Seguidores

terça-feira, 28 de maio de 2013

TRES BONS ESTUDOS SOBRE O VERDADEIRO DISCIPULO DE JESUS

O que é ser Discípulo?

INTRODUÇÃO
DISCÍPULO

• Alguém que aceita os ensinos de um Mestre;
é Como Maria
“Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.” (Lucas 10:38,39-RA)

• Alguém que deixa tudo e segue o Mestre;
é Como Pedro
“Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.” (Mateus 4:18-20 – RA)

• Alguém pronto a enfrentar dissabores.
é Como Paulo
” São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.” (II Coríntios 11:23 – RA)
A pergunta certa é: Você deseja ser um discípulo?

1. Você só será um discípulo de Cristo, se desejar imitá-lo!
“Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor.” (Mateus 10:25a – RA)

2. Você só será discípulo de Cristo, se desejar agradá-lo!
“Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.” (Mateus 14:26 – RA)

3. Você só será discípulo de Cristo, se identificar-se com Ele pela cruz!
“E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.” (Mateus 14:27 – RA)

4. Você só será discípulo de Cristo, se aprender a renunciar!
“Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:33 – RA)

CONCLUSÃO
Ser discípulo é, em suma:
• Remar contra a maré;
• Dirigir na contra-mão;
• Não ter onde reclinar a cabeça.
“Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” (Mateus 8:20 – RA)
___
::outros esboços::_________________________________________________
IGREJA BATISTA DOIS DE JULHO – Rua Carlos Gomes, 120 – Centro – Salvador – CEP 40060-330
Bahia – Tel.: (71)3243-4480 – http://www.ibdoisdejulho.org.br

por Pr. Lécio Dornas


 Discípulo se relaciona com os outros!

INTRODUÇÃO
Mandamentos Recíprocos:
• Amai-vos uns aos outros – Romanos 12:10
• Acolhei-vos uns aos outros – Romanos 15:7
• Saudai-vos uns aos outros – Romanos 16:16
• Sujeitai-vos uns aos outros – Efésios 5:4
• Suportai-vos uns aos outros – Col. 1:13
• Consolai-vos uns aos outros – I Tes. 4:18

A Pergunta certa:
Como o Discípulo deve relacionar-se com os outros?


CINCO GRANDES PRINCÍPIOS

1. Princípio da Reciprocidade
“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas”. (Mateus 7:12)

2. Princípio da Verdade
“Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos”. (Colossenses 3:9)

3. Princípio da Consideração
“Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras”. (Hebreus 10:24)

4. Princípio da Humildade
“Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo”. (Filipenses 2:3)

5. Princípio do Perdão
“Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros”. (Colossenses 3:13 – NTLH)

Conclusão
“Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (I João 4:20)
___
::outros esboços::_________________________________________________
IGREJA BATISTA DOIS DE JULHO – Rua Carlos Gomes, 120 – Centro – Salvador – CEP 40060-330
Bahia – Tel.: (71)3243-4480 – http://www.ibdoisdejulho.org.br

por Pr. Lécio Dornas


O discípulo se relaciona com o seu Mestre!

INTRODUÇÃO
Revelação – Bíblia – Deus se comunica conosco!
Comunicação – Oração – Nós nos comunicamos com Deus!

A Pergunta certa:
Como o Discípulo deve relacionar-se com o seu Mestre?

1. Ouça Jesus!
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”. (João 10:27 – RA)

2. Abra-se com Jesus!
“Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas”. (João 10:14 – NTLH)

3. Obedeça Jesus!
“Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando”. (João 15:14 – NTLH)

4. Testemunhe de Jesus!
“Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra”. (Atos 1:8 – NTLH)

Conclusão
“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”. (Mateus 16:24- RA)
___
::outros esboços::_________________________________________________
IGREJA BATISTA DOIS DE JULHO – Rua Carlos Gomes, 120 – Centro – Salvador – CEP 40060-330
Bahia – Tel.: (71)3243-4480 – http://www.ibdoisdejulho.org.br

por Pr. Lécio Dornas



Nenhum comentário:

Postar um comentário