Seguidores

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ESTUDOS BIBLICOS EXCELENTES

A Vida Cristã Vitoriosa

Texto: Vários

Objetivo: Permitir que os crentes dêem passos para uma vida madura, equilibrada e com fruto.

Introdução: Por que alguns cristãos crescem até tornarem-se maduros, bem equilibrados e frutíferos, enquanto outros passam a maior parte da vida derrotados, frustrados e sem fruto? O que nos ensina a Bíblia sobre como alcançar uma vida cristã vitoriosa.

Tema: A Vida Cristã Vitoriosa


1. É uma vida que busca e encontra o plano e o propósito de Deus.

a) É uma vida que entende que Deus tem um plano e um propósito para cada pessoa.
b) É uma vida que olha as circunstâncias e a adversidade como uma oportunidade para forjar o caráter.

Exemplo: Paulo e Silas cantaram no cárcere (Atos 16:25).
Jó perdeu sua família e suas posses (Jó 1:8-21)
Estevão deu sua vida por amor a Cristo (Atos 7:59-60)
Paulo enfrentou a adversidade (II Coríntios 12:7-9).


c) É uma vida que vê na adversidade um degrau, não uma pedra de tropeço.

A adversidade pode ser uma maneira pela qual Deus corrige os nossos erros (Salmos 119:67, 71, 75; Hebreus 12:6-10; I Coríntios 11:31-32).
Deus pode utiliza a adversidade para livrar-nos de maus hábitos (Provérbios 25:4).

d) O ponto de vista positivo de Deus em relação à adversidade.

É considerada uma vida de muita alegria (Tiago 1:2-4; Provérbios 25:4).
Tudo contribui para o bem dos que amam a Deus (Romanos 8:28-29).
É preciso enfrentar a adversidade com ação de graças (I Tessalonicenses 5:17-18)

2. É uma vida consciente de suas duas naturezas.

a) A nova natureza foi adquirida ao crer em Jesus Cristo e ao permitir que o Espírito fizesse morada em sua vida, dando-lhe desejo de andar em obediência no caminho de Deus.
b) A velha natureza (a carne) que, ainda assim, nos pressiona e dificulta o nosso andar para afastar-nos de Deus. O que acontece quando um crente se deixa levar pela velha natureza? Como pode voltar ao caminho da vida em Cristo?

Confessando todo o pecado que está presente em sua vida (Provérbios 28:13).
Apartando-se de todo mal que lhe separa de Deus.
Aceitando o senhorio de Cristo em sua vida.


3. É uma vida que toma os recursos dados por Deus para uma vida vitoriosa

a) Recebe forças e alento a cada dia ao dedicar tempo para estar a sós com Deus, mediante um período devocional diário.
b) Passa o tempo necessário dialogando com Deus.
c) Dedica tempo suficiente meditando na Palavra de Deus para alimentar-se a cada dia.
d) Conserva o contato com outros crentes para edificar-se mutualmente.


APLICAÇÃO: A vida cristã foi desenhada por Deus para ser vitoriosa todos os dias. Se há algum pecado ou atitude que não esteja glorificando a Deus, confesse tal falha e aparta-te dela. Tome os recursos que Deus pôs ao seu alcance: tempo devocional diário, meditação na Palavra de Deus e oração íntima com Deus, procurando estar por perto de outros cristãos que ajudem uns aos outros a crescerem. Se você está passando por alguma adversidade, busque o propósito de Deus para a sua vida e viva de acordo com o plano que Ele tem para você.

O Testemunho Cristão

Introdução: Alguns cristãos crêem que não podem compartilhar a sua fé em Cristo com outros porque dependem de si mesmos e se esquecem do que Deus pode fazer, usando as suas vidas, como fez com Mateus, com a mulher samaritana e com muitos outros personagens da Bíblia, que eram como nós. Façamos algumas perguntas: Você acredita na soberania de Deus? Você crê que Ele pode usá-lo? Crê que o Espírito Santo o pode guiar, ajudar e trabalhar com eficácia na vida das pessoas às quais falará de Cristo? Crê que a Palavra de Deus é “viva e eficaz...” (Hebreus 4:12)?
Crê que a Evangelho de Cristo “...é o poder de Deus para salvação...” (Romanos 1:16)? Se for assim, então testemunhar de Jesus pode ser muito fácil.


Tema: O Testemunho Cristão


1. Formas de dar o testemunho cristão:

a) A própria vida é parte importante do testemunho cristão;
 Nossa vida reflete o Senhor Jesus.
 Não é necessário sermos perfeitos para que Deus nos use, mas agrada ao Espírito Santo trabalhar por meio de uma vida limpa (II Coríntios 3:2-3)

b) Ganhamos o direito de ser escutados, sendo bons ouvintes.
 Ao escutar com sinceridade os que nos rodeiam, ganhamos o direito de que também nos escutem. Jesus foi chamado de “amigo dos pecadores” e frequentemente assentou-se com eles (Lucas 15:1-2). Simplesmente ao sermos bons ouvintes, as portas se abrirão. Seja alguém que saiba ouvir.

c) Varie a apresentação do evangelho de acordo com a pessoa com quem se relacione.
 Quando testemunhamos de Cristo, não estamos apresentando uma fórmula, mas a própria pessoa de Jesus Cristo. Nem sempre podemos começar uma conversa citando versículos bíblicos. Precisamos ser sensíveis a cada situação.

d) Enfatize o amor de Deus. As pessoas devem saber que são pecadoras e merecem o inferno, mas nem sempre devemos começar um diálogo com essa declaração. As pessoas precisam saber que são amadas, especialmente por Deus.
e) Faça da forma mais simples possível. Não é necessário fazer uma apresentação intelectual ou filosófica que impressione as pessoas, simplesmente fale do que Deus fez em sua vida e de como foi transformado. O apóstolo Paulo agiu dessa forma e Deus o abençoou (I Coríntios 1:22-24; I Coríntios 2:1-2).


2. A elaboração do testemunho

a) Prepare o seu testemunho para compartilhar em três minutos. Fale de como era sua vida antes de conhecer a Cristo, de como foi seu encontro e de como sua vida mudou como resultado de haver conhecido a Cristo.

 Explique em 30 segundos, sem dar detalhes escandalosos, como era a sua vida antes de conhecer a Cristo.
 Diga em 30 segundos o que levou a buscar a Deus.
 Em um minuto, fale da circunstância em que você recebeu Cristo e da mensagem de Deus que o alcançou.
 Em 30 segundos, repita uma oração como exemplo da que você fez quando convidou Cristo a entrar em sua vida.
 Em 30 segundos, explique como, desde que recebeu Cristo, Ele lhe deu esperança e força para cada dia.
 Escreva o seu testemunho e procure memorizá-lo para poder repeti-lo em não mais do que 3 minutos.

3. Mateus e seus amigos lhe facilita compartilhar o seu testemunho cristão.

a) Os passos de Mateus e seus amigos são adequados para você dar o seu testemunho:

MOSTRE O AMOR DE DEUS. Deixe que o amor de Deus flua de seu coração, olhe ao seu redor e observe quem, entre os seus amigos, familiares e companheiros de trabalho, necessita de Cristo. Anote os seus nomes no folheto Mateus e seus amigos.

AMIZADE COM ESSAS PESSOAS. Busque oportunidades de aprofundar a amizade com essas pessoas e, assim, aumentar as possibilidades de comunicar-lhes a esperança que você possui em Cristo.

TEMPO DE ORAÇÃO. Ore diariamente pelas pessoas que estão em sua lista de Mateus e seus amigos e peça ao Senhor que lhe conceda oportunidades para falar com elas sobre a esperança que você possui em Cristo.

ENCONTRO EM SEU LAR. Convide as pessoas que constam de sua lista ao seu lar, a fim de assistirem aos programas de Billy Graham, Franklin Graham e um atraente filme. Depois do programa, dê seu testemunho de 3 minutos, explique aos convidados como podem receber Jesus Cristo pela fé e os oriente a fazer uma breve oração, convidando Jesus a entrar em suas vidas.

USE OS MATERIAIS. Oriente os novos convertidos quanto ao uso do livreto Viver em Cristo e outros materiais com instruções sobre como orar e ler a Bíblia Sagrada.

SEJA UM DISCIPULADOR. Leve os novos convertidos à sua Igreja, para que cresçam em sua nova vida com Cristo.


4. Sempre faça o apelo ao terminar o seu testemunho

a) É absolutamente crucial fazer o apelo às pessoas. Se não o fizer, como os seus amigos, familiares ou vizinhos responderão ao evangelho?

b) Depois de assistir aos programas do Minha Esperança com Billy Graham e Franklin Graham será mais fácil fazer o apelo.

c) Você pode falar aos seus convidados com palavras iguais estas: “Vocês viram que as pessoas fizeram um convite a Jesus Cristo para que Ele entrasse em suas vidas no programa de televisão. Há alguém aqui esta noite que deseja convidar Cristo para entrar em sua vida?”

5. Faça uma confirmação da decisão que as pessoas tomaram

a) Mostre passagens bíblicas que lhes dê segurança sobre sua salvação, como João 1:12, e personalize o texto, como, por exemplo: “Mas a (José) que o recebeu, deu-lhe (a José) o poder de ser feito filho de Deus”.

b) Adapte-se à idade, ao nível cultural/social e ao gênero da pessoa.

6. O folheto Minha Decisão é uma ferramenta excelente para compartilhar a mensagem cristã.

a) Entregue um exemplar do folheto minha Decisão a cada pessoa que fez a sua decisão de fé e repasse com elas os pontos da mensagem.


CONHECER O AMOR DE DEUS. Deus o ama e deseja que tenha uma vida de paz e segurança. A mensagem que você acaba de ouvir enfatiza esse fato.

A Bíblia diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16)

RECONHECER O PROBLEMA HUMANO. Toda pessoa está separada de Deus. Escolhemos desobedecer a Deus e seguir o nosso próprio caminho. Essa atitude egoísta nos separa de Deus e cria um abismo entre Deus e nós.


A Bíblia diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23)

RECEBER O REMÉDIO QUE DEUS OFERECE PARA A NOSSA CRISE: A CRUZ. Deus enviou seu Filho ao mundo para ser a ponte que cruza o abismo de separação. Cristo recebeu o castigo pelos nossos pecados quando morreu na cruz. E Ele ressuscitou entre os para dar-nos nova vida e esperança e restaurar nossa amizade com Deus.

A Bíblia diz: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).

RECEBER CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR. Quando você convida Cristo a entrar em sua vida, você cruza a ponte, passa a uma nova vida, sendo introduzido na família de Deus.

A Bíblia diz: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” (João 1:12)

Você está aqui? Ou Aqui?
Pecado Perdão
Separação Paz
Frustração Vida abundante
Culpabilidade Vida Eterna
Vazio Completo

APLICAÇÃO: Deixe que Deus o use para compartilhar o seu testemunho cristão. Lembre-se de que Deus quer usá-lo e que você deve confiar mais no poder de Deus. Permita que sua vida reflita sempre a Cristo. Memorize versículos bíblicos que o ajudem a exemplificar o que você está dizendo. Releia o folheto Minha Decisão até que o domine e utilize-o durante o projeto Minha Esperança. Continue usando-o em sua vida diariamente ao compartilhar o seu testemunho cristão.

Confiança em Deus

Texto: Vários

Objetivo: Os novos crentes receberão confiança para o seu caminhar diário ao conhecer as promessas que Deus nos deu como resultado de recebermos Cristo como Salvador e sermos adotados como Seus filhos.

Introdução: Deus deu, em Sua Palavra, uma lista muito grande de promessas a todos os que se tornam Seus filhos ao receberam Cristo como único Salvador. Diferentemente do ser humano, Deus cumpre cada coisa que promete sem falha alguma. Quais são algumas dessas promessas que Deus tem para os Seus filhos? Vejamos quais são, para que você possa crer nelas e experimentá-las a cada dia de sua vida.

TEMA: PROMESSAS PARA OS FILHOS DE DEUS

1. Os filhos de Deus têm a promessa da salvação eterna (João 3:16)

a. Cristo nos resgatou da morte. Ele sofreu o castigo que os nossos pecados mereciam e que nos separavam de Deus (Romanos 3:23; e 6:23).

 Essa salvação é gratuita para mim, mas custou que Jesus entregasse sua vida na cruz (I Pedro 2:24). Fez-se um pagamento, Cristo o fez.
 Jesus era inocente, sem pecado, mas deu sua vida por um culpado e pecador como eu (João 1:29).

b. Deus nos deu a vida eterna (Romanos 6:23b).

 A vida eterna começa aqui na terra.
 A vida eterna é uma vida de abundância (João 10:10).


c. Jesus preparou um lugar na Casa do Pai para que eu esteja com Ele por toda a eternidade (João 14:1-3).

 Quando um noivo se casa, prepara um lar para a sua noiva. Jesus, como um noivo para a Igreja (noiva), preparou um lugar para levar a sua amada (Apocalipse 19:7-8).
 Jesus deseja estar comigo sempre (João 14:3b).


2. Os filhos de Deus têm a promessa de que todos os seus pecados foram perdoados

a. Não há pecado que não tenha sido perdoado por maior que pareça (I João 1:7).

 O malfeitor que se arrependeu no momento da morte, e que estava ao lado da cruz de Cristo, foi perdoado.
 Mateus, que roubava ao roubar impostos, foi perdoado.
 O carcereiro de Filipos foi perdoado.
 O que vem a Jesus não é rechaçado (João 6:37)

b. O sangue de Cristo é o único meio de limpar e apagar os nossos pecados (I Pedro 1:18).

 Não há nada, exceto o sangue de Cristo, que nos purifique do pecado (Romanos 5:8).

c. Alguns Cristãos sentem que cometeram pecados que não merecem perdão, mas a realidade é que Cristo nos perdoa de qualquer pecado.

3. A promessa da presença de Deus

a. Cristo nos assegura que nada nos pode separar da mão do Pai (João 10:27-29)

 Deus tomou-me a mim mais do que eu a Ele. De outra forma, facilmente eu me soltaria.
 É como um pai que toma a mão de seu pequeno filho quando cruza uma rua. Ele sabe que seu filho pode soltar-se a qualquer momento. Por isso, assegura-se de tê-lo bem firme em sua mão. Assim também é como Deus nos sustenta.

b. Cristo prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mateus 28:18-20).

 Cristo está presente e cuida de nós todo tempo: sete dias por semana, 24 goras por dia, 365 dias do ano, até a consumação dos séculos.
 Cristo está conosco em toda circunstância; em tempo de enfermidade, pobreza, riqueza, aniversário, nascimento de um filho etc.
 Além disso, deu-nos o seu Espírito como nosso Consolador (João 14:15-17).



APLICAÇÃO – As promessas de Deus foram dispostas para serem experimentadas em nossas vidas. Algumas exigem apenas que creiamos nelas. Outras há em que Deus nos pede alguma condição que geralmente requer obediência a algum mandamento Seu. Por exemplo, Deus nos prometeu ter vida longa, porém a condição é honrar aos pais (Êxodo 20:12). Convido-o a repassar cada uma das promessas expostas neste estudo, para descobrir o que Deus lhe pede em cada caso a fim de experimentar essas maravilhosas promessas que Ele nos deu. Lembre-se de que o caminho de Deus nos leva a ter uma vida de plenitude. Lembre-se ainda de que quando Deus nos ordena algo não visa privar-nos de nossa felicidade; ao contrário Ele quer que vivamos uma vida boa e realizada.

Encontrando Jesus no Caminho

Tema: Encontrando Jesus no Caminho Vários textos

Introdução:
Os discípulos de Jesus eram conhecidos como “Os do Caminho”. Nós cristãos, somos caminhantes. Pessoas do caminho..... a caminho. Disse Jesus: Eu sou o caminho, quem seguir por mim chegará ao Pai. João 14:6

Diz-se que caminhos se fazem ao caminhar.
Em nossa vida fazemos muitas escolhas e decidimos nossos caminhos. A Bíblia diz que “há caminhos que para o homem parecem direito, mas o final deles é a morte” Pv 14:12
O caminho reserva pra nós muitas surpresas. Algumas boas, outras nem tanto.

O.T.: Vejamos algumas pessoas que encontraram Jesus no Caminho:

1. O caminho para Jericó – Anônimo – Lucas 10: 30- 35

Por caminhos perigosos
A história conta-nos do caminho de Jerusalém para Jericó. Cerca de 24 Km, de uma região de deserto rochoso. A palavra que Lucas emprega para “viagem” é a mesma (hodos) que emprega para fé cristã, “o Caminho”. A parábola apresenta um caminho que transforma a nossa compreensão de Deus e do ser humano.
Cristo vem ao nosso encontro quando nos encontramos em perigo – Misericórdia Samaritana

2. O caminho para Damasco – Saulo – Atos 9: 1-5

Revoltados com Jesus
Quando somos contrariados em nossas crenças e objetivos. Quando a fé ou Evangelho, a igreja influência pessoas afastando-as de nós prejudicando nossas intenções. Ficamos bravos com a igreja, com o pastor e os crentes.

Maltratando as pessoas
Quando nos sentimos ofendidos com as posturas e atitudes das pessoas. Porque pensam diferente.
Quando suas decisões e ações nos impedem de alcançar nossos projetos.
Porque vão a igreja;porque se envolvem nos ministérios – se ressentem.

3. O caminho para Jope - Jonas – Jonas 1: 1- 5

Fugindo de Deus v.3
Deus ordenou que Jonas fosse a Nínive para proclamar esperança. Ele, porém, foi exatamente para o caminho contrário. Foi para Jope. Ele fugiu da responsabilidade.

Indiferente ao sofrimento alheio v.5
Muitas vezes nossos erros e pecados geram conseqüências catastróficas e abalam todas as pessoas a nossa volta. E agimos como se o problema não fosse com a gente. As pessoas imploram para fazermos alguma coisa (...)
Jonas confessa v9 – Veja só: até os incrédulos sabem que não brinca com Deus. A Bíblia diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. (Gálatas 6: 7)

4. O caminho para Gaza – Eunuco – Atos 8: 26- 36

Voltando da Casa do Senhor O caminho da espiritualidade
Esta é a história de um etíope, eunuco, homem de confiança da rainha de Candace. Ele era o superintendente da Receita Federal. Ele havia ido para Jerusalém para cultuar e adorar ao Senhor. Estava de volta em sua carruagem lendo a Bíblia, no livro do Profeta Isaías. Ele era um crente do tipo “Bereano” – como os irmãos de Beréia, que Paulo diz que quando ouviam a pregação da Palavra chegavam a casa e iam conferir na Bíblia se aquilo que ouviram era mesmo de fato, assim.

Sensível à voz de Deus
Assim é o caminho de um adorador. Deus vem ao encontro no caminho dos verdadeiros adoradores; daqueles que o adoram em Espírito e em verdade. Daqueles que o amam de todo coração. Daqueles que se preparam para ir a Casa de Deus e quando voltam permanecem interessados meditando no que ouviram da parte de Deus. O Caminho para Gaza é o caminha da sensibilidade à voz de Deus. Quando estamos sensíveis espiritualmente torna-se mais fácil perceber a presença do Senhor, compreender a sua Palavra e, responder positivamente à sua orientação.
No caminho para gaza – da espiritualidade vemos a s manifestações do poder de Deus. V.39 – “Quando saíram da água o Espírito do Senhor arrebatou a Felipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo”.

Conclusão:

Deus sempre vem ao nosso encontro. Ele é o primeiro e maior interessado em nos encontrar. Desde o Éden, Deus está sempre a procura das pessoas. Ele faz de tudo para passar pelo caminho onde nos encontramos. Não importa quão longe, quão distante e em que situação nos encontramos.

Podemos encontrar Jesus no caminho para Jericó nos expondo a riscos e perigos; Podemos encontrar Jesus quando estamos no caminho para Damasco, perseguindo e maltratando as pessoas que opõem a nós;
Podemos encontrar Jesus quando estamos no caminho para Jope, fugindo de Deus e das responsabilidades a nós atribuídas;
Podemos encontrar Jesus quando estamos no caminho para Gaza, o caminho da espiritualidade que cultua a Deus de todo o coração, que nos torna sensíveis para ouvir a vós de Deus.

Você é chamado para ser uma pessoa do Caminho. Jesus Cristo é o Caminho para a verdadeira vida. O profeta Isaias diz, a respeito de Jesus: Este é o Caminho, andai por ele. (Isaías 30:21)

 Encontrando Jesus na Praia da Frustração

ENCONTRANDO JESUS NA PRAIA DA FRUSTRAÇÃO
João 21:1-17

Introdução:
Nossa igreja está com um tema anual chamado ESPIRITUALIDADE CONTAGIANTE.
É o desafio de viver a vida cristã autenticamente, realisticamente e sem ilusão, todavia, de um modo intenso, real, dinâmico e com satisfação.
Este texto trás a experiência dos apóstolos e especialmente Pedro com o Cristo ressuscitado.
E isto nos identifica, pois a nossa experiência hoje como cristãos só pode ser com Jesus ressuscitado. Não temos a possibilidade de encontrar o Jesus histórico pessoalmente hoje, só o ressuscitado. Ele vive! Hoje e aqui e agora.
De modo que isso que eles passaram pode alcançar nossa vida hoje dando-nos lições maravilhosas.

TRANSIÇÃO: Pois bem, como este episódio pode iluminar nossa caminhada com Jesus Cristo? Vejamos:

1. NA NOITE UM FRACASSO – vs 3.
• Eram pescadores experientes, de tradição familiar. Conheciam muito bem o mar da Galiléia. Sabiam pescar muito bem.
• Durante a noite toda não pescaram nada: um fracasso, justamente numa área em que eles mais dominavam e tinham experiência.
• Pode ser que eu esteja falando a alguém aqui que está vivendo um momento de fracasso: Exemplos: vida profissional, papel de mãe e pai, na vida espiritual, nos estudos. Gente que pode estar intrigado com uma pergunta: Se minha vida continuar do jeito que está, onde ela vai dar?

2. PELA MANHÃ UM MILAGRE – vs 4-6

• “MAS” é uma palavra especial nas Escrituras. Sempre depois de um “MAS” na Bíblia há uma ação de Deus em favor do homem. Procure descobrir na sua leitura pessoal das Escrituras Sagradas.
• Clareou o dia e lá estava Jesus na praia...
• O milagre ocorreu seguindo a seguinte ordem: a) Jesus faz uma pergunta intrigante: Tem alguma coisa ai pra comer? Ele é onisciente e sabia que eles não tinham apanhado nada. Mas, Jesus desejava saber a resposta, esta era a mais importante. O NÃO deles era o reconhecimento do fracasso. Eram experientes pescadores dizendo que não pescaram nada! b) Obedecer a Palavra de Cristo que disse pra jogar as redes do lado direito do barco.
• Ai está o caminho pro nosso milagre: admitir nosso fracasso, entregar os pontos, humilhar-se e obedecer as Palavras de Jesus. Mesmo que sejam palavras paradoxais para nós. Ilustração: meu primo que concordou com esposa sobre a venda de um imóvel.

3. NA SEQUÊNCIA UMA REVISÃO DE VIDA – vs 15-17
• Há necessidade de entender uns termos na língua original (grega). Isto vai clarear este diálogo de Jesus com Pedro.
• Amor na língua grega possui 4 termos: fileo (gostar) eros (sexual) storgê (coisas ou animais de estimação) e ágape (amor sacrificial).
• Saber na língua grega possui e termos: Oida (mais geral) e Gnosko (experimental). Ilustração: saber a respeito de Tókio no Japão por meio da mídia (oida) e viajar pessoalmente até a cidade de Tókio (gnosko).
• Jesus usou o trocadilho das palavras aqui no diálogo. Vejamos
Vs 15 – Jesus diz = Pedro, tu me amas? (ágape)
Pedro responde = Eu gosto (fileo)
Vs 16 – Jesus diz = Pedro, tu me amas? (ágape)
Pedro responde = Eu gosto (fileo)
Vs 17 – Jesus pergunta pela 3ª vez = Pedro você gosta de mim (fileo)?
Pedro responde = Senhor tu sabes (oida) todas as coisas, tu sabes (gnosko) que eu apenas gosto do Senhor (fileo).


CONCLUSÃO:

- Mais importante do que o fracasso que temos ou passemos;
- Mais importante do que o milagre que Deus possa fazer em nossa vida
- É o relacionamento sincero com Jesus (filho meu dá-me o teu coração). Ter nossos afetos consagrados ao Senhor. Dar a Cristo o melhor dos meus sentimentos!
- Em todo o diálogo Jesus não retirou o ministério, a missão de Pedro de apascentar, cuidar das ovelhas Dele.
- Ilustração com os primeiros huguenotes mortos no Brasil em 1558.

Aliviando a Bagagem da Dor

TEXTO: JÓ 42:1-5
TÍTULO: “ALIVIANDO A BAGAGEM DA DOR”


Introdução
A história de Jó começa com grandes dúvidas: Pode um homem permanecer fiel a Deus nos piores momentos de sua vida? Podem a dor e o sofrimento afastar as pessoas de Deus?

O livro de Jó é um ponto final, um marco de transição na forma de pensar a existência humana e a vida em sociedade. Veja, naquele tempo acreditava-se e vivia-se a seguinte realidade: quanto mais abençoada era uma pessoa, mais ela possuía. Em hipótese nenhum poderia um homem simples, pobre, humilde e doente ser alguém querido por Deus, alguém abençoado por Ele.

O diálogo travado entre o Senhor e Satanás é reflexo dessa constatação: Um homem só pode ser fiel a Deus se possuir muito, ou apenas um homem que possuí muito pode louvar ao Senhor.

A vida de Jó é exemplo: Ser fiel e louvar a Deus é prerrogativa daquele que crê estar Deus no comando da vida.


O INÍCIO DA HISTÓRIA DE JÓ É MARCADO PELA DOR: Cap. 1
A história de Jó é protótipo, uma história tipo do sofrimento humano, mas a sua não, seu sofrimento e dor tem nome, seja ela qual for.

Um grande pregador, chamado JOHN DONNE, escreveu no leito de morte: “Morte, não te orgulhes, ainda que alguns a tenham chamado poderosa e temível, pois tu não o és. Apenas um pequeno sono e acordamos eternamente, e não haverá mais morte, pois tu, ó morte, morrerás.”

Apesar de todo o sofrimento e toda a angústia este homem sabia que entregar-se à morte não era a melhor opção. Tanto Donne quanto Jó continuam a crer na mão de Deus dirigindo e guiando suas vidas.


O LAMENTO GERA UMA REFLEXÃO INTERESSANTE: Jó 7:21
“POR QUE NÃO PERDOAS A MINHA TRANSGRESSÃO E NÃO TIRAS A MINHA INIQÜIDADE?”

É bom sabermos que nem sempre é o pecado que gera a dor. É bem verdade que a Bíblia nos alerta sobre o salário do pecado (Rm. 5) e sobre os frutos da maldade (Gl. 4), contudo a história de Jó mostra que nem sempre algo que nos faz sofrer é fruto do pecado, mas pode ser a boa e perfeita vontade de Deus. Bem conhecemos, na história de Jó, que o grande agente dos problemas de Jó é Satanás.


ENTÃO JÓ É MOLDADO EM SEU SOFRIMENTO:
1. Primeiro o abatimento e o choro;
2. Depois a tentativa de encontrar um culpado sobre o acontecimento;
3. Por fim, a aproximação de Deus.

Todos os acontecimentos da vida de Jó moldam este homem deixando-o cada dia mais próximo de Deus:

Jo 19:25-27 “PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE E POR FIM SE LEVANTARÁ SOBRE A TERRA. 26 DEPOIS, REVESTIDO ESTE MEU CORPO DA MINHA PELE, EM MINHA CARNE VEREI A DEUS. 27 VÊ-LO-EI POR MIM MESMO, OS MEUS OLHOS O VERÃO.”

O mais impressionante sobre Jó é saber que no final, em meio as maiores dores possíveis, no momento de maior crise e sofrimento, ele ainda é capaz de crer. Talvez Jó tivesse dito: “eu não sabia que Deus era assim, na verdade sempre cri que ele era diferente, sempre associei a imagem do céu com Deus, mas vê-lo na tribulação não.” Pois é, Jó o viu no período mais triste de sua vida, mas ainda assim o viu, e o adorou, e o amou.

Um homem chamado HENRI NOUWEN disse que:
“Você não foge da dor, mas passa por ela, se levanta e a encara bem nos olhos. Se assim fizer, poderá encontrar, no meio da dor, uma fonte de esperança, encontrará, no meio da dor o próprio Deus, fonte de toda força.”

Conclusão
Quem quer aliviar o peso da dor? Pois bem aliviar a dor é saber lidar com ela. Toda confissão de Jó a respeito de seu salvador, o testemunho de Jó a respeito de seu relacionamento com Deus, sua intimidade com o criador, ele o teve em momentos de profunda agonia. É somente depois dessa afirmação de fé, afirmação de amor a Deus que o Senhor o restabelece em sua saúde e propriedades.

Jó foi um homem que durante o pior momento de sua vida disse: “EU TE CONHECIA SÓ DE OUVIR, MAS AGORA OS MEUS OLHOS TE VÊEM.” 5

Agora “EU CONHEÇO O SENHOR

A justiça social em Amós e Calvino

Título: Buscai a Deus e conhecereis a Sua justiça.
Texto: Amós 8:1-3
Proposição: Fazer a igreja refletir a respeito do Reino de Deus e as obras das mãos dos homens. A restauração por meio da justiça.

Introdução
O profeta Amós é uma voz de restauração e de transformação. Nesse caso uma restauração social. A profecia de Amós é apresentada a Judá e Israel contra todo engano, mentira com que os moradores das cidades tratavam os camponeses: Amos 8:5-7 “Quando passará a Festa da Lua Nova, para vendermos os cereais? E o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras, 6 para comprarmos os pobres por dinheiro e os necessitados por um par de sandálias e vendermos o refugo do trigo? 7 Jurou o SENHOR pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei de todas as suas obras, para sempre!”

Algo interessante e marcante na profecia de Amós é a visão do “cesto de frutos de verão” 8:1-2. A aparente visão de conquista da colheita não deve ser confundida com o real propósito do profeta quando diz do significado real da visão, que falaremos mais adiante.

Celebrando os 500 Calvino obra, Calvino ser humano. “É vontade de Deus é que haja igualdade entre nós que cada um socorra os indigentes, na medida de suas possibilidades, a fim de que uns não sofram necessidades enquanto outros tem em supérflua abundância”.

1. Buscai a Deus e conhecereis a vida: 5:1-7
Amos 5:1-7 “Ouvi esta palavra que levanto como lamentação sobre vós, ó casa de Israel: 2 Caiu a virgem de Israel, nunca mais tornará a levantar-se; estendida está na sua terra, e não há quem a levante. 3 Porque assim diz o SENHOR Deus: A cidade da qual saem mil conservará cem, e aquela da qual saem cem conservará dez à casa de Israel. 4 Pois assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei. 5 Porém não busqueis a Betel, nem venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba, porque Gilgal, certamente, será levada cativa, e Betel será desfeita em nada. 6 Buscai ao SENHOR e vivei, para que não irrompa na casa de José como um fogo que a consuma, e não haja em Betel quem o apague. 7 Vós que converteis o juízo em alosna e deitais por terra a justiça,”

Amos 5:14-15 “Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e, assim, o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis. 15 Aborrecei o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo; talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, se compadeça do restante de José.”

A busca de Deus pode se dar de várias formas, mas a forma mais evidente de Amós e por meio da justiça social. Quando o profeta diz que a injustiça e motivação para a ação condenatória de Deus, então a justiça deverá ser entendida como motivação para a busca de Deus. “Buscai a Deus e vivei” deve ser entendido como “Fazei justiça entre os homens e vivei”.

Assim como podemos conhecer Deus por meio da natureza, também podemos nos aproximar dele pela realização das obras de sua vontade. As pessoas buscam Jesus e encontram salvação, mas o pedido de Jesus a todos é venham após mim, fiquem comigo e conhecerão as minhas obras e as repetirão, e encontraram a vida. Perdoar, amar, ajudar.... é encontrar Jesus.

A obra social de Calvino: “É mister dizê-lo que a busca de Deus era menos mística no céu claro da frança. Mais do que na alma do indivíduo cristão, o Deus vivo se encontrava na sua palavra, na revelação real que Ele nos dá aí pelos profetas e apóstolos. Calvino foi portanto um humanista, e o foi no seu mais alto grau porque, ao conhecimento natural do ser humano o homem se conhecia pela obra de Jesus Cristo, único filho do Deus vivo.”

2. Buscai a Deus e conhecereis a restauração: 9:11-15
O profeta Amós, mensageiro da palavra de salvação escreve que aquele que planta colherá, o que semeia ceifará para si e para sua casa.

O “cesto de frutos de verão” da profecia de Amós prefigura a imagem do fim. Nada mais certo no mundo do que a morte de algo que já foi colhido, no caso dos frutos. Os frutos são colhidos, logo são mortos, podres, acabado, é o fim. A única forma de restauração é por meio da justiça de Deus não ação misericordiosa de uns para com os outros, justiça social.

O cesto de frutos é o fim do povo. A busca por Deus na prática da justiça é sua restauração.

Conclusão
“Não é viável, escreve Calvino, que os que são verdadeiramente persuadidos de que Deus lhes é o Pai comum e que Cristo é o chefe de todos eles, não sejam unidos entre si pelo amor fraterno e não busquem em comum o bem uns dos outros” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário