Seguidores

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

APOSTILHA PARA EVANGELIZAÇÃO COM GRANDES ESTUDOS.


 ALGUMAS INDICAÇÕES PARA INICIAR A EVANGELIZAÇÃO - PARTE 01
 Disse Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado (Marcos 16.15,16). Irmãos, isso é mandamento para todo aquele que recebeu a oferta da salvação, para que venha a multiplicar os talentos recebidos, porque anunciar o Evangelho não é responsabilidade e nem privilégio da liderança ou de um grupo de irmãos especialmente designado para isso, essa atribuição é para todos. 
No Evangelho de Cristo há inúmeras referências citando que todos devem anunciar, porque aquele que se envergonhar do Senhor aqui na terra, Jesus também, se envergonhará dele diante do Pai.
E para isso, não precisa estudar teologia, curso bíblico de discipulado, mas o princípio para iniciar a evangelização é buscar sabedoria espiritual na palavra, especificamente no Evangelho de Cristo, o qual possui o conteúdo necessário para fazê-los um pregador. O qual não foi escrito por vontade de homem algum, mas toda palavra foi divinamente inspirada pelo Espírito Santo de Deus (II Pedro 1.20,21).
  Por isso aconselhamos aos amados em Cristo, ler os nossos textos conferindo tudo em sua bíblia, porque a palavra exorta que maldito é o homem que confia no homem, mas bem aventurado o homem que deposita a sua confiança no Senhor.
Porem, antes de iniciar a leitura ore e peça a Deus, em nome do Senhor Jesus, para que lhes dê discernimento espiritual da palavra pelo seu Espírito Santo, e caso não havendo discernimento, deve-se persistir na oração e santificação, buscando em Deus a sabedoria espiritual, porque quem anuncia a palavra precisa conhecer o que está pregando, e quem recebe precisa de percepção espiritual, para ambos seguirem sem desviar do caminho de Deus.
Quando devemos anunciar o Evangelho? Sempre que possível, em qualquer lugar, dia, hora, e em qualquer situação. E quando saírem especificamente para evangelizar, se possível saia em duas pessoas, ou seja, dois irmãos, ou marido e mulher. Andar em dois não é uma regra, mas seguir os ensinamentos do Senhor Jesus, o qual sempre os enviou de dois em dois.
A quem devemos anunciar o Evangelho? A todos que não conhecem a palavra de Deus, independente de raça, sexo, cor, credo religioso, classe social ou financeira, porque Senhor Deus não faz acepção de pessoas.  È aconselhável também, se disponibilizar aos discipulados para ensiná-los nas suas residências, agendando previamente horário e datas, e fazê-los acompanhar os ensinamentos na bíblia.
E não tenham receio de pregar a verdade (João 8.32), porque na palavra de Deus não há censura, você pode pregar a bíblia toda e em todo lugar, o que precisamos é buscar no Senhor a sabedoria para anunciar a sua verdade com exatidão, como também não se deixar vencer por aqueles que possuem sabedoria material, evitando sempre contenda com esses, a qual Deus abomina.
É indispensável estar preparado espiritualmente, porque aparecerão muitas situações atípicas e o servo de Deus não poderá ser surpreendido, sem que lhes dê uma resposta coerente. Muitos lhes pedirão aconselhamento, oração para enfermos, farão perguntas sobre a palavra, e o Apocalipse. Mas não se preocupem, o Espírito de Deus falara em vossa boca.
E há também os inspirados por satanás para elaborar perguntas capciosas para fazê-los contraditar na palavra. Exemplo: Quem foi a mulher de Caim? Ou o que Jesus escrevia na terra quando o apresentaram a mulher adúltera? Mas digo, esses são escarnecedores da palavra, não percam tempo tentando justificar-se.
Preparar-se espiritualmente porque a combate é intenso, assim como os Judeus contestavam a Jesus, hoje também virá muita contestação e rejeição à verdade de Cristo, mas não vos assusteis, é o cumprimento da palavra do Senhor Jesus, o qual disse: Quem vos ouve a vós a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou (Lucas 10.16).
Aconselhamos aos irmãos a perseverarem na fé, em constante oração e santificação, buscando no Evangelho de Cristo o conhecimento pleno da verdade e do crescimento espiritual.  Então o irmão poderá perguntar: Por que meditar especificamente no Novo Testamento?  
Porque o próprio Jesus recomendou dizendo: Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Marcos 16.15). Observem que Ele mandou pregar o Evangelho e não o A. T. porque em I Coríntios 15.1,2, a palavra afirma que a salvação vem pelo Evangelho, isso é, pela pregação do Novo Testamento, e a recomendação para meditação no Antigo Testamento é nos livros de Salmos (Efésios 5.19), compreendendo também os demais livros poéticos como Jó, Eclesiastes e provérbios.
Mas nada temas, medite, busque e confie no Senhor teu Deus, porque Ele tem um ministério grandioso para todos que buscam ouvir a sua voz e fazer a sua vontade, porque ninguém foi chamado somente para esquentar banco de igreja, mas para anunciar que servimos a um Deus forte, que deu seu único Filho a morrer em sacrifício para libertar o homem do pecado e da morte, pelo seu próprio sangue.
Aconselhamos também, os irmãos a realizarem os ensinamentos, na ordem em que os estudos foram expostos, desde o pecado de Adão no Éden à vinda de Cristo para arrebatar a sua igreja, ou conforme vier discernimento do Espírito Santo de Deus.
PARA A SUA MEDITAÇÃO:
Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro um pecador, salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados (Tiago 5.19,20).



A MORTE PELO PECADO E A RECONCILIAÇÃO PELO SANGUE - PARTE 02
No princípio, criou Deus o Céu, a terra e o sistema planetário, e os seres viventes, e disse: Façamos  o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança e domine sobre os peixes, aves, e tudo o que se mova sobre a terra.
            E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e o colocou no Jardim do Éden para lavrar e guardar, e ordenou Deus ao homem que comesse de toda árvore do jardim livremente, mas alertou: da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás, porque no dia que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis cap. 1-3).
            Do pó da terra criou Deus o homem a sua imagem, conforme a sua semelhança, e o colocou num paraíso para viver em abundância de bens, a prosperidade não era um ideal a ser alcançado, mas uma realidade a ser apossada para desfrutar das maravilhas disponíveis. Deus lhe deu também poder para dominar sobre todas as coisas, o Senhor Deus havia criado as condições ideais para o homem viver em felicidade plena eternamente.
            Deus criou o homem livre e lhe ordenou guardar o Paraíso, lhe deu  autoridade sobre a ação do diabo, e  alertou: da árvore da ciência do bem e do mal,  dela não  comerás, porque no dia que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2.17).
            Porém, não impôs condições ao homem para obediência, Ele queria ser respeitado pelo seu amor a criatura, pelo laço fraternal de amor entre ambos. Deus deu-lhe a opção de escolher a semente que desejasse plantar, avisando porem de antemão, que a colheita seria inevitável.  
            Mas a mulher, sugestionada pela serpente (o diabo), indiscreta em conhecer o que o Senhor Deus havia proibido, ambicionando ser igual a Deus, e vendo a árvore desejável, agradável aos olhos, tomou do seu fruto e comeu e deu também ao seu marido e ele comeu também (Gênesis 3.6). O pecado havia se consumado, e a morte entrado no homem pelo pecado. O paraíso que Deus havia confiado ao homem para o guarda e proteger, ele acabava de entregar a satanás, sujeitando-se a ele e vindo a ser o seu escravo.
            A promessa de viver eternamente havia se encerrado no momento em que praticaram o pecado. O homem estava morto, não só espiritualmente, mas também a morte física, por esta razão a palavra do Senhor na carta aos Romanos 6.23 diz: O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida a vida eterna.
            Deus amaldiçoou a serpente e disse: Porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (Gênesis 3.15). A mordomia que o Senhor preparou para ao homem também havia acabado, em Gênesis 3.19 disse Deus: No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes a terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornará.  A sua morte física também estava determinada.
            E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida (Gênesis 3.24).
Com a inimizade criada com Deus, o homem que fora criado para dominar e viver eternamente estavam definitivamente separados de Deus pela sua insubordinação. O Senhor colocou anjos ao redor do Paraíso impedindo que o homem, agora na condição de pecador vivesse eternamente.
            A terra foi amaldiçoada e com isso vieram todos os desajustes que vivemos hoje, o homem ficou vulnerável as enfermidades, dores e aflições. A fome, a miséria, e angústia passaram a fazer parte do cotidiano, satanás teve domínio sobre o homem que passou a viver sob a maldição do pecado. De dominador passou a condição de escravo, satanás de posse do império da morte, passou a assolar e afligir a humanidade.
            O homem, a maior obras das mãos de  Deus  sobre a terra, para tanto   o fez a sua própria imagem, conforme a sua  semelhança, o amor  de Deus por essa criatura é coisa imensurável, o Senhor o trata como a menina dos seus olhos, o Senhor Deus poderia tê-lo abandonado  no pecado pela sua desobediência e rebeldia, mas não o fez, apesar da sua tristeza e frustração, não desistiu de lhe dar  uma nova oportunidade para a salvação, ainda que para isso pagasse o mais alto preço, o preço do sangue do seu próprio filho.
            O Senhor havia preparado um plano para restabelecer a sua reconciliação (Gênesis 3.15), ofereceu o seu único filho em expiação, ainda que para isso houvesse derramamento de sangue para resgatar o homem da maldição do pecado e lhe ofertar novamente a libertação e a vida eterna.
            A exortação é um alerta para que estejamos atentos, satanás veio para matar, roubar e destruir, e ao contrário do que muitos imaginam, não surgi de forma arrepiante, com chifres, tridente, espalhando fogo por todos os lados. Ele se infiltra sutilmente, de maneira dissimulada, aparentando uma fruta boa para se comer, agradável aos olhos, desejável, e não nos deixa aperceber que aquela fruta com aparência agradável é uma armadilha que levará a morte, não só a morte material, mas principalmente a morte espiritual, e muitos, por não vigiar, têm sido sucumbidos pela astúcia do diabo.

O CONCERTO DE DEUS COM ABRAÃO

            Mas Deus na sua infinita misericórdia, mesmo depois da desobediência do homem, nunca desistiu de amá-lo, sempre tentando aproximação com o homem, escolheu para si um povo especial, os descendentes do Patriarca Abraão, o nosso pai na fé, para herdar a terra prometida.
            E ainda no livro de Gênesis 17.1-10, narra que sendo, pois Abrão da idade de 99 anos apareceu o Senhor a Abrão, e disse-lhe: “Eu sou o Deus Todo-poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. E porei o meu concerto entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. Então caiu Abrão sobre o seu rosto e falou Deus com ele dizendo:
Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e será o pai de uma multidão de nações. E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome, porque por pai da multidão de nações te tenho posto.
            E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti.  Este é o meu concerto, que guardarei entre mim e vós, e a tua semente depois de ti: Que todo o macho será circuncidado.
            Deus disse mais a Abraão: Gênesis 17.15-19: A Sarai tua mulher não chamará mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome; Porque eu a hei de abençoar, e te hei de dar a ti dela um filho, e abençoarei, e será mãe das nações, reis de povos sairão dela (Gênesis 17.15-19).
            Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E conceberá Sara da idade de noventa anos?   E disse Abraão a Deus: Oxalá que vivo Ismael (filho de Abraão com a serva Agar) diante de teu rosto!
            E disse Deus a Abraão: Na verdade, Sara tua mulher te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei o meu concerto, por concerto perpétuo para a sua semente depois dele. E quanto a Ismael também te tenho ouvido, eis aqui o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente, doze príncipes gerará e dele farei uma grande nação.  “O meu concerto, porém estabelecerei com Isaque, o qual Sara te dará neste tempo determinado, no ano seguinte”

SACRÍFÍCIOS E HOLOCAUSTOS NÃO AGRADARAM A DEUS

            O separou o povo de Israel, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, e deu-lhes uma lei pelo ministério do seu servo Moisés, porém, tendo a lei, a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, já indicava que somente pelo derramamento de sangue (Levíticos Cap. 1, 3, 4...) seriamos reconciliados com Deus e alcançaríamos a salvação da vida eterna.
            O sumo sacerdote, ele sozinho, entrando no santuário uma vez por ano, não sem sangue, oferecia sacrifício, por si e pelos pecados de ignorância do povo. Mas os holocaustos e sacrifícios não agradaram ao Senhor, o qual disse:
            I Samuel 15.22 – Tem por ventura o Senhor, tanto prazer em holocausto e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar.
            Isaias 1.11 - De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? Diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.
            Desde o antigo testamento, os homens que temiam e amavam a Deus buscavam agradar-lhe com holocausto e expiação de animais, tendo sido estabelecido esse sacrifício pela lei, a qual veio como um simbolismo das coisas que haveriam de acontecer, e, pelos sacrifícios de animais, o Senhor figurava de antemão a expiação do sangue do seu filho Jesus Cristo que viria para remir o homem dos pecados, e lhes ofertar a vida eterna. Vejamos:
            Hebreus 9.11, 12 - Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuro, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.

A PROMESSA DO REDENTOR

            Isaias 9.6 diz: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
            Lucas 1.32, 33 - Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim. Verdadeiramente, Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; ferido de Deus e oprimido.  Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.
           Andávamos como ovelhas desgarradas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele à iniquidade de nós todos.  Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a boca.. (Isaias 53.4 a 7)
           O Senhor Deus já sabia que sem derramamento de sangue não haveria salvação, então o próprio Deus veio na aparência de homem (João 1.1, 14). O verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
Porque, se o sangue dos touros e bodes e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santificam, quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus.
E, por isso, é Mediador de um Novo Testamento, Porque, onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador.  Porque um testamento só tem força onde houve morte, ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?

A LUZ RAIOU ENTRE AS TREVAS

            Mateus 4.16, 17 diz: O povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na  região e sombra da morte a luz raiou.  Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.                             
O homem, pela sua rebeldia havia contraído uma dívida com Deus, e olhando Deus desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e o buscasse; desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há um sequer.                                                        
Porem, Jesus Cristo, sem pecado, não tinha obrigação nenhuma de pagar pela dívida do homem, mas pela sua obediência ao Pai, ofereceu a si mesmo em sacrifício vivo para nos remir de todo pecado. O bom Pastor  dá a sua vida pelas ovelhas.
            O  Reino de Cristo estava estabelecido na terra, tendo sido  ungido por Deus com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele (Atos 10.38).
            Realizou uma obra impar, jamais vista na face da terra, curas, milagres, maravilhas, salvação e anunciou em todo mundo o arrependimento, a conversão  a libertação, a esperança da vida eterna,  pela aspersão do seu próprio sangue.                                          

O TRIUNFO DE CRISTO NA CRUZ

           E tendo chegado  a  sua  hora,  para  que se cumprisse a palavra, foi traído por um dos doze, sendo preso e levado à presença do sumo sacerdote e do rei, começava ali o julgamento mais terrível e cruel da história da humanidade.  O justo, pagando a dívida do pecador, sofrimento, muita angústia e grande dor, mas  Ele não abriu a sua boca.
           Homem  de  dores,  sacrifício  vivo  para remir  o homem do pecado , foi humilhado  das  mais terríveis e diversas   formas. Com  todo  poder para transformar  o universo em  minúsculas  partículas,  ou em  nada, não pediu vingança ao Pai, mas pediu que lhes perdoassem, deixando em si mesmo o maior exemplo de bondade e humildade, porque sublime é o perdão. Porque Deus  enviou  o seu  Filho  ao  mundo  não  para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por  Ele.
            Esaú, por um bocado de manjar, vendeu o seu direito a primogenitura; e querendo ele ainda herdar a benção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrima o buscou (Hebreus 12.16, 17). 
            O homem, estando morto na maldição do pecado, o Senhor havia colocado anjos vigiando  o caminho da árvore da vida, que é o paraíso que Cristo prometeu ao homem que estava crucificado ao seu lado, pela sua humildade e arrependimento. E, pelo sangue de Cristo, o  homem teve novamente acesso ao perdão e a salvação para a vida eterna.
            Na carta aos Romanos 3.20, a palavra afirma que nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei, vem o conhecimento do pecado, fazendo-se  necessário que o próprio Deus se fizesse homem e habitasse entre nós (João  1.14), o qual deu a sua vida  em sacrifício vivo na cruz, para a remissão dos nossos pecados, e ressuscitou ao terceiro dia para a esperança da  nossa salvação (Romanos 4.25).
           E hoje,  pela  aspersão do seu achamos  lugar  de  arrependimento, porque Cristo levou sobre si o pecado do mundo inteiro (Isaias capítulo 53), abriu a porta do paraíso e nós, sendo inimigos de Deus, fomos reconciliados pela morte do seu filho, e, pelo seu sangue restabeleceu a paz  entre  Deus e o homem.
             A palavra do Senhor,   no livro de Isaias Capítulo  53.3 relata que Jesus Cristo era homem de dores. Estando  Cristo  dependurado na  cruz  com uma coroa  de espinhos cravada na cabeça, havia mais de três horas, humilhado,  escarnecido, açoitado, em dado momento clamou ao Pai dizendo:
            Deus meu, Deus meu, porque me desamparastes? O pecado do mundo inteiro pesava sobre Ele. Cristo angustiou-se, mas não temeu e nem recuou,  oferecendo-se com grande clamor e lágrimas,  orações e súplicas ao que o podia  livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.  Tendo sede, deram-lhe vinagre. E quando tudo estava consumado, Jesus inclinando a sua cabeça, entregou o seu espírito ao Pai.
            As  profecias haviam sido cumpridas, o Cordeiro inocente, pela aspersão do seu sangue, havia aniquilado o pecado, satanás estava definitivamente derrotado. Cristo triunfou sobre a morte cravando-a na cruz, o pecado que separava o home de Deus estava destruído  e pelo seu sangue, reconciliou o homem do Deus. 
            No momento   em   que  Cristo   rendeu  o  seu Espírito a Deus, o véu do templo que separava o lugar santo do santíssimo, onde somente o sacerdote entrava uma vez por ano para sacrificar à Deus por si e pelos pecados de todo povo, rasgou-se de alto a baixo, porque um novo véu havia se rasgado, isto é, a carne de Cristo, para nos  libertar   da   lei do pecado e da morte que separava o homem de Deus,  sendo justificados  gratuitamente pela aspersão do seu sangue e  pela   sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
            O homem que estava condenado à morte pelo pecado do Éden, foi reconciliado com Deus pela aspersão do   sangue do Senhor Jesus Cristo, o qual, abriu a porta do paraíso e concedeu ao pecador, que pelo arrependimento e conversão, alcance a glória da vida  eterna.
           Sabendo  que  não  foi  com   coisas corruptíveis, como  prata  ou ouro, que  fostes  resgatados da vossa vã maneira de viver, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.  

O QUE FAREI PARA ERDAR A VIDA ETERNA? - PARTE 03
Primeiramente precisamos considerar  que a vida não se  resume  ao  voltarmos ao pó da terra, porque temos um espírito que é imortal e só existem dois lugares para passarmos  a eternidade, à saber, o céu com o Senhor Jesus e os seus santos anjos, ou o inferno com satanás e os seus espíritos malignos.
             Depois da queda no Éden pela desobediência, o homem passou a viver sob a maldição do pecado, entregou o paraíso que Deus lhe deu, nas mãos do inimigo, e de dominador passou a escravo de satanás, mas o Senhor Deus na sua infinita misericórdia,   amou o homem de tal maneira, que deu o seu único Filho a morrer em sacrifício na cruz, para todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. E Cristo, pela sua morte aniquilou na cruz aquele que tinha o império da morte, abriu novamente a porta do Paraíso ao homem, e o reconciliou com o Pai.
            No Evangelho de Marcos 16.15,16, disse Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Mas a salvação não vem por imposição, ela é oferecida e de graça, pela aspersão do sangue do Cordeiro de Deus, e para isso, é necessário crer no Senhor Jesus Cristo incondicionalmente, guardar os seus mandamentos, obedecer a sua palavra, permanecer na sua verdade, perseverar na sã doutrina que o Senhor nos deixou, para que a morte de Cristo na cruz não seja em vão, mas seja para nos purificar de toda obra do pecado e para salvação de muitas almas.
No Evangelho de Cristo, Ele assegura que somente pelo arrependimentoconversão, e pelo amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, tudo isso fundamentado na , alcançaremos a reconciliação com Deus e a vida eterna. Porque pelo arrependimento virá o perdão, pelo perdão a conversão, a conversão nos faz uma nova criatura lavada e remida no sangue do Cordeiro, e quando nos transformamos em uma nova criatura, receberemos o dom da , a qual nos conduz a salvação, pelo socorro do Espírito Santo de Deus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus (Efésios 2.8).
O perdão não é obrigatório, mas uma dádiva do Senhor a aqueles que se arrependem, e o buscam crendo verdadeiramente em Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua vida.


O NOVO NASCIMENTO

 Evangelho de João 3.2 a 7 – Um certo príncipe judeu chamado Nicodemos, foi ter com Jesus a noite, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Respondeu-lhe Jesus: Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.  Perguntou Nicodemos: Mestre como pode um homem nascer sendo velho? Por ventura poderá entrar novamente no ventre de sua mãe e nascer?
Então disse-lhe Jesus: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é Espírito. Não te maravilhes de ter dito, necessário vos é nascer de novo.
            É importante observar a grandeza das palavras de Cristo que não disse sobre a necessidade do novo nascimento a um ladrão, ou a uma prostituta, os quais sobrecarregados de pecados necessitavam de uma mudança radical e urgente, mas disse justamente a um homem de uma conduta ilibada, príncipe dos Judeus, religioso, zeloso da lei de Moisés, o qual tinha certeza que Cristo verdadeiramente é o filho de Deus. Porem, para herdar a vida eterna, aquele homem estava nas mesmas condições de todos os pecadores, porque faltava-lhe o essencial para alcançar a salvação, faltava-lhe o arrependimento, a conversão, a fé, sepultar o velho homem pecaminoso e nascer de novo pela aspersão do sangue de Cristo.
Nicodemos entendeu a advertência do Senhor Jesus Cristo numa visão material, perguntando-O como seria possível um homem já formado, tornar a entrar no ventre da sua mãe, mas o Senhor lhe falava das coisas espirituais; o nascer da água é o arrependimento, e o nascer do espírito a conversão, a para crer verdadeiramente no sacrifício de Cristo na cruz, para remissão dos pecados, crer na sua ressurreição para a salvação da vida eterna. suficiente para receber a Cristo como Senhor e Salvador da sua vida, porque em nenhum outro há salvação.
II Coríntios 5.17 - Se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já se passaram, eis que tudo se fez novo.
Tudo se faz novo quando nos arrependemos, cremos em Cristo e lhe entregamos a vida, e o Espírito Santo de Deus passa a habitar em nós, e nos regenera da obra da carne para o pecado. Quando despojamos da natureza pecaminosa do velho homem que jazia sob os cuidados da carne, habitando no seu corpo a lei do pecado e da morte, mas tendo recebido um novo coração, somos libertos dos desejos carnais e da concupiscência para pecado, a nova criatura é inclinada para os frutos do Espírito, a santificação, provando a boa palavra de Deus, o dom celestial, sendo participante do Espírito Santo e das virtudes do século futuro.
Agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Romanos 8.1)
 Aquele que não nascer de novo, não pode ter domínio sobre a carne e o pecado, o velho homem, pela falta de entendimento espiritual, e pela dureza de coração, era governado pela carne e servindo ao pecado, estava separado da comunhão com Deus. Mas quando nascemos de novo, somos libertos do poder do pecado para viver segundo a vontade de Deus. Uma vez restabelecida a paz com Deus pelo sangue de Cristo, isto é, Deus está em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação.

          CRISTO, A SALVAÇÃO PARA OS PECADORES

Estando o Senhor Jesus crucificado entre dois ladrões, um dos malfeitores blasfemava dele dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós. O outro o repreendeu e disse: Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. Jesus porem lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso (Lucas 23.30 a 43).
O Senhor Jesus poderia ter salvado os dois pecadores, mas apenas um recebeu o perdão dos pecados e a oferta da vida eterna. A salvação, esta foi a recompensa que pecador recebeu pelo seu arrependimento e conversão.
Não precisou de batismo, boas obras ou sacrifício, ele foi salvo pela sua fé, porque creu no Senhor Jesus Cristo como o seu único e suficiente salvador.
A palavra do Senhor na carta aos Hebreus 12.16, 17 narra que Esaú, por um bocado de manjar, vendeu o seu direito a primogenitura; e querendo ele ainda herdar a benção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrima o buscou.
Esaú não achou lugar para arrependimento, porque o homem havia pecado, e foram expulsos do paraíso, e, para que o homem na condição de pecador, não vivesse eternamente, Deus havia colocado anjos vigiando o caminho da árvore da vida, que é o paraíso que Cristo ofertou ao homem que estava crucificado ao seu lado.
Hoje, sendo lavado pelo sangue do Senhor Jesus, achamos lugar de arrependimento, porque Ele levou sobre si o pecado do mundo inteiro (Isaias capítulo 53), abriu a porta do paraíso e nós, sendo inimigos de Deus, fomos reconciliados pela sua morte e, pelo seu sangue restabeleceu a paz entre Deus e o homem.
No livro de Atos l6.25 a 31, Paulo e Silas na prisão, oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E, de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas,e foram soltas as prisões de todos. 
Acordando o carcereiro e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada e quis matar-se, cuidando que os presos tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E o carcereiro se prostrou ante Paulo e Silas, e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
A palavra relata que naquele momento os apóstolos foram tirados para fora, e na casa do carcereiro lhes pregavam a palavra de Deus, e naquela mesma hora da noite, foram batizados, e participaram da comunhão com Deus, e da alegria do Espírito Santo, porque creram verdadeiramente no Senhor Jesus Cristo para a salvação da vida eterna.
Atos 2. 37 a 39: No dia de pentecostes, a multidão, após ouvir o discurso de Pedro, o qual cheio do Espírito Santo anunciava a salvação aos pecadores, e ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.
Para alcançarmos a salvação para a vida eterna, é indispensável o arrependimento, a conversão, a transformação de pecador, para um novo nascimento, porque o homem por si mesmo não poderá mudar de vida, a não ser que renuncie o pecado, creia verdadeiramente em Cristo e abra o seu coração para receber a palavra da cruz. Que também abandone o caminho espaçoso que leva a perdição e entre pela porta estreita, porque poucos são os que passarão por ela. A salvação é uma obra de Deus pela graça, mas só a receberão aqueles que crêem verdadeiramente em Cristo como seu legítimo e suficiente salvador.
Evangelho de João14.6, disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.

O PROPOSITO DE DEUS PARA O HOMEM - PARTE 04
A palavra do Senhor, no segundo Livro das Crônicas, 7.12-15, relata o aparecimento do Senhor Deus ao rei Salomão à noite (em sonho) e disse-lhe:
            Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu os  ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.   Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos e à oração deste lugar.
            Ainda na vigência da lei de Moisés, o Senhor Deus, na sua infinita misericórdia, tinha uma promessa de perdão dos pecados para o homem.  Sarar a sua terra, promessa de abundância para o seu  povo. Porem, Ele condiciona: Se o  povo se humilhar, orar, e buscar a sua face e se converter dos seus maus caminhos, então os seus olhos estarão abertos e os seus ouvidos atentos as orações do seu povo.
É justamente   nesse propósito de Deus para o homem que  vamos  meditar, pela promessa do Messias para libertar,   remir,  perdoar e  salvar o homem  do  pecado pela aspersão do sangue do Cordeiro Inocente na cruz do Calvário.

CRISTO PREGA O ARREPENDIMENTO

Evangelho de Mateus Capítulo 4, versículos 16, 17, a palavra do Senhor descreve que povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou.   Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.
E no Evangelho de Mateus 9.10-13, aconteceu que, estando Jesus em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.
E os fariseus, vendo isso, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes.
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
Jesus lhes propôs uma parábola (Lucas 15. 3-7) dizendo: Que homem  dentre   vós, tendo   cem ovelhas  e  perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E, achando-a,  a  põe  sobre  seus ombros,  cheio de júbilo;    e,  chegando  à sua casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.  Digo-vos  que  assim  haverá  alegria  no  céu por  um  pecador  que  se  arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Ao contrário do que o mundo  esperava ver  o Messias raiar  em berço de ouro, com grande poder, honra e  glória,  como manifestavam os reis da terra diante dos homens, Cristo surgiu da maneira mais humilde que possamos imaginar, nascendo numa estribaria,  sendo enrolado em panos, fora colocado numa manjedoura. Cresceu trabalhando como operário, ganhando o seu pão no suor do seu rosto.
A palavra diz que olhando nós para Ele, nenhuma beleza víamos para que o desejássemos. Homem de dores, e de uma humildade ímpar, cravou na cruz os nossos pecados e levou sobre si as nossas dores.
A promessa do Messias para salvar o mundo evidenciou-se. Então Jesus saiu por toda a Galiléia anunciando o arrependimento  para a salvação da vida eterna.
Jesus Cristo, ungido por Deus com Espírito Santo e com virtudes, o qual andou fazendo o bem e libertando todos os oprimidos do diabo, curando enfermos, ressuscitando mortos, expelindo demônios, fazendo verdadeiras maravilhas, jamais vista na face da terra. É bom lembrarmos que  Ele é o mesmo ontem, hoje, e será eternamente.
O Sumo Pastor, que deixa noventa e nove ovelhas no deserto e vai à busca da perdida, e achando-a, não a espanca, nem a traz açoitando, mas  coloca-a sobre os ombros, e traz  com  júbilo e alegria.
O Grande Pastor que não veio chamar  justos, mais os pecadores ao arrependimento, porque há muito mais alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.
No   dia  de pentecostes (Atos 2.37,38), a multidão, ouvindo o discurso de Pedro, compungiram-se  em  seu   coração   e perguntaram  a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?        
E   disse-lhes   Pedro:  Arrependei-vos,  e    cada   um   de   vós,   seja batizado em Nome   de   Jesus   Cristo  para  perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.  Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos  filhos e a todos os que estão longe:  A tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.

O PERDÃO PARA SALVAÇÃO

Na carta aos Romanos 3.20, a palavra afirma que nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei, vem o conhecimento do pecado, fazendo-se necessário que o filho de Deus se fizesse homem e habitasse entre nós (João 1.1 a 4), o qual deu a sua vida em sacrifício vivo na cruz, para a remissão dos nossos pecados, e ressuscitou ao terceiro dia para nos ofertar a salvação para a eternidade.
E hoje,  pela  aspersão do seu sangue,  achamos   lugar  de  arrependimento, porque Cristo levou sobre si o pecado do mundo inteiro (Isaias capítulo 53), abriu a porta do paraíso, e nós, sendo inimigos de Deus, fomos reconciliados pela sua morte, e, pelo seu sangue restabeleceu a paz  entre  Deus e o homem.
            E no Evangelho de Mateus 10.32, disse Jesus: Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
            A carta aos Romanos 10.8-11, nos ensina que a palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque todo aquele que nele crer não será confundido.

JESUS CHOROU

E quando chegava perto da descida  do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto, dizendo:
Bendito o Rei que vem em nome do Senhor, paz no céu, e glória nas alturas.   Quando ia chegando, vendo Jesus  a cidade, chorou sobre ela, Dizendo: Ah se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que a tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos (Lucas 19.37-42).
           Na entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém  a palavra mostra que o Senhor Jesus vendo a multidão, chorou sobre ela. Chorou por causa da dureza de coração e do pecado do povo, Jesus, vendo o homem morto na maldição do pecado, não criam nele com o Redentor que veio para salvar o mundo do pecado e da morte.
Chorou porque os seus não criam Nele como  enviado de Deus para remir o homem da escravidão, chorou  pelo  seu infinito amor a humanidade que estava nas trevas do pecado, e  a luz resplandeceu sobre as trevas, e as trevas não o compreenderam.
O mundo que fora feito por Ele não o conheceu. Chorou porque  veio para absolver e  salvar  o que era seu,  mas os seus não o receberam, mas todos os que o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus.
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade.  (Evangelho de João 1.5-14).
            Quando o Senhor Jesus foi ao encontro das irmãs de Lázaro, o qual havia morrido,  Jesus também chorou, mas não pela perca do seu amigo Lázaro, pois Ele iria ressuscitá-lo, assim como o fez, o Senhor chorou pela incredulidade do povo, apesar de tantos milagres, curas e maravilhas que realiza diante dos olhos de todos.
E hoje as coisas não são  diferentes, cremos que o Senhor ainda  lamenta e chora pela incredulidade e iniquidade que assola o povo, apesar de tudo que Cristo fez para nos salvar, muitos não crêem e nem O recebe como seu legítimo salvador.   
Amados, é hora de uma reflexão sobre tudo isso, porque se pecarmos voluntariamente depois de termos recebidos o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos nossos pecados.

CRISTO PREGA A LIBERTAÇÃO

E no Evangelho de Mateus 11.28-30, Jesus declarou: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Ele chamou para si todas as nossas dores e aflições, e manda que tomamos  sobre nós o seu jugo que é suave e o seu fardo   leve.
O jugo suave de Jesus são os seus estatutos, os seus  mandamentos, e o  fardo leve é o seu perdão, a sua graça,  a salvação. Assim alcançaremos descanso para a nossa alma, a sua gloriosa paz, o conforto espiritual, a perseverança e a vida eterna.

ONDE PASSARAS A ETERNIDADE? PARTE 05
A palavra do Senhor afirmativa que temos um espírito  imortal, e  no último dia,  seremos ressuscitados para um juízo final, mas nos dá também a confortável esperança  que  haverá um juízo justo,  e a oferta da Salvação para todos os que se arrependeram das más obras, os que se converteram e foram  lavados e remidos no sangue do Cordeiro de Deus,  e cada um será julgado segundo as suas obras.
No Evangelho de João 5.28, 29, disse Jesus: Vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a minha voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal para a ressurreição da morte.
O Senhor nos assegura que o espírito imortal, tem apenas dois lugares onde passará a eternidade; a saber, a vida eterna com o Senhor Jesus Cristo, ou o fogo eterno com o diabo e seus anjos malignos, mas o misericordioso Deus prova o seu amor pelos pecadores, deu seu único filho a morrer na cruz em sacrifício vivo, e pela aspersão do seu sangue remiu dos pecados os que crêem no seu nome, para que não pereçam no fogo do inferno, mas tenham a vida eterna junto aquele que nos amou.     

A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO

No Evangelho de Lucas 16.19-31, disse Jesus: Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele, e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.  E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado.
E, no Hades (quer dizer inferno), ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio.  E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado.  E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, Abraão, meu pai; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
Nesta ilustração alegórica, o Senhor Jesus descreve uma visão exata sobre o destino das almas, os que morrem na impiedade, sem o arrependimento, sem ter se convertido das más obras e sem ter feito uma reconciliação com Deus. Ele faz uma elucidação comparando um homem rico que vivia todos os dias em regalia esplêndida, com um pobre mendigo chamado Lázaro, o qual se alimentava das migalhas que caiam da mesa do rico.
Porventura estariam os ricos previamente condenados e os pobres salvos? Não, o Senhor não está antecipando a condenação para os ricos, embora o Senhor Jesus Cristo tenha declarado que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no reino do Céu (Mateus 19.24), o homem rico aqui está figurado pela vaidade, luxuria, avareza, confiança no poder econômico, inclinação aos prazeres da carne, isso é tanto para ricos como para pobres, enfim, o hades está reservado para os desobedientes aos mandamentos do Senhor, independente da situação econômica ou classe social.
Ainda hoje é assim, quem estenderá a sua mão para os caídos? Muitos que podem ajudar o seu próximo, fazer caridade, mas não as fazem, preferem dar as sobras aos necessitados, às migalhas que caem da farta mesa.  
Lázaro, o pobre mendigo, humilde, limpo de coração, desprovido de toda vaidade, que não deposita o coração nas coisas deste mundo; e nem na incerteza das riquezas; mas em Deus que está com os ouvidos atento as orações dos justos. Lázaro é o testemunho dos perseguidos, presos, torturados e mortos por amor ao nome do Senhor, mas em todas essas coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos amou e se entregou a si mesmo em sacrifício vivo, por nós pecadores.
Precisamos evidenciar que o hades (lugar de tormenta) e o seio de Abraão (lugar de repouso e paz) ainda não é o destino definitivo das almas. Nesta parábola, o Senhor nos faz conhecer o espaço que os espíritos permanecerão depois da morte carnal, até o julgamento final, mas o grande e terrível dia do Senhor ainda está por vir, tanto que neste mesmo texto (no versículo 27 a 29e), o rico disse: Rogo-te, pois, o Pai, que mandes Lázaro a casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, afim de que não venham também para este lugar de tormento.  Porem o Senhor lhe respondeu: Têm Moisés e os seus profetas, ouçam-nos.
Essa afirmativa do Senhor não nos deixa qualquer dúvida quanto aos que morrem, os quais, não ficam vagando entre os viventes, como prega a doutrina do espiritismo chamada reencarnação, mas cada um permanecerá no lugar merecido, conforme as suas obras, aguardando o julgamento final, o grande e terrível dia do Senhor Jesus Cristo. Uma vez morto, também não haverá nova oportunidade de arrependimento, porque o tempo aceitável do Senhor já não existe mais.

HADES: INFERNO, PRISÃO ESPIRITUAL, LUGAL DE TORMENTA


II Pedro 2 4-9, relata que, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo; e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios. Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados.
E em Lucas 12.4, 5, disse Jesus: E digo-vos, amigos meus: não temais os que matam o corpo e depois não têm mais o que fazer.  Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.
Salmo 9.17 diz: Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus.

QUEM RESSUSCITARÁ COM CRISTO NO JULGAMENTO FINAL?

 No Evangelho de Mateus 25.31 a 46, disse Jesus: No Evangelho, por ocasião do julgamento final, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.   E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
O Senhor Jesus Cristo, revela que serão arrebatados para a vida eterna os que amaram ao Senhor Deus e Pai, acima de todas as coisas, e ao próximo verdadeiramente com caridade, como amam a si mesmo.  Mas quanto aos que negligenciaram esse amor, irão esses para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.
         Apocalipse 20.12, 15: E vi os mortos, grandes e pequenos que estavam diante do trono, e abriram-se os livros, e abriu-se outro livro que é o livro da vida, e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo, esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

A NOVA JERUSALEM

Na revelação do Apocalipse (21.1-7), a palavra descreve: E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram e o mar já não existe.  E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa adornada para o seu marido.
            E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima, e não haverá mais morte, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.
            E disse Deus: Eis que faço nova todas às coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fieis.
            E disse mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.     Quem vencer herdará todas estas coisas; e eu serei o seu Deus e ele será o meu filho.

O FOGO ETERNO PARA OS DESOBEDIENTES

A palavra descreve também a visão para os condenados ao fogo eterno (Apocalipse 21.8), diz: Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde como fogo e enxofre, o que é a segunda morte.
A palavra do Senhor no livro de profecias de Daniel, 12.2, relata que muitos dos que dormem no pó da terra, naquele dia ressuscitarão, uns para a glória eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

AINDA HA TEMPO - PARTE 06
Muitos conhecedores da palavra de Deus, ainda que na condição  de ouvinte esquecido, têm a consciência que o caminho para a salvação é o Senhor Jesus Cristo, mas pelo engodo do maligno, têm no coração que ainda são jovens e precisam viver os prazeres da carne e a vaidade do mundo. Desafortunado, infeliz daquele que tem essa concepção. Será que o amanhã ainda estará dentro do tempo aceitável do Senhor?  
            Na segunda carta aos Coríntios 6.2, está escrito: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.
Portanto amado, o tempo aceitável do Senhor não é quando você ficar mais velho, não é daqui há meses, anos, ou depois de viver na abundância do pecado. O Tempo do Senhor é hoje, o dia da salvação é o momento que você conheceu o Evangelho de Cristo, porque assim disse Jesus:
            Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado (Marcos 16.15, 16).
Você conheceu o Evangelho, creu nas palavras do Senhor Jesus? Amem. Então renuncie as obras do pecado, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-O, e terás um tesouro no céu.
Em Apocalipse 3.20, Ele ainda disse: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
O Senhor Jesus está batendo em sua porta, falando em seu coração, não o deixe do lado de fora, ouça a voz do seu Espírito Santo, abra o seu coração e deixe-O entrar, você vai cear com Ele, vai participar da alegria de ser o seu servo, Ele vai fartar a sua fome, vai saciar a sede do seu espírito, e vai lhe dar muita paz em seu coração e a vida eterna para você e a sua casa. Vai te revelar coisas grandes e firmes que não sabes, creia verdadeiramente em Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua vida e serás salvo, tu e a tua casa. Ainda há tempo.   

HOJE O SENHOR ESTÁ PERTO

No Evangelho de Mateus 18.20 Disse Jesus: Onde estiverem dois ou três reunidos no meu nome, aí estou eu no meio deles, e no livro de profecias de Isaias 55.6 diz: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Hoje podemos encontrar o Senhor porque Ele está perto, diferentemente do homem rico citado na parábola do Senhor Jesus (Evangelho de Lucas 16.19-31), o qual tendo morrido, e no hades (quer dizer inferno) ergueu os olhos, estando em tormenta, viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
Esse homem, apesar da sua clemência não pode mais ser ouvido pelo Senhor, porque um grande abismo separa o Paraíso de Deus do lugar de tormenta chamado hades.
Aquela alma estava longe e não podia mais ser alcançado pelas misericórdias do Senhor, não estava mais dentro do seu tempo aceitável. Tendo partido desta terra para outras dimensões, estando em pecado e sem arrependimento, nada mais pode ser feito, porque cada um será julgado segundo as suas obras.
Conta-se que um jovem, conhecedor da palavra de Deus, certo dia, trabalhando na construção civil, caiu de um prédio muito alto, e, agonizando no solo, uma senhora aproximou-se com um copo d’água, e pediu a alguém para dar aquela água ao rapaz, porem ele lhe respondeu: Não, esta água eu não quero, porque a água que eu precisava não a tomei no tempo oportuno. Dizendo essas palavras morreu. Ele reconheceu que havia perdido o tempo aceitável do Senhor, triste e terrível fim, porque esta situação é irreversível.  
Não basta a palavra do Senhor entrar no seu entendimento humano, na sabedoria material, é preciso muito mais, é preciso que o Evangelho de Cristo entre no seu coração para fazê-lo uma nova criatura lavada e remida no sangue do Cordeiro de Deus.  
E você meu amado, já nasceu de novo? O homem nascido da água e do espírito é desprovido da vaidade, inveja, ciúmes, avareza, soberba, concupiscência da carne, e todo sentimento faccioso abominável a Deus. 
Disse Jesus: Aquele que não for como uma criança, não herdará o Reino do Céu. A nova criatura tem que ter um coração, semelhante ao de uma criança, a qual não guarda ira, mágoa, rancor, desejo de vingança, sabe perdoar e amar o seu próximo.
O coração de uma criança é liberto da avareza, lascívia, ciúmes, é dotado de uma pureza de espírito, caridoso, humilde, com toda simplicidade e bondade em toda maneira de viver. Se você tem um coração puro como o coração de uma criança, verdadeiramente uma nova criatura é.

A INDISPENSÁVEL SANTIFICAÇÃO

Na carta aos Colossenses 3.12 a 14, diz: Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade. Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição.  E em Hebreus 12.14, a palavra diz: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
A palavra do Senhor nos exorta a buscarmos a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor nosso Deus e Pai, porque a porta é estreita, e poucos são os que passarão por ela. Disse Jesus que muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos.  
Hoje, ainda há tempo, porem o Senhor Jesus alerta sobre a vigilância porque os sinais indicam que estamos vivendo verdadeiramente os últimos dias. A vinda do Senhor Jesus Cristo para arrebatar a sua igreja é iminente, e vai apanhar muita gente de surpresa, porque Ele virá num momento em que muitos não O esperam. Em Mateus 24.27 disse Jesus: Assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.
E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com Ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes ficarão à esquerda. Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo (Mateus 25.31 a 34). E dará a cada um, segundo as suas obras.
Os justos irão para a cidade santa, a Nova Jerusalém, num lugar onde não haverá mais pranto, nem dor, nem clamor, mas os desobedientes irão para o fogo eterno, ali haverá pranto e ranger de dentes, muita dor. E isto meu irmão, só depende de você escolher o lugar onde deseja passar a eternidade, AINDA HÁ TEMPO.  

NEGUE-SE A SI MESMO, E TOME A TUA CRUZ E SIGA-ME - PARTE 07
No Evangelho de Marcos 8.34, descreve que Jesus Cristo chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
           Você já meditou na profundidade das palavras do Senhor Jesus Cristo neste mandamento? Considere as palavras do Senhor e responda a você mesmo, se já renunciou a tudo para seguir as pegadas de Cristo, para que a sua fé não seja vã, mas seja fortalecida pela obediência na palavra do Deus vivo e na esperança da vida eterna.  
Negar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir a Cristo: Estes são os princípios que verdadeiramente nos conduz a salvação, porque são mandamentos daquele que, tão somente Ele, tem poder para salvar, porque em nenhum outro há salvação.

NEGUE-SE A SI MESMO

Negar a si mesmo é ser desprovido de todo sentimento faccioso como a inveja, vaidade, ciúmes, avareza, soberba, concupiscência da carne, lascívia, ira, desejo de vingança, vícios e outros sentimentos abomináveis ao Senhor.
Negar a si mesmo é oferecer o outro lado da face, é perdoar e amar os vossos inimigos, bendizer os que vos maldizem, fazer bem aos que vos odeiam e orar pelos que vos maltratam e vos perseguem.  Ter a mesma humildade de Cristo, andar em santidade como Ele andou, guardando os seus mandamentos fazendo a vontade do Pai. Isso é negar a si mesmo.
O mancebo rico perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna, o Senhor lhe disse que deveria guardar os mandamentos, ele respondeu a Jesus que já fazia isso desde a sua mocidade. A palavra afirma que Cristo o amou e disse-lhe: Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-meMas ele, contrariado com essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades (Marcos 10.17 a 22).
Aquele homem sentia o desejo de ver a glória de Deus e buscou a Jesus Cristo, o qual lhe tendo ensinado o caminho que leva a salvação e a renúncia que o seu desejo exigia, recusou-se em negar-se a si mesmo, em abandonar os bens desta vida, à esperança de um tesouro no céu, algo lhe infinitamente maior do que toda a riqueza deste mundo. Porque negar-se a si mesmo para seguir as pegadas de Jesus exige desapego, abdicação dos prazeres da carne para viver uma vida espiritual sob a égide do Senhor. 
Então disse Jesus: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus.  Que importa ao homem, ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Lamentavelmente, hoje, muitos estão no mesmo caminho daquele mancebo rico, procuram servir a Jesus com único interesse nas coisas deste mundo, querem viver na abundância dos prazeres da carne, em regalia esplêndida, mas não querem compromisso com Deus, não renunciam a si mesmo para servir o Senhor.
 Abandonaram a graça do Senhor Jesus, pelas prosperidades materiais que são coisas pequenas, inúteis e vãs, diante da grandeza da glória do Senhor e da vida eterna no reino de Deus, juntamente com Jesus Cristo e todos os seus santos anjos.

TOME A SUA CRUZ

Em Mateus 10.38 disse Jesus: Quem não toma a sua cruz e não segue após mim, não é digno de mim.
Tomar a sua cruz é assumir o compromisso definitivo com o Evangelho de Cristo, é o arrependimento, a conversão, o abandono do pecado, é entregar-se a inteira dispensação do Senhor, cumprimento os mandamentos de Cristo e fazendo a vontade do Pai.
Tomar a sua cruz é imitar o gesto do homem de Deus, o qual, sob o completo domínio de Cristo, disse: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2.20).
Tomar a sua cruz é amar a Deus acima de todas as coisas e ao seu próximo como Cristo nos amou, se necessário, dar a sua vida por ele.
A palavra do Senhor diz que se você não ama o seu irmão, o qual você vê, como poderá amar a Deus o qual não vê? Quem assim procede é mentiroso, e os mentirosos não herdarão o reino de Deus.
Tomar a sua cruz é entrar pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Lucas 14.33 - Disse Jesus: Assim, pois, qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.

COMO SEGUIR A JESUS

Seguir a Jesus é andar no mesmo caminho que Ele andou em toda a sua boa maneira de viver. Andar na humildade, na fé, na caridade, no amor ao próximo, na coragem de dar a sua vida pelo seu semelhante, na confiança que Deus era com Ele e não O abandonaria em nenhum momento da sua vida.
            Na Carta do Apóstolo Paulo aos Efésios 5:1, 2 a palavra do Senhor diz: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
            Filipenses 2.5: Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois, Jesus não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. É exatamente assim que o servo de Deus deve andar, como verdadeiro imitador de Jesus Cristo em toda boa obra, seguindo o seu exemplo e testemunho de vida, procurando imitá-lo em sua perfeição. Isto é seguir a Jesus.
E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor (Efésios 3:17 e 4:2)
Seguir a Jesus é ser participante das suas aflições, alegrar-se nas provas e tribulações como nos testemunhos dos nossos irmãos, que sofreram por amor ao nome do Senhor Jesus Cristo, porque tinha a certeza da glória que lhes estava reservada. Vejamos:
II Coríntios 1.5: Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo.
Colossenses 1.24: Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja.
I Pedro 4.12, 13, diz: Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
I Pedro 5.1: Aos presbíteros que estão entre vós admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Seguir a Jesus é ouvir a sua voz e conhecê-lo: Evangelho de João 10. 14 e 27 - Disse Jesus: Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem.
Ao contrário do que imaginam aqueles que não conhecem a Deus, seguir a Jesus não é nenhum martírio, exige sim a renúncia das coisas mundanas, o que nos faz muito mais saudáveis tanto material como espiritualmente, antes é prazeroso e gratificante servir ao Deus vivo verdadeiramente em espírito e em verdade.
Pois, só que sentiu o ardume do Espírito Santo no coração, e o gozo de ser um servo de Deus, é capaz de entender a alegria que pronunciamos, pois essas virtudes são indescritíveis.
A palavra do Senhor em I Coríntios 10.13 diz: Fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. E no Evangelho de Mateus 11:28 a 30 disse Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Em I João 5.3 diz: Porque esta é a caridade de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.   Portanto amados em Cristo, não há razão para nos inquietarmos, o Senhor não nos dará uma prova acima daquilo que possamos suportar, porque o seu fardo é leve, o jugo suave e os seus mandamentos não são pesados.

A SUPREMACIA DO AMOR - CARIDADE  - PARTE 08
No Evangelho de Lucas Capítulo 10 versículos 25-37, a palavra relata a interpelação de um doutor da Lei de Moisés a Jesus, dizendo:   Mestre que farei para herdar a vida eterna? E disse-lhe Jesus: O que está escrito na Lei, como lês?  
E respondendo ele disse: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma e de todas as tuas forças, e a teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe Jesus: Respondeste bem, faze isso e viverá. E ele porem querendo justificar-se, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
 Jesus então lhe anunciou a parábola do Bom Samaritano, e ao final lhe perguntou: Qual dos três lhe pareceu o próximo daquele homem?
Ele respondeu prontamente: O que usou de misericórdia com o seu próximo, com aquele que estava em sofrimento. Jesus então lhe recomendou a proceder da mesma maneira para ganhar um tesouro no céu e a vida eterna.
Para entendermos melhor esta parábola precisamos meditar primeiramente na profundidade da pergunta inicial que aquele homem fez ao Senhor: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E o Senhor Jesus o mandou amar a Deus acima de todas as coisas, e ao seu próximo como a si mesmo, com caridade, para alcançar a vida eterna. Vamos meditar nas palavras do Mestre.

AS OBRAS PODEM SALVAR?

Temos observado alguns irmãos, pregadores da palavra, negando a eficácia da obra do amor ao próximo, que Cristo mandou em todos os livros do Novo Testamento, anunciando que as obras de caridade não salvamfundamentados na carta do Apóstolo Paulo aos Efésios 2.8, 9 onde está escritoPorque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie.  
A palavra afirma com cristalinidade, que as obras que não podem salvar são as obras que procedem da lei de Moisés. Notem:
Carta aos Romanos 3.20, 28Nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Concluímos que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
Carta aos Gálatas 2.16, diz: Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei, porquanto, pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
A palavra nos dá a certeza que ninguém será justificado pelas obras da lei de Moisés, as quais não tem nenhum vínculo com o amor ao próximo, o qual não é outro, senão a obra da caridade, que o Senhor Jesus mandou em todos os livros do Novo Testamento, e se fosse de outra forma a palavra do Senhor seria contraditória.Vejamos:
Carta Universal do Apóstolo Tiago 2.14 a 18: Meus irmãos que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E , se o irmão ou irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?   Assim também, a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesmo. Mas dirá alguém tu tens a fé e eu tenho as obras, mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

A SUPREMACIA DO AMOR

E no capítulo 13 da primeira carta aos Coríntios, a palavra vislumbra a excelência do amor ao próximo, como caridade, observemos:
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
 E ainda que tivesse o dom de profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria.
Ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade nada disso me aproveitaria.
Vamos meditar na profundidade dos mandamentos do Senhor Jesus, sobre o amor ao próximo que é a caridadeNa carta aos Hebreus 11.6, a palavra assegura que sem fé é impossível agradar a Deus, então avalie a narrativa da palavra em I Coríntios 13.13 onde a palavra diz: Agora, pois, permanece a FÉ, a esperança e a caridade, destas três, mas a maior destas é a  caridade
A palavra é límpida e não deixa sombra de dúvida que a grandeza do amor ao próximo como caridade é maior que a . Porque é pelo dom da em Deus, que guardamos os seus mandamentos e buscamos a santificação para fazer a sua vontade. E a palavra afirma que assim como o corpo sem espírito está morto, também a , sem obra é morta em si mesma (Tiago 2.26).

COMO DEVEMOS FAZER A CARIDADE

No Evangelho de Mateus 6. 1 a 4,Jesus nos exorta à praticar a obra do amor ao próximo e diz: Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles, aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está no céu.
           Quando pois deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. 
Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita. Para que a tua esmola (caridade) seja dada ocultamente. E teu Pai, que vê em segredo,te recompensará publicamente.
 O próprio Senhor Jesus Cristo evidenciou que ao praticarmos a caridade, não podemos nos assemelhar aos hipócritas, falsos, que fazem algumas obras com aparência de amor, mas o único propósito é alcançar o próprio galardão, buscando o reconhecimento dos homens, no entanto, o Mestre exorta para que não saiba a mão esquerda o que faz a tua direita (a mão esquerda são as pessoas do seu convívio), que façamos a caridade ocultamente, para que o nosso Pai que vê secretamente nos abençoe publicamente.
Muitos dizem: Mas eu estou contribuindo com o meu dízimo e ofertas na igreja, e se o pastor não fizer obras de caridade, é problema dele.
Sim, claro que é problema dele, porque certamente, no Grande e Terrível Dia do Senhor,  irá prestar contas de tudo que praticou confrontando a Palavra, porem, isso não vai isentar a sua responsabilidade, porque a exortação do Senhor Jesus nos faz saber, que o amor ao próximo como caridade, é como a santificação, você não poderá pedir a alguém santificar-se em seu lugar, como também não poderá delegar poderes a outrem praticar a obra de misericórdia, em seu lugar, porque uardar os mandamentos do Senhor é algo pessoal e intransferível.
E se não fosse assim, o endinheirado, para se aproximar do Senhor, era só abastecer os cofres da igreja e designar outros a praticar a caridade e teria a recompensa da vida eterna. Mas o amor ao próximo é individual e não está disponível nas gôndolas dos mercados, como também ninguém poderá praticá-lo em seu lugar.

QUEM SERÁ ARREBATADO PARA A VIDA ETERNA?

É evidente que a caridade isoladamente, se não for precedida pelo arrependimento e conversão não conduzira a salvação, mas como já vimos na palavra,   ela é inerente a , e a aspiração em fazer a vontade do Pai, tanto que neste texto maravilhoso, por ocasião do julgamento, o Senhor Jesus, nos dá a certeza que os que amam verdadeiramente o seu próximo, não só com palavras, mas praticando as obras da caridade, não serão esquecidos no grande dia do arrebatamento.  Vejamos:
Mateus 25.31-46: E quando o filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então se assentará no trono de sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.
E porá as ovelhas a sua direita, mas os bodes ficarão a esquerda. Então dirá o Rei para suas ovelhas: Vinde a mim benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque eu tive fome, e deste-me de comer, tive sede, e deste-me de beber, sendo estrangeiro hospedastes-me, estava nu, e vestistes-me, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ver-me.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos, com fome, ou com sede, ou nu, estrangeiro e te servimos? Ou enfermo, ou na prisão e te visitamos?
E respondendo o Rei lhes dirá: Em verdade vos digo, que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
            Então dirá também aos que estiverem a sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
            Porque eu tive fome e não me deste de comer, tive sede e não me destes de beber, estando nu não me vestistes, sendo estrangeiro não me hospedastes, estando enfermo e na prisão não me visitastes
            Eles também lhe responderão dizendo, Senhor quando te vimos com fome, com sede, nu, estrangeiro, enfermo e na prisão e não te servimos?
            Então lhes responderá dizendo: Em verdade vos digo, que quando não fizestes a um destes pequeninos, a mim também não o fizestesE irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
            Há porem alguns que ainda tentam mutilar os mandamentos do Senhor, alegando que neste texto, o Senhor Jesus Cristo está referindo-se a saciar a fome, a sede, visando suprir as necessidades espirituais dos irmãos. Esta argumentação é falsa porque foge totalmente dos propósitos da palavra do Senhor, pois quando perguntaram a Jesus: Quando te vimos com fome, ou com sede, etc., Ele respondeu: Em verdade vos digo, que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Jesus afirma que a caridade aqui mencionada, é o provimento das precisões materiais para os necessitados, porque se Ele estivesse referindo-se as necessidades espirituais, seria uma incoerência, pois jamais homem algum seria capaz de saciar as necessidades espirituais de Jesus Cristo. No livro dos Salmos 50.12, o próprio Deus disse: Se eu tivesse fome não te diria, pois meu é o mundo e a sua plenitude.
            Outra sustentação do texto vem no livro de Mateus capítulo 4.11, ocasião em que Jesus Cristo, tendo fome após quarenta dias de jejum, foi tentado, mas quando o diabo o deixou, chegaram os anjos e o serviram.
            E na revelação do Apocalipse ao Apóstolo João, (2.1-5), disse Jesus: Escreve ao anjo da igreja que está em Êfeso: Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e atua paciência, e que não podes sofrer os maus e puseste a prova os que dizem ser apóstolos e não são, e tu os achastes mentirosos. E sofrestes, e tens paciência, e trabalhastes pelo meu nome, e não te cansaste.
            Tenho, porém contra ti que deixastes a tua primeira caridade (Na versão atualizada diz primeiro amor).   Lembra-te, pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
            O Senhor Jesus reconhece as tuas obras, o teu trabalho, a tua paciência, e o teu sofrimento, pelo seu nome. O Ministro daquela igreja fez tudo em conformidade com a vontade do Senhor, só faltou uma coisa: Faltou a caridade (amor ao próximo),   faltou o essencial para a salvação.
Ele exorta com veemência: Tenho porem contra ti que deixastes a tua primeira caridade, e manda que imediatamente, lembrar-te onde caíste e faça a primeira caridade e arrependa-te por não ter praticado o amor ao seu próximo, porque se não te arrependeres certamente tirará do seu lugar o teu castiçal.
É exatamente isso que acontece hoje, não se vê os dirigentes das igrejas praticando a obra da caridade, nem tão pouco ensinam os irmãos a dedicar-se a prática do amor ao próximo, ao contrário, dizem que as obras não salvam, e negam a eficácia desse amor, contradizendo o mandamento do Senhor Jesus, revelado em todos os livros do Novo Testamento.
No entanto, não abrem mão do dízimo e ofertas, os quais são ordenanças da lei de Moisés e foram por Cristo abolidos (Hebreus 7.12,18, 19).
            E na primeira carta Universal do Apóstolo João 3.17, 18 a palavra diz: Quem pois tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele a caridade de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
        E em Colossenses 3.14, a palavra diz: E, sobre tudo isto, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição.

POR QUE AS VEZES A NOSSA ORAÇÃO NÃO É OUVIDA? - PARTE 09
A palavra de Deus aos Filipenses capítulo 4 versículo 6 declara: Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça.
            Mas às vezes, temos a sensação que as nossas orações não são ouvidas, não há resposta, as mudanças não ocorrem, Deus tudo ouve, mas qual o motivo do silêncio que aperta o coração, há algo errado?  
           O Senhor Deus alerta sobre a necessidade do compromisso, para que as nossas petições subam diante do seu Trono de Glórias, porque no Evangelho de João 9.31 está escrito: Deus não ouve a pecadores, mas se alguém é temente a Deus e faz a sua vontade, a esse ele ouve.
           Para que a nossa oração chegue diante do Trono de Glórias do Senhor e seja por Ele ouvida, não basta só pedir, isso requer muito mais. Primeiramente fé, arrependimento, conversão, direção do Espírito Santo, porque não sabemos o que havemos de pedir e como convém, mas o Espírito ajuda em nossas fraquezas e intercede por nós até com gemidos inexprimíveis.
           No livro do Profeta Isaias Capítulo 59 Versículos 1 e 2, a palavra diz: Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem o seu ouvido agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
           Portanto amados, as mãos do Senhor não estão encolhidas para lhe abençoar, e nem os seus ouvidos vedados para não ouvir, mas estando em pecado, as orações não são elevadas diante de Deus, porque as transgressões se constituem em uma barreira para que os ouvidos do Senhor não as ouçam, porque Deus não faz comunhão com o pecado, Ele disse: Sede santo, porque Eu sou Santo.
           A primeira carta universal do Apóstolo Pedro 3.12 profere: Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males
           A palavra assegura que todos somos pecadores, e se dissermos que não há pecado em nós, tornamo-nos mentirosos, mas também conforta e nos dá a certeza que temos um Advogado que está à destra do Deus Pai, e pelos pecadores intercede, quando há arrependimento de toda má obra que praticamos.
           Jesus ensina que precisamos primeiramente perdoar para que sejamos perdoados, porque se não perdoarmos aos nossos devedores, o Pai, também não nos perdoará (Mateus 6.14, 15), e, se não recebermos a Graça do perdão, as nossas petições não chegarão diante do trono de Glória do Deus Pai.   
           No Evangelho de Mateus 6.5-8, o Senhor Jesus ensina como devemos nos dirigir ao Pai, Ele instrui que o aposento do espírito é o nosso corpo, sendo a boca a porta de entrada deste aposento, e quando nos dirigirmos a Deus, a porta deverá ser fechada, como também, não devemos usar de vãs repetições, porque o Senhor já conhece todas as nossas necessidades antes mesmo de abrirmos a boca.
           Validando a palavra no livro de Eclesiastes 5.2-7 onde diz: Não te precipites com a tua boca, nem o seu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; pelo que sejam poucas as tuas palavras.  Porque, da muita ocupação vem os sonhos e da multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras, mas tu temes a Deus.
            E no segundo livro das Crônicas 7.14, disse o Senhor: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
            A Oração é a mais pura aproximação do servo ao Senhor Deus, é o ápice da comunhão entre o homem e o Deus Altíssimo, por meio de palavras ou do pensamento, que se faz pela fé, humildade e a pureza de coração.  E apesar da fé e confiança em Deus Criador, às vezes as nossas orações não são atendidas, porque pedimos coisas que não são da vontade do Senhor, em Tiago 4.3 a palavra do Senhor diz: Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vosso deleite. 
           Precisamos nos conscientizar, que o sangue do Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário, não foi para nos atender em coisas desnecessárias e supérfluas. O maior patrimônio, a maior riqueza que podemos alcançar não são as coisas deste mundo, mas a sua paz, a graça e a oferta da vida eterna junto ao Pai.
           Para que a nossa oração chegue diante do Trono de Glória Deus, é indispensável uma vida em comunhão com Cristo. Submissão a vontade de Deus, arrependimento, conversão, e principalmente perdoarmos aqueles a quem nos tem ofendido.            
            A oração, sempre que possível, deverá ser realizada de joelho (Efésios 3.14), sempre em nome do Senhor Jesus Cristo, e jamais interceder a Deus em nome de algum outro ser, porque Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e o homem (I Timóteo 2.5).
           Em hipótese alguma podemos duvidar do poder de Deus, o que duvida é semelhante às ondas do mar que são levadas pelo vento e lançadas de um lado para outro (Tiago 1.6). Quem pede ao Senhor duvidando, certamente não será atendido. Aliás, nesse caso, o melhor é permanecer calado. No entanto, Jesus assegurou:  Tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis (Mateus 21.22). Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (João 15.7).
           Disse o Senhor ao profeta Jeremias (29.12, 13): Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.         

ORAÇÃO FORTE EXISTE?

           Temos ouvido alguns pregadores citando oração forte.  Mas, que oração forte é essa que não faz parte do Evangelho de Cristo? E o que não consta no Evangelho não é bíblico, e não sendo bíblico não poderá ser praticado porque é doutrina de homem, e está fora dos propósitos de Deus. Oração forte é uma linguagem herdada do espiritismo. Termo indutivo usado por pregadores, para dar credibilidade nos seus ministérios. Mas no Evangelho de Mateus 21.22, Jesus disse: Tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.
           A Bíblia não menciona oração forte ou oração fraca, mas diz: Tudo o que pedirdes crendo o recebereis. Esta é a condição, a fé suficiente para a sua oração chegar aos ouvidos de Deus. Crer incondicionalmente de todo coração, que as mãos do Senhor estão voltadas para te abençoar, quando pedimos alguma coisa que seja da sua vontade.
           Na carta Universal do Apóstolo Tiago 5.15, 16 diz: A oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará, e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
           Podemos observar no início deste texto que Deus não ouve a pecadores, portanto, não basta ter compromisso o dízimo, com campanhas, ou com o pastor da sua igreja, se não tiver despojado do velho homem pecador e revestido do novo nascimento de Cristo em seu coração, a sua fé será vã.
           Mas para atingirmos esse ápice da comunhão com o Pai, indispensável é o compromisso com o Senhor Jesus Cristo, pois no seu Evangelho, todos que recebiam curas, e libertações, o Senhor sempre lhes dizia: A tua fé te salvou
            Não há referência alguma na palavra em que Jesus disse: A tua fé te curou. Porque pela fé, vem a Graça do Senhor Jesus Cristo e a oferta da salvação para a vida eterna.   Para isso Ele veio, não só para nos aliviar da opressão deste mundo, mas principalmente, buscar e salvar aquele que estava perdido.  

SUBLIME É O PERDÃO -PARTE 10
Deus, criador dos céus e das Na carta aos Hebreus 8.12, disse o Senhor: Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
O Senhor terras e tudo que no universo há, na sua infinita misericórdia, Ele perdoa os nossos pecados, e das nossas iniquidades e prevaricações não se lembrará mais. E nós, ínfimas criaturas, muitas vezes temos dificuldades para perdoar aqueles que nos ofenderam. Às vezes até pensamos e dizemos que perdoamos, mas não conseguimos esquecer os agravos que sofremos.  Enquanto estivermos lembrando com raiz de amargura no coração, é porque ainda não liberamos o perdão.
            Considere as palavras do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Mateus 6.12-15 Ele mesmo disse ao Pai: Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens, as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.
      O Senhor sonda os nossos corações, Ele sabe perfeitamente que prostrar-se diante do Pai e rogar-lhe o perdão, é algo relativamente fácil. Mas tirar a mágoa do coração, perdoar e não se lembrar mais, já não é tão simples assim.  Por isso Ele, condicionou: Se perdoarmos aos homens as suas ofensas, receberemos do Pai, o perdão, porém, se não perdoarmos também não seremos perdoados.
No Evangelho de Mateus 5.43 a 46, disse Jesus: Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

A PARÁBOLA DO CREDOR INCOMPASSIVO

Nesta parábola, o Senhor Jesus, numa narrativa alegórica, compara o Reino dos céus a certo rei que quis fazer contas com os seus servos; e, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos.
E, não tendo ele com que pagar o seu senhor mandou que ele, e sua mulher, e seus filhos fossem vendidos, para saldar a dívida. Mas aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então, o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem dinheiros e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então, o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.   Ele, porém, não quis; antes, foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Mas sabendo o seu senhor tudo o que se passara, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste, não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.  Assim vos fará também o Pai Celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.
No Evangelho de Mateus 18.21, 22, Pedro, aproximando-se de Jesus, disse: Senhor, até quantas vez pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe respondeu: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.
As sábias palavras do Mestre nos ensinam que não há limite para se perdoar.  Precisamos perdoar nossos irmãos quantas vezes necessárias forem, porque também somos pecadores, e o Pai Celestial é infinitamente misericordioso, está sempre pronto a nos perdoar quando há arrependimento, quando há conversão, quando nos tornamos uma nova criatura, lavada e remida no sangue do Cordeiro.

CRISTO NOS ENSINA A PERDOAR

No Evangelho de Lucas 6. 27-36, disse Jesus: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem, bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses.
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.    Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Na carta aos Romanos 12. 17 a 21 diz: A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens.   Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.  Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. 
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
I Pedro 2.18 a 23, a palavra diz: Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor ao Senhor, não somente ao bom e humano, mas também ao mau; porque é coisa agradável que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. Porque que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas, se fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.
Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas, o qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano, e, quando o injuriavam, não injuriava e, quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente.
E no Evangelho de João 15.12-14, disse Jesus: O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, as como eu vos amei.  Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
O Senhor nos ensina que devemos amar ao próximo da forma como Ele também nos amou. E como Cristo nos amou, senão dando a sua própria vida por pecadores, em sacrifico vivo na cruz do Calvário.
A palavra diz que por um justo pode ser que alguém ousaria a morrer, mas Deus prova o seu amor por nós, dando o seu próprio filho a morrer por pecadores, para pagar a dívida que o homem contraiu com Deus, pela desobediência no Jardim do Éden, para nos libertar da maldição do pecado.
I João 4.21, 22 a palavra descreve: Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus ame também seu irmão.

A CRUCIFICAÇÃO

Evangelho de Lucas 23.33, 34, narra que, chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram e aos malfeitores, um, à direita, e outro, à esquerda.   E dizia Jesus: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem
Jesus homem de dores, sacrifício vivo para remissão dos nossos pecados, foi humilhado das mais terríveis e diversas formas, com todo poder para transformar o universo em minúsculas partículas, ou simplesmente em nada, na hora de sua maior aflição não pediu vingança ao Pai, pediu que lhes perdoassem, deixando em si mesmo, o maior exemplo de bondade e humildade, que sublime é o perdão.

É IMPOSSIVEL SERVIR A DOIS SENHORES - PARTE 11
No Evangelho do Senhor Jesus, sempre encontramos uma palavra denominada: concupiscência. A propósito, o irmão conhece o significado desta palavra? Não? Vamos buscar no dicionário da língua portuguesa esse resultado:
          Concupiscência: Desejo ardente de bens ou gozos materiais, apetite sexual desenfreado, atividade sexual desordenada, lascívia.
          A carta de Paulo aos Romanos 1.24 a 27 diz: Pelo que também Deus os entregou as concupiscência de seus corações, a imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que ao Criador, que é bendito eternamente. Amem.
          Pelo que Deus os abandonou as paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário a natureza.
          E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, e se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmo a recompensa que convinha ao seu erro.
        E em I Coríntios 6.15 diz: Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tornarei, pois os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz. Não por certo.
          Amados, observem a séria advertência que o Senhor Deus faz a sua igreja, o qual criou o homem a sua imagem, conforme a sua semelhança (Gênesis 1.26), porem, vendo que não era bom o homem viver só, criou também a mulher (Gênesis 2.7 a 18) para ser a sua ajudadora, e os uniu, para que se completassem, e povoassem a terra.  Repentinamente, vem satanás, infiltra-se no leito conjugal, e começa a sugestionar em seus corações, que tudo é permitido ao casal entre quatro paredes (lembrando aos irmãos que para Deus não há lugar oculto). Vejam:
          Hebreus 4.13, a palavra alerta: Não há criatura alguma encoberta diante Dele, antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.  
          Quando este pensamento, o desejo carnal e diabólico passar pelo seu coração, repreenda-o em nome do Senhor Jesus, porque isso certamente não vem de Deus. Porque se você proceder desta maneira, mudando o uso natural das coisas que Deus criou, estará prostituindo, incorrendo em adultério, mesmo entre marido e mulher. É preciso tomar muito cuidado com essas coisas. Vamos meditar:
           I Coríntios 7.4, 5 diz: A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
           Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes a oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que satanás vos não tente pela vossa incontinência.
           A Palavra revela que não temos poder sobre o nosso próprio corpo, ficando o prazer da carne reservado para o encontro conjugal; e quando nós nos afastarmos um do outro para nos aplicarmos à santificação e oração, isso por consentimento recíproco, que não sejam por muitos dias, para que satanás não venha tentá-los e tirar proveito desse afastamento.
           A primeira Carta aos Tessalonicenses 4.3 a 5 exorta: Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós, saiba possuir o seu vaso com santidade e honra; não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
            Hebreus 13.4 diz: Venerado, seja entre todos o matrimônio sem mácula, porém aos que se dão a prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.
A palavra adverte que a vontade de Deus é a nossa santificação, e mesmo no momento da intimidade conjugal, precisamos reservar o lugar do Espírito Santo em nossos corações. Que saibamos possuir o nosso vaso com santidade e honra, e não na paixão da concupiscência da carne, como é prática do homem mundano, que não conhece e não tem compromisso com Deus. O matrimônio do servo de Deus deve ser respeitado e sem mácula, porque Deus julgará os que se derem a prostituição e aos adultérios.
É oportuno refletir, que esta séria advertência não está sendo direcionada aos gentios, porque eles não conhecem a Deus, mas aos servos que tem compromisso com a verdade. Precisamos nos santificar e pedir muita humildade, proteção e sabedoria ao Senhor para que nos livre de todas essas ciladas abomináveis que levam os desobedientes ao fogo eterno.
II Tessalonicenses 2.13, diz: Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados no Senhor, por vos ter elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade.
Apocalipse 21.8,disse Jesus: Mas quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.   
Apocalipse 22.15: Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

EXORTAÇÃO A SANTIFICAÇÃO
A primeira carta Universal de Pedro 1.13 a 16 diz: Sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes não vos conformando com as concupiscência que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede também santos em toda a vossa maneira de viver, Porquanto está escrito: Sede santos porque eu sou santo.
E na carta aos Colossenses 3.1 a 6, 12,13,14 está escrito: Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra. Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória.
Mortificai pois os vossos membros que estão sobre a terra: A prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria. Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro assim como Cristo vos perdoou, assim fazei-vos também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição.
            Nestas palavras maravilhosas do Senhor, ele nos exortar sobre a nossa maneira de viver, que devemos despojar-se do velho homem, e das ordenanças do mundo, para que não caia sobre nós a ira de Deus por causa da desobediência. Que devemos ser sóbrio em todos os nossos atos e buscar a santificação. Ele também nos exemplifica e nos encoraja a imitá-lo em sua perfeição, pois somente através da santificação alcançaremos a vida eterna.
Disse Jesus:
João 17.17: Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.
Mateus 5.8: Bem-aventurado os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
O Senhor Jesus também nos alertar que precisamos buscar a santificação na palavra da verdade, no seu evangelho, com humildade e com singeleza de coração. Vejamos:
II Coríntios 7.1, a palavra diz: Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
Hebreus 12.14 diz: Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.



 PECADO IMPERDOAVEL - PARTE 12
No Evangelho de Mateus 12.31, 32 disse Jesus: Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.  
            Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.
            E em Marcos 3.29 diz: Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo.
            O Senhor Jesus declara que todo pecado e blasfêmia serão perdoados, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. E o que é blasfêmia contra o  Espírito Santo?

QUEM É O ESPÍRITO SANTO E QUAL A SUA OBRA?

É o Espírito Santo que nos dá o discernimento e nos convence do pecado (João 16.8); Ele derrama o amor de Deus em nossos corações (Romanos 5.5) e produz o nascimento de uma nova criatura (João 3.1 a 7); Ele nos fortalece para andarmos  no caminho da  verdade (João 16.13). O Espírito Santo  nos ajuda em nossas fraquezas , porque não sabemos como havemos de pedir, mas Ele intercede por nós junto ao Pai, até com gemidos inexprimíveis (Romanos 8.26).
O Espírito Santo de Deus realiza um trabalho íntimo na alma humana, é pessoal e todo desejo de santificação é nutrido por Ele. Cada impulso para o bem e para a verdade é implantado por Ele. Seu trabalho é indispensável à convicção, ao arrependimento e conversão para a salvação da vida eterna.

O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO

           Jesus, mediante o Espírito Santo, bate à porta do coração e pede entrada (Apocalipse 3.20). Alguém não abre a porta, deixa-O esperando do lado de fora, com isso estará entristecendo o Espírito Santo do Senhor (Efésios 4.30).
            Talvez com medo de que Ele entre, esse alguém resiste, pois não deseja ter a sua companhia (Atos 7.51). A consciência e o coração se tornam endurecidos (Hebreus 3.15).  Procura afastá-lo, e acaba extinguindo o Espírito Santo (I Tessalonicenses  5.19). Finalmente o Espírito Santo o abandona.
            Que triste e terrível fim. Ele bateu em sua porta e você não abriu, deixou-O esperando do lado de fora, resistiu-O, entristeceu-O, endureceu a sua consciência e o seu coração, procurou extingui-lo. Está consumado o pecado imperdoável contra o Espírito Santo a persistente rejeição contra os apelos do Espírito, e a desobediência, consumou. Portanto como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração (Hebreus 3.7, 8).
Muitos indagam a si mesmo, será que já blasfemei contra o Espírito Santo do Senhor? Mas é importante evidenciar, em que condições o Senhor Jesus declara a blasfêmia como pecado imperdoável. Justamente por ocasião da acusação dos escribas e fariseus, os quais imputavam a Ele a expulsão dos espíritos malignos pelo poder de belzebu, príncipe das potestades do mal.
Os escribas e fariseus não criam em Jesus Cristo como Filho de Deus, negavam as virtudes do Espírito Santo de Deus, pelo qual Jesus foi por Deus ungido e fazia muitas curas, milagres e maravilhas (Atos 10.38).  
A palavra do Senhor afirma que a desobediência e a constante rejeição contra os apelos do Espírito Santo também acaba constituindo em pecado imperdoável:  
Lucas 10.16: Disse Jesus: Quem ouve a vós a mim me ouve; e quem rejeita a vós a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
E no livro de Atos 3.22 e 23, a palavra diz: Moisés disse: O Senhor, vosso Deus, levantará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a Ele ouvireis em tudo quanto vos disser.  E acontecerá que toda alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.
Desde o Antigo Testamento a palavra de Deus já alertava, I Samuel 2.25: Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem rogará por ele?

OS AÇOITES

No Evangelho de Lucas 12.47, 48, disse Jesus:  O servo que soube a vontade do seu senhor e não  fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites.  Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.

A CONDENAÇÃO

A palavra do Senhor na Carta Universal do Apóstolo Tiago 1.15 diz que havendo a concupiscência concebida, dá a luz o pecado; e o pecado sendo consumado gera a morte.  E em I João 3.8 a palavra diz ainda que quem comete pecado é do diabo, porque o diabo pecou desde o princípio, sendo necessário que Cristo morresse na cruz para desfazer as obras do diabo.
Em Hebreus 6.4-6 a palavra relata: Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo.  E provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõem ao vitupério.
            Mas se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados (Hebreus 10.26).
A II Carta de Pedro 2.4-9 descreve que: Se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, havendo-os lançado no inferno, os entregou a cadeia da escuridão, ficando reservado para o juízo; e não perdoou ao mundo antigo, guardando Noé  com mais sete pessoas ao trazer o dilúvio sobre os ímpios e condenou a subversão as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, livrando Ló, o justo; assim sabe  o  Senhor   livrar  da  tentação  os  piedosos  e  reservar  os  injustos  para o  dia  do juízo.
E no Evangelho de João 3.17 e 18, disse Jesus: Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado.
E ainda em João 12.47, 48, disse Jesus: Se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, eu não o julgo, porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado essa o há de julgar no último dia.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 6.23).
E no livro de Apocalipse 21.8 relata: Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.
Disse o senhor: O que pecar contra mim violentará sua própria alma, todos os que me aborrecem amam a morte (Provérbios 8.36).


A TUA FÉ TE SALVOU - PARTE 13
Na Carta aos Hebreus 10.38, pronuncia o Senhor: O justo viverá pela FÉ, mas se ele recuar a minha alma não tem prazer nele.
Mas afinal, o que é a ?    é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a certeza das coisas que não se vêem (Hebreus 11.1).  
A FÉ é o alimento que nutri e fortalece o nosso espírito. Ela aproxima o homem de Deus, traz comunhão e paz  com o Senhor Jesus. É aceitação da doutrina revelada por Deus, e a confiança na obra salvadora de Cristo.   
Por isso, o nosso objetivo é levar aos amados, uma mensagem de exortação e encorajamento a uma maior interação e principalmente o crescimento na FÉ.  É evidente que não nos referimos a FÉ generalizada, popular, a FÉ só pelo ouvir falar e saber da existência de Deus e do seu amado Filho Jesus Cristo que Ele gerou pela sua plenitude. Isso todos sabem e não produz resultado algum.  
Porque a FÉ que o mundo conhece só se manifesta na hora do desespero, e se desperta apenas pelo rogo ao socorro no momento de angústia. Nessa ocasião, se reverenciam a Deus, mas nada mais pode ser feito, porque é uma FÉ confessada por força de expressão. É uma FÉ da boca prá fora, vazia e sem consistência, porque não há inspiração divina no seu conteúdo. E a palavra diz que Deus não ouve a pecadores, mas se alguém é temente a Deus, a esse Ele ouve.
Sendo assim, objetivamos guardar uma FÉ viva, nascida do coração de Deus, que tem poder para curar, libertar, transformar vidas, realizar até o impossível aos olhos humanos, e ainda nos dá a certeza da salvação para a vida eterna. A FÉ que arde o coração quando falamos do infinito amor do Senhor Jesus, porque essa FÉ é um dom celestial, produzida pelo trabalho íntimo do Espírito Santo de Deus na alma humana.  
Vamos lhe apresentar uma FÉ semelhante a do Centurião de Cafarnaum, quando esse suplicava a Jesus pelo seu servo, e Cristo lhe propôs ir a sua casa e ele recusou dizendo: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas diz somente uma palavra, e o meu criado sarará. Tamanha era a FÉ daquele Centurião que surpreende até o Senhor Jesus, e maravilhado Ele disse: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta Fé (Mateus 8:8).
Centurião: Oficial do Exército Romano, comandante de uma tropa de cem. Aquele homem era dotado de uma FÉ impar, e pelos olhos do Espírito havia nele a certeza de estar diante da glória do Filho de Deus. Não se sentiu digno de receber Jesus sob o seu teto, mas acreditou incondicionalmente que pela sua palavra as maravilhas aconteceriam na vida do servo pelo qual intercedia.
FÉ exemplificada por Estevão, o qual viu o céu aberto e o Salvador a Destra do Pai, sendo apedrejado até a morte permaneceu fiel, e ao entregar o seu espírito a Deus não pediu vingança para os seus executores, mas pediu ao Pai que lhes perdoassem porque tinha certeza do regozijo que lhe estava proposto.
FÉ similar ao Apóstolo Paulo, que mesmo ciente das prisões e aflições que lhes reservavam em Jerusalém não temeu e nem recuou, mas disse aos irmãos: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser preso, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.
Não poderíamos deixar de exaltar aqui a FÉ viva e consistente dos apóstolos e discípulos do Senhor Jesus Cristo no início da igreja primitiva, os quais viveram sob perseguições, açoites, prisões, fome, frio, flagelo e morte violenta. E mesmo assim realizaram a maior obra evangélica sobre a face da terra, pacientemente suportaram tudo pela FÉ em Cristo e amor a palavra e aos mandamentos do Senhor. Submeteram-se a servidão pela vontade do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
O legado dos santos homens de Deus está hoje ao alcance dos nossos olhos, o maior exemplo e testemunho de FÉ, dedicação e coragem para exercitarmos a reflexão nos momentos de aflição e angústia, para aprendermos a confiar em Cristo e conhecer que por mais difícil que sejam as situações não desfaleçamos, mas sejamos fortalecidos na FÉ e tenhamos a confiança e certeza que não estamos sós, porque o Senhor está em nós onde quer que estejamos, se fizermos a sua vontade.

A FÉ COMO UM GRÃO DE MOSTARDA

No Evangelho de Mateus 17.20, Jesus, exorta os seus discípulos por causa da pequena FÉ; dizendo: Se tiverdes FÉ como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
O Senhor Jesus comprova numa linguagem figurada a confiança que precisamos alcançar. Compara um grão de mostarda (a menor semente) para transparecer a grandeza das obras que a FÉ é capaz de realizar.   
É evidente que a transposição dos montes é uma demonstração alegórica, porque se assim fosse, estaríamos alterando a superfície terrestre e o curso geográfico natural que Deus criou. Mas o Senhor nos encoraja a enfrentar e superar as montanhas de problemas, provas e tribulações que hão de vir, e irradia a confiança que estando revestidos da couraça da FÉ, não haverá barreira intransponível para o servo de Deus, porque em Cristo, somos mais que vencedores por aquele que nos amou.

A FÉ, PELA PALAVRA DE CRISTO

O Evangelho de Lucas 5.1-5, relata que após Jesus ter usado o barco de Pedro para anunciar a   multidão que o seguia, e sabendo Ele que os pescadores não haviam apanhado nada durante a noite toda, mandou Pedro que novamente  lançasse a rede ao mar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
Observem que Pedro já estava lavando as redes, sendo ele exímio pescador, sabia que não havia mais razão para persistência, pois havia encerrado a sua jornada de uma exaustiva e frustrante noite de  trabalho, sem nada apanhar. Mas quando o Senhor Jesus mandou que novamente lançasse a rede, não hesitou, e pelos olhos da FÉ, viu em Cristo o poder para realizar o impossível.  
Pedro acreditou de forma incondicional na palavra do Senhor e deu prova da sua fé prontamente dizendo: Senhor eu já trabalhei a noite toda sem nada apanhar, mas sobre a tua palavra, lançarei a rede.
E assim procedeu, e a rede se encheu de tal forma que não conseguira retira-la sozinho.  Essa é a medida da FÉ que nós também precisamos atingir. Crer na palavra do Senhor incondicionalmente, sem hesitar e sem nada duvidar. Precisamos crer, ter a certeza e confiar que Deus está em nós e a sua palavra não volta para si vazia, antes faz tudo o que lhe agrada, segundo a sua vontade. 

EXORTAÇÕES DO SENHOR JESUS SOBRE A FÉ

           Em Lucas 8.43-48, relata que uma mulher possuía um fluxo de sangue havia doze anos, e gastara todos os seus bens com medicamentos e por nenhum pudera ser curada. Chegando por de trás de Jesus, tocou na orla de suas vestes e o fluxo de sangue estancou imediatamente.
E disse Jesus: Quem me tocou? E negando todos, disse Pedro e os que estavam com Ele: Mestre a multidão te aperta e te oprime, e dizes tu, quem te tocou? Respondeu-lhes Jesus: Alguém me tocou, porque bem sei que de mim saiu virtude. Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo, e, prostrando-se ante Ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara. E Ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.
Considerem quantos da multidão apertavam e oprimiam a Jesus sem receber nenhuma dádiva. Imagine a FÉ dessa mulher, no meio da multidão alvoroçada ela conseguiu apenas tocar nas vestes de Cristo e foi curada no ato da sua FÉ. Jesus sentiu sair dele virtude e perguntava quem havia tocado nele, mas com muita FÉ. E os seus Apóstolos lhes disseram: Mestre a multidão te aperta e te oprime, e dizes tu quem é que te tocou? Não compreendiam a reação do Mestre referindo-se a imensurável FÉ daquela mulher.
Portanto amados, não seja você só mais um na multidão, os quais apertam e oprimem a Jesus sem nada receber, mas seja revestido de FÉ, e não busquem em Cristo somente as prosperidades materiais, mas creia verdadeiramente que a sua FÉ vai tocar não nas vestes, mas no coração de Jesus, e Ele vai lhe prosperar tanto quanto prosperou aquela mulher, a qual alem de receber o milagre da cura, ainda foi agraciada com a sua paz e a oferta da vida eterna.  
Medite no poder da fé, num simples gesto quantas obras e maravilhas aconteceram na vida daquela mulher, houve uma verdadeira revolução. Assim também, Cristo quer fazer em sua vida, uma obra completa através da sua FÉ.
São inúmeros os testemunhos de libertações, curas e milagres, pela FÉ, no Evangelho do Senhor Jesus. É importante observar, quando Ele curava, e libertava os oprimidos, evidenciava a vinculação da cura, segundo a FÉ, ou melhor, Jesus condicionou que as benções serão conforme a medida da FÉ.  Ele mesmo disse que não seremos ouvidos pelo muito falar, porque o Pai conhece as nossas necessidades, antes mesmo de suplicarmos suas misericórdias, mas segundo a FÉ, conforme o seu tempo e a sua vontade.
Lamentavelmente, hoje muitos depositam a sua FÉ nos  dízimos, ofertas e na palavra do  pastor, deixaram em segundo plano a verdade do Senhor Jesus e a confiança no Eterno Deus e Pai, e isso é um equívoco que poderá trazer conseqüência desastrosa porque o próprio Jesus disse: De Graça recebeste de Graça daí (Mateus 10).
A ABOMINÁVEL IDOLATRIA = PARTE 14
Você possui imagem, amuleto, anjo, estatueta, ou mesmo uma cruz? Conheça a verdade das Sagradas Escrituras, e liberte-se definitivamente dessas coisas que são abomináveis ao Senhor Deus, pois somente Ele é digno de adoração, honra e glória.   

AS IMAGENS - ÍDOLOS FEITOS POR MÃOS DE HOMENS

No livro dos Salmos 115.2-8 a palavra do Senhor diz:  Porque diriam as nações: Onde está o seu Deus? Mas o nosso Deus está nos céus: faz tudo como lhe apraz.  Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Tem boca, mas não falam, tem olhos, mas não vêem: Tem ouvidos, mas não ouvem, nariz tem, mas não cheiram. Tem mãos, mas não apalpam, tem pés, mas não andam; som algum sai da sua garganta. Tornam-se semelhantes a eles os que os fazem, e todos quantos neles confiam .
Neste texto, a palavra nos ensina como são os ídolos feitos por mãos de homens, com os seus membros e órgãos, porém sem vida. E no versículo 8, a palavra afirma que tornam-se semelhantes a eles tanto os que os fazem, e todos os que neles confiam, ou seja, os idólatras estão mortos diante do Deus Altíssimo. De que adianta crer em Deus, já estando morto?  
E no livro de Isaias 40.18-25, a palavra diz: A quem, pois farei semelhante a Deus: ou com quem o comparareis? O artífice grava a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e cadeias de pratas funde para ela.   O empobrecido que não pode oferecer tanto, escolhe a madeira que não se corrompe: O artífice sábio busca para gravar uma imagem que não se pode mover. A quem, pois me fazeis semelhantes, para que lhe seja semelhante? Diz o Santo.
Medite, será que Deus é como o ouro e a prata que se desgasta com o tempo, ou como a madeira que é devorada por cupins ou como a louça e o barro que caem e quebram?
Ao contrário do que muitos pensam, os ídolos (imagens feita por mãos de homens) não podem interceder por ninguém junto a Deus, mesmo aqueles que fizeram-se jus serem santos, repousam debaixo do trono de Deus, já justificados, aguardando que seja completado o número de seus conservos, dos que hão de morrer pelo nome do Senhor Jesus Cristo.  Vejamos:  
Apocalipse 6.9-11diz: E havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor a palavra de Deus e por amor ao testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: ó verdadeiro e Santo Dominador, por que não julgas e não vingam o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas, e foi-lhes dito que repousassem um pouco de tempo , até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.
A palavra de Deus relata que nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar (Isaias 45.20) no capítulo 42 do mesmo livro de Isaias, e Senhor demonstra a sua indignação com os idólatras, dizendo: Eu sou o Senhor , este é o meu nome, a minha glória, pois a outrem não darei, nem o meu louvar as imagens de esculturas.

IDOLATRIA REPROVADA POR DEUS

Adorar algo mais que a Deus, é abominação, é idolatria. É tão reprovado que Deus tratou isso como mandamento. Vejamos: Êxodo 20.4, 5: Não fará para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma , do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas embaixo da terra. Não as adorarás, nem as darás culto: Eu sou o Senhor teu Deus.   
Irmãos, é ordem, é mandamento, assim como matar, roubar, prostituir, etc., não podemos de maneira alguma fazer qualquer tipo reverência ou adoração a ídolos (imagens feitas por mãos de homens), devemos sim adorar e servir ao único e verdadeiro Deus em espírito e em verdade.
Alguns dizem que não idolatram a imagem, mas tem-na em memória, como um parente por exemplo, quando morre e conserva-se sua fotografia. Quem diz essas coisas está confessando que é um idólatra, pois somente Deus é digno de adoração.   Vamos meditar:  
João 4.23, 24 , disse Jesus: Mas a hora vem, e a hora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade , porque o Pai procura a tais que assim o adorem.  Deus é espírito, e importa que os que o adoram, os verdadeiros adoradores , o adorem em espírito e em verdade.
Jesus simplificou tudo e manda que adoremos somente o Pai, em espírito e em verdade, e não adorar imagens, figuras, estatuas e outras invenções e fabricações de mãos de homens.  E no livro de Apocalipse, revelado a João, diz que qualquer que praticar atos abomináveis ao Senhor, ficará fora do Reino de Deus, das quais faz parte a idolatria:
Apocalipse 22.15: Ficaram de fora os cães, os feiticeiros, os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras , e qualquer que ama e comete a mentira.
Idolatria não é somente a adoração as imagens de esculturas, porque Jesus declarou: Se amarmos pai, mãe, filhos mais do que a mim, não é digno de mim. Hoje, satanás tem usado a tecnologia para criar outras espécies de idolatria, entre neste link  a idolatria nas igrejas evangélicas, e observe a escravidão que muitos se submetem por não conhecerem a verdade. 
E na primeira carta aos Coríntios, a palavra descreve que devemos fugir da idolatria, e diz: Julgais vós mesmo o que eu digo. Porventura o cálice benção, não é a comunhão do sangue de Cristo, e do pão que partimos?   Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.  Porque não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios: Não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
Portanto irmãos, quando se acende uma vela, ou pede para outro ser, interceder junto a Deus, isto está sendo feito há ídolos, ou melhor a demônios, como diz o texto sagrado. Devemos buscar a Deus inteiramente, sem colocar barreiras entre homem e Deus, porque tudo que for colocado entre o homem e Deus é idolatria.
A carta aos Romanos 11.36 narra: Porque Dele, e por Ele, e para Ele são todas as coisas, glória a Ele eternamente. Amém.   

QUAL O VÍNCULO DE MARIA COM JESUS?

Lucas 1.28: E entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve agraciada: O Senhor é contigo, bendita és tu entes as mulheres.
Maria foi a privilegiada, mulher reta aos olhos de Deus, a mais bem preparada espiritualmente, e por isso foi agraciada para receber o Espírito Santo do Senhor e dar a luz ao Filho de Deus, o Salvador da humanidade .   Deus a escolheu entre todas as mulheres, por isso o anjo lhe disse, Salve agraciada. Deus a contemplou por sua obediência, pelo seu temor e por sua fidelidade.
No livro de Lucas 2.41-51, a palavra conta como era de costume, Maria e José, levaram Jesus à festa da Páscoa em Jerusalém, e com doze anos durante a festa, Jesus desapareceu por três dias e quando encontrado por seus pais:
Maria disse: Filho porque fizeste isto assim para conosco? Eis que teu pai e eu, ansiosos, te procurávamos. Ele lhes respondeu: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai ?     Não compreenderam o que lhes dizia. Em outras palavras, Jesus disse-lhes que não precisavam ter se preocupados, pois veio a terra para fazer a vontade de Deus Pai.
E no Evangelho de João 2.3, 4, a palavra descreve que nas bodas de Caná na Galiléia, havia acabado o vinho, e Maria dirigiu-se a Jesus e disse: Eles não tem mais vinho. Mas Jesus disse: Mulher, que tenho Eu contigo ?  
Jesus a advertiu, pois que ligação teria Ele com Maria? Jesus esteve na terra para fazer a vontade de Deus Pai, e somente a Ele se reverenciava. Aqui Cristo deixou bem claro que o seu vínculo era e é somente com o Deus Pai.
E no Evangelho de Marcos 3.31-35, Jesus revelou também que sua mãe e seus irmãos, são todos aqueles que fazem a vontade do Deus Pai: Chegaram então seus irmãos e sua mãe, e estando de fora mandaram-no chamar. E a multidão estava assentada ao redor dele, e lhe disseram: Eis que sua mãe e seus irmãos te procuram, e estão lá fora.
E Ele lhes respondeu dizendo: Quem é a minha mãe e meus irmãos?  E olhando ao redor para os que estavam assentados junto dele disse: Eis minha mãe e meus irmãos.  Portanto qualquer que fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe .
E em Lucas 11.27, 28, aconteceu que dizendo Ele estas coisas, uma mulher entre a multidão levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado é o ventre que te trouxeste e os peitos que te amamentaste. Mas Ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem as palavras de Deus e as guardam .  
No momento em que aquela mulher exclamou essas palavras, reverenciou e adorou a Maria, porem, foi por Jesus Cristo repreendida, porque somente Deus é digno de adoração, honra e glória.
Estando o Senhor crucificado (João 19.25-30), e junto a cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria de Cleofas, e Maria Madalena.  Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e o discípulo a quem Ele mais amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho . Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.  
Nestas últimas palavras de Jesus estando na cruz, Ele evidenciou que o seu vínculo com Maria havia encerrado , porque a parte humana, a parte material de Jesus Cristo a qual Maria havia desenvolvido no seu ventre, havia sido morta em sacrifício vivo para remissão dos pecados de muitos . Porém, a parte espiritual que veio de Deus Pai, permanece viva porque Jesus Cristo ressuscitou com um corpo glorificado, o qual Maria não tinha mais nenhum vínculo.  Ele está sentado a direita do Pai e pelos pecadores intercede.
Jesus disse ainda que o discípulo a quem Ele mais amava seria o seu filho, e Maria a sua mãe, isto porque ambos eram humanos, carnais; mas Jesus Cristo é Espírito , e o carnal não pode sobrepor o espiritual.  Em João 3.6, disse Jesus: O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é espírito.
Porem, o Senhor Jesus teve a preocupação de não deixar Maria desamparada, encarregou de cuidá-la a pessoa da sua maior confiança, o apóstolo a quem Ele mais amava. Criou entre eles o maior vínculo de amor fraterno entre os seres humanos, a relação mais harmoniosa, o amor maternal , para conforto de ambos.
Podemos observar também que apesar do respeito que o Senhor Jesus Cristo tinha por Maria, pois era sem pecado, em nenhum momento, dentro do Evangelho, Jesus Cristo deu o tratamento de mãe para Maria, Ele sempre a tratava por “mulher”, justamente para não abrir precedente para adoração a ela e se desencadear a abominável idolatria.

O ÚNICO E VERDADEIRO MEDIADOR

No  Evangelho de João 14.6, disse Jesus: Eu sou o Caminho , e a Verdade, e a Vida . Ninguém vem ao Pai senão por mim.  
E em primeiro Timóteo 2.5 a palavra traz a certeza que Jesus é o único mediador entre Deus e o homem, observe: Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário