Seguidores

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O DESAFIO DE SER CRISTÃO

A DEFINIÇÃO DE UM CRISTÃO

 Texto: Atos 11:26-28 - I Pedro 4:16
Introdução: "Você não age como um cristão!" "Isso não soa muito cristão para mim!" Então, como é que age um cristão? Que tipo de conversa é a conversa de um cristão?" De onde surgiu a palavra "cristão" veio de qualquer maneira? Originalmente aqueles que seguiam Jesus foram chamados aprendizes, discípulos ou seguidores. Então, de onde surgiu o nome cristão? "Cristão" era um nome depreciativo dado pelos incrédulos para aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus. Os primeiros "cristãos" aceitaram esse nome e através dos séculos se manteve com os seguidores de Jesus e se tornou um nome conhecido em todo o mundo por milhões.
A religião é ainda dividida em "cristãos" e "não cristãos". Você é cristão? Aqui está uma definição de um cristão:

1. Um cristão é renascido na família de Deus.
- - Crê em Jesus, é habitado pelo Espírito Santo, tem seu nome no Registro da Família de Deus.
Somente crendo em Jesus(sem intermediação de ninguém mais), nos tornamos filhos de Deus – Leia o que o apóstolo Joao escreveu: Capitulo primeiro, versiculos 11 e 12:  Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; João 1:11-12. Voce crê em Jesus, e então recebe o Espirito Santo. Leia O QUE Paulo disse aos Efésios, capitulo primeiro e versículo 13: Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. Efésios 1:13 Aceite a Cristo, seja filho de Deus e receba o Expirito Santo, pra morar dentro de voce.
2. O cristão está constantemente mudando.
- Não é o que ele era, não é o que ele quer ser, e não é o que ele será um dia. O cristão é uma pessoa completamente transformada por Cristo. Somente Ele(Jesus) é quem pode transformar uma pessoa. Veja o que Paulo escreveu à igreja de Corintos, segunda carta, capitulo cinco e versículo 17: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.  2 Coríntios 5:17. O cristão em primeiro plano já é transformado por Cristo, mas ele sempre está buscando a santificação. Mas, somente em Cristo, podemos alcançar uma vida nova.
3. Um cristão confia em Jesus.
- Olha para Jesus para se orientar, escuta a Jesus para instrução, caminha com Jesus todos os dias da sua vida. Voce somente pode ser um cristão se aceitar a Cristo como seu Salvador. Voce não pode seguir Jesus e seguir outra pessoa, ou outros deuses. Ele disse: “Não podeis servir a dois Senhores”. O apóstolo João escreveu no capitulo catorze e versiculo 6 essas palavras de Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; e ninguém vem ao Pai se não por mim”. Ninguém vem a Deus se não for por intermédio de Jesus. Não podemos servir um Senhor(Jesus Cristo) e uma senhora(riqueza, fama, vaidade, Maria, etc...), assim sendo não somos seguidores exclusivos de Cristo. Ele disse no capitulo dez e versículo 9 do Evangelho de João: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e entrará pastagens”. Por isso um cristão confia somente em Jesus.
4. Um cristão procura colocar Jesus em primeiro lugar em sua vida.
- Aprende as palavras de Jesus, canta sobre Jesus, fala com Jesus durante todo o dia, despreza seus próprios interesses em favor de fazer o que Jesus quer. Um cristão prioriza a presença de Jesus na sua vida e O coloca em primeiro lugar. Voce tem colocado quem em primeiro lugar na sua vida? Muitos procuram colocar outras pessoas em primeiro lugar, rendendo graças, louvores e honras. Muitos estão louvando o nome de outras pessoas. Mas o cristão somente louva a Jesus, somente adora Jesus, somente serve a Jesus. Voce é um realmente um cristão? A quem você tem louvado? Quem tem o primeiro lugar em sua vida. O apóstolo Paulo escreveu na sua primeira carta a Timóteo assim:” Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém”. 1 Timóteo 1:1
5. Um cristão é um representante de Jesus aqui na terra.
- Testemunha a outros, reflete Jesus no que ele diz e faz, procura obedecer a tudo o que Jesus revela para ele fazer. Um cristão é uma testemunha de Cristo, ou seja, aquele que fala em seu nome aqui na terra, um representante legal de seu Reino. Lucas escreveu em atos no capitulo primeiro e versículo 8 assim:”Mas receberei a virtude do Espirito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra”. Um cristão fala somente de Jesus. Ele cumpre as ordens de seu Senhor. Um cristão é um embaixador de Cristo na terra. O apóstolo Paulo disse assim;” De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus”. 2  Coríntios 5:20. De quem voce é embaixador?  Se voce serve somente a Cristo e fala somente em nome dele, voce é um cristão verdadeiro. Se não, voce não é um cristão verdadeiro. Veja o que Jesus disse: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Marcos 16:15-18”.
6. O cristão conhece Jesus pessoalmente.
- Tendo andado com Jesus, falado com Jesus, aprendendo os pensamentos de Jesus, é natural que ele e Jesus se conheçam. Voce pode perguntar, mas como? Quando você aceita Jesus como seu Salvador, Ele então passa a habitar em contigo. Em apocalipse Jesus disse;”Eis que estou à porta e bato, se alguém abrir a porta eu entrarei”. Pra você conhecer a Jesus, basta abrir o coração para Ele. Voce então vai andar com Ele, conversar com Ele, conhecer os pensamentos dele, e assim, você vai conhece-lo pessoalmente. Veja o que Paulo Disse: Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16 . Voce só pode conhecer Jesus, se voce aceitá-lo como seu Salvador. Por que assim, seu tempo será não mais para os negócios, para os parentes, para o mundo, nem para seus deuses, nem para maria, nem para Joao, Paulo ou Pedro, mas somente para Ele(Jesus). Quer conhecer Jesus? Aceite-O como o seu Salvador.
7. Um cristão vive no mundo, mas o mundo não lhe pertence mais.
- Tendo renascido na família de Deus, o cristão tem um novo lar em um novo lugar e não é aqui nesta terra. É no Céu onde Jesus está. Nossa pátria agora não é mais aqui, por que agora somos cidadãos do céu. O verdadeiro cristão vive no mundo, mas o mundo não vive mais nele. O verdadeiro cristão não se mistura com o mundo, vive no mundo mas não pertence a ele. Nós agora olhamos para cima, de onde vem o nosso Senhor Jesus Cristo. O apóstolo Paulo escreveu aos colossenses da seguinte forma; Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:1-3 – O cristão ressucitou com Cristo, morreu para o mundo e para o pecado e por isso só pensa nas coisas que são de cima. O cristão é um cidadão do céu. Voce já é um cristão? Não!!! Então aceite a Cristo como Salvador, e receba a cidadania do céu.
8. Um cristão é tão humano quanto qualquer outra pessoa.
- Os cristãos cometem erros, mas tem seus erros perdoados e ainda tem a sua recompensa e lugar no céu. Os não cristãos não! Esta é uma verdade. Todo cristão é humano, depende cem por cento da misericórdia de Deus. O cristão luta para não errar, mas quando ele erra e reconhece o seu erra, pede perdão a Deus e de imediato é perdoado. Todo cristão procura viver como Jesus ensinou. Todo cristão procura andar como Jesus andou. Ele procura não errar, mas se errar vamos ler o que o Apóstolo João escreveu:” Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado -  1 João 1:7. O cristão anda na luz, porém se cometer algum deslize(não permanecendo no pecado), mas se pecar, temos o poder do sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado. Leia ainda o que está escrito:” Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1 – Por isso vale a pena ser cristão, mesmo aquele que se sente mais fraco, pois ele tem um advogado para com Deus, Jesus Cristo. Inclusive, muitos, aliás, os não cristãos deixam Jesus de lado e coloca outra pessoa no lugar dele(como advogada), porém nós, os cristãos, sabemos que não é verdade. O Advogado é Cristo. Se você é cristão, você tem todos os serviços desse Advogado. Se não é, você não tem. E hoje Ele(Jesus) é nosso Advogado, mas vai chegar o dia em que Ele vai ser Juizo, por isso aceite a Cristo hoje e fique livre desse Juizo que há de vir sobre aqueles que O rejeitarem.
9. Um cristão é um soldado.
- Todo dia o cristão luta com o maior inimigo de Deus - Satanás. Inclusive, o Apóstolo Pedro escreveu que ele(o Diabo) anda ao nosso derredor, bramando como leão buscando a quem possa tragar. Do cristão, o Diabo está ao derredor, por que ao redor de nós está Jesus Cristo que nos proteje. Por isso ele não toca em nós.
- O cristão é protegido por Deus, quando ele se encontra com o inimigo.
- O cristão acabará por vencer, pois Jesus já venceu a morte, o túmulo, e Satanás. Jesus já venceu Satanás lá na cruz do calvário, ele já venceu por nós. Jesus é vencedor, Ele é Nosso General de guerra, Ele é o Senhor dos Exercitos. Ele é o nosso Comandante. Todos que estiverem ao seu lado serão vencedores. Todo cristão é vencedor, por que está ao lado de Jesus. Voce quer ser um vencedor? Fique ao lado de Jesus. Aceite a Ele como Salvador e tenha toda sua proteção. Aceite a Cristo, seja um cristão vencedor.

10. Um cristão pode ser qualquer um que se qualifica.
- Uma criança, um adolescente, um adulto, um garoto, uma garota, um homem, uma mulher.
- Alguém que crê que Jesus morreu numa cruz, foi sepultado em um túmulo e ressuscitou dentre os mortos, pode se tornar um cristão. Somente assim, é que podemos nos tornarmos um Cristão. Através único e exclusivamente de Jesus. Não através de Pedro, ou de Paulo, ou de Maria, ou de João. Não pelas nossas boas obras, nem pela posição que ocupamos, nem pela riqueza. Mas somente por meio de Jesus. Somente Ele pode interceder por nós junto a Deus. Veja o que Paulo escreve a Timóteo:” Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo”. 1Timóteo 2:5-6.Viu aí quem intercede por nós junto a Deus? Não é Paulo, nem Pedro, nem Maria, nem José, nem Buda, nem Maomé, mas unicamente Jesus. Fora de Jesus tudo é mentira, quando se trata de chegar-se a Deus, fora de Jesus tudo é mentira quando se trata de nossa salvação. Aceite a Jesus como Salvador, procure uma igreja evangélica, que tenha compromisso com a Palavra de Deus e seja um verdadeiro cristão. Voce pode ser um cristão, basta aceitar a Jesus como Salvador.
      Que Jesus abençoe todos quantos lêem o meu blogger. Todos quanto lêem essa mensagem. Fiquem todos na paz do Senhor Jesus.

Conclusão:

1. Um cristão não é apenas alguém que ele diz que é.
2. Um cristão não é apenas alguém que alguém diz que ele é.
3. Um cristão é uma pessoa que acredita em Jesus, pediu perdão, entregou sua vida a Jesus, seguiu a Jesus através do batismo e é vive abertamente para Jesus tanto quanto ele puder.
4. Um cristão é um membro da família de Deus.
5. Um cristão vai passar a eternidade em um lugar especialmente preparado por mãos celestiais apenas para o cristão.
6. Um cristão é habitado, com a presença de Deus, o Espírito Santo e não vive um segundo sem essa presença.
7. Não há palavras suficientes para descrever adequadamente alguém da Família de Deus, um cristão.
8. Você é cristão? Se você é, você não está feliz? Se ainda não é, você não gostaria de ser?

ADAPTADO PELO EVANGELISTA NATALINO DOS ANJOS, DO BLOGGER ABAIXO.

http://opregadorfiel.blogspot.com/2010/11/definicao-de-um-cristao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário