito Santo que conseguimos "lembrar-nos" de Deus, à medida que somos revestidos "do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade" (Ef 4.24); e devemos, assim, viver antes que venha a morte. Os versículos 3-7 apresentam um quadro vívido do processo de envelhecimento do corpo físico, processo este que culmina na morte. Há conforto, porém, no fato de que nossa pessoa interior "se renova de dia em dia" (2 Co 4.16).

ECLESIASTES  12.13 TEME A DEUS E GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS. Todo o livro de Eclesiastes deve-se interpretar segundo o contexto deste seu penúltimo versículo. Salomão começou com uma avaliação negativista da vida como vaidade, algo irrelevante, mas no fim ele conclui com um sábio conselho, a indicar onde se pode encontrar o sentido da vida. No temor de Deus, no amor a Ele e 
na obediência aos seus mandamentos, temos o propósito e a satisfação que não existem em nada mais.

ECLESIASTES  12.14 PORQUE DEUS HÁ DE TRAZER A JUÍZO TODA OBRA. A mensagem final do livro de Eclesiastes faz-nos lembrar de uma verdade solene e inalterável: a prestação de contas do ser 
humano perante Deus, por todos os seus atos. O Senhor julgará a todos nós, crentes e incrédulos, i.e., todos os nossos atos, bons e maus (cf. Rm 14.10,12; 2 Co 5.10; Ap 20.12,13). Quem negligenciou ou rejeitou a graça redentora de Deus não estará justificado no dia do julgamento.


CONSELHOS DE PAULO.
ROMANOS  12.1 QUE APRESENTEIS OS VOSSOS CORPOS EM SACRIFÍCIO VIVO. O crente deve ter uma paixão sincera por agradar a Deus, no amor, na devoção, no louvor, na santidade e no servir. (1) Nosso maior desejo deve ser uma vida de santidade, e sermos aceitos por Deus. Para isso, precisamos separar-nos do mundo e aproximar-nos cada vez mais de Deus (v. 2). Devemos viver para Deus, adorá-lo, obedecer-lhe; opor-nos ao pecado e apegar-nos à justiça; resistir e repudiar o mal, ser generosos com o próximo na prática de boas obras, imitar a Cristo, segui-lo, servi-lo, andar na direção do Espírito Santo e ser cheio dEle. 
(2) Devemos apresentar a Deus, nosso corpo como morto ao pecado e como templo do Espírito Santo (ver v.2; cf. 1 Co 6.15,19).

12.2 NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO, MAS TRANSFORMAI-VOS. Paulo deixa subentender várias coisas neste versículo. 
(1) Devemos reconhecer que o presente sistema mundano é mau (At 2.40; Gl 1.4), e que está sob o controle de Satanás (Jo 12.31; 1 Jo 5.19; ver o estudo. 

(2) Devemos resistir às formas prevalecentes e populares do proceder deste mundo e em lugar disso proclamar as verdades eternas e os padrões justos da Palavra de Deus, por amor a Cristo (1 Co 1.17-24). 

(3) Devemos desprezar e aborrecer aquilo que é mau, amar aquilo que é justo (v. 9; 1 Jo 2.15-17; ver Hb 1.9 nota) e não ceder aos vários tipos de mundanismo que rodeiam a igreja, tais como cobiça, 
egoísmo, oportunismo, conceitos humanistas, artifícios políticos visando ao poder, inveja, ódio, vingança, impureza, linguagem imunda, diversões ímpias, vestes imodestas e provocantes, imoralidade, drogas, bebidas alcoólicas e companhias mundanas. 

(4) Devemos conformar nossa mente à maneira de Deus pensar (1 Co 2.16; Fp 2.5), mediante a leitura da Palavra de Deus e sua meditação (Sl 119.11,148; Jo 8.31,32; 15.7). Devemos permitir que nossos planos, alvos e aspirações sejam determinados pelas verdades celestiais e eternas e não por este presente século 
mau, profano e passageiro.

EFÉSIOS  5.18 ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO. "Enchei-vos" (imperativo passivo presente) tem o significado, em grego, de "ser enchido repetidas vezes". A vida espiritual do filho de Deus deve experimentar a renovação constante (3.14-19; 4.22-24; Rm 12.2), mediante enchimentos repetidos do Espírito Santo. 

(1) O cristão deve ser batizado no Espírito Santo após a conversão (ver At 1.5; 2.4), mas também deve renovar-se no Espírito repetidas vezes, para adoração a Deus, serviço e testemunho (ver At 4.31-33 nota). 

(2) Experimentamos enchimentos repetidos do Espírito Santo quando mantemos uma fé viva em Jesus Cristo (Gl 3.5), estamos repletos da Palavra de Deus (Cl 3.16), oramos, damos graças e cantamos ao Senhor (1 Co 14.15; Ef 5.19,20), servimos ao próximo (Ef 5.21 ) e fazemos aquilo que o Espírito Santo quer (Rm 8.1-14; Gl 5.16ss.; Ef 4.30; 1 Ts 5.19). 

(3) Alguns resultados de ser cheio do Espírito Santo são: (a) falar com alegria a Deus, em salmos, hinos e cânticos espirituais (v. 19), (b) dar graças (v. 20) e (c) sujeitar-nos uns aos outros (v. 21).

EFÉSIOS  6.1 FILHOS, SEDE OBEDIENTES. Os filhos de crentes devem permanecer sob a orientação dos pais, até se tornarem membros doutra unidade familiar através do casamento. 

(1) As crianças pequenas devem ser ensinadas a obedecer e a honrar os pais, mediante a criação na disciplina e doutrina do Senhor (ver 6.4 nota; Pv 13.24; 22.6). 

(2) Os filhos mais velhos, mesmo depois de casados, devem receber com respeito, o conselho dos pais (v. 2) e honrá-los na velhice, mediante cuidados e ajuda financeira, conforme a necessidade (Mt 15.1-6). 

(3) Os filhos que honram seus pais serão abençoados por Deus, aqui na terra e na eternidade (v. 3).

COLOSSENCES  3.1,2 PENSAI NAS COISAS QUE SÃO DE CIMA. Uma vez que nossa vida está com Cristo no céu (v. 3), devemos fixar nossa mente nas coisas lá de cima, e deixar que nossas atitudes sejam determinadas por elas. Devemos estimar, julgar, olhar e considerar tudo, partindo da perspectiva celestial. Nossos alvos, atividades e ambições devem ser a busca das coisas espirituais (vv. 1-4), resistir ao pecado (vv. 5-11) e revestir-se do caráter de Deus (vv.12-17). A graça, o poder, as experiências e as bênçãos espirituais estão com Cristo no céu. Ele outorga essas coisas a todos os que, com sinceridade pedem, buscam com diligência e batem à porta com persistência (Lc 11.1-13; 1 Co 12.11; Ef 1.3; 4.7,8).

1TESSALONICENSES  4.3 ESTA É A VONTADE DE DEUSEmbora vivessem numa sociedade onde o pecado sexual era comum e aceitável, os apóstolos não transigiam com a verdade e a santidade de Deus. Não rebaixaram os padrões morais para acomodá-los às idéias e tendências daquela sociedade. Sempre que se deparavam com baixo padrões morais em alguma igreja (cf. Ap 2.14,15,20), repreendiam-na e procuravam corrigi-la. Considerando padrões a baixa moralidade que prevalece em nossos dias, precisamos de dirigentes do tipo dos apóstolos, para conclamar a igreja a obedecer aos padrões divinos de retidão

1TESSALONICENSES  4.3-7 QUE VOS ABSTENHAIS DA PROSTITUIÇÃO. Deus determina para todos os crentes normas elevadas de pureza e santidade concernentes a assuntos sexuais.

1TESSALONICENSES  4.6 NINGUÉM... ENGANE A SEU IRMÃO. A imoralidade sexual de de um cônjuge prejudica o outro, seja ele crente ou não. "Enganar" (gr. pleonokteo) significa "ultrapassar o certo", "transgredir", "exceder". Todo tipo de relacionamento sexual fora do casamento, além de pecaminoso, constitui terrível ato de injustiça contra a outra pessoa. O adultério viola os direitos do outro cônjuge. 
Intimidades sexuais antes do casamento arruínam a santidade e a castidade estabelecidas por Deus para o gênero humano. Destroem a pureza e a virgindade, que devem ser conservadas para o 
casamento.

4.8 NÃO DESPREZA AO HOMEM, MAS, SIM, A DEUS. Aqueles que rejeitam a instrução do apóstolo sobre santificação e pureza estão rejeitando a Deus. 

(1) Desconsiderar a admoestação de Paulo é resistir deliberadamente ao Espírito Santo e à pureza que Ele deseja. Deus julgará e castigará membros da igreja que se dão ao relaxamento moral para satisfação de sua própria lascívia (v. 6; Hb 13.4). 

(2) Todos os que, no mundo ou dentro da igreja, rejeitam a verdade e têm "prazer na iniqüidade" (ver 2 Ts 2.12) serão abandonados por Cristo quando os crentes fiéis forem arrebatados para "encontrar o Senhor nos ares" (v. 17). 
Sofrerão destruição (5.3), 
ira (5.9), 
castigo (2 Ts 1.8) e 
condenação (2 Ts 1.9; 2.12), quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, para julgar todos os que "não obedecem ao evangelho" (2 Ts 1.7,8).


1TIMÓTEO  1.3,4 OUTRA DOUTRINA. Sete anos antes de Paulo escrever esta epístola, advertira os presbíteros de Éfeso de que os falsos mestres procurariam distorcer a verdadeira mensagem de Cristo (ver 
At 20.29). Agora que isso já estava acontecendo, Paulo exorta Timóteo a confrontá-los com coragem. Este jovem pastor não devia transigir com esses falsos ensinos que corrompiam tanto a lei quanto o evangelho. Ele devia travar contra eles o bom combate (v. 18) mediante a proclamação da fé original, conforme o ensino de Cristo e dos apóstolos (2 Tm 1.13,14). A expressão "outra doutrina" vem do grego heteros e significa "estranha", "falsificada", "diferente".


CONSELHOS DO PRÓPRIO DEUS
JOSUÉ  1.7 FAZER CONFORME TODA A LEI. Para -possuírem a terra prometida, Josué e os israelitas precisavam comprometer-se a obedecer à Palavra de Deus escrita. A Palavra de Deus escrita no "Livro" (i.e., as Escrituras, v. 8) devia ser sua autoridade máxima em confronto com todas as idéias, tradições, ou religiões humanas. Esse princípio aplica-se igualmente aos fiéis do antigo concerto e do novo concerto.

JOSUÉ  1.8 O LIVRO DESTA LEI. Esta expressão refere-se aos cinco primeiros livros da Bíblia, contendo as palavras, mandamentos e revelações de Deus a Moisés (cf. Dt 31.9-12,24-26). Evidências da 
fidelidade de Josué para com a Palavra de Deus: falar a Palavra (cf. Dt 6.7), meditar nela (cf. Sl 1.2; 119.97) e obedecê-la em tudo (cf. Ed 7.10; Tg 1.22-25).

JOSUÉ  1.8 FARÁS PROSPERAR O TEU CAMINHO. Aqueles que conhecem e seguem a Palavra de Deus serão prósperos e "bem-sucedidos", pelo fato de -possuírem a sabedoria para viverem em retidão e de alcançarem o alvo de Deus para a sua vida (Sl 14.2; 119.99; Pv 1.3; 10.5). Os requisitos para essa prosperidade e sucesso são: 

(1) ser forte, corajoso e diligente (vv. 6,7);

(2) ter a Palavra de Deus como guia supremo em tudo que cremos e fazemos (v. 7); 

(3) estudar a Palavra de Deus com meditação, diariamente (v. 8); e 

(4) resolver buscar continuamente a presença de Deus por toda a vida (vv. 5,9). Esta mensagem dirigida a Josué enseja-nos um conjunto de princípios gerais para uma vida bem-sucedida. Não devemos jamais concluir que Deus tem a obrigação de conceder prosperidade material a todos quantos cumprirem essas condições. Princípios gerais desse tipo não são garantias absolutas, pois estão sujeitos aos desígnios soberanos de Deus para cada um de nós; às vezes, Ele permite passarmos por sofrimentos e adversidades (ver 3 Jo 2).

JOSUÉ  1.8 MEDITA NELE DIA E NOITE. "Meditar" (hb. hagab) significa ler em silêncio ou falar consigo mesmo internamente, à medida que se pensa. Abrange refletir sobre as palavras e caminhos de 
Deus, e aplicá-los à cada aspecto da vida da pessoa (Sl 1.2; 63.6; 77.12; 143.5).


CONSELHOS DE MOISÉS
DEUTERONÔMIO  4.1 PARA OS CUMPRIRDES, PARA QUE VIVAIS. A vida, as bênçãos e a posse de Canaã, dependiam da afinidade espiritual entre Israel e Deus (vv. 1,6,15-26,40). As promessas de Deus 
estendem-se a cada geração seguinte se cultivamos a plena comunhão com o Senhor (v. 9), vivemos no seu temor (v. 10), ensinamos aos nossos filhos o caminho do Senhor (vv. 9,10) e o buscamos de todo o nosso coração e de toda a nossa alma (v. 29), com verdadeira fé e amor (5.29; 6.5; ver Jo 14.21 nota; Rm 1.5 nota; Gl 5.6; cf. Hc 2.4; Am 5.4).

DEUTERONÔMIO  4.2 NÃO ACRESCENTAREIS... NEM DIMINUIREIS. Tudo que contradiz, modifica ou altera as Escrituras deve ser rejeitado pelos fiéis de Deus. Sua Palavra, a Bíblia, é nossa autoridade suprema e nosso guia único como verdade (12.32; Pv 30.6; Gl 3.15; Ap 22.18,19).

DEUTERONÔMIO  6.4-9 OUVE, Ó ISRAEL. Este trecho é comumente chamado "o Shema" (do hb. shama?, "ouvir"). Os judeus dos tempos de Jesus eram afeitos a esse trecho, por ser recitado diariamente pelos judeus devotos, e também regularmente nos cultos da sinagoga. O "Shema" é a declaração clássica do cunho monoteísta de Deus (ver a nota seguinte). Ao "Shema" segue-se um duplo preceito 
para Israel: 

(1) amar a Deus de todo o coração, alma e forças (vv. 5,6); e 

(2) ensinar diligentemente aos seus filhos sobre a sua fé (vv. 7-9).

DEUTERONÔMIO  6.4 O SENHOR, NOSSO DEUS, É O ÚNICO SENHOR. Este versículo juntamente com os versículos 5-9; 11.13-21; Nm 15.37-41 - ensina o monoteísmo. Esta doutrina afirma que Deus é o único Deus verdadeiro, e não uma teogonia ou grupo de diferentes deuses; que é onipotente entre todos os seres e espíritos do mundo (Êx 15.11). Este Deus deve ser o objeto exclusivo do amor e 
obediência de Israel (vv. 4,5). Esse aspecto de "unicidade" é a base da proibição da adoração a outros deuses (Êx 20.2). O ensino de 6.4 não contradiz a revelação no NT, de Deus como um ser trino, que sendo uno em essência, é manifesto como Pai, Filho e Espírito Santo (ver Mt 3.17, e Mc 1.11, para exposição sobre a natureza trina e una de Deus).

DEUTERONÔMIO  6.5 AMARÁS... O SENHOR, TEU DEUS. Deus anela comunhão com seu povo e lhe dá esse único e indispensável mandamento, que vincula esse povo a Ele mesmo. 
(1) Retribuindo o seu amor com amor, gratidão e lealdade (4.37), os israelitas o conhecerão, e nEle se deleitarão pelas provisões do concerto. (2) Deste mandamento, "o primeiro e grande mandamento", juntamente com o segundo mandamento: amar ao próximo (cf. Lv 19.18), depende toda a lei e os profetas (Mt 22.37-40). (3) A verdadeira obediência a Deus e aos seus mandamentos somente é possível quando 
brota da fé em Deus e do seu amor (cf. 7.9; 10.12; 11.1,13,22; 13.3; 19.9; 30.6,16,20; ver Mt 22.39 nota; Jo 14.15; 21.16; 1Jo 4.19).

DEUTERONÔMIO  6.6 ESTAS PALAVRAS... ESTARÃO NO TEU CORAÇÃO. O firme propósito de Deus é que sua Palavra esteja no coração do seu povo (cf. Sl 119.11; Jr 31.33. Paulo declara explicitamente: "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria" (Cl 3.16; cf. 2Tm 3.15-17). Esse preceito somente pode ser cumprido se, diária e continuamente, examinarmos as Escrituras (Sl 119.97-100; Jo 8.31,32). Uma maneira de fazer isso é ler o NT todo duas vezes por ano, e o AT uma vez por ano (cf. Is 29.13; ver Tg 1.21)

DEUTERONÔMIO  6.7 E AS INTIMARÁS AOS TEUS FILHOS. Uma forma vital de expressar amor a Deus (v. 5) é cuidar do bem-estar espiritual dos filhos e esforçar-nos para levá-los a um real relacionamento com 
Deus. 

(1) O ensino da Palavra de Deus aos filhos deve ser uma tarefa altamente prioritária dos pais (cf. Sl 103.13; ver Lc 1.17 nota; 2 Tm 3.3. 

(2) O ensino das coisas de Deus deve partir do lar, e nisso, tanto o pai como a mãe deve participar. Cultuar a Deus no lar não é uma opção; pelo contrário, é um mandamento direto do Senhor (vv. 7-9; Êx 20.12; Lv 
20.9; Pv 1.8; 6.20; cf. 2 Tm 1.5). 

(3) O propósito da instrução bíblica pelos pais é ensinar os filhos a temer ao Senhor, a andar em todos os seus caminhos, a amá-lo e ser-lhe grato e a servi-lo de todo o coração e alma (10.12; Ef 6.4). 

(4) O crente deve proporcionar sabiamente aos seus filhos uma educação teocêntrica, em que tudo se rela-cione com Deus e às suas coisas (cf. 4.9; 11.19; 32.46; Gn 18.19; Êx 10.2; 12.26,27; 13.14-16; Is 38.19)


CONSELHOS DE JESUS
LUCAS  7.14 ESTREITA É A PORTA... E POUCOS OS QUE A ENCONTREM. Cristo ensinou que não devemos esperar que a maioria o siga pelo caminho que leva à vida. 

(1) São poucos os que querem entrar pela porta humilde do verdadeiro arrependimento e, em seguida, negar-se a si mesmo para seguir a Jesus, esforçar-se sinceramente para obedecer aos seus mandamentos, buscar zelosamente o seu reino e a sua justiça e perseverar até o fim com verdadeira fé, pureza e amor. 

(2) Jesus, no Sermão do Monte, descreve as grandes bênçãos que pertencem aos discípulos do seu reino (5.3-12), mas Ele também ressalta que esses discípulos não escaparão à perseguição (5.10-12). Além disso, contrastando com alguns evangelistas que pregam que ser salvo é uma das coisas mais fáceis neste mundo, Jesus ensinava que segui-lo importa em sérias obrigações no tocante à justiça, à aceitação da perseguição, ao amor aos inimigos e à renúncia pessoal.

7.7,8 PEDIR, BUSCAR, BATER. Jesus estimulava a perseverança na oração. Os tempos dos verbos gregos do versículo 8 indicam continuidade. Devemos continuar a pedir, a buscar e a bater. Pedir, fala da consciente necessidade e da confiança que Deus ouve nossa oração. Buscar, fala de fervente petição associada a submissão à vontade de Deus. Bater, fala da perseverança em buscar a Deus quando Ele não responde imediatamente. A garantia de Cristo de que o suplicante receberá o que pede baseia-se em: 

(1) buscar em primeiro lugar o reino de Deus (ver Mt 6.33); 

(2) a bondade e amor paternais de Deus (6.8; 7.11; Jo 15.16; 16.23,24,26; Cl 1.12); 

(3) orar de conformidade com a vontade de Deus (1 Jo 5.14; 3.22; Mc 11.24); 

(4) cultivar a comunhão com Cristo (Jo 15.7); e 

(5) obedecer a Cristo (1 Jo 3.22).

TODOS ESSES E MUITOS OUTROS MILHARES DE CONSELHOS DA PALAVRA DE DEUS, SÃO ATUAIS. ESTÃO VALENDO AINDA HOJE. PRECISAMOS OUVÍ-LOS E VIVÊLOS.


OS 10 MELHORES CONSELHOS DA BÍBLIA
1. TOME CUIDADO COM A MULHER ESTRANHA.
2. ENQUANTO HÁ TEMPO, ENTREGUE SUA VIDA AO SENHOR JESUS CRISTO.
3. USE BEM O TEMPO QUE VOCÊ TEM.
4. FUJA DA IDOLATRIA.
5. RESISTA AO DIABO.
6. PREPARE-SE: VOCÊ UM DIA VAI SE ENCONTRAR COM DEUS.
7. PREPARE-SE: JESUS UM DIA VOLTARÁ PARA RESGATAR SUA IGREJA.
8. VOCÊ É LIVRE, MAS NÃO USE A LIBERDADE PARA A LIBERTINAGEM.
9. CUIDADO COM O FERMENTO DOS FARISEUS.
10. AO PECAR, SE ARREPENDA IMEDIATAMENTE. SENÃO...

ELABORADO PELO EV. NATALINO DOS ANJOS
PROFESSOR DA E.B.D e PESQUISADOR
PASTOR NA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS DE TESOURO
CAMPO DE GUIRATINGA - MATO GROSSO.

FONTE DE PESQUISA;
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.








Nenhum comentário:

Postar um comentário