Seguidores

domingo, 29 de abril de 2012

TIATIRA, A IGREJA TOLERANTE. LIÇÃO 06



   Lições Bíblicas - 2º Trimestre de 2012
SUBSIDIOS - CLICK E ESTUDE.


 A Carta à Igreja em Tiatira – Apocalipse 2.18-29
Satanás estava presente e ativo na Ásia quando Jesus enviou estas cartas às igrejas. Ele tinha sinagogas em Esmirna (2:9) e Filadélfia (3:9), e um trono em Pérgamo (2:13). Em Tiatira, ele tinha uma profetisa que incentivava as pessoas a conhecerem as “coisas profundas de Satanás”. Para servir a Deus num ambiente cheio da influência do diabo, o discípulo de Cristo teria que lutar e confiar em Deus, confiante da recompensa para os vencedores.
Ao Anjo da Igreja em Tiatira (2:18-29)
A igreja em Tiatira (18): A cidade de Tiatira estava situada no caminho entre Pérgamo e Sardes. Atualmente, chama-se Akhisar (significa “castelo branco”), na Turquia. Lídia, a primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, era de Tiatira (Atos 16:14), mas não temos mais nenhuma informação sobre esta igreja. O que sabemos da igreja vem das referências no Apocalipse.


A cidade de Tiatira era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos (veja Atos 16:14), além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc. Havia em Tiatira grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes às associações profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã. Como as outras cidades da época, Tiatira teve seus templos e santuários religiosos, incluíndo templos aos falsos deuses Apolo, Tirimânios e Artemis (uma deusa chamada Diana pelos romanos – veja Atos 19:34) e um santuário a sibila (orácula) Sambate. A importância de figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição.
O Filho de Deus (18): Esta expressão aparece somente aqui no Apocalipse. É comum no Novo Testamento, especial-mente nos livros de João, como descrição de Jesus Cristo. Os servos fiéis são descritos, também, como filhos de Deus (veja 21:7; 1 João 3:1,2,10; 5:2; João 1:12; etc.) Aqui, a expressão obviamente se refere a Cristo.
Olhos como chama de fogo (18): Jesus tem olhos poderosos e penetrantes (veja 1:14; Daniel 10:6).
Pés semelhantes ao bronze polido (18): Ele tem força para castigar e até esmagar os seus inimigos (veja 1:15; Daniel 10:6).
Jesus conhecia e elogiava as qualidades boas da igreja em Tiatira (19):
Obras/serviço/últimas obras mais numerosas do que as primeiras – A igreja em Tiatira era uma congregação ativa. Ao invés de esfriar, ela se tornou cada vez mais ativa no serviço a Deus. A fé que agrada a Deus é a fé ativa que se mostra pelas suas obras (Tiago 2:14-17). Os servos de Deus devem ser “sempre abundantes na obra do Senhor” (1 Coríntios 15:58), pois Deus nos criou para boas obras (Efésios 2:10).
Amor – O princípio fundamental na vida do cristão (Mateus 22:37-40). Faltava amor em Éfeso (2:4), mas Jesus viu esta qualidade boa em Tiatira.
Fé – Junto com as suas obras, os discípulos em Tiatira mostraram a sua fé. As pessoas podem ser identificadas conforme a sua fé. Há crentes e há incrédulos, e não pode existir comunhão entre os dois (2 Coríntios 6:14-15).
Perseverança – O bom solo produz fruto com perseverança (Lucas 8:15), uma qualidade freqüentemente incluída nas características que definem os servos de Deus (Colossenses 1:11; 2 Timóteo 3:10; 2 Pedro 1:6). A tribulação produz perseverança (Romanos 5:3-4; Tiago 1:3-4,12).
Jesus viu, também, problemas na igreja em Tiatira. Ele fez uma crítica severa:
Tenho, porém, contra ti... (20): O problema principal da igreja em Tiatira foi uma atitude tolerante em relação a uma falsa profetisa. É possível que a mulher realmente chamava-se Jezabel, mas é mais provável que Jesus tenha escolhido este nome por representar toda a maldade da mulher do rei Acabe no 9º século a.C. Ela teve uma influência terrível em Israel, conduzindo o povo à idolatria. A Jezabel de Tiatira agiu de maneira semelhante, seduzindo os cristãos às práticas de idolatria e prostituição (ou imoralidade sexual literal, ou impureza espiritual). Ela incentivou os servos de Deus a comerem coisas sacrificadas a ídolos, uma prática condenada que representa comunhão com os demônios (veja Atos 15:20,29; 1 Coríntios 10:20-22).
O problema da igreja foi a sua tolerância dessa falsa profetisa. O povo de Deus deve repreender e rejeitar falsos mestres (Efésios 5:11; Romanos 16:17-18; Gálatas 1:6-9; Tito 3:10-11). A igreja em Tiatira, possivelmente enfatizando o amor ao ponto de esquecer da pureza de doutrina, tolerava esta falsa mestra. Devemos sempre lembrar que a sabedoria de Deus é mais importante do que a paz com homens (Tiago 3:17; Mateus 10:34-38).
Dei-lhe tempo para que se arrependesse... (21): Jesus é longânimo e paciente (Romanos 2:4). Ele deu tempo suficiente para Jezabel se arrepender, mas ela não quis.
Eis que a prostro de cama...(22): Esta não é a cama da prostituição (ela já se deitava naquela cama de livre vontade), mas a cama de doença e sofrimento. Jesus forçaria esta mulher e seus cúmplices a se deitarem na cama de tribulação (veja Mateus 8:14; 9:2).
Matarei os seus filhos (23): Pode ser que ele se refere literalmente aos filhos da profetisa, mas a palavra “filho”, freqüentemente, se refere às pessoas que seguem o ensinamento ou o exemplo de alguém. Assim, os descendentes de Abraão são aqueles que praticam as mesmas obras (João 8:39) e os filhos do diabo são aqueles que imitam as obras dele (João 8:44). Da mesma maneira, é provável que os filhos de Jezabel sejam aqueles que seguem os ensinamentos e praticam as obras dela. Se não se arrependerem, Jesus mataria os malfeitores.
Todas as igrejas conhecerão... (23): O castigo divino tem vários propósitos. Um destes, obviamente, é o castigo dos culpados. Neste caso, Jesus prometeu matar as pessoas que praticaram a idolatria e a prostituição, caso não se arrependessem. Mas há um segundo motivo atrás deste castigo. A morte de alguns serviria de alerta para outros. As igrejas entenderiam que Jesus realmente sabe de tudo que acontece, e que ele julga retamente segundo as obras de cada um. Observamos a importância da disciplina divina para deter o pecado dos outros. Veja alguns exemplos: Acã (Josué 7; 22:20); Ananias e Safira (Atos 5:11); A correção pública de pecadores (1 Timóteo 5:20). Nós devemos aprender as lições dos pecados do passado, e considerar as conseqüências da desobediência.
Na última parte desta carta, Jesus oferece encorajamento aos cristãos em Tiatira.
O encorajamento aos demais de Tiatira (24): Ele já falou sobre os filhos de Jezabel. Agora ele encoraja os outros, os discípulos fiéis que não aceitam a doutrina dela e não participam do conhecimento das “coisas profundas de Satanás”. Algumas pessoas não buscavam as “profundezas de Deus” (1 Coríntios 2:10) pois queriam conhecer as profundezas do diabo. Pode ser uma referência à busca de conhecimento profundo (mas não da revelação da palavra de Deus) típica dos gnósticos.
Outra carga não jogarei... (24-25): Manter a pureza no meio da influência negativa em Tiatira e sob pressão de falsos ensinamentos como o de Jezabel já seria difícil. Jesus não exigiria mais do que isso. Ele não permite que seus servos sejam tentados além de suas forças (1 Coríntios 10:13).
Ao vencedor (26): O vencedor é aquele que guarda as obras de Cristo até ao fim. Novamente, ele destaca a necessidade da perseverança, mesmo quando enfrentamos tribulações.
Autoridade sobre as nações (26-27): Os cristãos perseguidos foram vítimas da maldade dos homens poderosos deste mundo, até do poder do governo. Mas os vencedores dominariam sobre as nações com o poder do Ungido de Deus (compare a linguagem deste texto com Salmo 2:8-9). Jesus daria aos fiéis o privilégio de participarem deste vitorioso reino messiânico (veja 5:9-10; Romanos 5:17; Efésios 2:6).
A estrela da manhã (28): Jesus é a estrela da manhã (22:16; veja 2 Pedro 1:19). Qual maior recompensa para o vencedor do que chegar ao eterno dia iluminado para sempre pela luz de Jesus?
Quem tem ouvidos, ouça (29): Como nas outras cartas, Jesus encerra esta com um apelo aos ouvintes. Prestem atenção!
Conclusão
Jesus vê tudo e faz uma distinção absoluta entre os servos de Satanás e os servos fiéis do Senhor. Para os que insistem em servir ao diabo, ele promete tribulação e morte. Para os discípulos dele, ele promete o dia de sua presença e o privilégio de reinar com ele sobre os inimigos.



INTRODUÇÃO

1
. A maior das cartas é dirigida a menos importante das sete cidades. Tiatira não era nenhum centro político ou religioso. Sua importância era comercial. Ficava no caminho por onde viajava o correio imperial. Por este caminho se transportava todo o intercâmbio comercial entre Europa e Ásia.

2. Tiatira era sede de vários grêmios de comércio importantes (lã, couro, linho, bronze, tintureiros, alfaiates, vendedores de púrpura). Uma dessas corporações vendiam vestimentas de púrpura e é provável que Lídia era uma representante dessa corporação em Filipos (At 16:14). Estes grêmios tinham fins tanto de mútua proteção e benefício como de tipo social e recreativo.

3. Seria quase impossível ser comerciante em Tiatira sem fazer parte desses grêmios. Não participar era uma espécie de suicídio comercial. Era perder as esperanças de prosperidade.

4. Cada grêmio tinha sua divindade titular. Nessas reuniões havia banquetes com comida sacrificada aos ídolos e acabavam depois em festas cheias de licenciosidade.

5. O que os cristãos deviam fazer nessas circunstâncias: transigir ou progredir? Manter a consciência pura ou
entrar no esquema para não perder dinheiro? Ser santo ou ser esperto? Qual é a posição do cristão: se sai do grêmio perde sua posição, reputação e lucro financeiro. Se permanece nessas festas nega a Jesus. Nessa situação Jezabel fingiu saber a solução. Disse ela: para vencer a Satanás é preciso conhecer as coisas profundas de Satanás. Não se pode vencer o pecado sem conhecer profundamente o pecado pela experiência.

6. É dentro dessa "cultura que está a igreja de Tiatira. Era uma igreja forte, crescente. Aos olhos de qualquer observador parecia ser uma igreja vibrante, amorosa, cheia de muitas pessoas. Vamos observar como Jesus vê essa igreja:


1 – UM HISTÓRICO DE JEZABEL
Jezabel é uma das personagens femininas mais intrigantes do Antigo Testamento. Inteligente, dominadora e hedonista, ela viveu contrário a tudo o que o seu nome significa. No hebraico, 'Iyzebel quer dizer “casta”, todavia essa rainha é conhecida na história bíblica como mulher impudica e idólatra.
Jezabel era uma princesa sidônia, filha do poderoso Etbaal (no hb. “com Baal”) – um poderoso rei da Fenícia – adoradora de Baal-Melcarte, um falso deus fenício, e rainha de Israel durante o reinado de Acabe, cerca de 870-853 a.C. (1Rs 16.29-31; 18.19). Conjecturo que Jezabel era alta sacerdotisa da deusa Astarte, divindade, que, conforme crido na época, era esposa de Baal. No culto a esses deuses eram praticados todos os tipos de orgias, como explico em minha obra A Família no Antigo Testamento.
Embora a Lei Mosaica proibisse o casamento com os povos pagãos, o incrédulo Acabe casou-se com a mais poderosa e vil mulher da Fenícia. Este casamento não fora realizado pelos sacerdotes diante do Senhor, mas pelos sacerdotes de Baal, diante desta mesma divindade (1Rs 16.31). A confiança de Acabe não estava em Iavé, mas nos acordos diplomáticos feitos por Onri, seu pai.
Esta união, no entanto, trouxe a ruína moral, espiritual e social do reino do norte, Israel. A capital Samaria tornara-se a partir de então o centro religioso do culto a Baal e a Astarte, contendo no palácio 450 profetas de Baal e 400 sacerdotisas de Astarote ou Asera (1Rs 18.4). Isto significa que não apenas foram mortos os profetas, mas também muitos sacerdotes fiéis a Iavé.
Neste período lúgubre, o palácio transformou-se em antro de luxúria, malandragem, excessos e vícios sexuais. Tudo com a participação do rei Acabe, da rainha Jezabel e dos profetas e sacerdotisas de Baal e Astarte. O paganismo de Jezabel unia prostituição e homossexualismo com religião e religiosidade. Esta é uma das principais razões pelas quais Jezabel é conhecida como prostituta. E na verdade o era, entretanto, uma hieródula, ou prostituta sagrada.
É impossível desassociar o culto pagão ao casal herogâmico Baal e Astarte da prostituição sagrada, da falolatria, dos sacrifícios de crianças, das ervas alucinógenas, feitiçaria entre outros desvios (2Rs 9.22). E, segundo a tradição fenícia e canaanita, o rei e a rainha eram elementos indispensáveis nessas festividades, pois a presença deles assegurava o favor das divindades cultuadas. A rainha Jezabel incitava o rei Acabe para fazer o que era “mau aos olhos do Senhor”, diz o redator das crônicas dos reis (1 Rs 21.25).
Uma das primeiras iniciativas da rainha Jezabel foi exterminar os profetas do Senhor e colocar no palácio os sacerdotes, sacerdotisas e profetas de Baal e Astarte. Depois, preocupou-se em matar os poucos servos de Deus que lhe resistiam o poder inconteste. Assim, começa a perseguir Elias, o único profeta ainda a lhe resistir o poder publicamente (1Rs 18 e 19) e, mais tarde, o indefeso Nabote (1Rs 21.14).
A vida impudica de Jezabel recebeu a justa retribuição divina pelo modo como morreu. Leia 2 Reis 9.30-37. O nome desta mulher tornou-se sinônimo de idolatria, falsos profetas, prostituição, falsos ensinos, tolerância ao pecado, perseguição aos servos de Deus, heresias entre outros. É com esse sentido que o nome Jezabel aparece em Apocalipse 2.20.

O juízo de Deus sobre Acabe e Jezabel:
 A – (1Reis 21.17) – “Veio a Palavra do Senhor a Elias”.  Deus abomina a injustiça cometida pelo seu povo, uns contra os outros. Pela morte do inocente Nabote , Acabe e Jezabel sofreriam sérias consequências(1Reis 21.17-29); esse mesmo princípio continua no novo concerto; o Apóstolo Paulo declara: “Quem fizer agravo(a outra pessoas) receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas(Col 3.25). Os crentes devem se tratar com retidão, sinceridade e misericórdia (Mq 6.8; Col 4.1; Gal 6.7).
B) – (1Reis 21.19) – “Caes lamberão o seu sangue”.  Essa profecia se cumpriu quando Acabe foi morto na batalha e cães lamberam seu sangue ao ser lavado o carro onde morreu(1Reis 22.35,38); os filhos de Acabe também morreram de modo violento: Acazias morreu de uma queda(2Reis 1.2,17); Jeorão foi morto por Jeú, e seu corpo foi jogado no terreno  de Nabote(2Reis 9.22-26); a esposa de Acabe, Jezabel, também teve uma morte violenta(2Reis 9.30-37).
C) – Jezabel no NT.
(Ap 2.20) – “Tolerares... Jezabel, mulher que se diz profetisa”.  Um pecado prevalecente na igreja de Tiatira era a tendencia de tolerar o pecado, a iniquidade e o ensino antibíblico entre seus líderes(Ap 2.14,20).
- João cita uma pessoa específica: Jezabel, nome esse derivado da Jezabel do AT e que representa a idolatria e a perseguição aos santos(1Reis 16.21; 1Reis 19.1-3; 1Reis 21.1-5).
- Alguns em Tiatira, provavelmente aceitaram os falsos mestres, pelo fato de falarem em nome de Deus e terem grande popularidade e influencia. Cristo condena o pecado da transigência com o erro.
- Devemos rejeitar qualquer preletor que coloca sua própria palavra acima da revelação bíblica(1Co 14.29) e declara que Deus aceita, na igreja, a quem comete atos imorais, participando dos prazeres pecaminosos do mundo.
- Alguns, na igreja, costumam tolerar tais falsos ensinos, por indiferença, medo de confronto, amizade pessoal, ou pelo desejo de paz, harmonia, autopromoção ou dinheiro.  Deus excluirá tal igreja, juntamente com os seus líderes(Ap 2.20-23; Lc 17.3,4).
     
              O PLANO DIABÓLICO DE JEZABEL
O alvo dessa esposa ímpia de Acabe era extinguir o culto ao Senhor, e colocar Baal, de Tiro como deus principal de Israel; Não conseguiu seus intentos. Muito pelo contrário. O nome dela veio ser sinônimo de iniquidade, de feitiçaria, de traição e de sedução espiritual. João cita o nome de Jezabel, como uma falsa profetisa da igreja de Tiatira, que estava levando o povo de Deus à imoralidade e ao mundanismo.

2 – AS HERESIAS TEM QUE SER COMBATIDAS.
(Tito 3.10,11) – Ao homem herege... Evita-o. Os hereges são falsos mestres que ensinam ideias e doutrinas sem base bíblica e que criam divisões nas igrejas e entre os crentes. Se uma segunda admoestação for ineficaz para corrigir tais pessoas, devem ser evitados, isto é, rejeitadas e excluídas da igreja.  Aqueles que rejeitam as verdades da Biblia e colocam em seu lugar  as próprias ideias e opiniões, são pervertidos e pecaminosos.
(2Ped 2.1) – Entre vós haverá também falsos mestres. O Espirito Santo adverte repetidas vezes nas Escrituras que surgirão muitos falsos mestres nas igrejas. As advertências a respeito de mestres e líderes introduzindo heresias no meio do povo de Deus foram feitas antes por Jesus(Mateus 24.11; 24.24,25);
- E o Espírito Santo continua advertindo a respeito dos falsos mestres:
Através de Paulo(2Tes 2.7; 1Tim 4.1; 2Tim 3.1-5;
Através de Pedro(2Ped 2.1-22);
Através de João(1João 2.18; 4.1; 2João 7,11);
Através de Judas(Jd 3,4,12,18), e através das cartas de Cristo às sete igrejas(Ap 2.2,6).

3 – QUATRO PASSOS PARA TESTAR FALSOS MESTRES OU FALSOS PROFETAS.
Primeiro passo: Dicernir o caráter da pessoa. Eala tem uma vida de oração e manifesta uma devoção sincera e pura a Deus?  Sendo assim esta pessoa:
A – Manifesta o fruto do Espírito(Gal 5.22-23)?;
B – Ama os pecadores(João 3.16)?;
C – Detesta o mal e ama a justiça(Heb 1.9)?;
D – Fala contra o pecado(Mat 23; Lc 3.18-20)?

Segundo passo: Dicernir os motivos da pessoa. O líder cristão verdadeiro procurará fazer quatro coisas:
A – Honrar a Cristo(2Cor 8.23; Fil 1.20);
B – Conduzir a igreja à santificação(At 26.18; 1Cor 6.18; 2Co 6.16-18);
C – Salvar os perdidos(1Cor 9.19-22); e
D – Proclamar e defender o Evangelho de Cristo e seus apóstolos(Fil  1.16; Judas 3).

Terceiro passo:   Observar  os frutos da vida e da mensagem da pessoa. Os frutos dos falsos pregadores comumente consistem em seguidores que não obedecem a toda a Palavra de Deus(Mat 7.16)

Quarto passo: Dicernir até que ponto a pessoa se baseia nas Escrituras. Esse é um ponto fundamental. Essa pessoa crê e ensina que os escritos da AT e NT são plenamente inspirados por Deus e que devemos observar todos os seus ensinos(2 João 2.9)?
- Caso contrário podemos estar certos que tais pessoas e seus ensinos não provém de Deus.

Quinto passo: Finalmente, Verifique a integridade da pessoa concernente ao dinheiro do Senhor . Essa pessoa recusa grande somas a si mesma, administra todos os assuntos financeiros com integridade e responsabilidade , e procura realizar a Obra de Deus conforme os padrões do Novo Testamento para obreiros cristãos(1Tim 3.3; 6.9,10)?
- Apesar de tudo que o crente fiel venha fazer para avaliar a vida e o trabalho de tais pessoas, não deixará de haver falsos mestres nas igrejas, os quais com a ajuda de Satanás, ocultam-se até que Deus os desmascare e revela aquilo que realmente são.

4 – CARACTERISTICAS DE UMA IGREJA SADIA.
Antes de o Senhor Jesus censurar o anjo da igreja em Tiatira, passa a destacar-lhe as qualidades. Aliás, Tiatira, era tão rica em obras como Éfeso. Além disso, fizera-se elogiável pelo amor que consagrava a Deus. No entanto, ainda não havia alcançado o padrão de Filadélfia.
Primeira característica: AMOR. O amor de Tiatita era maior do que antes, mas ainda não era perfeito.  Sua imperfeição não estava em amar os maus; residia no aquiescer ao mal(1Cor 13.6,7). O amor que tolera o erro, ainda desconhece o que é certo. Deus ama o pecador, mas odeia o pecado de Jezabel e a abominação dos que, com ela, fizeram-se repugnantes aos seus olhos.
Segunda característica: SERVIÇO. Obreira incansável, Tiatira vinha notabilizando-se no serviço a Cristo em favor dos santos (Ap 2.19). Evangelizava, socorrias os mais necessitados e tudo fazia por expandir o Reino de Deus.  Imitando a apostólica Jerusalém, erguia-se como exemplo para as demais igrejas. Todavia seu amor carecia de perfeições (1Cor 13.1-13).
Terceira característica: FÉ. Por suas obras, Tiatira demonstra a sua fé(Tg 2.18). Uma fé, aliás, que não se limitava a um mero assentimento intelectual (Tg 2.19). Sua confiança em Deus era bem fundamentada. Tinha força não somente para realizar o impossível, mas para mostrar uma perseverança que ousava além dos limites humanos.
Quarta característica: PACIENCIA. A paciência é a virtude que nos capacita a suportar o insuportável (Rm 5.4). Sabemos que, juntamente com a luta, o Senhor vem com o escape sempre oportuno (1Cor 10.13). É por isso que o anjo de Tiatira mantinha-se perseverante e calmo.
Quinta característica: ABUNDANCIA EM OBRAS. O anjo da igreja em Tiatira jamais se mostrou remisso. Trabalhando e esforçando-se cada vez mais, foi elogiado por Cristo por serem as suas ultimas obras mais abundantes do que as primeiras(Ap 2.19). Se as primeiras eram boas, as ultimas tinham a marca da excelência.

5 - JEZABEL E SUA DOUTRINA DE DEMONIOS. 
Não obstante suas inigualáveis virtudes, o anjo da igreja em Tiatira foi reprovado por Cristo por estar tolerando uma mulher que, dizendo-se profetisa, encontrava-se a desencaminhar  os fiéis à idolatria e à prostituição.
1 – A Jezabel de Tiatira.  Idólatra e adultera. Assim era a mulher de acabe conhecida entre as tribos hebreias. Por causa de sua reputação, ela serviu para nomear a profetisa que, em Tiatira induzia os homens ao adultério  e à apostasia. Curiosamente, Jezabel, em hebraico, significa casta, mas em nada diferia ela de uma rameira (2Reis 9.22).
2 – O ministério de Jezabel. Jezabel apareceu em Tiatira com uma nova doutrina que, em essência, era a velha mentira do diabo (Gn 3.1-5). Apresentou um ensino novo, uma unção nova e, quem sabe, até um método novo de crescimento da igreja. Nos bastidores, era tudo isso conhecido como as profundezas de Satanás (Ap 2.24). O que parecia uma nova revelação era, na verdade, o engano antigo e caduco que levou nossos pais à ruína (2Cor 11.3).
      Além de profetisar, Jezabel ascendera à categoria de mestra na igreja(Ap 2.20), profetizando e ensinando, seduzia a todos com a sua doutrina. Como lhe fora possível tamanha ascensão sobre o ministério? Não havendo ninguém que lhe barrasse os passos, ela transtornou todo o redil e comprometeu a ortodoxia e a pureza da igreja.
3 – A obra de Jezabel. Através de seus ensinos e profecias, a perversa Jezabel induz alguns homens à idolatria e ao adultério (Ap 2.20). Muita vigilância. Não são poucos os que, sob o manto de uma espiritualidade afetada e caricata, desviam os fiéis à praticas vergonhosas e abomináveis.
       Cuidado com o rebanho que o Senhor lhe confiou(Atos 20.28,29). Zele pela sã doutrina e os bons costumes. Jámais permita que o lobo lhe devore as ovelhas, utilizando-se de seu púlpito.

                     CONCLUSÃO.
       Em sua misericórdia, Deus concedeu um tempo de arrependimento a Jezabel e aos que com ela pecaram.(Ap 2.21). Buscaram eles o favor do Senhor? Não temos o desfecho dessa história. Apesar de estarmos em plena era da graça, o Deus do Antigo Testamento não mudou. Se Ele puniu a Acã, não deixou impunes Ananias e Safira.
     Busquemos, pois, no Deus de amor, a perfeição de nosso amor. Não basta amar mais do  que antes, é urgente amar como nunca:  Perfeita e integralmente. O perfeito e íntegro amor, embora suporte os maus, não pode tolerar o mal, apesar de amar o pecador,  não pode indultar o pecado.

SUBSIDIOS ELABORADOS
PELO EVANGELISTA; NATALINO DOS ANJOS
PROFESSOR DA E. B. D. e PESQUISADOR.
CONSULTAS: BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL
                         LIÇÃO 05 - REVISTA CPAD - SEGUNDO TRIMESTRE.
                    estudosapocalipse.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário