Seguidores

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

JESUS, O FILHO DE DEUS(COMO SE TORNAR UM FILHO DE DEUS)

COMO SE TORNAR UM FILHO DE DEUS.

J

TEXTO BIBLICO: João 1:1-5 e 5;17-21,23
Leitura diária;
Jesus, prometido no Éden – Genesis 3;15
Jesus, previsto por Jacó – Genesis 49;10
Jesus, revelado a Moisés – Deuteronômio 18;18
Jesus, aguardado por Jó – Jó 19;25
Jesus, nosso Emanuel – Isaias 7;14
Jesus, anunciado por Gabriel – Lucas 1;26-28
INTRODUÇÃO:
 
               
           Neste estudo, tomaremos por base, as declarações feitas pelo evangelista João, concernentes a Cristo. Devido aos ensinamentos errados quanto à divindade de Cristo, que incutiam nos crentes em Éfeso, o apóstolo resolve, então, escrever seu livro, com o propósito de provar que Jesus é Deus. “ Estas coisas foram escritas para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para quer, crendo, tenhais vida em seu nome”(João 20;31)

PRIMEIRO TÓPICO – A DIVINDADE DE JESUS CRISTO É RECONHECIDA.
               Primeiro ponto: Os discípulos declaram sua divindade. Em Mateus 14;33, após presenciarem o grande milagre realizado por Jesus, o qual acalmou o mar bravio, os seus discípulos adoraram-no, dizendo: “Verdadeiramente, és  Filho de Deus”.
               Segundo Ponto: Os demônios  confirmam sua divindade. Em Mateus 8;29, os demônios, gritando diziam: “Que temos nós contigo, ó Filho de Deus?”.
               Terceiro ponto: Jesus se declara Filho de Deus. Quando lemos João 10;30, encontramos o Senhor Jesus descartar qualquer testemunho, ao afirmar, com as suas próprias palavras: “Eu e o Pai somos um”. Por esta razão, “os judeus pegaram, então, outras vez, em pedras para o apedrejar”(João 10;31). Novamente, Ele afirma: “Aquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis blasfemas, por que disse: “Sou Filho de Deus”?
                Quarto ponto: Jesus reivindica sua filiação. Vemos, nos evangelhos, uma diversidade de declarações feitas por Cristo, concernentes ao seu direito de reivindicar sua filiação. Exemplos: “Disse-lhe Jesus de novo: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”(João 20.21); “Vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”(João 16;28); E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora eu eu trabalho também”(João 5:17).
                 Quinto ponto: Como Filho de Deus, Jesus jamais pecou. Apesar de ser também um homem, Jesus tinha dentro de si o cuidado de não se tornar vitima do pecado. Ele sabia, desde o principio, que, quem peca, encontra-se em trevas. Ele era a luz do mundo e compreendia muito bem isso. Por isso, jamais foi transgressor da Lei. Cristo zelou pela sua santidade, a fim de permanecer fiel à vontade de seu Pai celestial.
                Sexto ponto: Suas Palavras irradiavam luz e verdade. De sua boca não saía a mentira e nem a incerteza, como, por exemplo: “É uma mentirinha de brincadeira”; “É minha opinião”; “Acho que sim”; “Podemos supor”, etc. Cristo tinha, emanada de sua santidade, a autoridade de falar, a tal ponto de persuadir alguém à prática do que Ele ensinava, garantindo, assim, a bênção a quem lhe obedecesse ou a ruína ao desobediente(Mateus 7:24,26). E, como prova disso, a multidão que o cercava, para ouvi-lo, admirava-se de seus ensinamentos: “ Por tanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas”(Mateus 7;29)

SEGUNDO TÓPICO – COMO TORNAR-SE UM FILHO DE DEUS?
            Primeiro ponto:  Crendo no seu nome(João 1;12). Há, em toda empresa privada ou pública, exigências ou requisitos próprios que são impostos, para serem observados por quem deseja se habilitar em uma profissão, a fim de não sofrer danos futuros. Da mesma forma, aquele que pretende tornar-se filho de Deus, deverá observar, primeiramente e com clareza, uma exigência requerida pelo Senhor, a fim de agrada-lo. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; por que é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam” Hebreus 11.6). Nada neste mundo pode nos separar do amor de Cristo, quando nele acreditamos e o reverenciamos como Salvador; nem a tribulação, a angustia, ou a perseguição, ou a fome ou a nudez, ou o perigo ou a espada. A Biblia nos diz que somos mais do que vencedores por Cristo. Por tanto ,“nem a morte, nem a vida,nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” Romanos 8:35-39). Por isso, não é difícil alguém se tornar filho de Deus. É preciso apenas reconhecer que Cristo é o verbo que se fez  carne, isto é, a Palavra de Deus a qual se manifestou entre nós, irradiando luz, conhecimento e vida(João 8.32)

               Segundo ponto: Tornando-se filho por adoção(Gálatas 4:5). Alguma vez você já foi em um orfanato? Se foi, ali presenciou algumas cenas que certamente não gostaria de ver novamente.Acredito que sentiu muita pena daquelas criancinhas, bem como dos adolescentes, os quais não tem um lar, pois não possuem os pais e nem a probabilidade de ser tornarem, bem sucedido na vida. A existência daquele que não tem seus pais é vazia e triste. Sente-se inseguro(a), pois traz dentro de si muitos preconceitos, que lhe acarretam sérios problemas mais tarde, manifestados através da insubmissão ao governo humano, que o leva, muitas vezes, com algumas exceções, à vida do crime ou à fuga no álcool ou nas drogas. Por isso, queremos relembrar a afirmação que se encontra em Gálatas 4:5. O Apóstolo Paulo faz a declaração de que somos filhos por adoção. A nossa vida era como a de milhões de crianças desprotegidas e órfãs que existem em nosso país. Mas um dia, Cristo nos remiu, comprou e adotou. Assim, quando o aceitamos como Salvador “...Somos feitos filhos de Deus(João 1:12). Leia também: Romanos 8:15,23; 9:4 e Gálatas 4:5-7.

TERCEIRO TÓPICO – ATO LEGITIMADO POR DEUS.
               Primeiro ponto. “O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”(João 6:37). O evangelista João, no versículo 11, do primeiro capítulo, diz que Cristo veio para o que era seu (não somos nós), mas os seus, isto é, os judeus, não o receberam. Daí surgiu a nossa oportunidade de reconciliação e de constituir o vínculo da adoção, por intermédio de Cristo Jesus. No Código Civil Brasileiro, a Lei prevê que,  para a legitimação ou garantia de que a criança recebeu novos pais ou foi adotada, é necessário que os adodantes façam uma escritura pública, registrada em cartório de Registro Civil, a qual lhe garante(a criança adotada), todos os direitos de um filho legítimo. Mas, entre os homens, há a possibilidade de que essa adoção possa ser anulada ou desfeita.
             Prezado(a) jovem, se você pensa que, por ser filho(a) de Deus nestas condições, pode também ficar de fora, ou voltar a ser escravo(a) do pecado, não aceite tal pensamento, pois Jesus nos deixou bem claro na sua Palavra: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora(João 6.37).
              Creio que você está pensando também, se há, além do Espírito Santo, algo mais legítimo que prove sua adoção e lhe dê a garantia de filho. Sim. Como aceitamos a Jesus como nosso Salvador e Senhor, o nosso nome imediatamente é escrito no livro da vida. Aí está a prova que nos deixa muito felizes, como filhos legítimos de Deus. QUER SER UM FILHO DE DEUS? ACEITE A CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR, SOMENTE POR INTERMÉDIO DELE(JESUS), NÓS PASSAMOS A SER FILHOS DE DEUS.

CONCLUSÃO
“O Filho de Deus se tornou Filho do Homem, a fim de que, os filhos dos homens fossem feitos filhos de Deus”(Myer Pearlman). Aprendemos, nesta lição, que, diante do que está escrito sobre Cristo nos Evangelhos, não há como duvidar. Sendo Filho, Ele, Jesus, é herdeiro e nós, que O aceitamos, somos co-herdeirtos de sua glória celestial.
 
LIÇÃO EXTRAÍDA DA REVISTA: “JESUS CRISTO, VERDADEIRO HOMEM, VERDADEIRO DEUS”  da CPAD, QUARTO TRIMESTRE DO ANO DE 1995.
QUE DEUS ABENÇOE A VOCE E SUA FAMILIA, ACEITE A CRISTO COMO SENHOR E SALVADOR, ESTE É O CAMINHO PARA NOS TORNARMOS FILHOS DE DEUS. SE VOCE AINDA NÃO É UM CRENTE EM JESUS, LEIA O NOVO TESTAMENTO E DESCUBRA COMO SER UM FILHO DE DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário